+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redirecionar DNS

    Gostaria de uma solução da seguinte forma: Tenho meu MIKROTIK recebendo o link do BrazilFW com 2 links da Telemar que usam dns 200.165.132.154 e 200.165.132.147, e quero colocar um link da Embratel que usa dns 4.2.2.3 e 4.2.2.4, o problema é que meus clientes todos estão com IP fixo com os DNS's setados em 200.165.132.154 e 200.165.132.147, aí quando o Load Balance sorteia a conexão da embratel, os clientes não navegam por causa dos dns's.

    Sei que a solução seria apenas habilitar o DNS Cache no Mikrotik e setar nos cliente o IP do meu Mikrotik (192.168.3.1) como DNS, mas o problema é exatamente esse, eu não quero ir em todos os clientes e trocar isso, pense na trabalheira que vai dá.

    A pergunta que não quer calar:
    Teria como fazer o Mikrotik ignorar o pedido do cliente pelos servidores DNS 200.165.132.154 e 200.165.132.147 e forçar ele a utilizar o 192.168.3.1 ? Tipo fazer um redirecionamento ?

    Grato a todos que puderem dá alguma dica.

  2. #2

    Padrão

    Sim, claro que tem, para isso pesquize um pouco sobre a regra de redirecionamento, DST-NAT, e ai é só fazer a regra, e outra coisa, o nome disso é preguiça, já que seu ramo é esse e você trabalha nisso, vá em seus clientes e coloque como DNS primário o IP de seu MK, por que no dia em que você precisar mudar qualquer outra coisa você poderá mudar sem ter que ir na casa de seus clientes.

    Espero que aceite a critica e a dica...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Sim, claro que tem, para isso pesquize um pouco sobre a regra de redirecionamento, DST-NAT, e ai é só fazer a regra, e outra coisa, o nome disso é preguiça, já que seu ramo é esse e você trabalha nisso, vá em seus clientes e coloque como DNS primário o IP de seu MK, por que no dia em que você precisar mudar qualquer outra coisa você poderá mudar sem ter que ir na casa de seus clientes.

    Espero que aceite a critica e a dica...
    coloque ess ip na interface interna do mkt, veja se nao der conflito!
    poste os resultados

    uma ves mudei de link e trocou a faixa de ips dai adicionei o ip q eu usava nos clientes com /32 nunca tive problema

  4. #4

    Padrão Ai esta a regra

    chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=XXX.XXX.XXX.XXX to-ports=53 src-address=YYY.YYY.YYY.YYY dst-address=ZZZ.ZZZ.ZZZ.ZZZ


    XXX=DNS novo
    YYY=Range de ip dos clientes
    ZZZ=Dns que esta configurado nos clientes

    ___________________________________ ___________________
    Quem tem medo de perguntar,tem vergonha de aprender...

    MSN - [email protected]

    Rafael G.T.

  5. #5

    Padrão

    uma outra solução seria utilizar o OPEN DNS