+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto Hotspot

    Ola pessoal, sou novo no forum, e ate agora ele me ajudou muito na montagem do meu "provedor".

    Gostaria que se possivel, alguem com mais conhecimento avaliasse meu projeto Hotspot, ajudando também quem tem as mesmas dificuldades que eu.


    Como eu fiz..

    PC-AP entrada da internet via rede
    Placa pci wireless enviando para clientes

    internet = 10.1.1.1
    MK = 192.168.0.1

    Segurança...
    WPA para conectar + Username do hotspot + MAC (ta bom assim??)

    Agora vem as perguntas..
    1 - Ate onde meus clientes estão seguros em relaçao ao acesso externo de seus dados por outros clientes (default forwarding ta desativado)
    2 - Um link de 4MB Adsl suporta quantos clientes (vendendo velocidade de 200k sem proxy??)
    3 - Como faço para ter um MK reserva.. tipo se o meu estragar como exportar os dados para outro e trocar na hora??)
    4 - Qual radio vcs utilizam como cliente??
    5 - Voces conhecem o radio externo da Greatek WA-3054G??

    É isso ai obrigado por enquanto..

    Abraço
    Tiago Melo Oliveira

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Ola pessoal, sou novo no forum, e ate agora ele me ajudou muito na montagem do meu "provedor".

    Gostaria que se possivel, alguem com mais conhecimento avaliasse meu projeto Hotspot, ajudando também quem tem as mesmas dificuldades que eu.


    Como eu fiz..

    PC-AP entrada da internet via rede
    Placa pci wireless enviando para clientes

    internet = 10.1.1.1
    MK = 192.168.0.1

    Segurança...
    WPA para conectar + Username do hotspot + MAC (ta bom assim??)

    Agora vem as perguntas..
    1 - Ate onde meus clientes estão seguros em relaçao ao acesso externo de seus dados por outros clientes (default forwarding ta desativado)
    2 - Um link de 4MB Adsl suporta quantos clientes (vendendo velocidade de 200k sem proxy??)
    3 - Como faço para ter um MK reserva.. tipo se o meu estragar como exportar os dados para outro e trocar na hora??)
    4 - Qual radio vcs utilizam como cliente??
    5 - Voces conhecem o radio externo da Greatek WA-3054G??

    É isso ai obrigado por enquanto..

    Abraço
    Tiago Melo Oliveira

    1- se vc usa wap é uma otima opção de segurança se usa access point nos clientes melhor ainda, dá pra evitar o compartilhamento de arquivos de toda forma. A questão maior referente a segurança é o acesso não autorizado a sua rede, o que é bem dificil com criptografia, access list e hotspot. Lembre se que o acesso seguro a bancos e outros é feito com comunicáção direta do cliente ao servidor do serviço, sendo assim praticamente impossível de ser violado

    2 - 4 mb aproximadamente 100 cliente, dentro da escala normal de uso da internet;

    3 - intale um outro mikrotik e mantenha sempre um backup do principal

    4 - Existem várias marcas boas. Hoje recomendo o uso do nano station da ubiquiti

    5 - Não, nào conheço!
    Última edição por JHONNE; 12-08-2008 às 05:07.

  3. #3

    Padrão ...

    Obrigado pela resposta Jhonne..

    eu to usando este radio da greatek nos clientes, é um radio externo interessante pelo uso do poe..
    mas to preocupado, porque ele ta passando o ip do micro diretamente... e não roteando como deveria!!

    Alguem conhece algum ap cliente, externo que roteie e tenha poe???

    sds..


    Tiago

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Obrigado pela resposta Jhonne..

    eu to usando este radio da greatek nos clientes, é um radio externo interessante pelo uso do poe..
    mas to preocupado, porque ele ta passando o ip do micro diretamente... e não roteando como deveria!!

    Alguem conhece algum ap cliente, externo que roteie e tenha poe???

    sds..


    Tiago
    nano station

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    1- se vc usa wap é uma otima opção de segurança se usa access point nos clientes melhor ainda, dá pra evitar o compartilhamento de arquivos de toda forma. A questão maior referente a segurança é o acesso não autorizado a sua rede, o que é bem dificil com criptografia, access list e hotspot. Lembre se que o acesso seguro a bancos e outros é feito com comunicáção direta do cliente ao servidor do serviço, sendo assim praticamente impossível de ser violado

    2 - 4 mb aproximadamente 100 cliente, dentro da escala normal de uso da internet;

    3 - intale um outro mikrotik e mantenha sempre um backup do principal

    4 - Existem várias marcas boas. Hoje recomendo o uso do nano station da ubiquiti

    5 - Não, nào conheço!



    Este nano station da ubiquiti é mto bom pois tbm começamos a utiliza-los aki em cliente final, o impressionante dele é sua capacidade de alcance.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wcoelho Ver Post
    Este nano station da ubiquiti é mto bom pois tbm começamos a utiliza-los aki em cliente final, o impressionante dele é sua capacidade de alcance.
    E a estabilidade dele como é?

    Porque estes APs com chipset RTL 8186 já deu prá ver que não tem prá eles. É uma instabilidade constante.
    O sujeito faz uma configuração acertando ACK, Fragment Threshold e RTS e fica uma beleza. Daí duma hora para outra começa a passar pouco tráfego. É só aplicar as configurações novamente, sem precisar alterar nada e nem mesmo reiniciar o AP e tudo volta lá em cima.

    Eu mexi muito nas configurações e acabei chegando a conclusão que o negócio é com o projeto dos APs. Configurei de tudo que é jeito, mas a instabilidade continua. Não é nada confiável e a gente fica mexendo achando que é isso ou aquilo, que a culpa é das instalações físicas. Vai lá, troca cabo mas continua tudo na mesma. Não segue uma lógica.

    Eu também estou no aguardo da homologação destes Nano para experimentar.

  7. #7

    Padrão Nano..

    É uma pena que naum estejam homologados ainda... mas mesmo assim vou dar um geito de experimentar.
    eu sei que na flytech tem a 110 dolar o 2.4 e 130 o 5.8.. mas aqui no brasill...??

    onde tem??

    na americam explorer ta 369.00 o 2.4 e naum tem 5.8...

    eu acho meio caro para kit cliente...


    vcs sabem onde tem mais barato??

    abraço

  8. #8

    Padrão

    Flytec é Flytec. Mais barato não tem.

    Eu tenho quem me traga de lá mas cobra 40%. Vai ficar em 277,00
    Mas a preocupação ainda é a homologação. O distribuidor no Brasil conforme contato telefônico ainda não tem previsão de data. Por enquanto pelo que entendi deles só entraram com documentos para os cartões mini-pci
    Pelo jeito vai demorar.

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    É uma pena que naum estejam homologados ainda... mas mesmo assim vou dar um geito de experimentar.
    eu sei que na flytech tem a 110 dolar o 2.4 e 130 o 5.8.. mas aqui no brasill...??

    onde tem??

    na americam explorer ta 369.00 o 2.4 e naum tem 5.8...

    eu acho meio caro para kit cliente...


    vcs sabem onde tem mais barato??

    abraço

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E a estabilidade dele como é?

    Porque estes APs com chipset RTL 8186 já deu prá ver que não tem prá eles. É uma instabilidade constante.
    O sujeito faz uma configuração acertando ACK, Fragment Threshold e RTS e fica uma beleza. Daí duma hora para outra começa a passar pouco tráfego. É só aplicar as configurações novamente, sem precisar alterar nada e nem mesmo reiniciar o AP e tudo volta lá em cima.

    Eu mexi muito nas configurações e acabei chegando a conclusão que o negócio é com o projeto dos APs. Configurei de tudo que é jeito, mas a instabilidade continua. Não é nada confiável e a gente fica mexendo achando que é isso ou aquilo, que a culpa é das instalações físicas. Vai lá, troca cabo mas continua tudo na mesma. Não segue uma lógica.

    Eu também estou no aguardo da homologação destes Nano para experimentar.


    bem, até agora 2 meses de up time sem reiniciar!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    bem, até agora 2 meses de up time sem reiniciar!
    E você tem acompanhado o que ele passa de tráfego? NOs meus passa 24, 36 e até 48 mbps, mas de repente cai lá em baixo.
    Mando aplicar as configurações de novo e tudo volta ao normal, sem reiniciar.
    Em alguns firmwares quando manda aplicar config ele reinicia. NO Aprouter não precisa reiniciar.

    Mas hoje eu já comprei duas licenças do zoneone e vou aplicar em um WDS só pra ver como fica. Mas já estou achando que é coisa do RTL 8186.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E você tem acompanhado o que ele passa de tráfego? NOs meus passa 24, 36 e até 48 mbps, mas de repente cai lá em baixo.
    Mando aplicar as configurações de novo e tudo volta ao normal, sem reiniciar.
    Em alguns firmwares quando manda aplicar config ele reinicia. NO Aprouter não precisa reiniciar.

    Mas hoje eu já comprei duas licenças do zoneone e vou aplicar em um WDS só pra ver como fica. Mas já estou achando que é coisa do RTL 8186.

    bem, estou falando sobre a estabilidade do nano! É bom lembrar que esse negócio de tráfego de 24, 36 e até 48 mbps, na verdade não existe, isto é apenas o limite de conexão do protocolo, o throughput real da rede é bem inferior a isso.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    bem, estou falando sobre a estabilidade do nano! É bom lembrar que esse negócio de tráfego de 24, 36 e até 48 mbps, na verdade não existe, isto é apenas o limite de conexão do protocolo, o throughput real da rede é bem inferior a isso.
    Esta estabilidade do Nano é que deve ser boa.
    Nestes Apezinhos que uso aqui não dá mesmo.
    Concordo que a real seja bem menos, mas uso como referencia, pois quando cai na leitura abaixo de 11, começa a ficar com lentidão. A rede só fica experta quando a leitura está lá em cima.

    Não li nada sobre alguém reclamar dos Nano. Acho que este vai ser o caminho que a maioria vai tomar logo, logo. É só sair a homologação.

  13. #13

    Padrão Nano na flytech..

    E ai pessoal.. por favor se estiver fora das regras do forum descartar..

    o amigo disse que tem a 40% da flytec.. se vcs quiserem eu tenho um cara aqui que traz a 25%.. vai ver se comprarmos em quantidade isso diminui... que acham???

    Se tiverem interesse falem comigo no msn...

    [email protected]

    Abraço
    Tiago

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Obrigado pela resposta Jhonne..

    eu to usando este radio da greatek nos clientes, é um radio externo interessante pelo uso do poe..
    mas to preocupado, porque ele ta passando o ip do micro diretamente... e não roteando como deveria!!

    Alguem conhece algum ap cliente, externo que roteie e tenha poe???

    sds..


    Tiago
    Caro Tiago,

    eu tenho um radio externo da Greatek WA-3054G e ele nao vai rotear porque ele nao trabalha em cima de NAT e sim atua como uma Bridge.

    Sobre o AP cliente externo, escutei um boato de que a Greatek vai lançar um que faça NAT em uma caixa hermetica semelhante a essa do WA-3054G.

    abs.


    Anderson.

  15. #15

    Padrão Sobre o greateh wa-3054g

    Galera,

    Estive pesquisando sobre este radio e realmente é uma pena ele nao ter função NAT. Vi também que o DD-WRT dá suporte a este modelo (informação ainda a ser totalmente confirmada - http://www.dd-wrt.com/phpBB2/viewtop...=227515#227515 ) e que o firmware ZONEONE suporta chipsets ATHEROS (não especifica se este modelo é suportado), alguem sabe de algum firmware que possa habilitar o NAT nestes rádios?