+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SETORIAL Hyperlink ou AQUÁRIOS

    Estou trocando minha omni por painéis setoriais e estou em duvida entre essas duas antenas,gostaria que me opinassem qual deveria colocar e tbm se eu coloco 4 de 90º ou 3 de 120º a cobertura será em um raio de 5km.
    Desde já agradeço a atenção de todos.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Estou trocando minha omni por painéis setoriais e estou em duvida entre essas duas antenas,gostaria que me opinassem qual deveria colocar e tbm se eu coloco 4 de 90º ou 3 de 120º a cobertura será em um raio de 5km.
    Desde já agradeço a atenção de todos.
    Tenho duas OIW setorial 14 dbi semi-novas aqui. Polarização Vertical. Não vou usar mais porque estou passando para horizontal.

    Tenho Aquário aqui, "panelinha" que montei com polarização horizontal. As novas já vem com a furação para escolher qual polarização quer. Como minha cidade é pequena e portanto não vou ter clientes tão longe, aliado a repetidoras, esta panelinha na polarização vertical me deu sinal até melhor que a OIW. E com polarização horizontal, então, limpou a lista de estações no site survey.
    Longas distâncias não sei dizer .

    Agora uma coisa que me decepcionou na Aquário foi a falta de sensibilidade deles quanto a projetos futuros. Fiz uma pergunta sobre a possibilidade de lançar uma setorial de 90º a semelhança do último lançamento deles, mas com polarização horizontal e a resposta foi um lacônico "NÃO".
    Estes caras estão ficando para trás, visto que a tendência do mercado vai ser polarização horizontal, pelo menos por algum tempo, até saturar de novo.

  4. #4

    Padrão

    No caso eu uso omni,para eu não mexer nas antenas de meus clientes qual devo comprar polarização horizontal ou vertical e qual é a diferença?
    E qual seria a melhor horizontal ou vertical?
    Última edição por gulinhaster; 12-08-2008 às 11:29.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    No caso eu uso omni,para eu não mexer nas antenas de meus clientes qual devo comprar polarização horizontal ou vertical e qual é a diferença?
    E qual seria a melhor horizontal ou vertical?


    As verticais
    ainda vai continui no mercado todos agora querem horinzontal!!! Porem pode-se ocorrer do sinal fica ainda na vertical!!!
    sobre a antena minha opniao seria 4 setor de 90° hiperlink.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    No caso eu uso omni,para eu não mexer nas antenas de meus clientes qual devo comprar polarização horizontal ou vertical e qual é a diferença?
    E qual seria a melhor horizontal ou vertical?
    Se tu não quer mexer nas antenas nos clientes então tem que ser vertical mesmo.
    A diferença é que, se na tua região a maioria das estações estão com polarização vertical a chance de interferencias é maior. E quando tu usa polarização horizontal, grande parte destas estações não são mais sintonizadas. E as que estavam chegando com sinal mais forte, cai bastante e consequentemente a interferencia será menor.

    Mas dependendo do que tu tem nos clientes pode ser fácil alterar a polarização deles para horizontal. Na maioria dos casos não precisa trocar a antena mas simplesmente alterar a polarização delas. O chato mesmo é se tem muitos usuários. Aí complica porque se tu coloca uma setorial polarizada horizontalmente provavelmente a maioria dos clientes não vão conectar até tu ir lá e alterar a antena dele. E ísto pode demorar algumas horas ou dias, dependendo do número de clientes.
    E aí meu, o teu telefone não vai parar de tocar.
    Acho que esta questão de polarização só é prático trocar para quem não tem outra saída ou tem poucos usuários. Senão tu vai te encrencar com os clientes.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Se tu não quer mexer nas antenas nos clientes então tem que ser vertical mesmo.
    A diferença é que, se na tua região a maioria das estações estão com polarização vertical a chance de interferencias é maior. E quando tu usa polarização horizontal, grande parte destas estações não são mais sintonizadas. E as que estavam chegando com sinal mais forte, cai bastante e consequentemente a interferencia será menor.

    Mas dependendo do que tu tem nos clientes pode ser fácil alterar a polarização deles para horizontal. Na maioria dos casos não precisa trocar a antena mas simplesmente alterar a polarização delas. O chato mesmo é se tem muitos usuários. Aí complica porque se tu coloca uma setorial polarizada horizontalmente provavelmente a maioria dos clientes não vão conectar até tu ir lá e alterar a antena dele. E ísto pode demorar algumas horas ou dias, dependendo do número de clientes.
    E aí meu, o teu telefone não vai parar de tocar.
    Acho que esta questão de polarização só é prático trocar para quem não tem outra saída ou tem poucos usuários. Senão tu vai te encrencar com os clientes.

    Ou tu acrescenta mais radios com os setores e esquece da omni
    vai repassando cliente por clientes aos poucos e assim vc nao vai ter dor de cabeça com telefone e ainda todas instalaçao que vc tiver neste meio tempo ai vc vai adptando nos setores ....
    Si vc pensa em algo mais ""profissional"" com setores .......... por logo horizontal e nao ter este problema com telefone 'cliente' acredito que isso seja a melhor forma..

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por meganet Ver Post
    Ou tu acrescenta mais radios com os setores e esquece da omni
    vai repassando cliente por clientes aos poucos e assim vc nao vai ter dor de cabeça com telefone e ainda todas instalaçao que vc tiver neste meio tempo ai vc vai adptando nos setores ....
    Si vc pensa em algo mais ""profissional"" com setores .......... por logo horizontal e nao ter este problema com telefone 'cliente' acredito que isso seja a melhor forma..
    Perfeito,
    sem falar que com mais rádios, vai dar um alívio, não tendo sobrecarga de processamento.
    Deixa poucos usuários por rádio.
    E por setores ainda tem outra vantagem. Se tiver algum problema fica muito mais fácil identificar onde, né?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Perfeito,
    sem falar que com mais rádios, vai dar um alívio, não tendo sobrecarga de processamento.
    Deixa poucos usuários por rádio.
    E por setores ainda tem outra vantagem. Se tiver algum problema fica muito mais fácil identificar onde, né?
    Neste momento acredito que seja a melhor forma de acrescentar equipamento do que remover fasendo troca como nosso amigo ainda vc vai ganhar processamento ....

  10. #10

    Padrão

    Tenho 60 clientes agora mais estou com mais 15 antenas para colocar,tenho uma rb433 com 3 cartões engenius e as antenas que estão nos clientes uso a direcional de 25 dbi da aquarius e como vcs dissem ai acham melhor entãp eu colocar antenas com polarização horizontal pq iram dar menos interferencia pq para falar a verdade aqui tem muita gente com uma omni espetada no telhado e falando que são provedores,resumindo as horizontais no meu caso então seria melhor?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Tenho 60 clientes agora mais estou com mais 15 antenas para colocar,tenho uma rb433 com 3 cartões engenius e as antenas que estão nos clientes uso a direcional de 25 dbi da aquarius e como vcs dissem ai acham melhor entãp eu colocar antenas com polarização horizontal pq iram dar menos interferencia pq para falar a verdade aqui tem muita gente com uma omni espetada no telhado e falando que são provedores,resumindo as horizontais no meu caso então seria melhor?

    Sim horiontal....vc ainda esta com duvida ... si tem muitas omni em pé como vc disse nao perde tempo nao.
    Sobre antenas clientes tambem tera quer ser instalada na horizontal heim .....
    Última edição por meganet; 14-08-2008 às 00:04.

  12. #12

    Padrão

    Blz,virar as antenas no caso é de menos então agradeço pela atenção e o quanto vcs aqui do forum estão me ajudando com isso,espero um dia com certeza retribuir.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Blz,virar as antenas no caso é de menos então agradeço pela atenção e o quanto vcs aqui do forum estão me ajudando com isso,espero um dia com certeza retribuir.
    E aproveita que a Turbolink está com uns preços bons em antenas e eles tem com polarização horizontal por cerca de 380,00 14 dbi

  14. #14

    Padrão

    Para eu ver os preços lá tenho que me cadastrar e pedir o preço para eles por e mail?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Para eu ver os preços lá tenho que me cadastrar e pedir o preço para eles por e mail?
    Eu tenho uma tabela deles.

  16. #16

    Padrão

    Teria como vc me passar ela?
    Mais uma coisa,a polarização horizontal a cobertura é maior ou menos que a vertical ou a mesma coisa?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Teria como vc me passar ela?
    Mais uma coisa,a polarização horizontal a cobertura é maior ou menos que a vertical ou a mesma coisa?
    Pelo que observei é a mesma coisa quanto ao angulo de cobertura. Só que voce vai achar menos estações dos concorrentes no site survey.

    Me manda contato por Mensagem Privada que eu lhe passo a tabela.