+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question MIKROTIK se alguem poder ajudar agradeço..

    se alguem poder me ajuddar...agradeco...

    tenho 4 torres de retransmicao em minha cidade tudo com routerboard 433aH....(((ubiquit)) recebendo link a 5.8 ...retransmitindo em 2.4
    na torre principal ...2 rotuerboard toma conta das retransmicoes... tudo em brigde....nas torres da cidade a princial
    esta com station wds.... tudo desce por cabo de rede entra em um micro instalado mikrotik.... para atribiur ip
    aos clientes por dhcp + arp + proxy ...... .. porem o link nao chega neste local recebo o link de outro lugar
    atravez que uma zirok...5.8 .... o micro princial coloquei um adaptador rh14(adaptador minipci)) o link chega direto no mikrotik server
    la onde chega estao ou link tem outro micro ((mikrotik)) fazendo balanceamento com cabo de 8mega + speedy de 4mega

    aqui onde esta o server principal consegui instalar mais um speedy de 2mega... ...daqui 15dias irao estalar+
    um link rede ip de 2mega...

    possuo em torno de 100clientes...
    algumas firmas que necessitam de mais links ....

    pergunta...

    como faco pra balancear... o speedy que esta no mesmo endereco do server + rede ip(mesmo endereco +
    o link de 5.8 (que chega do outro mikrotik cabo 8mega +speedy de 8mega)


    devo manter o adaptador no server ou devo usar 4 ap500((ovislink)) e fechar o link sepaarar tudo...???


    tenho um varios computador a disposicao... porem uso somente 1 pra fazer tudo ))

    inclusive estou montando um ""quadcor"" com 4giga de ram + 500giga de hd sata2((buffer 32mega))... devo por como proxy??

    devo montar um micro somente pra cache DNS???

    cada retransmicao da cidadeseria interessante receber em um server separado ???exemplo 6 torres cidade 6 micros??

    o servidor proxy... oq devo usar ??? mesmo mesmo servidor que devo por o link de rede ip que irao instalar((feixe de 30ips))

    nao trabalho com ppoe ... somente amarro ip+mac é o suficiente???


    poderiam me dar algumas opnioes...

    agradeco..
    anderson

  2. #2

    Padrão

    é bastante perguntas para o mesmo topico. heheh

    eu faria da seguinte forma.
    primeiro, fexa o ponto a ponto do link com RB.
    no teu server, uma ETH pros clientes, e 4 para os links. cada link num range diferente de ip
    faz o balanceamento da seguinte forma dizendo.
    do ip .10 até o ip .40 sai pelo link 2
    do ip 41 ate o 70 sai pelo link3
    do ip 71 ate 100 sai pelo link4
    e assim vai distribuindo.

    a sua brigde do link pode continuar com uma antena apenas, pois vc colocara os modens em faixa diferente, ai nao tera problemas... espero ter ajudado..

  3. #3

    Padrão

    Amigo concordo com o ederjohann, apenas para acrescentar o que ele disse voce tambem pode marcar todos os pacotes e direcionar o trafego desejado para cada link correspondente