+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DHCP no MTK

    Galera estou com uma dúvida de como realmente funciona o DHCP no MTK

    Utilizando:
    -RB 133c (3 redes 3 waves)
    -Notebook

    Estou fazendo assim, minha rede é (192.168.100.0/24) assim estou com um cabo de rede espetado no HUB e a outra ponto na LAN1 da RB 133c assim colocando o IP 192.168.100.1 então já tem internet nesta ponta porem quero que minha MTK rode o DHCP, ou seja, qro que outros computadores funcionem c/ DHCP ligados na LAN2 desta MTK . Desta LAN2 sairia um cabo de rede que seria ligado a um hub e assim distribuindo a conexao DHCP p/ outros computadores.....

    Eu fiz assim ...

    -DHCP-Server p/ rodar na LAN2
    -DHCP-Client p/ rodar na LAN2
    -Cadastrei o MAC c/ o respectivo IP no dhcp-server lease

    Já consegui fazer o pc adquirir o IP q eu cadastrei c/ os eu mac porem não estou conseguindo fazer c/ q navegue na internet.... MInhas duvidas são as seguintes:

    Devo configurar alguma coisa na LAN1 a qual esta recebendo a internet... p/ que de alguma forma seja distribuida p/ LAN2


    QM puder me ajudar agradeço mtoooo...... OU qm souber fazer isto de uma outra forma me ajude OK... Vlw.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,
    primeiro remova o DHCP Client da ether2. Não é necessário rodar cliente DHCP para ter o Server DHCP.
    Se o NAT foi feito para rede 192.168.100.0/24... o pc que pegar um IP na ether2 vai conseguir navegar
    caso o NAT esteja errado não vai conseguir.
    Outra obervação são os DNS. Estão configurados na RB?
    Tenho uma RB133 na minha casa. Tem um ADSL num porta, um micro direto em outra e um DHCP server na terceira.
    Se quiser ver como funciona e copiar as configurações fique à vontade:
    Server: brenovale.ddns.name
    Usuário: teste
    Senha: teste

  3. #3

    Padrão

    Mas assim talvez eu não tenha explicado direito na minha Ether 1 esta c/ a rede 192.168.0.0/24 porem na minha Ether 2 terá que estar c/ uma rede 192.168.2.0/24 dai q não sei como interagir estas duas....

    Deixei da seguinte forma na
    -Ether 2 esta rodando o dhcp-server

    -Seu pool esta 192.168.2.2-192.168.2.6

    Porem não consigo ainda relizar navegação atraves da Ether 2 ... meu pc atras da Ether 2 esta atribuindo normalmente o IP q destinei p/ ser adquirido p/ ele atraves do -- ip dhcp-server lease -- onde faço ali o cadastro do mac e IP a ser atribuido a ele....

    Se alguem puder me ajudar para poder navegar atraves da Ether 2 nestas condiçoes ... Agradeço.

  4. #4

    Talking

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Amigo,
    primeiro remova o DHCP Client da ether2. Não é necessário rodar cliente DHCP para ter o Server DHCP.
    Se o NAT foi feito para rede 192.168.100.0/24... o pc que pegar um IP na ether2 vai conseguir navegar
    caso o NAT esteja errado não vai conseguir.
    Outra obervação são os DNS. Estão configurados na RB?
    Tenho uma RB133 na minha casa. Tem um ADSL num porta, um micro direto em outra e um DHCP server na terceira.
    Se quiser ver como funciona e copiar as configurações fique à vontade:
    Server: brenovale.ddns.name
    Usuário: teste
    Senha: teste
    Amigo vc criou a regra de mascaramento no nat? Se não cria ela com essa nova faixa de ip que vc quer que ira dar certo!
    Abraços!