+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Servidor controlar usuario na rede

    Pessoal Espero que voces me ajudem!!
    Eu sou iniciante em linux entao estou perdida..
    Tenho um servidor ubuntu 8.04 que vai receber uma conexao Adsl e tenho 6 usuarios nessa rede.
    Preciso saber como fazer ou quais programas ultilizar para que o usuario assim que logar a rede seja vigiado constantemente (web e nos programas dentro do pc) e que este seja enviado a um relatorio ...
    Se existir prgramas que fazem este processo eu nao consegui encontrar..
    Peco desde ja a atencao para o meu problema e
    Agradeco com muito carinho a dedicacao do tempo de voces!!

  2. #2

    Padrão

    Para monitoramento de tráfego web pode ser utilizado o Squid e o Sarg. O squid é um proxy, onde você pode fazer também restrições de acesso a sites (podendo ser feito de acordo com o usuário autenticado). O Sarg é um analizador dos logs de acesso do squid. Ele gera relatírios dos sites acessados em periodos especificados por você, os mais comuns são: dia, semana e mes.

    No que eu posso te ajudar é isso... Até mais...

    Qualquer dúvida posta ai...

  3. #3

    Padrão

    se for o caso instale um brazil fw em uma maquina separada e ai vc tem as opções acima como nosso amigo Magnun lhe falou e um super roteador com varias opções e alem do mais e gratuito ok

  4. #4

    Padrão

    Pegando um gancho no que o Magnun disse, você pode utilizar também o MRTG.
    Esse MRTG switchs gerenciáveis, mas também pode ser usado para monitorar estações via IP.

    Outra dica legal que você pode se interar é o Nagios.
    Com ele você tem um maior controle do que se passa na rede.

    Acho que pra início você tem muita coisa pra estudar.

    abracos

  5. #5

    Padrão

    Você pode fazer um combo de aplicação.

    para listar softwares nas máquinas e o hardware da mesma, isnstale um servidor CACIC Portal do Software Público Brasileiro

    para controle de acesso a rede realmente o squid com sarg pra relatórios, no google e aqui na underlinux vai achar vários tópicos, assim que tiver tempo vou escrever um procedimento de squid e sarg básico.

    Acho que isto resolve seu problema, Cacic é so seguir o procedimento deles, bico demais foi escrito pra Debian mas o ubuntu é um Debian cheio de perfumaria =P.

    Qualquer coisa poste aqui, ajudaremos no que for preciso.

    E o principal, Tente e arrisque e tenha vontade de aprender só assim vai andar no mundo linux.

    Abraços

  6. #6

    Padrão Use o Mikrotik

    Minha linda,

    Eu faço todos os controle utilizando o Mikrotik, faz controle de banda, cache de paginas e DNS e muito mais.


    Um abraço

    Wellington