+ Responder ao Tópico



  1. #1
    salckware11
    Visitante

    Padrão Dois links de internet no servidor squid e possivel ?

    Bem eu tenho 2link dsl e ja tenho um servidor squid configurado e funcionando,eu gostaria de saber se e possivel e colocar 2 links no squid de internet!!! Ou se e possiveleu usar o load balance pra poder fazer isso, minha duvida e eu usando o lb do linux o squid vai fazer rodar como um servidor cache nosdois links ? Em um unico pc eu posso usar o lb e o squid juntos ? Vlw pessoal bom domingo pra todos abraÇoss1!!!!

  2. #2

    Padrão

    É possivel, sim.
    Tenho um server rodando com load balance e o squid rola direitinho.
    O squid não tem nenhuma configuração adicional. Se o LD estiver ok,
    o squid vai fazer cache a partir dos 2 links.
    Uso tudo em um único PC.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salckware11 Ver Post
    Bem eu tenho 2link dsl e ja tenho um servidor squid configurado e funcionando,eu gostaria de saber se e possivel e colocar 2 links no squid de internet!!! Ou se e possiveleu usar o load balance pra poder fazer isso, minha duvida e eu usando o lb do linux o squid vai fazer rodar como um servidor cache nosdois links ? Em um unico pc eu posso usar o lb e o squid juntos ? Vlw pessoal bom domingo pra todos abraÇoss1!!!!
    Olá amigo,
    Aqui na under um camarada já fez um mini tutorial para load balance!
    O link é este --> https://under-linux.org/forums/proxy...ini-howto.html

    Espero que ajude!
    Faloww

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salckware11 Ver Post
    Bem eu tenho 2link dsl e ja tenho um servidor squid configurado e funcionando,eu gostaria de saber se e possivel e colocar 2 links no squid de internet!!! Ou se e possiveleu usar o load balance pra poder fazer isso, minha duvida e eu usando o lb do linux o squid vai fazer rodar como um servidor cache nosdois links ? Em um unico pc eu posso usar o lb e o squid juntos ? Vlw pessoal bom domingo pra todos abraÇoss1!!!!

    use a função tcp_outgoing_address do squid

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    use a função tcp_outgoing_address do squid
    Amigo... se usar essa função os endereços dele de saida não precisam necessariamente estar dentro da mesma sub-rede (ter o mesmo gateway) ?
    Porque se forem máscaras diferentes creio que a solução com o iproute é a mais indicada!
    No caso de ter 2 gateways diferentes...

    Ou derrepente a melhor solução seja uma mescla dos dois...
    Última edição por zenun; 20-08-2008 às 03:05. Razão: mais info...

  6. #6

    Padrão

    O prolema amigo é que load balance muitas vezes tem problemas com bancos, msn e outros... Aqui tenho um balançeamento funcionando como se fosse dois provedores em um unico servidor, um unico roteador etc.

    ou seja o metade dos meus clientes acessam por um link e metade acessa por outro, fiz a divisão aqui de acordo com as torres que tenho para distribuir o sinal, uso src nat em vez de mascarade permitindo assim escolha para qual link vai sair a conexão dos clientes, e no servidor cache squid, separei os clientes em duas acls de acordo com a faixa de ips dos mesmos, fazendo com que o squid encaminhe as requsições ao link correto de acordo com a faixa de ip do cliente, assim não tenho nenhum problema com bancos, msn etc.. e a carga de meus links estão bem equilibradas na média ficam praticamente a mesma com a divisão de clientes que fiz.

  7. #7

    Padrão

    Legal! Mas você tem duas tabelas de roteamento para fazer isso correto?
    Quando falei do load-balance foi por causa do exemplo que deixaram aqui na under!

    Faloww

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Legal! Mas você tem duas tabelas de roteamento para fazer isso correto?
    Quando falei do load-balance foi por causa do exemplo que deixaram aqui na under!

    Faloww
    não, não tenho duas tabelas de roteamento, no meu caso o link passa pelo proxy paralelo e retorna para o mikrotik que faz o encaminhamento para a interface correta atraves de routing mark por src_address

  9. #9
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    eu tenho aqui c/ squid e iproute2
    no meu caso eu nao considero um loadbalance
    eu alguns serviços saem por um link e outros por outro, no squid uso tcp_outgoing_address
    daí posso dizer por exemplo q youtube saia num link e globo.com em outro

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    eu tenho aqui c/ squid e iproute2
    no meu caso eu nao considero um loadbalance
    eu alguns serviços saem por um link e outros por outro, no squid uso tcp_outgoing_address
    daí posso dizer por exemplo q youtube saia num link e globo.com em outro
    Legal!! Eu imaginei algo assim mesmo...
    Quando se usa só linux! Não usando mikrotik!

  11. #11

    Padrão

    aki tbm uso o tcp_outgoing_address no squid. roda que e uma beleza, tipo to esperando ba;ancear um link de 2 junto com 4 que ja tenho, como vai demorar por parte da operadora uso 4mb de um lado e os outros 2mb botei pra sair todos os download videos e imagens tipo jpg. bmp bla bla bla.
    Sem marcar pacotes so utilizando tcp_outgoing_address do squid.
    facil de usar, facil de limapr.

  12. #12

    Padrão

    aqui to fazendo balanceamento estatico junto com squid e redirecionamento de destino

    putaria
    fileshare
    lixo sai por 1 e o resto sai pelo dedicado

    link default o lixo e o dedicado servico marcado

  13. #13

    Padrão

    E de se falar que antigamente muito pensava em marcar pacotes de extensões do tipo HTML php bla bla blummm pra poder sair num link, e hoje em dia tudo mastigado só no ponto de passar o papel e quase ninguém Le a documentação do treco pra se interar sobre o assunto.
    Eu fui um desses hehehehehehe

  14. #14

    Padrão

    nunca procurei foi algo pra saber se teria como balancear 2 link no linux por destino.
    Por exemplo: no router cisco vc tem duas opções de balanceamento uma delas e por pacote e a outra e por destino, aki uso por destino por conta de alguns serviçõs como voip fica bem melhor para esse tipo de balanceamento.
    Ele funciona basicamente pegando cada solicitação e soltando em link separado tipo vc solicita um download no segundo download ja vai pro segundo link ou ele fica enchendo o primeiro link pra depois soltar no segundo.