Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão topologia rede fibra otica, alguem tem?

    Pessoal, estou estudando a viabilidade técnica da rede cabeada usando fibra ótica até o cliente ou o mais próximo dele possível, mas sou um entusiasta com pouco conhecimento até o momento sobre essa tecnologia.
    Se alguem tiver a topologia de uma rede dessas e quiser compartilhar o conhecimento seria enriquecedor e uma alternativa paralela aos proveores wireless e para toda comunidade.

  2. #2

    Padrão

    Marcelomg,

    Como vc, eu tb sou um entusiasta e gostaria de conhecer novas opções. Gostaria de saber se alguns dos colegas aqui do fórum já usam fibra óptica em suas redes ou já estudaram o custo para essa implantação. Esses dias eu tava falando com o pessoal da Unotel e eles me disseram que hoje em dia já encontraram fornecedores que instalam fibra a um custo de R$ 5 mil por km. Os caras vendem e instalam por esse preço. Mas como isso seria interessante pra nós?? Levamos por fibra óptica até um ponto central e de la distribuímos aos nossos clientes através de cabo de rede? E quanto isso custaria no usuario final. O que teríamos que instalar em nossos clientes?

    Abçs.

  3. #3

    Padrão

    Acho que para provedores pequenos é fora de cogitação, nem a Telefonica aqui na minha cidade quer passar fibra para atender alguns pontos da cidade que não funciona a banda larga!

    veja bem 1 km = 5 mil
    sem base, fora que isso pode ser roubado ou danificado.. acho que compesa mais o cabo UTP mesmo para provedores pequenos,

    mais nem se compara uma fibra com um cabo utp, fibra é fibra né! compesa colocar para fazer elance pertos, se caso tiver grana sobrando né!

    Abraços

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Vcs já pensaram até quando irão poder trabalhar com wireless? não estou me aventurando nesse ramo, meu foco é vender triple play.
    Estou só esperando a nova lei do cabo que sai esse ano para investir.

  5. #5
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunorns Ver Post
    Acho que para provedores pequenos é fora de cogitação, nem a Telefonica aqui na minha cidade quer passar fibra para atender alguns pontos da cidade que não funciona a banda larga!

    veja bem 1 km = 5 mil
    sem base, fora que isso pode ser roubado ou danificado.. acho que compesa mais o cabo UTP mesmo para provedores pequenos,

    mais nem se compara uma fibra com um cabo utp, fibra é fibra né! compesa colocar para fazer elance pertos, se caso tiver grana sobrando né!

    Abraços
    Fibra roubada? vc não está confundindo com cobre?
    Não desvirtue o tema do tópico, não estamos discutindo se é viável ok?
    Há braços.

  6. #6

    Padrão

    Acho que ele não desviou do topico não ! estão roubando fibra mesmo. Alguns não sabendo que é fibra e outros roubando sabendo que é fibra.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Pessoal, estou estudando a viabilidade técnica da rede cabeada usando fibra ótica até o cliente ou o mais próximo dele possível, mas sou um entusiasta com pouco conhecimento até o momento sobre essa tecnologia.
    Se alguem tiver a topologia de uma rede dessas e quiser compartilhar o conhecimento seria enriquecedor e uma alternativa paralela aos proveores wireless e para toda comunidade.
    Tem um curso em Porto Alegre, na Fontoura Education, sobre cabeamento estruturado que aborda também esse tema. A próxima vez q sair em final de semanas (sexta, sabado e domingo) eu vou fazer! - Vamo junto?

    Olha só:

    Curso: FURUKAWA FCP FUNDAMENTAL

    Objetivo:

    Criar competência técnica, capacitando os profissionais a oferecer soluções em
    Instalação de Redes de Cabeamento Estruturado.



    Duração (40 horas em 2 finais de semana):

    1º Final de semana
    09/maio - das 13 as 18h e das 19 as 22:30h

    10/maio - das 09 as 12h e das 13 as 18h
    11/maio - das 09 as 12:30h
    2º Final de semana
    16/maio - das 13 as 18h e das 19 as 22:30h

    17/maio - das 09 as 12h e das 13 as 18h
    18/maio - das 09 as 12:30h


    Descrição:

    Um dos Programas Pioneiros de Formação Profissional em Cabeamento
    Estruturado do Brasil. A Dose Certa de Teoria e Prática, com módulos abrangendo desde o básico até as últimas tecnologias e perspectivas em sistemas de comunicação.
    O programa FCP Fundamental contempla os critérios das normas TIA/EIA, ISO e ABNT.

    A aluno com frequencia minima de 75% recebe o certificado de participação no treinamento e pode fazer em um prazo de até 6 meses, caso seja do seu interesse, a prova de certificação FCP.
    Público:

    Projetistas, estudantes, supervisores e cabistas da área de informática, eletrônica
    ou elétrica, de nível superior ou técnico, que trabalham com tecnologia de redes.



    Valor: R$ 1.000 (pode ser parcelados em 3x R$ 333)

    Já está incluido no valor do curso a 1ª realização da prova de certificação que pode ser agendada até 6 meses após o curso.

    Conteúdo:

    MF 101
    - Introdução à Tecnologia de Redes
    - Histórico das Redes de Dados
    - Tendência das Redes Ethernet de Alta Velocidade
    - Conceitos Básicos de Redes
    - Técnicas de Comunicação
    - Eficiência, Segurança e confiabilidade dos Dados em Redes
    - Tecnologia de Redes (WAN, MAN, LAN, ISDN, FDDI, ATM)
    - Topologias de Redes Locais e Segmentação
    - O Modelo OSI
    - Controle de Acesso à Mídia (MAC) e o CSMA/CD
    - Os Padrões 10baseT, 100baseT e Gigabit Ethernet
    - Meios Físicos de Comunicação
    - Comunicação de Dados sem Fio (wireless)
    - Normas Técnicas de Cabeamento

    MF 102
    - Acessórios e Equipamentos para Redes
    - Componentes de uma Rede
    - Equipamentos para Redes (placas, repetidores, HUB's, Switches,roteadores, Bridges e aplicações)
    - Equipamentos para Redes ópticas
    - Equipamentos para Redes Wireless
    - Acessórios para redes (Transceivers, Conversores, Print Servers, No-breaks) e aplicações
    - Estudos de Casos Configurações Típicas de Redes

    MF 103
    - Cabeamento Estruturado Metálico
    - Sistemas de Comunicação Digital
    - Problemas Relativos ao Cabeamento
    - Os canais Constituídos por Cabos Metálicos
    - Os Cabos de Pares Trançados sem Blindagem
    - O Sistema de Cabeamento Estruturado Metálico
    - Técnicas de Instalação e Medição (aula prática)

    MF 104
    - Cabeamento Estruturado Óptico
    - Conceitos Ópticos Básicos
    - Fontes de Luz
    - Modulação e Multiplexação (FDM, TDM, WDM)
    - Fibras e Cabos Ópticos
    - Métodos e Processos de Fabricação de Fibras
    - Tipos de Cabos Ópticos (aéreo e subterrâneo)
    - Emendas, Conectores e Acessórios Ópticos
    - Medições Ópticas
    - Técnicas de Instalação e Medição (aula prática)

    Aula Prática

    Conectorização de Cabos Metálicos e Emenda por Fusão de Fibras Ópticas
    AS VAGAS SÃO LIMITADAS E AS TURMAS ANTERIORES LOTARAM.

    FAÇA LOGO A SUA INSCRIÇÃO
    _____________________________________________

    FONTOURA EDUCATION - 13 Anos
    CTA Centro de Treinamento Autorizado FURUKAWA
    RED HAT Training Center
    Authorized SUN Education Center
    ORACLE Approved Education Center

    www.fontouraeducation.com.br
    Fone: (55) 51 3392 2809
    Fax: (55) 51 3386 3623

  8. #8

    Padrão Marcelo

    Marcelo, acho que está errado aqui é vc, não disse nada se é viavel ou não, disse minha opnião se vc colocou um topico aqui é pq vc quer opniões.

    e acho que este topico está na comunidade errada, é melhor vc procurar por rede estruturada!
    vc foi ignorante e vou ser com vc tbem,
    se vc tem dinheiro pra investir problema seu, investi, eu só dei minha opnião!
    quem faz e presta um serviço direito e com respeito e honestidade nunca vai fika sem, wireless nunca vai acabar, é só fazer direito.
    abraços

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunorns Ver Post
    Marcelo, acho que está errado aqui é vc, não disse nada se é viavel ou não, disse minha opnião se vc colocou um topico aqui é pq vc quer opniões.

    e acho que este topico está na comunidade errada, é melhor vc procurar por rede estruturada!
    vc foi ignorante e vou ser com vc tbem,
    se vc tem dinheiro pra investir problema seu, investi, eu só dei minha opnião!
    quem faz e presta um serviço direito e com respeito e honestidade nunca vai fika sem, wireless nunca vai acabar, é só fazer direito.
    abraços
    Calma lá pessoal... não vamos transformar esse tópico em flame. Eu vi q este não seria o local ideal para o tópico, mas como a maioria que frequenta aqui é provedor, e tem bastante tópicos pedindo explicações sobre cabo não movi.

    Vamos manter a calma e tornar produtivo isso daqui, tem muita idéia boa por sair!

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Boa ideia! vamos marcar.
    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Tem um curso em Porto Alegre, na Fontoura Education, sobre cabeamento estruturado que aborda também esse tema. A próxima vez q sair em final de semanas (sexta, sabado e domingo) eu vou fazer! - Vamo junto?

    Olha só:

    Curso: FURUKAWA FCP FUNDAMENTAL

    Objetivo:

    Criar competência técnica, capacitando os profissionais a oferecer soluções em
    Instalação de Redes de Cabeamento Estruturado.



    Duração (40 horas em 2 finais de semana):

    1º Final de semana
    09/maio - das 13 as 18h e das 19 as 22:30h

    10/maio - das 09 as 12h e das 13 as 18h
    11/maio - das 09 as 12:30h
    2º Final de semana
    16/maio - das 13 as 18h e das 19 as 22:30h

    17/maio - das 09 as 12h e das 13 as 18h
    18/maio - das 09 as 12:30h


    Descrição:

    Um dos Programas Pioneiros de Formação Profissional em Cabeamento
    Estruturado do Brasil. A Dose Certa de Teoria e Prática, com módulos abrangendo desde o básico até as últimas tecnologias e perspectivas em sistemas de comunicação.
    O programa FCP Fundamental contempla os critérios das normas TIA/EIA, ISO e ABNT.

    A aluno com frequencia minima de 75% recebe o certificado de participação no treinamento e pode fazer em um prazo de até 6 meses, caso seja do seu interesse, a prova de certificação FCP.
    Público:

    Projetistas, estudantes, supervisores e cabistas da área de informática, eletrônica
    ou elétrica, de nível superior ou técnico, que trabalham com tecnologia de redes.



    Valor: R$ 1.000 (pode ser parcelados em 3x R$ 333)

    Já está incluido no valor do curso a 1ª realização da prova de certificação que pode ser agendada até 6 meses após o curso.

    Conteúdo:

    MF 101
    - Introdução à Tecnologia de Redes
    - Histórico das Redes de Dados
    - Tendência das Redes Ethernet de Alta Velocidade
    - Conceitos Básicos de Redes
    - Técnicas de Comunicação
    - Eficiência, Segurança e confiabilidade dos Dados em Redes
    - Tecnologia de Redes (WAN, MAN, LAN, ISDN, FDDI, ATM)
    - Topologias de Redes Locais e Segmentação
    - O Modelo OSI
    - Controle de Acesso à Mídia (MAC) e o CSMA/CD
    - Os Padrões 10baseT, 100baseT e Gigabit Ethernet
    - Meios Físicos de Comunicação
    - Comunicação de Dados sem Fio (wireless)
    - Normas Técnicas de Cabeamento

    MF 102
    - Acessórios e Equipamentos para Redes
    - Componentes de uma Rede
    - Equipamentos para Redes (placas, repetidores, HUB's, Switches,roteadores, Bridges e aplicações)
    - Equipamentos para Redes ópticas
    - Equipamentos para Redes Wireless
    - Acessórios para redes (Transceivers, Conversores, Print Servers, No-breaks) e aplicações
    - Estudos de Casos Configurações Típicas de Redes

    MF 103
    - Cabeamento Estruturado Metálico
    - Sistemas de Comunicação Digital
    - Problemas Relativos ao Cabeamento
    - Os canais Constituídos por Cabos Metálicos
    - Os Cabos de Pares Trançados sem Blindagem
    - O Sistema de Cabeamento Estruturado Metálico
    - Técnicas de Instalação e Medição (aula prática)

    MF 104
    - Cabeamento Estruturado Óptico
    - Conceitos Ópticos Básicos
    - Fontes de Luz
    - Modulação e Multiplexação (FDM, TDM, WDM)
    - Fibras e Cabos Ópticos
    - Métodos e Processos de Fabricação de Fibras
    - Tipos de Cabos Ópticos (aéreo e subterrâneo)
    - Emendas, Conectores e Acessórios Ópticos
    - Medições Ópticas
    - Técnicas de Instalação e Medição (aula prática)

    Aula Prática

    Conectorização de Cabos Metálicos e Emenda por Fusão de Fibras Ópticas
    AS VAGAS SÃO LIMITADAS E AS TURMAS ANTERIORES LOTARAM.

    FAÇA LOGO A SUA INSCRIÇÃO
    _____________________________________________

    FONTOURA EDUCATION - 13 Anos
    CTA Centro de Treinamento Autorizado FURUKAWA
    RED HAT Training Center
    Authorized SUN Education Center
    ORACLE Approved Education Center

    www.fontouraeducation.com.br
    Fone: (55) 51 3392 2809
    Fax: (55) 51 3386 3623

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Boa ideia! vamos marcar.
    Já mandei email lá pra eles, pra me avisarem assim q sair... Se mais alguém que está ativo no tópico tiver interesse, favor se manifestar, quem sabe fechamos uma turma e ganhamos desconto?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Fibra roubada? vc não está confundindo com cobre?
    Não desvirtue o tema do tópico, não estamos discutindo se é viável ok?
    Há braços.

    Eh sim aki no Rio de Janeiro o pessoal rouba fibra e cabo metalico ... que lei eh essa que vc falou ????

  13. #13
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eh sim aki no Rio de Janeiro o pessoal rouba fibra e cabo metalico ... que lei eh essa que vc falou ????
    Se lhe explicar aqui alem de desvirtuar o tópico, perderíamos muito tempo pois a explicação é grande.
    Faça uma busca no Google.

  14. #14
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Já mandei email lá pra eles, pra me avisarem assim q sair... Se mais alguém que está ativo no tópico tiver interesse, favor se manifestar, quem sabe fechamos uma turma e ganhamos desconto?
    Novamente...²Boa idéia ! huasuash...
    Eaew, quem mais?

  15. #15

    Padrão Coaxial

    Amigos, estou estudando a possibilidade de usar cabo coaxial como as operadoras de tv a cabo, estive analizando a solução da CIANET me parece bem chamativo.
    O custo do cabo que andei pesquisando (pesquisei pouco) achei por R$ 3,45 e o custo do switch master da CIANET em torno de R$ 750,00 que vai suportar 40 clientes a 128mbps, aí podemos ir segmentando varios switches, a alimentação eh pelo próprio coaxial (estilo POE), e o modem cliente custa em torno de R$ 220,00.
    Eu achei vantajoso pois o investimento seria único em uma região e a nossa rede já fica preparada pro futuro, pois podemos estender até 128mbps por cliente.
    O que vcs acham???

    Um grande abraço...

  16. #16
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Amigos, estou estudando a possibilidade de usar cabo coaxial como as operadoras de tv a cabo, estive analizando a solução da CIANET me parece bem chamativo.
    O custo do cabo que andei pesquisando (pesquisei pouco) achei por R$ 3,45 e o custo do switch master da CIANET em torno de R$ 750,00 que vai suportar 40 clientes a 128mbps, aí podemos ir segmentando varios switches, a alimentação eh pelo próprio coaxial (estilo POE), e o modem cliente custa em torno de R$ 220,00.
    Eu achei vantajoso pois o investimento seria único em uma região e a nossa rede já fica preparada pro futuro, pois podemos estender até 128mbps por cliente.
    O que vcs acham???

    Um grande abraço...
    Essa solução tem um preço próximo ao da fibra otica que é um padrão difundido no mercado, essa solução da Cianet é proprietária?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Essa solução tem um preço próximo ao da fibra otica que é um padrão difundido no mercado, essa solução da Cianet é proprietária?
    Acredito ser proprietária, mas como funcionaria a solução da fibra??? cada cliente teria uma fibra???

  18. #18
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Acredito ser proprietária, mas como funcionaria a solução da fibra??? cada cliente teria uma fibra???
    Até agora não sei ao certo, minha idéia é levar pelo poste a fibra e a cada emenda colocar um hub gigabit, para os clientes que pagarem coloco fibra.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Até agora não sei ao certo, minha idéia é levar pelo poste a fibra e a cada emenda colocar um hub gigabit, para os clientes que pagarem coloco fibra.
    Mas tipow, esse hub gigabit seria um hub de fibra??? ou par-trançado??? não sairia muito caro??? e a alimentação desses hubs???

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Até agora não sei ao certo, minha idéia é levar pelo poste a fibra e a cada emenda colocar um hub gigabit, para os clientes que pagarem coloco fibra.
    Como seria a alimentaçao das hubs?Vi um sistema que utiliza medidor de energia com caixa no postea cada duzentos metros.