+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão rede entre fedora e winxp. como configurar o smb?

    olá a todos!!! estou tentando fazer uma rede entre uma maquina com o FEDORA 8 e outra com o WINXP PROF. e não estou coseguindo. Esta maquina com o WINDOWS tem uma HP LASERJET 1010, quero imprimir arquivos do FEDORA nela pela rede. Também gostaria de compartilhar pasta entre essas duas maquinas. Ja tentei configurar o SAMBA mas não deu muito certo hehehe. Agradeço qualquer ajuda

  2. #2
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valete001 Ver Post
    olá a todos!!! estou tentando fazer uma rede entre uma maquina com o FEDORA 8 e outra com o WINXP PROF. e não estou coseguindo. Esta maquina com o WINDOWS tem uma HP LASERJET 1010, quero imprimir arquivos do FEDORA nela pela rede. Também gostaria de compartilhar pasta entre essas duas maquinas. Ja tentei configurar o SAMBA mas não deu muito certo hehehe. Agradeço qualquer ajuda
    Boa noite Valete.

    O Fedora é uma distro fascinante. Trabalho com ela há 5 anos, nunca tive problemas. Baseada Red Hat Linux, possui ótimas ferramentas. mas vamos ao que interessa. Para a configuração de sua rede, primeiro tenha em mente qual será a sua faixa de ip´s. Tento o fedora instalado e rodando, procure saber se os pacotes do samba estão realmente instalados em seu sistema operacional. Execute o seguinte: rpm -qa |grep samba, caso esteja utilizando o modo gráfico, utilize o terminal, ou simplesmente tecle crtl + alt + F1 para entrar no modo textual. Se estiver todos os pacotes aparecerá na sua tela.

    samba-common-3.0.26a-6
    samba-3.0.26a-6
    samba-client-3.0.26a-6

    Caso não tenha instalado o Samba, então pegue o seu DVD da distro e procura no diretório packages, e lá terá os pacotes para instalação do Samba 3.0. Basta executar o seguinte comando para instalação do Samba:

    # rpm -ivh samba-3.0.26a-6.fc8.i386.rpm (podes utilizar o coringa para instalar todos os pacotes de uma só vez).

    Após ter instalado o pacote, entre no arquivo de configuração do samba, o smb.conf, que encontra-se em: /etc/samba/.

    # cd /etc/samba
    # vi smb.conf

    agora é você utiliza o a seguinte configuração:

    [global]
    workgroup = home # Nome do teu grupo de trabalho/domínio em que o servidor samba pertencerá.
    netbios name = servidor # Especifica o nome netbios primário do servidor samba. o mesmo que nome da máquina.
    server string = linux # identificação enviada do servidor samba para o ambiente de rede.
    os level = 33 # Especifica o nível do SO. Este número é usado para eleições netbios.
    log file = /var/log/samba/log.%m # Localização e o nome do arquivo de log gerado pelo servidor.
    log level = 1 #
    max log size = 100 # Especifica o tamanho em KB do arquivo de log.
    debug level = 2 # nível de depuração dos daemons do servidor.
    security = share # nível de autenticação. share - acesso público.
    domain master = false # parâmetro que informa se o servidor tentará se tornar o navegador principal.

    [arquivos]
    comment = Arquivos do servidor samba # Descrição do compartilhamento
    path = /home # diretório que será compartilhado
    public = yes # permite que todos os usuários acessem o compartilhamento sem senha.
    only guest = no # permite conexões guest ao recurso.
    writable = yes # permite escrita
    browseable = yes # permite o compartilhamento ser visualizado na janela de rede.
    force create mode = 777 # forçando permissão dos arquivos
    force directory mode = 777 # forçando permissão para criação de diretórios.

    pronto. Basta sair e salvar o arquivo smb.conf, depois executar o comando testparm para verificar se há erro de sintaxe no seu arquivo e depois mandar reiniciar o servidor samba com o comando --> service smb restart. Este é um tipo de configuração de compartilhamento simples.

    Lembrando que tens que configurar tua placa de rede com o ip da faixa de ip´s da rede. basta executar o comando # setup, depois ir em configuração de rede.

    Espero ter sanado suas dúvidas.

    Atenciosamente,
    Última edição por MDdantas; 20-08-2008 às 00:59.

  3. #3

    Padrão

    olá, ótima explicação!!! ficou uma duvida, como compartilhar a impressora da maquina que está com o winxp com essa que possui o fedora?? desde ja agradeço