+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usuário e data em histórico de comandos - Dúvida!

    Boa Tarde pessoal,


    Estou com a seguinte situação. Compartilho o usuário root com mais 2 administradores de um servidor, e em uma data específica, foi feito o logon nesta máquina e executado alguns comandos que me trouxe problemas posteriormente. Através do history e do .bash_history do usuário root consegui identificar os comandos a serem executados.
    O problema é que preciso da Data e do Horário em que esses comandos foram executados, ou em algum outro log, para provar qual dos administradores logaram e executaram tal procedimento. Existe essa possibilidade? A distribuição utilizada é o Slackware 10.2.


    Atenciosamente,

    Filipe.

  2. #2

    Padrão

    Você pode colocar isso no final do seu .bashrc.
    Talvez tenha que pensar alguns refinamentos para ficar 100%


    alias exit='date >> ./HISTORY && exit'
    cat .bash_history >> HISTORY
    date >> HISTORY
    rm .bash_history

  3. #3

    Padrão

    Testarei e posto aqui o resultado assim que possível.

    Grato.

  4. #4

    Padrão

    I ai, seguinte vamos a uma análise

    1 - se isso te causou problemas certamente gerou logs (messages, security e por ai vai)
    2 - se gerou logs você conhece o problema que te causou então você deve conhecer comando ou algo que resulte neste estragos?
    3 - se você conhece algo assim pode fazer uma busca em seus logs para identificação de data e hora certo?


    Você disse que sabe os comandos dados, então você pode vasculhar os logs. seria mais complexo que a solução ai de cima mas na hora deste tipo de problema acho que vale a pena.

  5. #5

    Padrão

    cara vai la no syslog e se diverte

  6. #6

    Padrão

    uma boa pratica seria voce proibir o login direto como root, aí voce cria um usuario para cada administrador.
    no arquivo /var/log/secure voce tem o log de qual usuario passou para root, por aí da pra ter uma ideia melhor de quem e quando entrou como root.

    um exemplo de entrada nesse arquivo de log é:
    Oct 9 17:48:05 host su[3257]: + pts/0 patrick-root