+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aviso de Manutenção AP em Bridge Mikrotik

    Olá a todos, estou precisando de ajuda!

    Pesquisei pelos vários topicos aqui apresentados mas não encontrei em nenhum a solução.

    - Não uso PPOE
    - Não uso Hotspot
    - Não uso AP como router, somente como bridge e mais nada.
    - Não quero direcionar pra outra porta/IP, quero direcionar pro aviso hospedado no proprio mikrotik
    - Mikrotik v3.12

    Tem como neste caso, quando for efetuar manutenções nos PTPs, Links ou servidor, emitir o aviso para os clientes enquanto a manutenção estiver sendo feita, tipo direcionando pra um html dentro do próprio mikrotik sem depender de outra maquina? Na maioria dos casos em que se precisa dar manutenção não há desligamento de ap, somente de ptp, link, servidor, etc.

    A solução pode ser até hotstop, mas sem uso de autenticação, somente avisando.

    Quando terminar a manutenção, voltar novamente a bridge.

    Alguma solução?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Olá a todos, estou precisando de ajuda!

    Pesquisei pelos vários topicos aqui apresentados mas não encontrei em nenhum a solução.

    - Não uso PPOE
    - Não uso Hotspot
    - Não uso AP como router, somente como bridge e mais nada.
    - Não quero direcionar pra outra porta/IP, quero direcionar pro aviso hospedado no proprio mikrotik
    - Mikrotik v3.12

    Tem como neste caso, quando for efetuar manutenções nos PTPs, Links ou servidor, emitir o aviso para os clientes enquanto a manutenção estiver sendo feita, tipo direcionando pra um html dentro do próprio mikrotik sem depender de outra maquina? Na maioria dos casos em que se precisa dar manutenção não há desligamento de ap, somente de ptp, link, servidor, etc.

    A solução pode ser até hotstop, mas sem uso de autenticação, somente avisando.

    Quando terminar a manutenção, voltar novamente a bridge.

    Alguma solução?

    Simples. Cria o hotspot e substitui a login.html para sua página com o aviso. Vá no IP BINDING do hotspot e crie uma regra de "bypassed" para o ip 0.0.0.0/0.... Quando for fazer a manutenção desabilite esta regra, quando a manutenção terminar, habilite-a novamente.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Simples. Cria o hotspot e substitui a login.html para sua página com o aviso. Vá no IP BINDING do hotspot e crie uma regra de "bypassed" para o ip 0.0.0.0/0.... Quando for fazer a manutenção desabilite esta regra, quando a manutenção terminar, habilite-a novamente.
    Vou testar e já posto o resultado.

  4. #4

    Padrão Aviso de Manutenção AP em Bridge Mikrotik

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Simples. Cria o hotspot e substitui a login.html para sua página com o aviso. Vá no IP BINDING do hotspot e crie uma regra de "bypassed" para o ip 0.0.0.0/0.... Quando for fazer a manutenção desabilite esta regra, quando a manutenção terminar, habilite-a novamente.


    Amizade quer dizer que essa regra desabilitada vai fazer todos os ips que tiverem conectado cair na pagina do hotspot, e qdo habilitada o hotspot volta a respeidar a configuração normal que ja esta feita aqui é isso ......

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Simples. Cria o hotspot e substitui a login.html para sua página com o aviso. Vá no IP BINDING do hotspot e crie uma regra de "bypassed" para o ip 0.0.0.0/0.... Quando for fazer a manutenção desabilite esta regra, quando a manutenção terminar, habilite-a novamente.
    Criei o server hotspot pelo assistente, mas ele cria server dhcp, eu não uso dhcp em minha rede.

    Tentei criar o server na aba servers com wlan2, que é a interface onde sai pros clientes.

    Depois fui em IP Bindings, criei em address 0.0.0.0/0 e type bypassed (em To address não coloquei nada).

    Mas não deu certo, desativei ele, ativei de novo e nada.

    Falta alguma coisa?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Criei o server hotspot pelo assistente, mas ele cria server dhcp, eu não uso dhcp em minha rede.

    Tentei criar o server na aba servers com wlan2, que é a interface onde sai pros clientes.

    Depois fui em IP Bindings, criei em address 0.0.0.0/0 e type bypassed (em To address não coloquei nada).

    Mas não deu certo, desativei ele, ativei de novo e nada.

    Falta alguma coisa?



    Faltou sim!!! Deleta este DHCP que não irá servir para nada no momento. Segunda coisa, lá no servidor hotspot criado, habilite o address pool e em "address per mac" defina em 1.......

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Diwino Ver Post
    Amizade quer dizer que essa regra desabilitada vai fazer todos os ips que tiverem conectado cair na pagina do hotspot, e qdo habilitada o hotspot volta a respeidar a configuração normal que ja esta feita aqui é isso ......

    Perfeitamente!!!

  8. #8

    Padrão

    Amigo catvbrasil eu estou precisando de mandar uma agina de aviso para meus clientes inadimplentes, eu vi um post seu e tentei fazer mais o meu nao deixa passar sem o mac eu sou leigo no mikrotik tem como me explicar melhor com fazer pois estou precisando muito desde ja agradeço.











    [email protected]

  9. #9
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Simples. Cria o hotspot e substitui a login.html para sua página com o aviso. Vá no IP BINDING do hotspot e crie uma regra de "bypassed" para o ip 0.0.0.0/0.... Quando for fazer a manutenção desabilite esta regra, quando a manutenção terminar, habilite-a novamente.


    Catv, eu fiz aquele esquema que tem em outro post seu, que é para clientes inadimplentes e ta rodando blz, só que tem o seguinte se o link da internet cair nao aparece a pagina do login.html que foi modificada, tem alguma coisa que pode ser feita?? porque quando faço manutençao aqui e fica sem net eu troco a pagina por uma de manutençao mais se estiver sem o link de internet funcionar, da erro e nao abre pagina nenhuma

  10. #10

    Padrão BFW uma solução viavel para pre-bloqueio e bloqueio!!!

    pessoal aki eu uso mikrotik em bridge com servidores BFW com firewall com bloqueio de p2p+ Qos + Cative " esse e o modulo de mensagem global, login, pre-bloqueio e bloqueio.
    O BFW é perfeito não trava não tem muitos bugs, só o cative que uma vez ou outra bloqueia a navegação do cliente mas isso só acontece acima de 50 usuarios no servidor.
    eu recomendo não tenho problemas com o bfw.
    aki tenho 3 servidores rodando redondo.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por saporuga Ver Post
    pessoal aki eu uso mikrotik em bridge com servidores BFW com firewall com bloqueio de p2p+ Qos + Cative " esse e o modulo de mensagem global, login, pre-bloqueio e bloqueio.
    O BFW é perfeito não trava não tem muitos bugs, só o cative que uma vez ou outra bloqueia a navegação do cliente mas isso só acontece acima de 50 usuarios no servidor.
    eu recomendo não tenho problemas com o bfw.
    aki tenho 3 servidores rodando redondo.
    Tenho 500 clientes aqui, tentei usar este easycaptive do bfw mas foi um desastre.
    A navegação ficava bloqueada, somente depois de tirar o usuario e cadastrar novamente ela voltava.
    Eu ficava o dia inteiro mexendo com isso, acabei desistindo.

    O que precisamos aqui é uma mensagem que o próprio AP vai emitir, porque quando se dá manutenção, nem PTP fica no ar, na maioria dos casos somente aps mesmo...

  12. #12

    Padrão correto

    com muitos clientes não dá certo msm o cative