+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pppoe no proprio ap

    PPPOE no proprio AP MIKROTIK, alguem já fez?
    Teve sucesso? O que acharam?

  2. #2

    Padrão

    Olá! Eu tenho alguns pops que trabalho com PPPOE no próprio ap, sobre o desempenho é ótimo, desde que não ultrapasse uma quantidade máxima de 30 tunnels pppoe, neste caso melhor colocar um mkt em bridge na frente e outro mkt roteando e fazendo PPPoe (autenticação) atrás.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Olá! Eu tenho alguns pops que trabalho com PPPOE no próprio ap, sobre o desempenho é ótimo, desde que não ultrapasse uma quantidade máxima de 30 tunnels pppoe, neste caso melhor colocar um mkt em bridge na frente e outro mkt roteando e fazendo PPPoe (autenticação) atrás.

    E quanto ao pool de ips? Você usa ips reais??
    Obrigado por responder.

  4. #4

    Padrão

    *sobre ppoe em ap funciona muito bem, é bom atualizar o firmware do ap para aprouter 6.1
    uso ele na rede aqui e nunca tive problema.

    vc configura o ap em modo cliente isp, em LAN coloca o ip que vai ser usado dentro da rede, e em wan vc coloca para discador ppoe e coloca o usuario e senha criado la no provedor.. barbada..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    *sobre ppoe em ap funciona muito bem, é bom atualizar o firmware do ap para aprouter 6.1
    uso ele na rede aqui e nunca tive problema.

    vc configura o ap em modo cliente isp, em LAN coloca o ip que vai ser usado dentro da rede, e em wan vc coloca para discador ppoe e coloca o usuario e senha criado la no provedor.. barbada..
    Não cara, voce não entendeu.
    Uso MK, estou falando de usar o AP como server de PPPOE e não cliente.
    Mas obrigado assim mesmo.

  6. #6

    Padrão

    agora entendi...
    seguinte, com rb funciona uns 30 simultaneo no maximo. se vc colocasse um pc-ap ai vc coloca 100-200-300 simultaneos dependendo do teu hardware, mas isso nao é o certo

    o certo é vc por uma rb na torre, modo brigde colocando um filtro dizendo que so pppoe passa pela brigde
    embaixo vc monta um server com o MK autenticando os ppoe. assim seria a estrutura certa a fazer.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post

    o certo é vc por uma rb na torre, modo brigde colocando um filtro dizendo que so pppoe passa pela brigde
    embaixo vc monta um server com o MK autenticando os ppoe. assim seria a estrutura certa a fazer.

    É isso que faço hoje, mas tem alguns pontos avançados que ainda nao compensa colocar um pc.
    Então to pensando em fazer o server PPPOe na propria RB.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotg Ver Post
    E quanto ao pool de ips? Você usa ips reais??
    Obrigado por responder.
    Eu utilizo ips invalidos e atrás vai um server linux com radius, a autenticação é feita via radius integrada ao server pppoe do mikrotik.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    agora entendi...
    seguinte, com rb funciona uns 30 simultaneo no maximo. se vc colocasse um pc-ap ai vc coloca 100-200-300 simultaneos dependendo do teu hardware, mas isso nao é o certo

    o certo é vc por uma rb na torre, modo brigde colocando um filtro dizendo que so pppoe passa pela brigde
    embaixo vc monta um server com o MK autenticando os ppoe. assim seria a estrutura certa a fazer.
    O Amigo está correto, eu tenho pops que faço como o colega disse, rb600 como bridge, rb1000 como server pppoe, firewall e roteamento. Tenho rbs1000 sustentando até 250 tunnels com processamento no máximo 30%.

    Agora pode colocar no máximo 30 tunnels em aps rb com pelo meno menos 128 RAM e processamento acima de 333 mhz (tipo RB433AH, Alixc3), que tambem quebra o galho.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Eu utilizo ips invalidos e atrás vai um server linux com radius, a autenticação é feita via radius integrada ao server pppoe do mikrotik.

    Aqui eu uso ip real para os clientes.
    Só que roteando os blocos de ips para a RB agora perdendo alguns ips

    Existe alguma solução para isso?