+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão balanceamento entre 2 servidores

    Boa noite pessoal, estou precisando configurar um balanceamento de carga entre 2 servidores e não estou conseguindo, fiz uma busca e não encontrei nada, somente balanceamento de 2 links minha estrutura é a seguinte

    http://i104.photobucket.com/albums/m...iorvs/rede.jpg

    Minha idéia é a seguinte, quando alguma estação solicitar o endereço 172.16.0.1 o firewall fara balanceamento de carga entre os servidores. Espero ter conseguido expressar minha dúvida, preciso de uma luz por que caminho começar.

    Muito grato pela ajuda de todos.
    Última edição por fabiorvs; 24-08-2008 às 20:17.

  2. #2

  3. #3

    Padrão Balanceamento

    Qual a aplicação que vai ser balanceada ??

    Exemplo se for um site http ?

    Ou voce quer balancear conexões ??

    Exemplo esses servidores forem gateways para o mundo real.

    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wps Ver Post
    Qual a aplicação que vai ser balanceada ??

    Exemplo se for um site http ?

    Ou voce quer balancear conexões ??

    Exemplo esses servidores forem gateways para o mundo real.

    Abraço.
    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Não sei se é isso que vc precisa, mas vai a dica:

    Introdução Ã* Alta Disponibilidade: Heartbeat e DRBD | HAmc

    Essa aplicação é HTTP, ela ja faz a duplicação dos arquivos, o que eu preciso é balancear carga entre os dois servidores, no caso trabalho em uma faculdade, em horario de pico chega a 1200 pessoas acessando a aplicação dentro da faculdade, fora as pessoas externas, pesquisei um hardware capaz de balancear mas o valor é muito alto, teria alguma solução utilizando Linux, um exemplo bruto do que eu preciso se tem 200 pessoas acessando a aplicação seria 100 para cada servidor.

    Muito grato pela ajuda

  5. #5

    Padrão Iptables

    Podemos começar com um loadbalance primitivo no seu firewall, com iptables já podemos fazer isso.

    Vc tem regras de iptables rodando nesse firewall ??

    podemos fazer uma regra assim para comecar

    iptables -t nat -A PREROUTING -s 172.16.0.0/16 -p tcp --dport 80 -j SNAT --to 10.1.1.2,10.1.1.3

    com isso ja vamos ter um balance round-robin onde cada cada conexão pode ir por um lado e por outro é interessante manter conntrack funcionando e um tempo de ttl do pacote relativamente baixo para que as conexões nao fiquem presas a 1 servidor ou a outro, ainda podemos fazer um balance mais aprimorado, vamos começar assim e ir aprofundando.

    Abraço aguardo seu post de retorno.

  6. #6

    Padrão

    Eu faria dessa maneira:

    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -d 172.16.0.1 -j DNAT --to-destination 10.1.1.2-3

    Tocando o parâmetro do -i para a interface adequada.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wps Ver Post
    Podemos começar com um loadbalance primitivo no seu firewall, com iptables já podemos fazer isso.

    Vc tem regras de iptables rodando nesse firewall ??

    podemos fazer uma regra assim para comecar

    iptables -t nat -A PREROUTING -s 172.16.0.0/16 -p tcp --dport 80 -j SNAT --to 10.1.1.2,10.1.1.3

    com isso ja vamos ter um balance round-robin onde cada cada conexão pode ir por um lado e por outro é interessante manter conntrack funcionando e um tempo de ttl do pacote relativamente baixo para que as conexões nao fiquem presas a 1 servidor ou a outro, ainda podemos fazer um balance mais aprimorado, vamos começar assim e ir aprofundando.

    Abraço aguardo seu post de retorno.
    Irei fazer os testes, pois esse projeto esta em fase de implantação

    Valeu

  8. #8

    Padrão

    Entao a parte de duplicação de arquivos a própria aplicação que instalei resolve, a gente teve de colocar um servidor de arquivos para resolver, o problema é que a aplicação roda no Window$.

    Valeu

  9. #9

    Padrão Sem problemas

    Ok sem problemas!
    Tenha um otimo dia!