Opa galera, e ai, beleza? =)
Galera, não sei se vocês já tiveram este tipo de problema com SPAM's, mas... bom, a situação por aqui anda caótica. >_<

Utilizamos no caso, 3 ferramentas para controle de vírus e spams: Amavis-new (o filtro), clamav (antivirus) e spamassassin (antispam). O antivirus funciona perfeitamente, assim como o antispam. Ele dentro de um certo tempo consegue identificar certos spam's e começa a barrá-los automaticamente.

Utilizamos também as famosas RBL's para proteger as caixas postais contra SPAM's conforme regras abaixo:

Código :
 smtpd_recipient_restrictions =
 permit_sasl_authenticated,
 permit_mynetworks,
 reject_rbl_client xbl.spamhaus.org,
 reject_rbl_client dnsbl.njabl.org,
 reject_rbl_client bl.spamcop.net,
 reject_rbl_client list.dsbl.org,
 reject_rbl_client cbl.abuseat.org,
 reject_unauth_destination

Só que elas pararam de funcionar do nada. Em outro servidor, o mesmo bloco de regras funciona. Simplesmente, não ocorre nenhuma verificação de spam's usando as rbl. Antigamente, eu via mensagens do tipo: "Blocked using xbl.spamhaus.org...".

Queria saber se existe alguma outra técnica mais apropriada para barrá-los. Eu usei a técnica de proteger o servidor contra domínios forjados usando o helo, como segue a regra:

Código :
# Rejeitar dominios nao registrados em DNS
 smtpd_helo_restrictions =
 permit_sasl_authenticated,
 reject_unknown_helo_hostname,
 reject_invalid_helo_hostname,
 reject_non_fqdn_helo_hostname

Até resolveu, mas me gerou outro problema: Tem servidores que ao invés de fazerem helo utilizando o domínio externo, usam nomes forjados, por exemplo: dlink usa um nome que não existe no mundo externo e eu não posso ficar toda hora controlando os domínios que tem ou não permissão para enviar mensagens mesmo que forjados.

Existe alguma outra técnica mais eficaz para parar os spams? As regras de RBL's não são mais válidas? Estou usando Postfix 2.5.

Valeu.