+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rotas No Mikrotik alguem entendi ???

    Galera primeiramente bom dia ou boa noite a todos
    estou com a seguinte estrutura aki.
    de um lado meu provedor 200.xx.170.1/24 ---> Mikrotik-----> torres e clientes
    como vocês podem ver, tenho apenas um Mikrotik central e manda sinal
    para varias torres tudo em bridge e wds , nesse mk central tenho varias faixas
    de ips, 192.168.254.0/24 192.168.0.1/24 etc ...
    minha duvida é a seguinte , primeiramente teria como eu tirar a Nat ? do meu mk central ?
    outra duvida seria como posso configurar os ips Publicos na interface dos clientes ?
    alguem já trabalha com ips Publicos nos clientes com essa estrutura ??

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    OSPF redistribui rotas automaticas, tem nada haver com minha duvida
    mesmo assim obrigado.

  4. #4

    Padrão

    engano seu adelsonbbg ...

    OSPF ou um roteamento estatico vao resolver o seu problema !!

    ativa o ospf.. tira o nat e veja.. vai funcionar.. porem.. para ips não validos, voce vai precisar fazer nat em algum ponto..

  5. #5

    Padrão Roteamento Estatico

    eu uso um roteamento estatico..... na minha opniao eh a melhor forma se a pessoa quer repassar ip valido.

  6. #6

    Padrão

    OSPF não vou entrar nesse merito pq vai fugir do assunto que desejo
    eu tenho um mikrotik central e todos os outros em bridge wds apenas
    mandando sinal para os clientes, queria nesse meu primeiro mk sem NAT
    alguem pode me ajudar ??

    200.33.232.1---ether0 ether1---- saida de clientes--192.168.0.0/24, 192.168.254.0/24, etc

    alguem poderia me ajudar como posso fazer para não usar Nat ??

  7. #7

    Padrão

    se a sua rede for 200.33.232.1/24, vc pode configurar o seu roteador com uma rota estatica, e colocar ips validos nos clienetes, caso contrario... parar ips invalidos... vc precisa fazer roteamento... eh obrigado a fazer roteamento..... ou seja.. NAT....

  8. #8

    Padrão

    usar protocolo de roteamento eh a melhor opção.. voce evita ter que ficar mantendo rotas ... quando voce tem varios pontos de roteamento... o ospf cria a rota nos routers dinamicamente...

    alem de.. ospf descobrir caminhos alternativos em sua rede criando uma redundancia de rotas.. e balanceamento entre elas ...

  9. #9

    Padrão

    ola amigo

    eu uso tudo aqui em bridge, ela vai passar todos os teus ip ate o cliente.