Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Definitivamente é um cartão polêmico, já vimos aqui no fórum muita gente falar sobre ele.

    Tenho 8 cartões destes que aposentei assim que comprei por não gostar da performance deles, sendo assim resolvi tirar da gaveta e fazer alguns testes em bancada e em uma torre e cheguei as seguintes conclusões que espero serem úteis para quem está começando agora.

    USANDO EM 2.4 Ghz

    1) Gera muito ruído;
    2) Coloquei a potência no máximo em 200mw para amenizar o ruído e a latência;
    3) Com antena omni o cartão fica pior ainda;
    4) Use somente com setoriais ou antenas de disco;
    5) aguenta bem no máximo 30/40 clientes;
    6) ACK instável.

    USANDO EM 5.8 Ghz

    1) A perfomance do cartão é bem melhor nesta frequência;
    2) Coloquei em default o tx power, se fixar a potência ele não fica bom;
    3) Testei com antenas offset da zirok de 26db e duas RB411, fechou bem um link de 10km com throughput de 20/20 mega.

    Em resumo, não é um cartão que eu usaria, ainda mais tendo cartões no mercado como o SR2, SR5, XR2 , XR5, R52 e R52H.
    A única vantagem é ser HOMOLOGADO.

    IMPORTANTE: O cartão tem um bug de configuração da potência, ele aumenta em 10db o valor fixado no tx power, fazendo com que ele fique pior ainda. (Leia tópico do Sérgio sobre o assunto)
    Última edição por Magal; 24-03-2009 às 00:26.

  2. #2

    Padrão

    Amigo tenho 3 cartoes desse aqui e ja me enfraqueceram 2,é só ameaçar chover que ele enfraquece,qual cartão vc me recomenda homologado?

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Homologado não tem, mas o melhor cartão custo benefício é o R52H.

    Tenho 28 R52H em uso, sem problemas e meu provedor tem SCM, é o jeito.

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Amigo tenho 3 cartoes desse aqui e ja me enfraqueceram 2,é só ameaçar chover que ele enfraquece,qual cartão vc me recomenda homologado?

  4. #4

    Padrão

    E não da problema por exemplo se a anatel vier verificar alguma coisa,ou isso eles "fazem vista grossa"?
    E onde eu acho esse cartão R52H para comprar?
    Esse cartão tbm é bom Xr-5 ubiquiti?
    Última edição por gulinhaster; 31-08-2008 às 00:38.

  5. #5
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    R52H e XR5, são os melhores você encontra na www.americanexplorer.com.br

  6. #6

    Question R52h, xr5...

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Homologado não tem, mas o melhor cartão custo benefício é o R52H.

    Tenho 28 R52H em uso, sem problemas e meu provedor tem SCM, é o jeito.
    Em PTPs a tia Ana bate de frente na utilização desses cartões não homologados? Ou o problema maior é no espalhamento/atendimento aos clientes?

    Há algum destes cartões (R52H, XR5...) em processo de homologação?

    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda

  7. #7

    Padrão

    Segundo o magal o bom desses cartões é a qualidade ele sempre aconcelha a usar com 100mw.

    Citação Postado originalmente por Atus Ver Post
    Em PTPs a tia Ana bate de frente na utilização desses cartões não homologados? Ou o problema maior é no espalhamento/atendimento aos clientes?

    Há algum destes cartões (R52H, XR5...) em processo de homologação?

    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda
    Última edição por river2; 31-08-2008 às 12:09.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Homologado não tem, mas o melhor cartão custo benefício é o R52H.

    Tenho 28 R52H em uso, sem problemas e meu provedor tem SCM, é o jeito.

    Magal eu sou pequeno na cidade comporto 80 Clientes em cada base eu tenho 2 base ao total tenho por volta de 150 clientes . Eu estou usando no momento pequenos ap.s Linksys com setoriais da aquarios.

    Eu quero mudar minha estrutura faser algo mais profissional e legaliar minha condição, mas ainda estou pesquisando enquantos os radios ja estou decidido que vou usar, eu quero colacar cartões bons que eu nao precisa mecher mais.
    Meu medo e o seguinte de eu por estes cartoes que você ja me recomendo e quando anatel faser vistoria eu tiver algum problema,
    O que você me recomenda Magal ?

    Obrigado pela ajuda!!!

  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Caro meganet, aconselho você a usar RBs apenas como AP e um PC com MK para gerenciar.

    Em relação aos cartões que recomendei não são homologados, mas uso com potência baixa de 100mw.

    Outra opção é vc usar o EMP-8602 mesmo.


    Citação Postado originalmente por meganet Ver Post
    Magal eu sou pequeno na cidade comporto 80 Clientes em cada base eu tenho 2 base ao total tenho por volta de 150 clientes . Eu estou usando no momento pequenos ap.s Linksys com setoriais da aquarios.

    Eu quero mudar minha estrutura faser algo mais profissional e legaliar minha condição, mas ainda estou pesquisando enquantos os radios ja estou decidido que vou usar, eu quero colacar cartões bons que eu nao precisa mecher mais.
    Meu medo e o seguinte de eu por estes cartoes que você ja me recomendo e quando anatel faser vistoria eu tiver algum problema,
    O que você me recomenda Magal ?

    Obrigado pela ajuda!!!

  10. #10

    Padrão

    escrevi besteira pensando ser outro tópico, heh.
    Última edição por Gosulator; 31-08-2008 às 19:00.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Caro meganet, aconselho você a usar RBs apenas como AP e um PC com MK para gerenciar.

    Em relação aos cartões que recomendei não são homologados, mas uso com potência baixa de 100mw.

    Outra opção é vc usar o EMP-8602 mesmo.
    Servidor eu utilio 2, 1 para todo o controle de banda etc... 1 paralelo só pra cache.
    Os 2 servidor utliazando Slackware em relação as RB,s vai ser em uso so para envia e receber sinal ou seja bridge e boa mais nada
    agora com os cartões não tem geito vou ter que usa os "pióres" EMP-8602. pronto e acabo .....rsrs

  12. #12

    Padrão

    de 6 cartoes engenius, 3 estao funcionando a 6 meses, e 3 reduziram potencia em 5 minutos de uso.

  13. #13

    Padrão

    em 2.4 nao usei.. e acredito que. a potencia em TODOS os casos deve ficar em default !!!

    em 5.8 tenho um ptp de 2km que deu 40mbit full (20/20) usando nstreme (1 cartao so)

  14. #14

    Padrão

    A potencia que eu uso no meu é default e mesmo assim esta acontecendo isso.

  15. #15

    Question 8602...

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    A potencia que eu uso no meu é default e mesmo assim esta acontecendo isso.
    Tenho 2 funcionando em bancada para testes. Tô até com medo de colocar em produção!
    Pessoal ae que tem ampla experiência, o que vcs indicam de mini-pci homologado? Tô com AP MK PC em testes mas acho que errei na escolha dos cartões!!!

    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Atus Ver Post
    Tenho 2 funcionando em bancada para testes. Tô até com medo de colocar em produção!
    Pessoal ae que tem ampla experiência, o que vcs indicam de mini-pci homologado? Tô com AP MK PC em testes mas acho que errei na escolha dos cartões!!!

    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda
    Kra uma dica que te dou,não use eles acho melhor vc troca-los meu já foram 2.

  17. #17

    Padrão

    esse cartao é bom mesmo em 5.8???

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    em 2.4 nao usei.. e acredito que. a potencia em TODOS os casos deve ficar em default !!!

    em 5.8 tenho um ptp de 2km que deu 40mbit full (20/20) usando nstreme (1 cartao so)

  18. #18

    Exclamation 8602 e CM9...

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Kra uma dica que te dou,não use eles acho melhor vc troca-los meu já foram 2.


    Usar o que então? Preciso de algo que seja homologado! Comprei uns CM9 para 2 PTPs. Será que se comportam melhor atendendo os clientes na ponta(AP)?

    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Atus Ver Post

    Usar o que então? Preciso de algo que seja homologado! Comprei uns CM9 para 2 PTPs. Será que se comportam melhor atendendo os clientes na ponta(AP)?

    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda

    O duro que eu tbm preciso de algo homologado,mas dizem que anatel no caso não vão subir lá na torre para ver o que vc tem,sei lá tbm to meio confuso sobre o que usar.

  20. #20

    Padrão

    Tmb usei os cartoes engenius... em duas semanas, com duas chuvas se foram dois cartoes, enfraqueceram incrivelmente.... mudei pra um R52H e pronto acabo o problema...