Página 1 de 13 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aconteceu de novo! Cartão perde potência após chuva!

    Senhores, bom dia.

    Gostaria de saber quais os melhores cartões que podem ser utilizados em provedores, o motivo desta pergunta é que através de pesquisas observei que os cartões da Senao e Atheros são muito sensíveis e perdem potência após dias de chuvas. Falo isso porque troquei pela segunda vez o cartão Senao após chuva e não pretendo bancar cartão toda vez que chover. Observei que em alguns tópicos do fórum alguns users disseram que o Ubiquiti é o mais indicado para provedores, mas gostaria de saber se esse cara tem o mesmo desempenho dos Senao em relação a sinal, etc... e se eles são realmente mais parrudos do que o Senao e Atheros em relação a sensibilidade... lembrando que devo utilizar potência de no máximo 400mW.

    Estou utilizando atualmente:

    Antena Omni 2,4ghz 15dbi Hyperlink
    Mikrotik
    Cabo RGC 213
    PC - Placa mãe P4 / 512Mhz / HD80

    Desde já agradeço pela força galera!

  2. #2

    Padrão

    Não creio que a senssibilidade do cartão seja tanta a ponto de queimar (por causa de uma chuva), acho sim que há um problema de estática ou aterramento do seu MK.

    Sou técnico em eletrônica e sei como acontece essas queimas, vou te dar uma dica, use um (módulo isolador) para o seu MK, acabará com seus problemas de estática e também de aterramento.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Não creio que a senssibilidade do cartão seja tanta a ponto de queimar (por causa de uma chuva), acho sim que há um problema de estática ou aterramento do seu MK.

    Sou técnico em eletrônica e sei como acontece essas queimas, vou te dar uma dica, use um (módulo isolador) para o seu MK, acabará com seus problemas de estática e também de aterramento.

    Fala Roberto,

    Cara estou utilizando o lighting protector 0-3ghz e aterramento, mas neste caso não adiantou nada!

    O problema é que o cartão não chega a queimar de vez ele apenas perde a potência ficando com um sinal muito baixo de TX e variando muito!

    Se vc observar em outros tópicos parece que este problema com antenas omni's está sendo comum!

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo, o que o roberto21 falou é correto (como sempre), agora me diz uma coisa, o cartão queimou ou perdeu potência?

    Verifica se não entrou água na antena, conectores etc.
    Última edição por Magal; 31-08-2008 às 13:40.

  5. #5

    Exclamation Perda de potência...

    Vini25MKT,

    Alguns pontos:

    1. Se o problema ocorre normalmente depois de chuvas e vc possui isoladores/protetores/aterramento instalados corretamente e estão funcionais, então devemos acreditar que o problema não deva estar relacionado à descargas ou acumulação estática!
      Dá uma revisada nos seus conectores/pigs, pois chuva também significa água!!! E se o circuito (cabos/conectores/pigs) não estiver bem protegido, vc terá tantos problemas quanto chuvas caírem!
    2. Potência de 400mw. Vc tem a necessidade de setar essa potência toda? Pq em muitas situações potência não significa ganho de eficiência, ainda mais quando combinada com antenas omni!
      Experimente baixar a potência gradativamente e acompanhe o desempenho!
    Estou com um problema relacionado a PTPs MK, e se vcs tiverem a luz agradeço. Segue atalho para o tópico:
    https://under-linux.org/forums/mikro...ridge-wds.html

    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda
    Última edição por Atus; 31-08-2008 às 15:04. Razão: Alteração texto!

  6. #6
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    tenho uns qtos senao aqui q perderam potencia depois de chuvas
    era chover q eu tinha q trocar!

    troquei tudo por ag530 e nunca mais tive prejuizos

  7. #7

    Padrão

    Aconteceu a mesma coisa aqui comigo ontem,chove e os cartões enfraquecem,dai eu coloco outro cartão e pronto funciona d novo,mas o problema é que se quando montei deram duas chuvas fracas e já me enfraqueceu 2 cartões,acho que o problema pode ser eles mesmos,pq aqui eu uso centelhador e tudo aterrado e antes de eu colocar a mk com esses cartões eu usava aps e nunca me deram essa dor de cabeça.
    Roberto como faço aquillo que vc falou de aterrar a mk?

  8. #8
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Para saber se seu cartão queimou, da uma olhada aqui: https://under-linux.org/forums/wirel...-r52-r52h.html

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Amigo, o que o roberto21 falou é correto (como sempre), agora me diz uma coisa, o cartão queimou ou perdeu potência?

    Verifica se não entrou água na antena, conectores etc.

    Perdeu potência!

    Já verifiquei todas as conexões, cabo, antena, aterramento, tensão da fonte, etc...

    Como informei antes é meu segundo cartão que fica fraco, agora está com o terceiro e esta tudo em prefeitas condições de funcionamento!

    A minha duvida é qual cartão utilizar para sanar este problema, já que os que mencionei anteriormente não agüentaram essas chuvas!

    Para a galera que já tiveram este problema, que cartão vcs passaram a utilizar para não ter mais este problema?
    Última edição por Vini25MKT; 01-09-2008 às 01:18.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Atus Ver Post
    Vini25MKT,

    Alguns pontos:

    1. Se o problema ocorre normalmente depois de chuvas e vc possui isoladores/protetores/aterramento instalados corretamente e estão funcionais, então devemos acreditar que o problema não deva estar relacionado à descargas ou acumulação estática!
      Dá uma revisada nos seus conectores/pigs, pois chuva também significa água!!! E se o circuito (cabos/conectores/pigs) não estiver bem protegido, vc terá tantos problemas quanto chuvas caírem!
    2. Potência de 400mw. Vc tem a necessidade de setar essa potência toda? Pq em muitas situações potência não significa ganho de eficiência, ainda mais quando combinada com antenas omni!
      Experimente baixar a potência gradativamente e acompanhe o desempenho!
    Estou com um problema relacionado a PTPs MK, e se vcs tiverem a luz agradeço. Segue atalho para o tópico:
    https://under-linux.org/forums/mikro...ridge-wds.html

    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda

    Fala Atus,

    Cara eu não utilizo esta potência não! apenas falei sobre os 400mW para não ter problemas com a legalidade, eu não utilizo nem metade desta potência, só citei isso para a galera não indicar cartões de 600mW que foge do permitido!

    Valeu,

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post
    Senhores, bom dia.

    Gostaria de saber quais os melhores cartões que podem ser utilizados em provedores, o motivo desta pergunta é que através de pesquisas observei que os cartões da Senao e Atheros são muito sensíveis e perdem potência após dias de chuvas. Falo isso porque troquei pela segunda vez o cartão Senao após chuva e não pretendo bancar cartão toda vez que chover. Observei que em alguns tópicos do fórum alguns users disseram que o Ubiquiti é o mais indicado para provedores, mas gostaria de saber se esse cara tem o mesmo desempenho dos Senao em relação a sinal, etc... e se eles são realmente mais parrudos do que o Senao e Atheros em relação a sensibilidade... lembrando que devo utilizar potência de no máximo 400mW.

    Estou utilizando atualmente:

    Antena Omni 2,4ghz 15dbi Hyperlink
    Mikrotik
    Cabo RGC 213
    PC - Placa mãe P4 / 512Mhz / HD80

    Desde já agradeço pela força galera!
    Já aconteceu isso comigo algumas vezes, e em todas as vezes foi por motivos de estaticae principalmente quando utilizava muita potencia de transmissão '400mw' daí troquei os cartões e passei a usar pouca potencia em minhas ERBs como 17dbm - 20dbm. Nunca mais aconteceu isso novamente, melhorei o sinal e o rate ficou maior.

  12. #12

    Padrão

    apos chuva alguns cartoes meu tbm reduzem potencia. Mas como eu disse em outro topico, nao apenas apos chuva, certa vez comprei 6 cartoes para 2 rbs, 3 funcionaram 5 minutos e depois reduziram potencia tbm.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    apos chuva alguns cartoes meu tbm reduzem potencia. Mas como eu disse em outro topico, nao apenas apos chuva, certa vez comprei 6 cartoes para 2 rbs, 3 funcionaram 5 minutos e depois reduziram potencia tbm.

    Qual foi sua solução?

    Abraços,

  14. #14

    Padrão

    ate agora, torcer pra nao chover....

    mas ontem eu estava consultando um vendedor, e me informou que o CM9 tbm esta homologado. Alguem sabe de algo sobre ele?


    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post
    Qual foi sua solução?

    Abraços,

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    ate agora, torcer pra nao chover....

    mas ontem eu estava consultando um vendedor, e me informou que o CM9 tbm esta homologado. Alguem sabe de algo sobre ele?

    Bom, estou comprando o XR2 espero quando instalar já ter uma bela chuva para ver se o bicho aguenta! Após a primeira chuva postarei o resultado pra galera q esta com esse mesmo problema!

    Se alguém mais passou por isso e soube resolver favor poste a solução para os demais!

    Valeu,

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post
    Bom, estou comprando o XR2 espero quando instalar já ter uma bela chuva para ver se o bicho aguenta! Após a primeira chuva postarei o resultado pra galera q esta com esse mesmo problema!

    Se alguém mais passou por isso e soube resolver favor poste a solução para os demais!

    Valeu,
    Amigo a solução eu postei já, o problema que quando chove, o céu fica carregado eletro-estaticamente. Se vc usar muita Potencia vai ficar mais vunerável a esse acumulo de estatica.
    Muitas repetidoras de radio e Tv possuem um sistema pra baixar sua potencia rf em dias chuvosos e com muita estatica pra evitar danos a equipamentos.
    Num adianta usar light protector porque a descarga da estatica é muito pequena pra que o light protector se rompa e proteja o cartão, a solução mesmo é baixar a potencia mesmo.
    Aqui eu uso potencia até 17dbm nunca mais que isso, prefiro investir em ganho de antena do que em potencia.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EDBRITO Ver Post
    Amigo a solução eu postei já, o problema que quando chove, o céu fica carregado eletro-estaticamente. Se vc usar muita Potencia vai ficar mais vunerável a esse acumulo de estatica.
    Muitas repetidoras de radio e Tv possuem um sistema pra baixar sua potencia rf em dias chuvosos e com muita estatica pra evitar danos a equipamentos.
    Num adianta usar light protector porque a descarga da estatica é muito pequena pra que o light protector se rompa e proteja o cartão, a solução mesmo é baixar a potencia mesmo.
    Aqui eu uso potencia até 17dbm nunca mais que isso, prefiro investir em ganho de antena do que em potencia.
    Edbrito, valeu pela informação!

  18. #18
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    Ola!!!
    pegando embalo no forum....

    seguinte tive muitos problemas tbm com esses cartões da Senao se nao estou enganado sao os ENP-8206(acho que esse modelo), parei de usar eles e comecei a usa o R52, porem acredito que o R52 da Ubiquiti não seja omologado.

    mas tbm não tive mais problemas com perda de potencia, e sempre trabalho com no maximo 17dbm de potencia dele.


    abracos...

  19. #19

    Padrão

    poxa vida tb tive este problema, soh q nao eh com chuva o cartao baixava a potencia mesmo sem nada,,,resolvi o problema colocando um no-brake e uma fonte com boa amperagem ,,,,1Ampere para cada cartao e 500mw para a router,,,como tenho mk router 153 com 3 cartoes coloquei 3.5A por 18v,,,resolveu meu problema, nao abaixou a potencia mais....

  20. #20
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    massa cara nao sabia que poderia resolver-se dessa forma... da proxima vez vou tenta fazer o mesmo to com 3 cartões desses que baixam potencia pra levanta na torre
    vlw mesmo
    abracos...