+ Responder ao Tópico



  1. #201

    Padrão

    Citação Postado originalmente por denin Ver Post
    E PESSOAL TO COM 4 CARTOES DESSE VOU COMELAR A USAR AGORA E ESTA NO TEMPO DA CHUVA, SE DER ALGUM PROBLEMA EU POSTO AKI
    AVISO IMPORTANTE!!! ATENÇÃO!!!
    Os cartões Engenius Senao da linha 8602 possuem uma tabela de equivalência de potência para uso.
    A Senao Engenius publicou sua tabela devido a diversos problemas depois que vários cartões começaram a perder a potência devido ao mau uso do usuário em estressar o cartão utilizando-o acima do limite de potência do mesmo.
    Configuração para Mikrotik ou Outro Sistema
    CartãoPotência PadrâoOffset Potência Real de SaídaEMP-8602 PLUS-S 11a (5.8GHz)18 dBm 5 dB 23 dBm 11b/g (2.4GHz)19 dBm9 dB 28 dBmEMP-8602/8601 PLUS 11b/g (2.4GHz)19.5 dBm6 dB 25.5 dBm EMP-8602 E.T.S.I. 11a (5.8GHz)17 dBm5 dB 22 dBm 11b/g (2.4GHz)19 dBm6 dB 25 dBm EMP-3602/3601 (FCC) 11b/g (2.4GHz)19 dBm4 dB 23 dBm

  2. #202
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Isso logo que comprei os primeiros (e abandonei) já havia notado. Esses cartões não prestam.

  3. #203

    Padrão

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    AVISO IMPORTANTE!!! ATENÇÃO!!!
    Os cartões Engenius Senao da linha 8602 possuem uma tabela de equivalência de potência para uso.
    A Senao Engenius publicou sua tabela devido a diversos problemas depois que vários cartões começaram a perder a potência devido ao mau uso do usuário em estressar o cartão utilizando-o acima do limite de potência do mesmo.
    Configuração para Mikrotik ou Outro Sistema
    CartãoPotência PadrâoOffset Potência Real de SaídaEMP-8602 PLUS-S 11a (5.8GHz)18 dBm 5 dB 23 dBm 11b/g (2.4GHz)19 dBm9 dB 28 dBmEMP-8602/8601 PLUS 11b/g (2.4GHz)19.5 dBm6 dB 25.5 dBm EMP-8602 E.T.S.I. 11a (5.8GHz)17 dBm5 dB 22 dBm 11b/g (2.4GHz)19 dBm6 dB 25 dBm EMP-3602/3601 (FCC) 11b/g (2.4GHz)19 dBm4 dB 23 dBm
    Olá,
    O que você escreveu acima "devido ao mau uso do usuário em estressar o cartão utilizando-o acima do limite de potência do mesmo"
    Discordo plenamente, você tá supondo que os cartão engenius perde potencia porque os usuários não sabem usar a potencia do mesmo, e isso é uma mentira.

    Setei a potencia do engenius em 11db e mesmo assim ele perdeu potencia, tanto ele como R52h e outros, só não testei os ubiquite.
    Então amigo não é somente problema dos engenius, outra coisa eu ainda prefiro os engenius, pelo menos pra mim ele se saiu bem melhor que esses r52h da vida.

    Até

  4. #204

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Olá,
    O que você escreveu acima "devido ao mau uso do usuário em estressar o cartão utilizando-o acima do limite de potência do mesmo"
    Discordo plenamente, você tá supondo que os cartão engenius perde potencia porque os usuários não sabem usar a potencia do mesmo, e isso é uma mentira.

    Setei a potencia do engenius em 11db e mesmo assim ele perdeu potencia, tanto ele como R52h e outros, só não testei os ubiquite.
    Então amigo não é somente problema dos engenius, outra coisa eu ainda prefiro os engenius, pelo menos pra mim ele se saiu bem melhor que esses r52h da vida.

    Até

    Amigo, tudo foi testado em ambiente real de operacao, em funcionamento em torres de transmissao, link ptp e tudo mais, com omni, painel e direcional, o que esta acontecendo é que os usuarios estao torrando o transciever de saida do cartao engenius setando-os de forma errada, isso faz com que os cartoes trabalhem overclocado, esquentando absurdamente e ficando totalmente volatil a qualquer mudanca eletrostatica da atmosfera e esta minima que seja, erro ao setar configurações podem causar problemas, setar potencia errada além de perder a garantia pois overclock não da garantia amigo, estraga o sinal dos vizinhos e interfere em tudo.

    O que os provedores precisam é aprender a respeitar o que o fabricante diz e publica, os cartoes da senao não são ruims, se fossem não teriam vendido ja 230 mil unidades para o Brasil em 3 anos, ou teria alguma coisa errada nesta informação disponibilizada pela SENAO.

    Falar do R52 ou R52H é fácil, pois os controles internos de offset de potencia foram ajustados para o mikrotik, isso quer dizer que o valor que voce colocar no Mikrotik ou em qualquer outra plataforma que usa driver MADWIFI estarão trabalhando com a potencia correta.

    Agora só falta o publico dizer, ah, então é isso, por isso todos os outros cartoes do mundo não prestam, porque não sabemos fazer uma conta simples, POTENCIA MAXIMA - OFFSET = POTENCIA A SER COLOCADA NO MAXIMO NO MIKROTIK, já são dois absurdos, fazer um cartão trabalhar na potencia máxima, RUIDOS ABSURDOS e POTENCIA FORA DE CONTROLE, porque isso? porque os provedores ao inver de trabalharem certos, preferem jogar a potencia máxima possivel e fechar link, ja que vendem apenas xxkbps para seus usuarios, por favor amigos, vamos aprender a trabalhar corretamente.

    Potencia é bom, mas, não é tudo.

    Querem potencia, setem o XR2 corretamente e verão o que é potencia!

    Agora, coloquem o XR2 com a potencia total no Mikrotik e terão saida de 1.5watts por até 30 minutos até o cartão tambem perder toda a potencia, e porque? porque é simples, ele tem uma tabela de OFFSET também, então, basta respeitar e pronto, ai não terão dor de cabeça.

    Atenciosamente

    Daniel Manzatto
    Engenheiro de Telecomunicação
    USAImport
    Distribuidor Oficial Ubiquiti

  5. #205

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Olá,
    O que você escreveu acima "devido ao mau uso do usuário em estressar o cartão utilizando-o acima do limite de potência do mesmo"
    Discordo plenamente, você tá supondo que os cartão engenius perde potencia porque os usuários não sabem usar a potencia do mesmo, e isso é uma mentira.

    Setei a potencia do engenius em 11db e mesmo assim ele perdeu potencia, tanto ele como R52h e outros, só não testei os ubiquite.
    Então amigo não é somente problema dos engenius, outra coisa eu ainda prefiro os engenius, pelo menos pra mim ele se saiu bem melhor que esses r52h da vida.

    Até
    Colega eu tive o mesmo problema que você só que em 7 cartões EnGenius Plus.

    Faça o aterramento da RB usando os parafusos de fixação, passa um fio em todos eles e depois ligue a um dos parafusos de sua torre utilizando uma uma arruela e porca galvanizada ou zincada.

    Pedi foi 7, quando fui ver era o aterramento da RB.

  6. #206

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Colega eu tive o mesmo problema que você só que em 7 cartões EnGenius Plus.

    Faça o aterramento da RB usando os parafusos de fixação, passa um fio em todos eles e depois ligue a um dos parafusos de sua torre utilizando uma uma arruela e porca galvanizada ou zincada.

    Pedi foi 7, quando fui ver era o aterramento da RB.
    Olá,

    Eu só consegui resolver depois que coloquei o centelhador, aterrei ele, aterrei o painel de comando a rb e a torre tbm.


    Valeu

  7. #207

    Padrão

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Amigo, tudo foi testado em ambiente real de operacao, em funcionamento em torres de transmissao, link ptp e tudo mais, com omni, painel e direcional, o que esta acontecendo é que os usuarios estao torrando o transciever de saida do cartao engenius setando-os de forma errada, isso faz com que os cartoes trabalhem overclocado, esquentando absurdamente e ficando totalmente volatil a qualquer mudanca eletrostatica da atmosfera e esta minima que seja, erro ao setar configurações podem causar problemas, setar potencia errada além de perder a garantia pois overclock não da garantia amigo, estraga o sinal dos vizinhos e interfere em tudo.

    O que os provedores precisam é aprender a respeitar o que o fabricante diz e publica, os cartoes da senao não são ruims, se fossem não teriam vendido ja 230 mil unidades para o Brasil em 3 anos, ou teria alguma coisa errada nesta informação disponibilizada pela SENAO.

    Falar do R52 ou R52H é fácil, pois os controles internos de offset de potencia foram ajustados para o mikrotik, isso quer dizer que o valor que voce colocar no Mikrotik ou em qualquer outra plataforma que usa driver MADWIFI estarão trabalhando com a potencia correta.

    Agora só falta o publico dizer, ah, então é isso, por isso todos os outros cartoes do mundo não prestam, porque não sabemos fazer uma conta simples, POTENCIA MAXIMA - OFFSET = POTENCIA A SER COLOCADA NO MAXIMO NO MIKROTIK, já são dois absurdos, fazer um cartão trabalhar na potencia máxima, RUIDOS ABSURDOS e POTENCIA FORA DE CONTROLE, porque isso? porque os provedores ao inver de trabalharem certos, preferem jogar a potencia máxima possivel e fechar link, ja que vendem apenas xxkbps para seus usuarios, por favor amigos, vamos aprender a trabalhar corretamente.

    Potencia é bom, mas, não é tudo.

    Querem potencia, setem o XR2 corretamente e verão o que é potencia!

    Agora, coloquem o XR2 com a potencia total no Mikrotik e terão saida de 1.5watts por até 30 minutos até o cartão tambem perder toda a potencia, e porque? porque é simples, ele tem uma tabela de OFFSET também, então, basta respeitar e pronto, ai não terão dor de cabeça.

    Atenciosamente

    Daniel Manzatto
    Engenheiro de Telecomunicação
    USAImport
    Distribuidor Oficial Ubiquiti
    Amigo, você caiu de para-quedas aqui neste post e está tentando jogar a culpa da perca de potencia nos cartãos em cima dos usuário, e isso eu não concordo.

    Se quiser eu te provo que não é o valor que foi setado em tx-power que enfraquece os cartão, se tiver um pouco de paciencia leia esse post desde inicio e verá que todos que tiveram esse problema não resolveu ele baixando a potencia dos cartão, eu sou um deles, comprei um cartão novinho setei em 9db, e na primeira chuva ele foi pro saco.

    O meu problema foi resolvido, e a potencia setado no meu mk é default 18db, e não para de chover aqui, e o sinal continua igual a quando eu instalei. Então frisando não é a potencia setado no mk que vai enfraquecer os cartão.

    Até
    Última edição por eduardomansano; 20-01-2009 às 11:01.

  8. #208

    Padrão

    Estou com problema em um PCAP o cartão depois de umas quedas de energias e chuvas perdeu potencia, troquei por outros cartões, e o sinal ainda continuo baixo nos clientes. troquei antena omni pigtail e nada resolveu.

    Vou tentar usar um centelhador para ver se resolve o problema.

  9. #209

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cordeirog3 Ver Post
    Estou com problema em um PCAP o cartão depois de umas quedas de energias e chuvas perdeu potencia, troquei por outros cartões, e o sinal ainda continuo baixo nos clientes. troquei antena omni pigtail e nada resolveu.

    Vou tentar usar um centelhador para ver se resolve o problema.
    tentou trocar fonte? cabos?

  10. #210

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cordeirog3 Ver Post
    Estou com problema em um PCAP o cartão depois de umas quedas de energias e chuvas perdeu potencia, troquei por outros cartões, e o sinal ainda continuo baixo nos clientes. troquei antena omni pigtail e nada resolveu.

    Vou tentar usar um centelhador para ver se resolve o problema.

    Olá amigo, mau lhe pergunto, vc leu esse post desde inicio?

    Tem a solução nas ultimas páginas, mais não vai adiantar vc só colocar centelhador se não tiver um aterramento e aterrar a sua placa mãe, painel torre etc.

    flw

  11. #211

    Thumbs up

    Olá Amigos !
    Para quem não precisa de muita potencia tem a opção de usar em PC-AP a DWL-AG530, elá esta Homologada novamente e pela Própria D-link !

    Tenho 5 aqui funcionando um ano e meio sem problemas !!!

    Os meus últimos cartões EMP PLUS S versão (1) acabaram, e o vendedor disse que não vem mais este so tem agora com a versão (3) que e uma bosta completa!

    O da versão (1) pelo menos dura uns dois meses sem problemas, mas depois a perca de potencia no meu caso, sentido cliente torre começa os problemas e ai mais um mês pra ter certeza que ele não presta mais! Tenho dois cartões trabalhando num PTP em 5,8 GHz este no começo dava 22MEGA de troug e agora ta com 16mega, e só uma questão de tempo para eu ter que trocar para o XR5!

    Essa semana ta chegando minhas AG530 vou substituir 5 EMP por elas, quase fiz a besteira de comprar um RB600 e colocar 4 EMP-PLUS-S novos ! Pois não adianta Lixo é Lixo!!! Duvido alguém que fale mal da AG530!

    Bom fica ai a dica pra quem usa PC-AP e pra quem não usa pense na possibilidade de montar um!

    Pois pelos estudos que fiz não vi vantagem nenhuma na RB! (Pouco Processamento, memória e sempre a velha historia da fonte!)

    Coloquei uma foto do meu PC-AP-DUAL com Varias AG530 hehehe

    Abraços a todos !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         caixa.jpg
Visualizações:	275
Tamanho: 	51,0 KB
ID:      	3468  
    Última edição por Giovani.couto; 28-01-2009 às 20:57.

  12. #212

    Padrão

    Show de bola hein, qual a medida dessa caixa?

  13. #213

    Padrão

    Olá amigos, nesse caso, as respostas dos amigos acima tem razão, primeiro potência elevada em painéis geram ruídos nas bordas, ex. tds os paineis irradiam +/- 15% acima do seu grau de cobertura, então qd vc usa 4 de 90°, um vai poluir o outro se setar uma potência acima de 250mW, na omni a coisa ainda é+ agravante, seu cartão c/certeza trab numa temperatura extrema a 400mW, sempre dps da chuva td calor gerado internamente fz c/aumente drasticamente a umidade interna da cx. herm, onde o mpci é mt senvível a essa umidade, segundo o fabricante diz q é p/aguentar d 5% à 95% a umidade do ar, +temos 10% p/+ e p/-, onde a troca brusca tende a oxidar vários componentes e o chipset RF-OUT condensa sendo irreversível esse problema, por isso, o cartão n chg a queimar, e sim, perde potência e até msm deixa d env sinal.
    Deixei uma dica mt boa p/resolver essa questão no forum...
    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S - Under-Linux.org

    Vou deixar um trecho aqui da dica, + Dêem uma olhada e comentem...

    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S

    Grandiosa dica quero compartilhar c/vcs aqui, percebi q este cartão consegue lidar até c/60 ou+ conexões simultâneas, desde que n sofra poluição, exemplo, coloquei minha Rb-433ah alimentada por uma fonte de notebook 19Volts 3,34-Amperes...

    continue no link.... hehehe
    Dica p/ otimizar o Cartão EMP-8602 Plus-S - Under-Linux.org

    Grande abraço à tds !

  14. #214

    Padrão

    giovanni onde você viu que as g530 foram rehomologadas? P/ uso com antena externa? e a dlink voltou a fabricar as placas com chips atheros?

  15. #215

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    giovanni onde você viu que as g530 foram rehomologadas? P/ uso com antena externa? e a dlink voltou a fabricar as placas com chips atheros?
    Olá Amigo!

    Teve ums que disseram que não tinha sido Homologada coisa nenhuma ! sem ao menos ter procurar primeiro !!!

    Claro que isto não é pra você !

    Aqui está o que me pediu !

    Certificado de Homologação - Requerimento nº 2200/08


    Sim é o mesmo Chip so mudou a versão do firmware!!

    Abraços

  16. #216

    Padrão

    Ola a todos, so iniciante aqui no forum, venho acompanhando esse topico a algum tempo, em busca da mesma solução que todos, bom consegui resolver o meu problema trocando minhas engenius por XR2, antes da troca pelas XR2 havia "queimado" 4 engenius, era so chover e perdia a potencia das placas, depois da troca pela XR2 não tive mais problemas, ja é a 3 ou 4 vez que chove forte e graças a Deus elas estão firmes e fortes. Sei que minha resposta nao soluciona o problema com as engenius mais pelo menos nao estou mais gastando dinheiro com cartões que perdiam potência.

    Um grande abraço a todos aqui do forum, espero ter ajudado...

  17. #217

    Padrão

    Ola colega, vi sua resposta, aki comigo acontece o contrario, usava Xr2, e quando chove perco os cartoes,, ele perde sinal nos cliente, efica uma bosta,, ai mudei pra Engenius e di boa, vc usa algum protetor de surto ai, como eh seu sistema na RB de energia, e de cabos ate a antena??

  18. #218

    Padrão

    Agora complicou.

    Pelo post do Hunther e do Aka, fica complicado optar por um ou outro cartão.
    E eu que já estava conformado em investir num XR2.

    Pelos dois relatos o problema então não é com a marca do cartão. Volta tudo a estaca zero.

  19. #219
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    pra mim os engenius soh nao queimam usando com setorial, se colocar em omni eh chover q ela se vai

  20. #220

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    pra mim os engenius soh nao queimam usando com setorial, se colocar em omni eh chover q ela se vai
    Qual seria a explicação para este fato?
    Será que a omini já está trabalhando no limite aceitável de ROE e com a chuva altera mais ainda a impedância da antena e sobrecarrega o cartão?

    Mas e aí como fica o controle automático de ganho do cartão? Dias desses foi postado aqui que roe alta não queima cartão. Que dá até para deixar de conectar antena que não queima.
    E agora?