+ Responder ao Tópico



  1. #221
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    eu nao encontro explicação, mas na pratica é o que aconteceu pra mim.

  2. #222

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    eu nao encontro explicação, mas na pratica é o que aconteceu pra mim.
    Ola amigo,andei me informando com o pessoal da UBNT,,, e o cartao XR2... tinha esses problemas mesmo quando ligados em ominis, sofria descargas.... e na primeira chuva ia pro saco... agora eles resolveram, e bastante gente usa eles sem problemas, vou voltar a usa-los e testar...

    Sobre cartoes, o q funciona 100% eh o R52H, nao consome muita energia, nao sofre muita interferencia. e aguenta dependendo da estrutura, e clientes, ate 40 simultaneos..... to com 3 deles aki numa RB 433, com fonte de 18 V 5A. show... sinais dos clientes entre 52-77 no stringh.

  3. #223

    Padrão Xr2

    Olá pessoal, essa semana usei um XR2 sem sucesso, mudei ele para o antena B ficou melhor o sinal mais depois da chuva.. perdi ele! sinal fraco novamente
    vou aterar a torre colocar para raio e fazer as dicas aqui do forum, depois da primeira chuva posto o resultado.. aaa lembrando casei do R52 e engenius... mas nao desisti vou compralos novamente depois de feita todas as alterações necessárias nos pontos! ()'s

  4. #224

    Padrão

    Alguém sabe como o MK trabalha com a função circulada em vermelho ?, não vi mudança alguma em se colocando o ganho da antena ou deixando em 0.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         gain.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	55,4 KB
ID:      	3757  

  5. #225

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Alguém sabe como o MK trabalha com a função circulada em vermelho ?, não vi mudança alguma em se colocando o ganho da antena ou deixando em 0.
    Isso serve da seguinte forma: você coloca o ganho da antena e escolhe "brazil" no "regulatory domain". Assim, em Tx Power, quando você colocar "default", o MK vai usar o máximo possível do cartão, mas obedecendo a legislação do país.

    No nosso caso, suponha que você coloque ali 17 dBi como ganho da antena. Sabendo que o limite máximo que a Anatel permite de saída é de 36 dBm (4 W), o MK vai ajustar a potência do cartão pra 19 dBm se você colocar em "default", pois 19 + 17 = 36.

    Essa opção deveria ser usada sempre, assim todo mundo respeitaria os limites de cada região.

  6. #226

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Isso serve da seguinte forma: você coloca o ganho da antena e escolhe "brazil" no "regulatory domain". Assim, em Tx Power, quando você colocar "default", o MK vai usar o máximo possível do cartão, mas obedecendo a legislação do país.

    No nosso caso, suponha que você coloque ali 17 dBi como ganho da antena. Sabendo que o limite máximo que a Anatel permite de saída é de 36 dBm (4 W), o MK vai ajustar a potência do cartão pra 19 dBm se você colocar em "default", pois 19 + 17 = 36.

    Essa opção deveria ser usada sempre, assim todo mundo respeitaria os limites de cada região.
    Eu estava desconfiado que era isso mesmo.

    Mas quando usa esta opção, aquela questão do MK fazer uma leitura do cartão com mais 10db deixa de existir?
    Ou seja, nem precisa se preocupar com configurar a potencia do cartão?

  7. #227

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu estava desconfiado que era isso mesmo.

    Mas quando usa esta opção, aquela questão do MK fazer uma leitura do cartão com mais 10db deixa de existir?
    Ou seja, nem precisa se preocupar com configurar a potencia do cartão?
    Aí, usando esses cartões vai lambançar tudo, pois o MK vai acabar colocando 10 dBm a mais por causa desse problema.

    Esqueci de falar: tem que escolher "regulatory domain" em "Frequency mode" pra fazer isso funcionar.

  8. #228

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Ola amigo,andei me informando com o pessoal da UBNT,,, e o cartao XR2... tinha esses problemas mesmo quando ligados em ominis, sofria descargas.... e na primeira chuva ia pro saco... agora eles resolveram, e bastante gente usa eles sem problemas, vou voltar a usa-los e testar...

    Sobre cartoes, o q funciona 100% eh o R52H, nao consome muita energia, nao sofre muita interferencia. e aguenta dependendo da estrutura, e clientes, ate 40 simultaneos..... to com 3 deles aki numa RB 433, com fonte de 18 V 5A. show... sinais dos clientes entre 52-77 no stringh.
    Olá pessoal,

    bem, tentei usar R52h e pra mim não vi diferença alguma quanto ao engenius, perdeu a potencia do mesmo jeito.

    Semana passada eu troquei o R52H por Xr2 que tinha perdido potencia em uma torre que desde coloquei não tinha parado de queimar cartão, e depois de 1 semana de uso "Acredito que solucionou o problema", pois já aguentou várias chuvas fortes, antes os cartão r52h e senao não aguentava uma garoa.

    Hoje chega mais um xr2 e vou colocar em outra torre que mesmo depois de fazer aterramento e colocar para raio, o cartão perdeu um pouco de potencia, não perdeu a mesmo potencia que perdia antes de eu fazer um aterramento decente e colocar para raio.

    Bem eu tava querendo comprar mais 2 xr2, mais vou esperar mais um pouco para ver se realmente esses xr2 vai aguentar o tranco mesmo, até então só tinha visto relato de uma pessoa falando que os xr2 tinha perdido potencia, agora apareceu mais duas, comecei a ficar com pé atraz.

    flw

  9. #229

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Ola colega, vi sua resposta, aki comigo acontece o contrario, usava Xr2, e quando chove perco os cartoes,, ele perde sinal nos cliente, efica uma bosta,, ai mudei pra Engenius e di boa, vc usa algum protetor de surto ai, como eh seu sistema na RB de energia, e de cabos ate a antena??
    Ola, obrigado pelo comentario, aqui nao utilizo protetor de surto não, uso fonte 24v 3a, ligado na minha RB 433ah com 2 cartões xr2, um ligado na Omini hyperlink 15dbi e o outro faço uma visada de + ou - 9 km. tanto pra omini quanto pra antena setorial uso cabo rgc213, aterrado em 2 barras de cobre de 2 mts. abraços.

  10. #230

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Agora complicou.

    Pelo post do Hunther e do Aka, fica complicado optar por um ou outro cartão.
    E eu que já estava conformado em investir num XR2.

    Pelos dois relatos o problema então não é com a marca do cartão. Volta tudo a estaca zero.
    Falai colega, então, como postei anteriormente, no meu caso resolveu... lembrando q a unica coisa que alterei foi as placas de engenius pra xr2, mantenho tudo no estado "original" rsrs ou seja nao mexi em nada na minha estrutura. e Olha só, ja choveu umas 5 ou 6 vezes (chuva forte, chuva forte com raios, chuva moderada e garoa) depois q troquei pelos xr2 acabou meu problema.
    Hoje faz 17 dias que coloquei os xr2 e ate agora graças a Deus esta tudo na perfeita ordem. abraços

  11. #231

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hunther Ver Post
    Ola, obrigado pelo comentario, aqui nao utilizo protetor de surto não, uso fonte 24v 3a, ligado na minha RB 433ah com 2 cartões xr2, um ligado na Omini hyperlink 15dbi e o outro faço uma visada de + ou - 9 km. tanto pra omini quanto pra antena setorial uso cabo rgc213, aterrado em 2 barras de cobre de 2 mts. abraços.
    Blz entao, vo ve aki, la quando estragava esses Xr2 meus, eu desisti, pq a torre foi montada sem prote;'cao e tudo, hj ta tudo protegido,, vo compra eles denovo pra usar... vlw. a unica difere'ca q uso em uma RB 433 aki fonte de 18V 3,5A, e quero muda pra aumenta a amperagem.

  12. #232

    Padrão

    Duvida....R52h é o R52-350??? Se for, os R52H sao piores que os engenius.... Pq eu tenho no minimo 4 aki sem potencia....

  13. #233

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Duvida....R52h é o R52-350??? Se for, os R52H sao piores que os engenius.... Pq eu tenho no minimo 4 aki sem potencia....
    Que Rb tu usa?

    O fabricante das rb serie 400 dizem que o 8602 não é estável nestas RB. Mas se os R52H também dão pau, dai fica cada vêz mais dificil escolher cartão.

  14. #234

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Que Rb tu usa?

    O fabricante das rb serie 400 dizem que o 8602 não é estável nestas RB. Mas se os R52H também dão pau, dai fica cada vêz mais dificil escolher cartão.
    os cartoes estragaram usando 133c

  15. #235

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Duvida....R52h é o R52-350??? Se for, os R52H sao piores que os engenius.... Pq eu tenho no minimo 4 aki sem potencia....
    O R52H é um cartao, esse q tem no ship colocado 350, eh o R52, esse é so 80mW de potencia em 2.4 e o R52H é 300mW de potencia em 2.4

    O erro q vejo muito, é as porras de vendedores vendendo cartao R52, como R52h...

  16. #236

    Padrão

    eu tive esse problema aqui duas vezes, na primeira era cabo mal feito,na segunda eu achava que era os cartoes engenius, (de tanto que falavam mal), depois fui notar que tinha um ip sem controle de banda, o cara tava sugando toda a banda, baixando a quase 4 megas, e pra suprir o dl do cara os cartões perdiam potencia,caim pela metade, clientes desconectavam e o escambal,depois que adicionei o ip no queue o sinal simplesmente explodiu...

  17. #237

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    O R52H é um cartao, esse q tem no ship colocado 350, eh o R52, esse é so 80mW de potencia em 2.4 e o R52H é 300mW de potencia em 2.4

    O erro q vejo muito, é as porras de vendedores vendendo cartao R52, como R52h...

    É exatamente desse jeito.

    Eu acho na minha opnião, o R52H o melhor cartão para ser usado nas RBS.
    Ele não tem excesso de potencia, e não da muito problema.

  18. #238

    Padrão Eletronic Surcharge Discarche

    Olá Pessoal,

    Para aqueles que ainda estão com problemas de queda de potencia do cartão após a chuva, ou para aqueles que ja resolveram colocando ubiquiti e não entenderam o porque só os ubiquiti não enfraque.

    Tenho uma informação importante.

    Os cartão Ubiquiti possuem ESD " Eletronic Surcharge Discarche " que serve para amortizar as discargas atmosféricas, segundo informação de um fornecedor de produtos wirelles, segundo ele alguns engenius 8602 e R52h tbm tem o ESD incorporado, para mim isso explica o porque dois cartão 8602 não teve esse problema de queda de potencia, ele tem o ESD incorporado em algumas versões.

    E para quem não quer gastar R$ 500,00 em um cartão ubiquiti, tem o senão 8603 já com o ESD incorporado e saida para fonte externa auxiliar,
    http://www.engeniustech.com/resource...t_20080805.pdf.
    Eu to comprando um para colocar na minha ultima torre que ainda não coloque ubiquiti, mais segundo ele os clientes que estavam tendo esse mesmo problema e colocaram o cartão 8603 o problema foi resolvido.

    Eu vou colocar esse cartão e volto para postar o resultado

    Um abraço a tds

  19. #239

    Padrão

    Este ESD pode explicar muita coisa que não tinha resposta.
    Suposições vieram de todos os lados.
    Um lá dizia que era conector que entrava água. Outro que não entrava água dizia que era por causa do aterramento, e por ai vai. Agora parece que tem um a explicação lógica: projeto. O Magal já tinha alertado para isso.
    Particularmente eu não podia entender o porquê após um temporal um cartão iria dar pau, se não entrou água na caixa hermética.
    Agora começa a clarear.
    Só vai ficar faltando a homologação da criança.

  20. #240

    Padrão

    Eu vou pesquisar mais sobre esse cartão 8603 e ver sobre HOMOLOGAÇÂO dele.
    Aiposto resultados.