Página 4 de 13 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Aka2005,

    Sim, mais eu nunca usei mais de 22dbm em txpower alias nessa repetidora sempre os cartões estavam em potencia default, e depois dessas percas de cartão eu passei todos meus cartão para default, menos os cartão do enlace.

    E outra, eu fiz o teste aumentando a potencia, cheguei a esmerilhar o cartão com 27dbm, e mesmo assim, não mudou nadica de nada, potencia é só ilusão, mais o porque um engenius tem um desenpenho ou aproveitamento de sinal melhor que outro identico, pelo jeito não deve ter inspetor de qualidade na engenius, e os cartão sai de qualquer jeito heheeh

  2. #62

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Aka2005,

    Sim, mais eu nunca usei mais de 22dbm em txpower alias nessa repetidora sempre os cartões estavam em potencia default, e depois dessas percas de cartão eu passei todos meus cartão para default, menos os cartão do enlace.

    E outra, eu fiz o teste aumentando a potencia, cheguei a esmerilhar o cartão com 27dbm, e mesmo assim, não mudou nadica de nada, potencia é só ilusão, mais o porque um engenius tem um desenpenho ou aproveitamento de sinal melhor que outro identico, pelo jeito não deve ter inspetor de qualidade na engenius, e os cartão sai de qualquer jeito heheeh

    Houve mudanca nos engenius, antes eram 400mw (EMP-8602 acho) e agora sao 600mw (EMP-8602 PLUS)... talvez seja isso, mudou o cartão, fodeu tudo... eu tenho torres com cartão antigo, pode chover o que for que não acontece nada, agora em uma torre nova com estes modelo novo deu este problema tb... mas ainda não troquei o cartão pra saber se foi mesmo o cartão....

  3. #63

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Aka2005,

    E outra, eu fiz o teste aumentando a potencia, cheguei a esmerilhar o cartão com 27dbm, e mesmo assim, não mudou nadica de nada, potencia é só ilusão, mais o porque um engenius tem um desenpenho ou aproveitamento de sinal melhor que outro identico, pelo jeito não deve ter inspetor de qualidade na engenius, e os cartão sai de qualquer jeito heheeh
    A potencia do cartao se vai enxergar vendo q vc esta jogando sinal mais longe... nos clientes q tem ja instalado a diferença de mudança é poca mesmo... mas eu gostei desses engenus aki, nao tenho mais problemas com eles, uso R52 tbm.. tudo blz.

  4. #64
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo, já verificou a umidade dentro da sua caixa após as chuvas. Note, estou falando de condensação.

  5. #65

    Padrão

    Magal,
    Eu não tinha pensado nisso, e agora que me toquei que uma das repetidoras que deu problema, tem dois coolers assoprando para dentro da caixa hermética, pode ser isso tbm né!
    Mais a outra repetidora que deu problema, a caixa hermética era selada e não tinha como mudar a humildade interna, então sei lá.

  6. #66

    Padrão

    Pessoal toh pirandoooo.....como quase todos os amigos deste tópico eu tb uso cartao engenius emp-8602 plus-s....nao eh toda chuva nao,,,quando vem chuva com raio em duas torres minhas o cartao engenius conectado em antena omni fica fraco e fraco ateh ninguem conectar mais,,,,,engraçado que tenho o mesmo cartao na mesma router mas com antena setorial que nunca me deu problema de cartao...enquanto da omni ja troquei de tudo desde cabo a router e tudo....mas sempre o cartao da omni depois de chuva com raio pode ateh ser bem longe os raios tipo quilometros de distancia,,,o cartao vai ficando fraco ateh nao funcionar mais,,,,,,ja pensei em muita coisa pra fazer mas nada funciona....alguma idéia pelo amor de Deus caros colegas.....

  7. #67

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cyberpool Ver Post
    Pessoal toh pirandoooo.....como quase todos os amigos deste tópico eu tb uso cartao engenius emp-8602 plus-s....nao eh toda chuva nao,,,quando vem chuva com raio em duas torres minhas o cartao engenius conectado em antena omni fica fraco e fraco ateh ninguem conectar mais,,,,,engraçado que tenho o mesmo cartao na mesma router mas com antena setorial que nunca me deu problema de cartao...enquanto da omni ja troquei de tudo desde cabo a router e tudo....mas sempre o cartao da omni depois de chuva com raio pode ateh ser bem longe os raios tipo quilometros de distancia,,,o cartao vai ficando fraco ateh nao funcionar mais,,,,,,ja pensei em muita coisa pra fazer mas nada funciona....alguma idéia pelo amor de Deus caros colegas.....
    Interessante vc dizer isso, no meu caso a antena é omni tambem, nos locais onde tenho setorial tenho o modelo antigo do cartão, mas pode ser que o problema esteja relacionado também com o tipo de antena...

  8. #68

    Padrão

    será que pode ser a omni?? pensando bem a minha omni eh o topo da minha torre,,,,,vou tentar o aterramento tanto da torre como da fonte de alimentaçao....e aproveitando estou projetando uma fonte de alimentaçao para as router mikrotik,,,,que seja filtrada, estabilizada, com proteçao e com saida para o terra....interessados me mandam uma mp para que possamos fazer um projeto bom barato e que todos possam usufruir...

  9. #69
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Caro Eduardo,

    Vou te explicar uma coisa: Não existe caixa selada, pois você usa prensa cabos e a própria vedação de borracha da caixa se não estiver integra deixam o ar entrar (para ser totalmente vedada teria que ser pressurizada).

    O ideal não é colocar ar para dentro e sim retirar o ar quente de dentro da caixa, todas as minhas tem 2 exaustores,
    o da fonte e um auxiliar.

    Faça uns testes, coloque um agente desumidificante do tipo sílica gel no interior da caixa ou substitua a mesma.

    OBs: Os componentes SMD da placa são altamente sensíveis a umidade, principalmente se tratado de RF.

    Em todas as minhas caixas coloco este terminal de ventilação (Da Tigre) nas saídas de ar do exaustores, evitando assim que uma rajada muito forte de vento leve aquela "poeira" de água para o interior.
    Imagens Anexas Imagens Anexas  
    Última edição por Magal; 17-10-2008 às 18:40.

  10. #70

    Padrão

    Magal, Valeu mesmo pela dica, vou tentar fazer o que você me falou em uma nova repetidora que irei instalar no domingo, e aproveitando a oportunidade, hoje começei a analizar os cartão com problema e um deles está oxidado em alguns pontos, então isso significa que tá entrando humidade dentro da caixa hermética.

    Obrigado

  11. #71

    Padrão Teoria da Queima dos Cartoes Engenius

    aaah,,pessoal mais um detalhe que notei,,,,no meu caso quando os catoes queimao ou perdem a potencia sempre a router esta com 3 cartoes ou seja com todos os slots ocupados,,,,,,agora me lembro que um dia ,,,minha torre principal sempre funcionou muito bem com 2 cartoes router rb433.....no dia que coloquei o 3º no mesmo dia queimou o cartao que estava ligado na omni.....tenho uma teoria de q as proprias fontes das router mikrotik estao fazendo isso,,,,pq os cartoes engenius usam 1 ampere de corrente se os 3 cartoes estiverem em pleno funcionamento acho q os componentes da fonte da router nao aguentam e aumentam a voltagem de trabalho...que eh de 3.3V causando a queima do cartao.....claro que no caso de nossos colegas que estao com umidade na caixa esta teoria nao eh valida....espero opnioes sobre este assunto...pq ficar toda vez comprando cartoes quebra empresa....hehe...vlw a todos.....

  12. #72

    Padrão Choveu Novamente e Resumindo F.....!!!!!

    Olá Pessoal,

    Hoje cedo quando acordei, notei que tava chovendo, e lá fui eu olhar meu not, que fica ligado a madrugada inteira, e quando olhei o msn tentando conectar, pensei comigo, PUTA QUE PARIU!!!, lá foi meu sinal pra cucuia novamente, e foi uma chuvinha de 30 minutos.

    Tinha trocado esse cartão faz menos de uma semana, tinha ficado legal, até essa chuva!

    Outros detalhes, eu tive problema em duas repetidoras, uma eu substitui por pc-ap, e o sinal melhorou com a chuva, e pra minha sorte, os dois cartão que tava na garantia, eu mandei para troca, e chego ontem, dai eu coloquei na rb que eu troquei pelo pc-ap e coloquei no ar para teste, e batata fodeu o cartão novamente!

    Resumindo, estou com duas repetidoras novamente com problemas nos cartão aonde está as omini, não me resta mais o que fazer do que pegar tudo e mandar pra troca, so pode ser a rb que deve estar ferrando esses cartão quando muda o tempo!


    Alguem conhece um pai de santo bom por ai???, acho que to precisando dem um!!!!!
    Última edição por eduardomansano; 18-10-2008 às 18:26.

  13. #73
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Colega, a RB não vai danificar os cartões por causa das chuvas, deve ser algo em suas instalações que provoca o problema na RB.

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Olá Pessoal,

    Hoje cedo quando acordei, notei que tava chovendo, e lá fui eu olhar meu not, que fica ligado a madrugada inteira, e quando olhei o msn tentando conectar, pensei comigo, PUTA QUE PARIU!!!, lá foi meu sinal pra cucuia novamente, e foi uma chuvinha de 30 minutos.

    Tinha trocado esse cartão faz menos de uma semana, tinha ficado legal, até essa chuva!

    Outros detalhes, eu tive problema em duas repetidoras, uma eu substitui por pc-ap, e o sinal melhorou com a chuva, e pra minha sorte, os dois cartão que tava na garantia, eu mandei para troca, e chego ontem, dai eu coloquei na rb que eu troquei pelo pc-ap e coloquei no ar para teste, e batata fodeu o cartão novamente!

    Resumindo, estou com duas repetidoras novamente com problemas nos cartão aonde está as omini, não me resta mais o que fazer do que pegar tudo e mandar pra troca, so pode ser a rb que deve estar ferrando esses cartão quando muda o tempo!


    Alguem conhece um pai de santo bom por ai???, acho que to precisando dem um!!!!!

  14. #74

    Padrão

    Caro Maqal,
    Não acredito que seja problema na instalação, pois essas duas repetidoras posso te falar que não tem "ganbiarras", estou usando cabo lmr400 comprado pronto, pig tail de qualidade, caixa hermética especifica para rbs com travas,fonte 18v 3.5Amp, a antena omini é uma hyperteck de 12dbi nova tbm, está com um nobreak apc de 1200va, ou seja impecavel, tenho mais duas repetidoras que só tem ganbiarra, caixinha hermética da mais barata, com furo, tudo apertado dentro, com cabo montado e não me deu problema até agora!

    Só pode ser essas duas RBs que esteja com algum defeito, senão aonde eu troquei uma delas e coloquei o pc-ap, teria dado o problema depois da chuva, e foi ao contrario o sinal melhorou!

    E outra coisa, que não consigo entender, só enfraqueceu os cartão aonde está as omini, os cartão que estão com antena de grade fazendo enlace, continua do mesmo jeito!

    Vai entender!!!

  15. #75

    Padrão

    Galera o meu caso também foi com onmini, sendo assim eu acho que está mais do que provado pela maioria dos comentários aqui deste tópico que é a onmini com o mal tempo que provoca o dano no cartão!

    Algum fato físico provocado pela soma da onmini + chuva (ar ionizado) que acaba danificando o cartão. Pode ser a construção geométrica da onmini combinado com o ar ionizado que provoca alguma eletricidade estática que acaba atingindo o cartão, só pode ser isso!

  16. #76

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post
    Galera o meu caso também foi com onmini, sendo assim eu acho que está mais do que provado pela maioria dos comentários aqui deste tópico que é a onmini com o mal tempo que provoca o dano no cartão!

    Algum fato físico provocado pela soma da onmini + chuva (ar ionizado) que acaba danificando o cartão. Pode ser a construção geométrica da onmini combinado com o ar ionizado que provoca alguma eletricidade estática que acaba atingindo o cartão, só pode ser isso!
    Colega eu uso setorial Ideal de 15dbi e deu o mesmo problema.
    Mas no meu caso é que tem uma torre de uma operadora a uns 15 metros da minha e no dia da chuva caiu muito raio lá e a caixa da RB não está aterrada.
    O meu pode ter sido por falta de aterramento na RB.

  17. #77

    Padrão

    Caro Vini,

    Tava pensando no que o nosso colega magal nos relatou, e cheguei a conclusão que pode ser humidade mesmo, pois essas duas RBs, estão com uma caixa hermética com duas ventoinhas soprando vento pra "fora", as outras Rbs estão com caixa hermpetica sem ventilação nenhuma, to achando o seguinte, pode ser que antes da chuva tava quente lá dentro da caixa, e com a chuva as ventoinhas tenha soprado ar gelado pra dentro e tenha dado algum tipo de choque térmico no cartão que está a omini.

    Eu estou montando outro pc-ap para substituir por essa rb que está ferrando cartão, mais antes disso hoje a noite eu vou subir na torre desligar as ventoinhas, e tentar selar a entreda de ar, tava pensando em susbtituir a fonte que está lá hoje por uma fonte de PC tbm, mais acho que não deve ser ela o calsador do problema!

  18. #78

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Colega eu uso setorial Ideal de 15dbi e deu o mesmo problema.
    Mas no meu caso é que tem uma torre de uma operadora a uns 15 metros da minha e no dia da chuva caiu muito raio lá e a caixa da RB não está aterrada.
    O meu pode ter sido por falta de aterramento na RB.
    Aqui pensei que fosse aterramento, aterrei a carcaça da RB com um fio 2,5 direto no meu aterramento e surpresa:
    Primeira chuva de 1 hora mais ou menos e FODEU o cartão de novo...

    A caixa está bem isolada, mas não tem ventilação...

    Unica coisa que nao fiz foi trocar a fonte, mas tem colegas aqui que relataram que tem fonte de 3,5a e deu problema tb.

    Vc usa setorial e deu problema tb.

    Qual a solução? Usar radinho mixuruca, porque neste local onde dá problema eu tinha zinwell e eles não dão estes problemas...

  19. #79

    Padrão

    Cara ker acabar com essa dor de caberça esses Senao ke estão vindo agora tão uma porc? tb ja perdi 2 assim !! depois ke troquei por um Ubiquiti ai acabaram meus problemas.

  20. #80

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Taigrobo Ver Post
    amigão bote fé no chegado de mais acima, o problema ta na fonte de energia, na verdade fiz testes nestes cartoes e o q descobri é q o consumo é baixo, geralmente menos de 1 amp, porem sempre tive problemas de falta de potencia com certo tempo, foi depois q mudei minhas fontes de 12v para 24v q os problemas acabaram, e nem precisei de aumentar a amperagem.... trabalho 24v 1amp, com rb433ah, usando dois r52h + senao, isso em uma de minhas configurações pois tenho outras com outros cartoes misturados... e todas rodam blz com 24v, basta trocar de fonte... passar uns dias.. em especial chuvas q balbal, quanto a para-raios a galera q faz sacanei, e como o amigo disse viram puxa-raios.. nao tenho em nenhuma torre, mesmo nas mais inospitas e nunca queimou nada.... apenas fontes, o q é ate aceitavel.. espero ter te ajudado...
    Só mudando um pokim o assunto me ajuda em uma coisa...

    Kra vc usa fonte 24v e 1 amp com dois cartões em bridge ??

    Estou usando uma rb433ah com uma fonte de 24v 2 amp com 2 emb-8602 plus em bridge (aP) e outra com 3 desses cartões sendo 1 em wds ...

    Será q essa minha fonte suporta ???

    Qts clientes vc ja pendurou nos cartões ??? Vc usa a qto tempo ??