Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preciso da valiosa ajuda de vocês!!! Mikrotik + 4 setoriais!!

    Boa noite pessoal, tenho uma rede humilde com uma omni de 15dbi e um Mikrotik PC-AP configurando humildemente controlando tudo.
    Com muito esforço nosso, o negócio ta indo bem, o número de clientes está aumentando e estamos precisando migrar a antena omni para 4 setoriais.
    O que eu não sei é que se eu devo colocar 4 cartões com um cabo saindo para cada antena, ou se utilizo um cartão só e jogo para as quatro setoriais de uma vez. O problema é que eu não sei fazer isso e também não vi nada similar nos materiais de Mikrotik que eu tenho, pois estou juntando dinheiro para fazer o curso do Mikrotik em Minas ou São Paulo, mas ta brabo. O nosso pequeno provedor ta necessitando de muito investimento e a grana ta curta...
    Mas voltando, pela lógica, acho que se eu colocar as quatro setoriais em um cartão só, o desempenho do sinal pode cair, mas não tenho certeza.
    Será que colocando as quatro setoriais em quatro cartões diferentes, dá pra fazer aparecer somente uma rede quando o PC do cliente fizer aquela busca de redes Wireless ou só tem como aparecer uma rede diferente para cada setorial que está em cada cartão???

    Pessoal, conto com a importante e valiosa ajuda de vocês!!!
    Ah, pra quem precisar, descobri que colocando um centelhador à gás, elimina o problema de o cartão ficar fraco após chuva... O centelhador vai pro espaço, mas vale apena, pois o centelhador custa R$29,00 e o cartão R$190,00...

    Muito obrigado galera!
    Conto com sua ajuda!

    Um abração!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Boa noite pessoal, tenho uma rede humilde com uma omni de 15dbi e um Mikrotik PC-AP configurando humildemente controlando tudo.
    Com muito esforço nosso, o negócio ta indo bem, o número de clientes está aumentando e estamos precisando migrar a antena omni para 4 setoriais.
    O que eu não sei é que se eu devo colocar 4 cartões com um cabo saindo para cada antena, ou se utilizo um cartão só e jogo para as quatro setoriais de uma vez. O problema é que eu não sei fazer isso e também não vi nada similar nos materiais de Mikrotik que eu tenho, pois estou juntando dinheiro para fazer o curso do Mikrotik em Minas ou São Paulo, mas ta brabo. O nosso pequeno provedor ta necessitando de muito investimento e a grana ta curta...
    Mas voltando, pela lógica, acho que se eu colocar as quatro setoriais em um cartão só, o desempenho do sinal pode cair, mas não tenho certeza.
    Será que colocando as quatro setoriais em quatro cartões diferentes, dá pra fazer aparecer somente uma rede quando o PC do cliente fizer aquela busca de redes Wireless ou só tem como aparecer uma rede diferente para cada setorial que está em cada cartão???

    Pessoal, conto com a importante e valiosa ajuda de vocês!!!
    Ah, pra quem precisar, descobri que colocando um centelhador à gás, elimina o problema de o cartão ficar fraco após chuva... O centelhador vai pro espaço, mas vale apena, pois o centelhador custa R$29,00 e o cartão R$190,00...

    Muito obrigado galera!
    Conto com sua ajuda!

    Um abração!

    Amigo,

    1 - Sempre uma setorial por cartão
    2 - se pretende usar quatro setorias use de 90 graus e 6 canais de distancia nas vizinhas de ângulo
    3 - tente colocar dois metros de distancia uma da outra (melhor que seja abaixo ou acima)
    4 - o protoclo 802.11b foi feito para trabalhar com 32 clientes simultâneos por cartão, ap... etc.

    espero que te ajude
    Última edição por MarcusMaciel; 05-09-2008 às 00:11.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,

    1 - Sempre uma setorial por cartão
    2 - se pretende usar quatro setorias use de 90 graus e 6 canais de distancia nas vizinhas de ângulo
    3 - tente colocar dois metros de distancia uma da outra (melhor que seja abaixo ou acima)
    4 - o protoclo 802.11b foi feito para trabalhar com 32 clientes simultâneos por cartão, ap... etc.

    espero que te ajude
    E o protocolo 802.11 G?

    Muito Obrigado!

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Não use G somente B para clientes.

    Compre setoriais Hyperlink e bons cartões.



    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    E o protocolo 802.11 G?

    Muito Obrigado!
    Última edição por Magal; 01-09-2008 às 02:16.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    E o protocolo 802.11 G?

    Muito Obrigado!

    amigo, pra te dizer a verdade nunca procurei mais detalhes sobre 802.11G, mas acredito que seja a mesma coisa!


    só 5.8 802.11a é feito para 64 simultaneos

    e o magal tem toda razão no que disse acima!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Não use G somente B para clientes.

    Compre setoriais Hyperlink e bons cartões.
    Magal, mais uma vez muito obrigado!
    Porém, ainda ficaram algumas dúvidas... e desculpe pela minha falta de conhecimento sobre o assunto.

    1- Mas, tecnicamente, por que não é aconselhável utilizar G para os clientes, se G trabalha a 54mb/s e B trabalha a 11mb/s? Seria para economizar banda?
    Eu colocaria o servidor para trabalhar simultâneamente em G e B e configuraria os clientes para conectar somente no modo B?

    2- Referente a um bom cartão, você fala de um senao EMP8602 ou de uma placa PCI D-Link DWL-AG530? Qual desses doi compenentes wireless é melhor e qual funciona melhor no Mikrotik?

    3- Se o cartão senao EMP8602 for melhor, ele não perde um pouco a qualidade se eu o utilizar com um adaptador mini-PCI para PCI em meu PC-AP?

    4- Se ele perder a qualidade, não seria melhor utilizar a placa PCI Wireless D-Link DWL-AG530?

    Conto com a importante ajuda de vocês pessoal!

    Um abraço para todos.

  7. #7

    Padrão Banda G

    A Mesma em questão não tem boa efetividade em ambientes outdoors ou seja vai ser uma usina de problemas pra você. Aqui temos o seguinte formato e resolveu;

    Dois AP´s com Dois cartões em cada
    Antenas Hyperlink 90º 14dbi

    Procure usar cartões Atheros mesmo, assim evita dores-de-cabeça futuras.

    Espero ter ajudado,

    Marzio.

  8. #8

    Padrão

    Obrigado pelo comentário amigo, mas referente as minhas perguntas você tem algo a colocar?

  9. #9

    Padrão

    Amigo,

    A experiência eh que me diz: Não use G! Tenho alguns palpites, sobre infererioridade da banda g em outdoor, mas como eu disse são palpites:

    1 - como tem uma maior largura de banda, é também mais sensível a interferência,
    2 - A maior largura de banda provoca mais poluição espectro de 2,4, fazendo que um canal alastre seu sinal até muitos outros
    3 - Questão de protocolo mesmo, o tipo de modulação utilizada no 802.11b é mais estável que o utilizado 802.11G

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,

    1 - Sempre uma setorial por cartão
    2 - se pretende usar quatro setorias use de 90 graus e 6 canais de distancia nas vizinhas de ângulo
    3 - tente colocar dois metros de distancia uma da outra (melhor que seja abaixo ou acima)
    4 - o protoclo 802.11b foi feito para trabalhar com 32 clientes simultâneos por cartão, ap... etc.

    espero que te ajude
    Isso quer dizer que qualquer cartão que eu colocar em B não pode ter mais de 32 clientes simultaneos?
    No cartão que vou colocar é o XR2 da ubiquiti.

  11. #11

    Padrão Não está fazendo muito sentido.

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,

    A experiência eh que me diz: Não use G! Tenho alguns palpites, sobre infererioridade da banda g em outdoor, mas como eu disse são palpites:

    1 - como tem uma maior largura de banda, é também mais sensível a interferência,
    2 - A maior largura de banda provoca mais poluição espectro de 2,4, fazendo que um canal alastre seu sinal até muitos outros
    3 - Questão de protocolo mesmo, o tipo de modulação utilizada no 802.11b é mais estável que o utilizado 802.11G
    Agradeço muito pela sua ajuda amigo e também não duvido do seu conhecimento.
    Mas, acho que não faz muito sentido eu investir em um servidor Mikrotik e utilizar um cartão XR2 da ubiquiti com a 802.11b e trabalhar com no máximo 32 clientes simultâneos...
    Se fosse assim eu compraria somente um AP da GTS Telecom de R$198,00 que aguenta tranquilo 30 clientes simultâneos, que eu já vi na prática...
    A pergunta que fica no ar é: Porque então as pessoas investem pesado em um Mikrotik para trabalhar com 32 clientes simultâneos por cartão, se elas podem comprar um AP por cerca de R$200,00 que também aguentam os mesmos 32 clientes com controle de banda e tudo mais???

    Não é só referente a este Post, mas englobando os anteriores também...

    Desculpa por qualquer coisa e muito obrigado!

    ASS: Vinícius.
    Última edição por viniciuschagas; 02-09-2008 às 00:07.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Agradeço muito pela sua ajuda amigo e também não duvido do seu conhecimento.
    Mas, acho que não faz muito sentido eu investir em um servidor Mikrotik e utilizar um cartão XR2 da ubiquiti com a 802.11b e trabalhar com no máximo 32 clientes simultâneos...
    Se fosse assim eu compraria somente um AP da GTS Telecom de R$198,00 que aguenta tranquilo 30 clientes simultâneos, que eu já vi na prática...
    A pergunta que fica no ar é: Porque então as pessoas investem pesado em um Mikrotik para trabalhar com 32 clientes simultâneos por cartão, se elas podem comprar um AP por cerca de R$200,00 que também aguentam os mesmos 32 clientes com controle de banda e tudo mais???

    Não é só referente a este Post, mas englobando os anteriores também...

    Desculpa por qualquer coisa e muito obrigado!

    ASS: Vinícius.

    primeiro amigo, que quantidade de clientes é uma coisa e quantidade de clientes com qualidade é outra! Com o mikrotik vc tem um sistema profissional e estável que aproveita o máximo throughput do cartão; tem um excelente sistema de controle de banda, prioridade de tráfego, roteamento, firewall, entre outras coisas. Já trabalhei com esses AP'szinhos no príncipio, e sinseramente só me deram dor de cabeça.

    Lembre se que um fusca leva a mesma quantidade de passsageiros de um belo carro de luxo, no entanto, não dá nem para compará-los.


    Aps funcionam bem em rede interna, em rede externa é furada!

  13. #13

    Padrão Uma informação Please

    Estou daqui 1 semana montando exatamente esta configuração de rede.
    até o item 1, estou seguindo sua sugestão.

    Mas quando fala das setorias ai vem a duvida.
    +Estou colocando 3 setorias de 120 graus, cada uma com distancia entre elas de 1m. O que acontece por vc sugere 2m.
    +E quando fala de canais de distancia....pode explicar melhor.
    +Sobre clientes simultaneos com cartão 8602 - me informaram que atende 80 clientes por PCI. no protocolo 802.11b.

    Ajude um iniciante...
    Obrigado amigo.



    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,

    1 - Sempre uma setorial por cartão
    2 - se pretende usar quatro setorias use de 90 graus e 6 canais de distancia nas vizinhas de ângulo
    3 - tente colocar dois metros de distancia uma da outra (melhor que seja abaixo ou acima)
    4 - o protoclo 802.11b foi feito para trabalhar com 32 clientes simultâneos por cartão, ap... etc.

    espero que te ajude

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Blanco Ver Post
    Estou daqui 1 semana montando exatamente esta configuração de rede.
    até o item 1, estou seguindo sua sugestão.

    Mas quando fala das setorias ai vem a duvida.
    +Estou colocando 3 setorias de 120 graus, cada uma com distancia entre elas de 1m. O que acontece por vc sugere 2m.
    +E quando fala de canais de distancia....pode explicar melhor.
    +Sobre clientes simultaneos com cartão 8602 - me informaram que atende 80 clientes por PCI. no protocolo 802.11b.

    Ajude um iniciante...
    Obrigado amigo.
    Referente aos canais de distância posso te ajudar amigo.
    Os canais que ele mencionou são as frequências que você escolhe para o cartão operar lá no wireless do Mikrotik. Por exemplo 2442ghz, 2457ghz e assim vai...
    Se eu não me engano, a frequência 2457ghz é o canal 10, mas posso te confirmar à noite quando eu chegar em casa, pois lá tenho uma tabela completa.
    Se te interessar avisa, blz?

    Agora, referente aos 80 clientes simultaneos com cada cartão 8602 no protocolo 802.11b, aonde você colheu esta informação?
    Preciso saber, pois estou querendo comprar um.

    Obrigado e boa sorte com seu provedor!!!
    Abraços

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Agradeço muito pela sua ajuda amigo e também não duvido do seu conhecimento.
    Mas, acho que não faz muito sentido eu investir em um servidor Mikrotik e utilizar um cartão XR2 da ubiquiti com a 802.11b e trabalhar com no máximo 32 clientes simultâneos...
    Se fosse assim eu compraria somente um AP da GTS Telecom de R$198,00 que aguenta tranquilo 30 clientes simultâneos, que eu já vi na prática...
    A pergunta que fica no ar é: Porque então as pessoas investem pesado em um Mikrotik para trabalhar com 32 clientes simultâneos por cartão, se elas podem comprar um AP por cerca de R$200,00 que também aguentam os mesmos 32 clientes com controle de banda e tudo mais???

    Não é só referente a este Post, mas englobando os anteriores também...

    Desculpa por qualquer coisa e muito obrigado!

    ASS: Vinícius.

    Olá amigo, eu usava esse AP GTS na minha rede, experiencia propria, no inicio era uma blz, bem melhor q muitos outros AP's por aí, mas qdo chegava a um pico de 25 a 30 clientes simultâneos começava dar latencia, lentidão nas requizições, hj uso PC-AP com 3 placas e 3 setoriais, em um dos provedores e em outro uo um cartão minipci com uma omni, e consigo gerenciar tranquilamente 50 clientes simultâneos por cartão com ótima qualidade, coisa q o AP GTS nunca consiguirá, antes eu achava q o GTS funcionava bem com esses 25/30 clientes, pois todo mundo navegava e ninguém reclavava, no dia q fiz a mudança para o mikrotik com PC-AP vi o qto era a diferença, os comentários q vi foi "a internet tá massa" "Tá rapidinho", o q posso te dizer é, ponha em pratica e veja vc mesmo os beneficios, pois muitas vzs aqui mesmo no forum acabava ficando na duvida com tantas opiniões q só resolvia a questão metendo as caras e fazendo, abraços!

  16. #16

    Padrão

    O motivo pelo qual o 11b tende a funcionar em ambientes outdoor melhor, é que a modulação para a qual foi projetado o padrão é a DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) que se beneficia em trabalhar em bandas de frequências menores( ou quase isso, talvez esteja me expressando mal), já o OFDM(Orthogonal Frequency Division Multiplexing) que é usado pelo 11g tende a sofrer maior interferências por utilizar uma banda maior de frequência e com filtragem de ruido simples, o padrão de modulação do DSSS permite aos receptores filtrar sinais que não utilizam o mesmo padrão, incluindo ruídos ou interferências.
    Eu sugiro a você a fazer uma avaliação dos fatores que influenciariam no uso do 11g com suas antenas, como distância e banda exigida nos clientes. O G funciona mas para curtas distâncias, baixa interferências, ou em longas distâncias em PTP com baixa interferência.
    []'s
    Última edição por tnarnold; 02-09-2008 às 14:40.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá amigo, eu usava esse AP GTS na minha rede, experiencia propria, no inicio era uma blz, bem melhor q muitos outros AP's por aí, mas qdo chegava a um pico de 25 a 30 clientes simultâneos começava dar latencia, lentidão nas requizições, hj uso PC-AP com 3 placas e 3 setoriais, em um dos provedores e em outro uo um cartão minipci com uma omni, e consigo gerenciar tranquilamente 50 clientes simultâneos por cartão com ótima qualidade, coisa q o AP GTS nunca consiguirá, antes eu achava q o GTS funcionava bem com esses 25/30 clientes, pois todo mundo navegava e ninguém reclavava, no dia q fiz a mudança para o mikrotik com PC-AP vi o qto era a diferença, os comentários q vi foi "a internet tá massa" "Tá rapidinho", o q posso te dizer é, ponha em pratica e veja vc mesmo os beneficios, pois muitas vzs aqui mesmo no forum acabava ficando na duvida com tantas opiniões q só resolvia a questão metendo as caras e fazendo, abraços!

    Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco e pela excelente resposta.
    Mas, qual é o cartão que você utiliza e consegue trabalhar com 50 clientes simultâneos?

    abraços

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tnarnold Ver Post
    O motivo pelo qual o 11b tende a funcionar em ambientes outdoor melhor, é que a modulação para a qual foi projetado o padrão é a DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) que se beneficia em trabalhar em bandas de frequências menores( ou quase isso, talvez esteja me espressando mal), já o OFDM(Orthogonal Frequency Division Multiplexing) que é usado pelo 11g tende a sofrer maior interferências por utilizar uma banda maior de frequência e com filtragem de ruido simples, o padrão de modulação do DSSS permite aos receptores filtrar sinais que não utilizam o mesmo padrão, incluindo ruídos ou interferências.
    Eu sugiro a você a fazer uma avaliação dos fatores que influenciariam no uso do 11g com suas antenas, como distância e banda exigida nos clientes. O G funciona mas para curtas distâncias, baixa interferências, ou em longas distâncias em PTP com baixa interferência.
    []'s
    Excelente resposta amigo.
    Você teria informações sobre as outras perguntas que citei neste tópico?

    Muito obrigado!

  19. #19

    Padrão

    1 - Use uma antena para cada cartão.
    2 - O número de clientes por cartão é muito relativo, depende de fatores como: banda dos clientes, interferências, padrões. (eu só tenho por enquanto 20 clientes máximo em um cartão com 11b, faz pouco tempo q foi instalada a torre)
    3 - Fixe as modulações em em velocidades especificas ex: 11b ( fixe para o cliente usar apenas 11mb ou 5.5mb)
    4 - Não deixe clientes com sinal ruim associar no cartão.

    []'s

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Blanco Ver Post
    Estou daqui 1 semana montando exatamente esta configuração de rede.
    até o item 1, estou seguindo sua sugestão.

    Mas quando fala das setorias ai vem a duvida.
    +Estou colocando 3 setorias de 120 graus, cada uma com distancia entre elas de 1m. O que acontece por vc sugere 2m.
    +E quando fala de canais de distancia....pode explicar melhor.
    +Sobre clientes simultaneos com cartão 8602 - me informaram que atende 80 clientes por PCI. no protocolo 802.11b.

    Ajude um iniciante...
    Obrigado amigo.
    Amigo,


    quanto a distância de 2 metros, foi a base do teste mesmo, acredito que deve ter explicações lógicas, mas deixo isso para um antenista

    os canais 2.4Ghz no brasil são de 1 a 11 sendo o primeiro 2412 e ultimo 2462 (frequencia em mhz), então o canal 1 está 10 canais de distância do canal 11

    sobre a quantidade de clientes simultaneos que um cartão suporta: Veja bem o que eu disse: "o protocolo 802.11b foi criado com objetivo de conectar 32 clientes simultâneos". Há relatos de cartões com até 80 clientes conectados, com relação a qualidade?????

    o fato é que existem vários fatores que interferem no throughput de uma rede por ordem eu diria o seguinte


    Antenas
    Cabos
    Conectores
    Poluição
    Configuração
    Qualidade do equipamento
    potência