Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Aqui 40 tranquilamente!

    Amigos aqui posso falar que com 40 clientes simul. tudo bem com meu AP!

  2. #22

    Padrão Info

    Qual Radio vc utiliza amigo..

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,


    quanto a distância de 2 metros, foi a base do teste mesmo, acredito que deve ter explicações lógicas, mas deixo isso para um antenista

    os canais 2.4Ghz no brasil são de 1 a 11 sendo o primeiro 2412 e ultimo 2462 (frequencia em mhz), então o canal 1 está 10 canais de distância do canal 11

    sobre a quantidade de clientes simultaneos que um cartão suporta: Veja bem o que eu disse: "o protocolo 802.11b foi criado com objetivo de conectar 32 clientes simultâneos". Há relatos de cartões com até 80 clientes conectados, com relação a qualidade?????

    o fato é que existem vários fatores que interferem no throughput de uma rede por ordem eu diria o seguinte


    Antenas
    Cabos
    Conectores
    Poluição
    Configuração
    Qualidade do equipamento
    potência
    Excelente resposta amigo. muito obrigado!

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Blanco Ver Post
    Qual Radio vc utiliza amigo..
    Utilizo um PC-AP Mikrotik com placa wireless Samsung 2400P 50mw.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,

    A experiência eh que me diz: Não use G! Tenho alguns palpites, sobre infererioridade da banda g em outdoor, mas como eu disse são palpites:

    1 - como tem uma maior largura de banda, é também mais sensível a interferência,
    2 - A maior largura de banda provoca mais poluição espectro de 2,4, fazendo que um canal alastre seu sinal até muitos outros
    3 - Questão de protocolo mesmo, o tipo de modulação utilizada no 802.11b é mais estável que o utilizado 802.11G


    Concordo em Grau e Gênero, o modo G ou B/G não serve para espalhamento para clientes.

  6. #26

    Padrão

    Boa noite a todos! Lendo as contribuições dos amigos fiquei intrigado com a afirmação de que o protocolo 802.11b foi concebido para suportar 32 usuários. Dei uma pesquisada e não encontrei nada a respeito desta afirmação... Não consegui enchergar muito sentido nisso...

    Inicialmente acredito ser importante o conceito de usuários simultaneos e usuários conectados... Simultâneo (na minha opinião) é a quantidade de usuários transmitindo ou recebendo dados ao mesmo tempo na rede. Conectados são usuários que estão registrados no AP no entanto naquele instante não estão transmitindo dados. Logo, isso deve ser levado em consideração.

    Outro dado que acho importante é o "plano de acesso" do cliente, quanto menor a velocidade do cliente mais clientes simultaneos vc vai poder ter. Fator de grande relevancia é a poluição das frequencias da região. Quanto mais limpo menos se retransmite pacotes e mais a rede fica liberada...


    Olhando todas as camadas do modelo OSI não consegui abstrair em que camada estaria esta limitação explícita de 32 usuários, mesmo que seja uma limitação teórica do tipo cabo de rede cat5 só pode ter 100mts...

    Acredito que a capacidade de manter a potência com qualidade no sinal mesmo que esta seja 30mW é o mais importante. Para montar um PCAP com qualidade deve-se atentar para alguns fatores importantes: fonte com boa potência real, boa refrigeração, boa qualidade das conexões, cartões e painéis.

    Os cartões senao - engenius tem a assustadora potencia de 600mW, mas isso não é importante e até prejudicial e como um carro a 220Km/h fica sem estabilidade... Use panéis de qualidade como os Hyperlink, uma boa dica é o uso do painel de 14dB 90º polarização horizontal da HYP a maioria dos provedores trabalha com pol. vertica, vc já foge um pouco da poluição, use cartões de qualidade o senao PCMCIA NL2511 PLUS EXT2 é uma boa opção segura até 120 usuários conectados. Use as versões mais atuais do mikrotik que jah tem alguns BUGs corrigidos e suportam mais memória RAM.

    Faça instalações no cliente com qualidade, não misture no mesmo cartão clientes que estão próximos com os que estão muito longe, faça repetidoras ou coloque outros painéis na torre para atende-los.

    Estas são sugestões que extraí após algum tempo lendo a colaboração dos amigos do fórum e lendo muitos documentos na net...

    Não sou dono da verdade são apenas sugestões que podem ser perfeitamente contestadas pelos amigos...

    Crie um hotspot, pools DHCP... para cada cartão e observe as recomendações dos amigos quanto à distancia entre painéis, diferença entre as faixas....


    Caso a limitação de 32 usuários na 802.11B seja real divulgue a fonte... fiquei muito curioso...

    []´s

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guimaranhao Ver Post
    Boa noite a todos! Lendo as contribuições dos amigos fiquei intrigado com a afirmação de que o protocolo 802.11b foi concebido para suportar 32 usuários. Dei uma pesquisada e não encontrei nada a respeito desta afirmação... Não consegui enchergar muito sentido nisso...

    Inicialmente acredito ser importante o conceito de usuários simultaneos e usuários conectados... Simultâneo (na minha opinião) é a quantidade de usuários transmitindo ou recebendo dados ao mesmo tempo na rede. Conectados são usuários que estão registrados no AP no entanto naquele instante não estão transmitindo dados. Logo, isso deve ser levado em consideração.

    Outro dado que acho importante é o "plano de acesso" do cliente, quanto menor a velocidade do cliente mais clientes simultaneos vc vai poder ter. Fator de grande relevancia é a poluição das frequencias da região. Quanto mais limpo menos se retransmite pacotes e mais a rede fica liberada...


    Olhando todas as camadas do modelo OSI não consegui abstrair em que camada estaria esta limitação explícita de 32 usuários, mesmo que seja uma limitação teórica do tipo cabo de rede cat5 só pode ter 100mts...

    Acredito que a capacidade de manter a potência com qualidade no sinal mesmo que esta seja 30mW é o mais importante. Para montar um PCAP com qualidade deve-se atentar para alguns fatores importantes: fonte com boa potência real, boa refrigeração, boa qualidade das conexões, cartões e painéis.

    Os cartões senao - engenius tem a assustadora potencia de 600mW, mas isso não é importante e até prejudicial e como um carro a 220Km/h fica sem estabilidade... Use panéis de qualidade como os Hyperlink, uma boa dica é o uso do painel de 14dB 90º polarização horizontal da HYP a maioria dos provedores trabalha com pol. vertica, vc já foge um pouco da poluição, use cartões de qualidade o senao PCMCIA NL2511 PLUS EXT2 é uma boa opção segura até 120 usuários conectados. Use as versões mais atuais do mikrotik que jah tem alguns BUGs corrigidos e suportam mais memória RAM.

    Faça instalações no cliente com qualidade, não misture no mesmo cartão clientes que estão próximos com os que estão muito longe, faça repetidoras ou coloque outros painéis na torre para atende-los.

    Estas são sugestões que extraí após algum tempo lendo a colaboração dos amigos do fórum e lendo muitos documentos na net...

    Não sou dono da verdade são apenas sugestões que podem ser perfeitamente contestadas pelos amigos...

    Crie um hotspot, pools DHCP... para cada cartão e observe as recomendações dos amigos quanto à distancia entre painéis, diferença entre as faixas....


    Caso a limitação de 32 usuários na 802.11B seja real divulgue a fonte... fiquei muito curioso...

    []´s

    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela mega excelente resposta!!!
    Muito bom. Você é nobre meu amigo...São poucos neste mundo e vejo que muitos estão no Under-Linux...
    Muito obrigado mesmo.
    É verdade. Apesar da resposta do nosso amigo ter sido boa, não vi muito fundamento na limitação de 32clientes para a 802.11b.
    Mesmo 802.11b eu consigo os 120 clientes utilizando o cartão senao PCMCIA NL2511 PLUS EXT2 eu consigo os 120 clientes?
    Eu consigo adaptar este cartão para a PCI do meu PC-AP?
    Qual é o preço deste cartão e o preço do adaptador para PCI (se houver)?
    Com quatro cartões destes, que fonte real seria ideal (eu falo da potência da fonte)???
    Estes cartões só funcionam bem com setoriais 14dB 90º da HYP ou funcina bem com antenas setoriais acima desta potência também?
    Supondo que eu estou em uma cidade do interior que tenha somente casas e um e dois andares, com com essas setoriais 14dB 90º da HYP eu consigo atingir clientes recebendo o sinal com uma omni de de 8DBI no telhado da casa com visada para a torre a quatos quilômetros de distância?
    E se fosse com 12DBI no telhado da casa?
    E se fosse com uma antena de direcional de grade de 17dbi no telhado da casa?
    E se fosse com uma antena de direcional de grade de 24dbi no telhado da casa?

    Se você puder responder a estas perguntas, irá ajudar muito a mim e a muitos que visitarão este forum.
    Conto com sua nobreza amigo.
    Muito obrigado e um abraço!

    Sei um pouco de Mikrotik. Se precisar de ajuda, conte comigo.

  8. #28

    Padrão

    vou passar algumas experiencias

    potencia, ou seja , forca de sinal não te leva a lugar nenhum!

    quantidade de clientes conectados, isso depende de uma porradaa de coisa tipo:
    velocidade de cada cliente,
    sinal do cliente,
    diferencas de sinais do cliente, um pegando quase 100% do sinal e outro la longe pegando 18% somente (vai matar o radio)
    processamento, (experimenta colocar um cartao bom encima de uma RB 133 e os clientes darem uma forcada pra ve se guenta, nao vai guentar!),
    interferencia,
    afinal são muitas as razoes

    eu pelo menos tenho uma torre aqui com 40 conectados a 256k com sinal bom e ninguem reclamando



    -----------
    mas te ajudando



    acharia até interrssante se vc só tem uma torre na cidade, e achar um ponto estratégico, onde vc não atende a cidade ou q o sinal da torre existente nao chegue muito bem e monte outro ponto, até no inicio ou atingir uns 10-15 clientes vc pode usar aps-clientes, na medida q comecar a pezar coloca uma rb, isso se vc não quiser gastar muito, senao entra com uma rb de arrancada

    mas não adianta colocar no lado e colocar uma omni, vai se judiar com a interferencia

    espero ter ajudado

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    vou passar algumas experiencias

    potencia, ou seja , forca de sinal não te leva a lugar nenhum!

    quantidade de clientes conectados, isso depende de uma porradaa de coisa tipo:
    velocidade de cada cliente,
    sinal do cliente,
    diferencas de sinais do cliente, um pegando quase 100% do sinal e outro la longe pegando 18% somente (vai matar o radio)
    processamento, (experimenta colocar um cartao bom encima de uma RB 133 e os clientes darem uma forcada pra ve se guenta, nao vai guentar!),
    interferencia,
    afinal são muitas as razoes

    eu pelo menos tenho uma torre aqui com 40 conectados a 256k com sinal bom e ninguem reclamando



    -----------
    mas te ajudando



    acharia até interrssante se vc só tem uma torre na cidade, e achar um ponto estratégico, onde vc não atende a cidade ou q o sinal da torre existente nao chegue muito bem e monte outro ponto, até no inicio ou atingir uns 10-15 clientes vc pode usar aps-clientes, na medida q comecar a pezar coloca uma rb, isso se vc não quiser gastar muito, senao entra com uma rb de arrancada

    mas não adianta colocar no lado e colocar uma omni, vai se judiar com a interferencia

    espero ter ajudado
    Muito obrigado pelas dicas amigo.
    Eu utilizo um PC-AP em uma caixa hemética com um bom sistema de exaustão / refrigeração da caixa hemética, utilizando cartão de memória CF no lugar de HD, processador AMD (que esquenta menos que Intel) e por enquanto o servidor ta funcionando tranquilo. Só não tenho certeza absoluta se uma RB estaria melhor.
    Se o pessoal quiser, mais tarde mostro até fotos.
    Mas eu faço o lance do AP para poucos clientes também. É bem viável para começar, se você não tem certeza se o número de clientes vai aumentar...
    Mas amigo, muito obrigado pela sua contribuição. Espero que você continue participando.
    Um grande abraço!

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guimaranhao Ver Post
    Boa noite a todos! Lendo as contribuições dos amigos fiquei intrigado com a afirmação de que o protocolo 802.11b foi concebido para suportar 32 usuários. Dei uma pesquisada e não encontrei nada a respeito desta afirmação... Não consegui enchergar muito sentido nisso...

    Inicialmente acredito ser importante o conceito de usuários simultaneos e usuários conectados... Simultâneo (na minha opinião) é a quantidade de usuários transmitindo ou recebendo dados ao mesmo tempo na rede. Conectados são usuários que estão registrados no AP no entanto naquele instante não estão transmitindo dados. Logo, isso deve ser levado em consideração.

    Outro dado que acho importante é o "plano de acesso" do cliente, quanto menor a velocidade do cliente mais clientes simultaneos vc vai poder ter. Fator de grande relevancia é a poluição das frequencias da região. Quanto mais limpo menos se retransmite pacotes e mais a rede fica liberada...


    Olhando todas as camadas do modelo OSI não consegui abstrair em que camada estaria esta limitação explícita de 32 usuários, mesmo que seja uma limitação teórica do tipo cabo de rede cat5 só pode ter 100mts...

    Acredito que a capacidade de manter a potência com qualidade no sinal mesmo que esta seja 30mW é o mais importante. Para montar um PCAP com qualidade deve-se atentar para alguns fatores importantes: fonte com boa potência real, boa refrigeração, boa qualidade das conexões, cartões e painéis.

    Os cartões senao - engenius tem a assustadora potencia de 600mW, mas isso não é importante e até prejudicial e como um carro a 220Km/h fica sem estabilidade... Use panéis de qualidade como os Hyperlink, uma boa dica é o uso do painel de 14dB 90º polarização horizontal da HYP a maioria dos provedores trabalha com pol. vertica, vc já foge um pouco da poluição, use cartões de qualidade o senao PCMCIA NL2511 PLUS EXT2 é uma boa opção segura até 120 usuários conectados. Use as versões mais atuais do mikrotik que jah tem alguns BUGs corrigidos e suportam mais memória RAM.

    Faça instalações no cliente com qualidade, não misture no mesmo cartão clientes que estão próximos com os que estão muito longe, faça repetidoras ou coloque outros painéis na torre para atende-los.

    Estas são sugestões que extraí após algum tempo lendo a colaboração dos amigos do fórum e lendo muitos documentos na net...

    Não sou dono da verdade são apenas sugestões que podem ser perfeitamente contestadas pelos amigos...

    Crie um hotspot, pools DHCP... para cada cartão e observe as recomendações dos amigos quanto à distancia entre painéis, diferença entre as faixas....


    Caso a limitação de 32 usuários na 802.11B seja real divulgue a fonte... fiquei muito curioso...

    []´s
    Amigo, fácil leia no site do julio battisti, tem lá um material sobre wirelless vc vai encontrar... Além disso tem muito mais no material sobre troughput, largura de banda etc.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo, fácil leia no site do julio battisti, tem lá um material sobre wirelless vc vai encontrar... Além disso tem muito mais no material sobre troughput, largura de banda etc.

    Obrigado pela informação amigo.
    Percebo que o nível dos membros deste forum é bem alto.
    Isto é muito bom para a comunidade e também para o Under-Linux.
    Um grande abraço para todos e muito obrigado!
    Última edição por viniciuschagas; 05-09-2008 às 08:39.

  12. #32

    Padrão

    Mesmo 802.11b eu consigo os 120 clientes utilizando o cartão senao PCMCIA NL2511 PLUS EXT2 eu consigo os 120 clientes?

    Amigo, para te ser sincero eu já vi 87 conectados mas já lirelatos que suporta mais (até 120 como havia falado)
    comentários anteriores: https://under-linux.org/forums/mikro...-mikrotik.html
    Testes do cartão na FCC:

    https://gullfoss2.fcc.gov/prod/oet/f...ive_or_pdf=pdf

    Também: SenaoCard - SeattleWireless



    Consegue este adaptador sim custa em torno de 90,00 o cartão é mais puxado em torno de 190,00

    Com quatro cartões destes, que fonte real seria ideal (eu falo da potência da fonte)???


    Estes cartões só funcionam bem com setoriais 14dB 90º da HYP ou funcina bem com antenas setoriais acima desta potência também? Perfeitamente, muito bem!



    Supondo que eu estou em uma cidade do interior que tenha somente casas e um e dois andares, com com essas setoriais 14dB 90º da HYP eu consigo atingir clientes recebendo o sinal com uma omni de de 8DBI no telhado da casa com visada para a torre a quatos quilômetros de distância?

    Vc quer colocar omni no cliente? Faz isso não...


    E se fosse com 12DBI no telhado da casa?
    E se fosse com uma antena de direcional de grade de 17dbi no telhado da casa?
    E se fosse com uma antena de direcional de grade de 24dbi no telhado da casa?

    Use antena de grade de 25Db da aquario (média R$60,00 poucas unidades) Se não houver muita poluição vc vai ter cliente com qualidade há uns 6Km. Se houver interferencia (muita) uns 4Km +-

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guimaranhao Ver Post
    Mesmo 802.11b eu consigo os 120 clientes utilizando o cartão senao PCMCIA NL2511 PLUS EXT2 eu consigo os 120 clientes?

    Amigo, para te ser sincero eu já vi 87 conectados mas já lirelatos que suporta mais (até 120 como havia falado)
    comentários anteriores: https://under-linux.org/forums/mikro...-mikrotik.html
    Testes do cartão na FCC:

    https://gullfoss2.fcc.gov/prod/oet/f...ive_or_pdf=pdf

    Também: SenaoCard - SeattleWireless



    Consegue este adaptador sim custa em torno de 90,00 o cartão é mais puxado em torno de 190,00

    Com quatro cartões destes, que fonte real seria ideal (eu falo da potência da fonte)???


    Estes cartões só funcionam bem com setoriais 14dB 90º da HYP ou funcina bem com antenas setoriais acima desta potência também? Perfeitamente, muito bem!



    Supondo que eu estou em uma cidade do interior que tenha somente casas e um e dois andares, com com essas setoriais 14dB 90º da HYP eu consigo atingir clientes recebendo o sinal com uma omni de de 8DBI no telhado da casa com visada para a torre a quatos quilômetros de distância?

    Vc quer colocar omni no cliente? Faz isso não...


    E se fosse com 12DBI no telhado da casa?
    E se fosse com uma antena de direcional de grade de 17dbi no telhado da casa?
    E se fosse com uma antena de direcional de grade de 24dbi no telhado da casa?

    Use antena de grade de 25Db da aquario (média R$60,00 poucas unidades) Se não houver muita poluição vc vai ter cliente com qualidade há uns 6Km. Se houver interferencia (muita) uns 4Km +-
    Muito obrigado amigo, sua resposta ficou muito boa.
    Só pelo jeito de escrever, senti que você tem muito bom humor.
    Você tem uma excelente estratégia para responder muitas perguntas no mesmo texto.
    Meus parabéns. Com sua resposta eu reforço a afirmação que fiz em meu último comentário.

    Eu só tive uma pequena dúvida na resposta da pergunta abaixo:

    "Estes cartões só funcionam bem com setoriais 14dB 90º da HYP ou funcina bem com antenas setoriais acima desta potência também? Perfeitamente, muito bem!"

    O cartão mencionado funciona bem com qualquer antena setorial acima desta potência de 14dB?

    Um grande abraço e muito obrigado!

  14. #34

    Padrão

    Procure usar setoriais de boa qualidade. Se a grana tiver curta pode usar paineis aquarios 12Db 90º Quebram o galho muito bem. Quando capitalizar vc investe.

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guimaranhao Ver Post
    Procure usar setoriais de boa qualidade. Se a grana tiver curta pode usar paineis aquarios 12Db 90º Quebram o galho muito bem. Quando capitalizar vc investe.
    Então tá!
    Muito obrigado amigo!

  16. #36

  17. #37

    Padrão

    Tenho cartão 2511 da senão aqui, e nunca passou de 50 conectados, aliás com essa quantidade já tinha perda de pacotes etc.

    Mas é bom lembrar, que além de conectados meus clientes tinham tráfego.

    Não esqueçam a qualidade!!

    A briga não é com a quantidade de clientes no cartão e sim com a qualidade da conexão (lembrando que isso também não tem nada a ver com intensidade de sinal)

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Tenho cartão 2511 da senão aqui, e nunca passou de 50 conectados, aliás com essa quantidade já tinha perda de pacotes etc.

    Mas é bom lembrar, que além de conectados meus clientes tinham tráfego.

    Não esqueçam a qualidade!!

    A briga não é com a quantidade de clientes no cartão e sim com a qualidade da conexão (lembrando que isso também não tem nada a ver com intensidade de sinal)
    É verdade amigo. Obrigado pela dica!
    O que você me diria da placa pci da D-Link DWL AG530?
    Será que ela é melhor que a senao?
    Alguns estão dizendo que além dela ser melhor que a senao, ela é mais barata e tem durabilidade maior. Mas, eu não tenho nada muito concreto pra comprovar isso...
    Acho que alguem que já a tenha utilizado poderá responder melhor.
    Mas, se você já trabalhou com as duas placas, poste por favor qual foi sua experiência com elas e se é verídico o que eu tenho lido pelo forum a respeito das duas placas?

    Muito obrigado amigo!

    Um grande abraço!

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    É verdade amigo. Obrigado pela dica!
    O que você me diria da placa pci da D-Link DWL AG530?
    Será que ela é melhor que a senao?
    Alguns estão dizendo que além dela ser melhor que a senao, ela é mais barata e tem durabilidade maior. Mas, eu não tenho nada muito concreto pra comprovar isso...
    Acho que alguem que já a tenha utilizado poderá responder melhor.
    Mas, se você já trabalhou com as duas placas, poste por favor qual foi sua experiência com elas e se é verídico o que eu tenho lido pelo forum a respeito das duas placas?

    Muito obrigado amigo!

    Um grande abraço!
    uso elas aqui são ótimas com poucos clientes e execelentes para ponto a ponto 5.8, tenho link de 30km com elas rodando redondo sem parada a 6 meses

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    uso elas aqui são ótimas com poucos clientes e execelentes para ponto a ponto 5.8, tenho link de 30km com elas rodando redondo sem parada a 6 meses
    Obrigado pela resposta amigo.
    Mas, você fala da senao ou da D-Link?

    Um grande abraço