+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Polêmica!!! Placa Wireless ou Cartão Mini-PCI + Adaptador p/PCI?

    Bom dia galera!!!

    Estou com uma série de dúvidas referente a cartão e placas PCI wireless para um PC-AP com o software Mikrotik...

    Qual é o melhor meio para transmitir o sinal wireless, utilizar um senao EMP8602 ou uma placa PCI D-Link DWL-AG530? Qual desses doi compenentes wireless é melhor e qual funciona melhor no Mikrotik?

    Se o cartão senao EMP8602 for melhor, ele não perde um pouco a qualidade se eu o utilizar com um adaptador mini-PCI para PCI em meu PC-AP?

    Se ele perder a qualidade, não seria melhor utilizar a placa PCI Wireless D-Link DWL-AG530?

    Mudaria alguma coisa se a antena for de modelo diferente ou as melhores práticas com cartão e placa PCI wireless são iguais para qualquer antena?

    Pessoal, conto com a importa ajuda e experiência de todos nesta minha dúvida cruel...

    Um abração para todos

  2. #2

    Padrão

    Bom dia galera!!!

    Estou com uma série de dúvidas referente a cartão e placas PCI wireless para um PC-AP com o software Mikrotik...

    Qual é o melhor meio para transmitir o sinal wireless, utilizar um senao EMP8602 ou uma placa PCI D-Link DWL-AG530? Qual desses doi compenentes wireless é melhor e qual funciona melhor no Mikrotik?
    Dependende muito do que vai fazer com o sinal Wireless. Supondo transmitir em 2,4Ghz para atender clientes, o EMP8602 terá melhor desempenho, porém se for um local de muita interferência, pode usar uma D-Link dwl-ag530, porém perderá um pouco em potência.
    Se o cartão senao EMP8602 for melhor, ele não perde um pouco a qualidade se eu o utilizar com um adaptador mini-PCI para PCI em meu PC-AP?
    Não perde nada em qualidade, uma vez que o barramento PCi é o mesmo.
    Se ele perder a qualidade, não seria melhor utilizar a placa PCI Wireless D-Link DWL-AG530?

    Mudaria alguma coisa se a antena for de modelo diferente ou as melhores práticas com cartão e placa PCI wireless são iguais para qualquer antena?
    Antenas Omni sofrem muita interferência. Setoriais são infinitamente melhores. Use grade somente nos clientes.
    Se usar AG-530, precisará de uma antena mais potente. Se usar 8602 não terá custos a mais.
    Mas o melhor cartão que uso é o R52H, lançado pela RouterBoard e tem VERDADEIRAMENTE 350mW.

    Pessoal, conto com a importa ajuda e experiência de todos nesta minha dúvida cruel...

    Um abração para todos

  3. #3

    Padrão

    Bom dia,

    eu recomendo EMP8602 somente para ponto a ponto devido a sua potência (em torno de 150mW em 5.8GHz). Em distribuição de sinal ele traz vários transtornos com mais de 20 clientes conectados, pois é muito susceptível a interferências. A DWL-AG530 trabalha bem com até 40 ou mesmo 50 clientes conectados. Infelizmente tem somente 50mW reais (AG530). Para compensar ponha bons painéis de 14 ou de 17dBi. Amplificará o sinal sem amplificar os ruidos. Ficará um sistema estável.

  4. #4

    Padrão Qual o melhor?

    De fato o que seria melhor então para um PC-AP com Mikrotik? Pois vejo que até agora ninguem defendeu uma tese, então pergunto? Qual solução seria mais interressante, melhor, estavel etc... para PC-AP com Mikrotik?

    1 - DLink - G510?
    2 - D-Link -AG530?
    3 - MiniPCI Senao EMP 8602 Plus
    4 - SR2 Ubitqui
    5 - XR2 Ubitqui
    6 - R52H

    Entre outro?

    Qual seria por vários motivos a melhor solução para PC-AP, digo PC-AP com Mikrotik? e ponto final...

    ?????

  5. #5

    Padrão

    Jociano,

    para se ter uma resposta efetiva, tem que ser feito um "Site Survey" na região onde quer colocar esse PC-AP. Em cada caso é um cartão que terá uma melhor performance. Tenho num mesmo PC-AP, 3 tipos de cartões diferentes, cada um com sua função. SR2 e XR2 são casos extremos. O próprio nome deles já falam "Xtream", tenho somente um caso que uso um SR2, mas é um caso específico, mesmo assi reduzi sua potência, pois ele em sua potência máxima, me atrapalhava em outro ponto.
    Estude o local, rode o NetStambler, se for o caso poste o resultado aki, que avalio pra vc.
    []'s



    -----------------------------
    se ajudou, agradeça !!!!!

  6. #6

    Padrão Obrigadão kara!!!

    Opá kara obrigado!!!


    Vou te passar um printscreen do NetSlumber para vc. Uma coisa que vejo muito acontecer é que quando eu abro o NetSlumber e faço um site survey o meu concorrente fica as vezes assumindo o lugar das minha painéis, tipo: Eu tenho os seguinte SSID´s CHAPADAO_01 - CHAPADAO_02 e CHAPADAO_03 e o SSID do meu concorrente é HIDROGENIO2 e no NETSLUMBER percebi que o SSID do meu concorrente fica toda hóra mudando de canal e assumindo 4 canais de uma só vez e as vezes duplica meus SSID´s, fica aparecedo no NETSLUMBER o CHAPADAO_02 duplicado e naquele que foi duplicado aparece o SSID do meu concorrente e por ai vai... me disseram que ele está usando amplificador e realmente acredito nisso, pois o sinal dele tá pegando lá no INFERNO só com uma omnizinha e um montão de grades. Por isso quero montar um sistema mais estável e que seje um pouco mais imune a esses picaretas que usam amplificador e tals. Desejo fugir mais das interferências e ter boa potência e ping estável no meus clientes. O que sugere?

    Meus equipamentos são:

    Torre de 40 metros de altura, estaiada.
    3 Painéis setoriais de 17dBi 120º Hyperlink Vertical
    Cabos de 2 metros cada RGC213 para as painéis
    Caixa hermética com Excelente refrigeração
    2 servidores DELL sendo um com Debian e o outro com MK
    Switch Gigabit 3COM 16 portas
    3 AP´s Zinwell G220 em modo B com 250mW em cada painél
    3 Megas de LINK

    e algumas coisas mais...

    Os zinwell se mostraram muito satisfatórios com 30 clientes simultâneos, meus pings não passavam de 12ms, o que acho muito bom para um APZINHO como aquele né? rs,rs... então está ai minha estrutura, quero trocar esses AP´s por PC-AP ou RouterBoard, mas de preferência PC-AP, mas não sei o que usar para transmitir, se uso G510, 520 ou AG530 ou cartões mais potentes com Adaptador miniPCI como o R52H, SR2 ou XR2, porque sei que o SENAO EMO8602 plus é uma bost... fico ai no aguardo da sua ajuda...

  7. #7

    Padrão

    Bom,
    analisando previamente, pode usar o cartão R52H, pois ele tem 350mW de potência, vai ganhar 100mW em relação ao Zinwell. Em locais com muito incidência de RF (Amplificadores, etc), vc pode ativar uma opção (nesse cartão funciona mesmo) para reduzir o noise na sua frequência.
    []'s

  8. #8

    Padrão ?????

    No caso de R52H, ele não tem esse problema com relação a alimentação né? Pois no caso do Senao EMP 8602, tem um probleminha com relação a alimentação, ou seja, quando chega em 20 clientes simultâneos ele começa dar pings absurdos, trava e etc... agora te pergunto se isso é por conta do próprio cartão ou por causa do adaptador miniPCI? Pois vejo que muita gente idependente do cartão usado, tem tido problema com em montar PC-AP com MK usando cartões miniPCI, por conta dos adaptadores miniPCI que não fornecem a amperagem ou voltagem ideal para os cartões. Então nesse caso vc confirma isso? Porque se isso for verdade, mesmo que eu use o R52H vou ter problemas e é isso que me preocupa entende, porque placas PCI vc não tem esse problema, inclusive tenho uma G510 num repetidora como TESTE e tah blz mas o sinal não é lá essas coca-colas toda não, então prefiro um cartão como R52H mesmo, mas como não pretendo comprar routerboard por questão de custos, não porque é caro, mas pelo fato de que se uma routerboard queimar por causa de raios e tal o prejuízo é enorme e para substituir sai caro, então enquanto uma routerboard custa 600 reais uma motherboard consigo comprar por R$ 120 á R$ 100 reais, posso comprar é de caixa... é isso ai... valeuuus!!!

  9. #9

    Padrão

    Com cartões R52H não terá problemas mesmo usando adptadoras mini-pci. Tenho em produção, com 100 clientes cadastrados e picos de 40 a 50 clientes durante o dia.


    []'s

  10. #10

    Padrão Blz!!!

    Blz então... Já tinha visto que o R52H mesmo com adaptador miniPCI ela não dava problema como o Senao EMP 8602 Plus, pois seu consumo é muito alto. Qual o adaptador miniPCI vc está usando com o R52H? é o RB11?


    Só mais uma pergunta: Qual é a opção no Mikrotik que reduz o noise da minha frequência?
    Última edição por jociano; 18-09-2008 às 10:25.

  11. #11

    Padrão

    Exato, RB11 é uma opção muito boa.

    Na interface Wireless, aba Advanced, opção Adaptive Noise Immunity, mude para AP and Client mode.

    []'s

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Exato, RB11 é uma opção muito boa.

    Na interface Wireless, aba Advanced, opção Adaptive Noise Immunity, mude para AP and Client mode.

    []'s
    O cartão R52H é homologado?

  13. #13

    Padrão

    Está em fase de homologação pela empresa FS.
    []'s

  14. #14

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Está em fase de homologação pela empresa FS.
    []'s
    Assim que ele estiver homologado, se você ficar sabendo, seria muito incômodo pedir para que você nos avise a respeito?

    Desde já, muito obrigado!

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Exato, RB11 é uma opção muito boa.

    Na interface Wireless, aba Advanced, opção Adaptive Noise Immunity, mude para AP and Client mode.

    []'s
    Ola Breno,,, essa opçao Adaptive Noise Immunity serve pra que amigo, pelo q vi ela [é usada em lugares onde ha muito ruido certo, eliminando ruido de fora... nao entendi ela ao certo, vc tem uma explica;áo pra mim, e pra galera do under.. obrigado.