+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com link de radio

    Boa noite galera. Sou novo em sistemas de radios e estou com alguns problemas para estabelecer uma conexão simples (ponto a ponto) a uma distancia de 7 km. A cerca de um ano atraz eu montei esse link com um Senao de 400mw, e funcionaou numa boa, porem esse radio queimou, então adquiri um outro Senao, o 8610s, (neste meio termo foram abertos 2 provedores de internet via radio na cidade, um deles a 100metros da minha torre) e o sinal estava chegando muito fraco (max 9). Resolvi dar uma turbinada no link então... coloquei um aplificador da hyperlink de 3 watts. Agora o sinal chega blz, mas o ping esta gigantesco (quase 3000ms). Eu uso antenas direcionais da aquario. Quais foram meus erros... não aguento mais subir nas torres... hehehehe

  2. #2

    Padrão

    Bom Marcio, vejo que vc acabou de atingir o ponto maximo da interferencia em redes wiriless. Como vc disse vc tava sozinho e tava tudo beleza, mas tem mais dois ai, então a coisa ficou complicada.

    Verifique os canais que seus concorrentes estão usando (o melhor é sentar os tres e definir os canais de cada um). Eles tambem estão usando amplificador?: Se tiverem usando, verificar a possibilidade de tirar ou pelo menos desligar pra fazer uns teste. Se não tiver jeito mesmo e vc for licenciado ANATEL neles, se não, gaste uns R$ 1.500,00 e mude o ponto a ponto pra 5.8. Aqui são 03 torres uma a 50 m da outra formando um triangulo, como não teve jeito mudei minha estrutura pra os arredores da cidade e mudei meus ponto a ponto pra 5.8. A diferenca foi tão grande que nu enlace de 2 km em 2.4 eu tava conseguindo apenas 300 k de link em 5.8 foi pra 5 megas.

    Valeu, qualquer coisa estamos ai.

    Portal Link.

  3. #3

    Padrão

    Bom dia,

    o amigo da resposta anterior foi bem em sua mensagem. Amplificador de 3Watts???
    Faça o ponto a ponto em 5.8GHz e retire o amplificador. Se seus concorrentes também estiverem usando amplificador também terão de tirar antes que tenham sérios problemas com a Anatel.

  4. #4

    Padrão

    O radio que estou usando de provedor é um senao 8610s que faz 5.8 tb, mas não sei a potencia dele. Será que ele chegará bem nos 7km? e quanto as antenas? são as mesmas?

  5. #5

    Padrão

    Tranquilamente!
    7KM é uma distância relativamente pequena para ponto a ponto em 5.8GHz. Utilize Ziroz de 24DBi ou Hyperlink de 22, 24 ou de 27 dBi. Tem outras marcas como TSM, Ideal e Pluton.

  6. #6
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo estou fazendo interligação de uma empresa que tem 8 lojas.
    No começo pensamos em utilizar somente 2.4 mas como no primeiro teste
    tivemos muito problema por causa de haver muitas redes 2.4 não foi possível nem
    mesmo conectar, quando colocamos 5.8 (Airaya) com antenas Zirok WL-605
    funcionaram perfeitamente tem inclusive uma ponto multi ponto funcionando
    com painel pluton como no seu caso deve ter muita interferencia da rede 2.4
    desses provedores aconselho vc utilizar 5.8 sua rede vai melhorar e não tera mais problema.
    Qualquer dúvida em configuração precisando de equipamentos só entrar em contato.
    msn: [email protected]

  7. #7

    Padrão

    Bom Dia... tenho interesse sim nos equipamentos, se vc puder me passar um orçamento de 2 antenas e 1 ap.... será apenas ponto a ponto. Obrigado.

  8. #8

    Padrão

    Quanto ao AP, alguem conhece o WLA-5000AP 5.8Ghz da Ovislink? Será que é bom?

  9. #9

    Padrão

    Olá,

    sim, bom. É a melhor relação custo benefício em se tratando de AP em 5.8GHz.

  10. #10
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Add meu msn pra conversarmos e te passo os preços dos equipamentos
    ou se quiser me passa o seu
    [email protected]

  11. #11

    Padrão

    Boa noite galera, com dois equipamentos de 100mw eu consigo fechar um ponto a ponto de 7 km? em 5.8ghz

  12. #12

    Padrão

    Sim,

    fecha. Mas ponha antenas de no mínimo 22dBi (Hyperlink 5822). Outras antenas recomendáveis Hyperlink 5827 (27dBi), Zirok WLL455 ou WLL605.

  13. #13

    Padrão

    E ae galera... novos problemas... descobri que a visada entre os pontos esta meio comprometida, existem alguns galhos de arvores entre os pontos, porém os galhos estão a meio caminho entre os dois. Será q terei algum problema usando 5.8ghz?

  14. #14

    Padrão Wireless

    Amigos,

    RF deve ser tratada com a sua devida relevância, pois não é tão simples dimensionar uma rede sem fio como lemos em fóruns e anúncios comerciais comuns no dia a dia. Mas o que devemos nos assegurar é como projetar esta rede devidamente embasada em cálculos direcionados ao projeto.

    É simples a partir do momento que se detém dos conhecimentos, e aos amigos e colaboradores que temos ao longo de uma experiência percebemos que conscientizar nossos alunos a tal é facil, desde que, tenhamos vocês ( alunos ) próximos e devidamente instruidos.

    Gostaria de salientar que potência e ganho são os grandes inimigos do ambiente RF e é isto que mostramos ao loongo de nossa trajetória em nossos cursos.

    Fazer devida relação da necessidade antes de comprar os equipamentos e antenas é o mais sensato.

    Só sugiro que tomem como referencia inicial a base de cálculo e ter uma avaliação ( site survey ) antes de mais nada, para que o EMI possa ser bem estudado e a partir daí, poderemos dimensionar corretamente o enlace.

    Nós da ENTELCO fazemos com que os treinamentos sejam claros nestes aspectos, facilitando assim a vida e o dia a dia de nossos alunos e técnicos.

    Estaremos a inteira disposição para possíveis esclarecimentos, tanto dentro quanto fora dos treinamentos.

    Att.

    Rogério Barion
    ENTELCO TELECOM
    www.entelco.com.br

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciotoshio Ver Post
    E ae galera... novos problemas... descobri que a visada entre os pontos esta meio comprometida, existem alguns galhos de arvores entre os pontos, porém os galhos estão a meio caminho entre os dois. Será q terei algum problema usando 5.8ghz?
    ***

    Com 5.8 na verdade vc deverá ter menos problemas pois a elipsoide desta frequência é de menor diâmetro, facilitando o enlace, porém deve verificar através do projeto e calcular corretamente esta zona de fresnel para um melhor aproveitamento.

    Att.

    Rogério Barion
    ENTELCO TELECOM
    .:: ENTELCO ::.