+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede com ap cliente

    Ola amigos do forum venho mais uma vez recorer a vcs para me darem umas dicas sobre um ponto que tenho que adicionar!

    Bom hoje tenho um omni com um edimax em uma torre de 10 metros, e tem uma area bem perto de mim que e uma cratera esse pessoal nao pegam o sinal da minha omni apesar da minha torre esta topograficamente 40 metros mais alto que ele acaba nao dando visada!

    Ai veio a idei de colocar em um ponto um radio em 2.4 modo client recebendo o sinal do meu edimax , e esse radio passa para outro em modo ap ligado a uma omni que retrasmite nessa regiao !

    bfw=====>ap edimax=======> ap zplus120 como client ap router======> ap edimax retrasmitindo!


    Bom como sou novato nisso seria de muita ajuda as opnioes de vcs,
    Sei que o ideal seria ter um ptp em 5.8 e dela retrsmitir em 2.4 mas no momento estou sem grana pra investir nesse equipamentos e nao tenho os mesmo aqui.
    nao quero fazer um ptp em 2.4 por nao ter 3 radios e 2 grades sobrando !
    E uma medida provisoria ate comprar um mk para que eu posso trocar o edimax e colocar o mk no lugar e mais 1 cartao 5.8 pra retrasmitir para esse ponto.

    muito obrigado a todos que ajudarem!

  2. #2

    Padrão

    Você pode colocar dois rádios em AP+WDS, um na base e o outro recebendo da base e ao mesmo tempo distribuindo.
    No rádio 1 voce cadastra o Mac do radio 2 e no 2 cadastra o Mac do rádio 1. Se usa chave criptografia não esqueça de fazer a criptografia também na Aba WDS.


    Citação Postado originalmente por Sp4celan Ver Post
    Ola amigos do forum venho mais uma vez recorer a vcs para me darem umas dicas sobre um ponto que tenho que adicionar!

    Bom hoje tenho um omni com um edimax em uma torre de 10 metros, e tem uma area bem perto de mim que e uma cratera esse pessoal nao pegam o sinal da minha omni apesar da minha torre esta topograficamente 40 metros mais alto que ele acaba nao dando visada!

    Ai veio a idei de colocar em um ponto um radio em 2.4 modo client recebendo o sinal do meu edimax , e esse radio passa para outro em modo ap ligado a uma omni que retrasmite nessa regiao !

    bfw=====>ap edimax=======> ap zplus120 como client ap router======> ap edimax retrasmitindo!


    Bom como sou novato nisso seria de muita ajuda as opnioes de vcs,
    Sei que o ideal seria ter um ptp em 5.8 e dela retrsmitir em 2.4 mas no momento estou sem grana pra investir nesse equipamentos e nao tenho os mesmo aqui.
    nao quero fazer um ptp em 2.4 por nao ter 3 radios e 2 grades sobrando !
    E uma medida provisoria ate comprar um mk para que eu posso trocar o edimax e colocar o mk no lugar e mais 1 cartao 5.8 pra retrasmitir para esse ponto.

    muito obrigado a todos que ajudarem!

  3. #3

    Padrão

    Certo amigo obrigado pela dica mas me fala uma coisa , no primeiro terei uma antena de grade 2.4 apontado para o 2 radio esse tera uma omni de 15dbi,
    os dois estando em modo ap+ wds corretos?
    Entao o segundo radio recebera o sinal pela omni e ira retrasmitir pela mesma?

    Obrigado por sanar minhas duvidas

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Sp4celan Ver Post
    Certo amigo obrigado pela dica mas me fala uma coisa , no primeiro terei uma antena de grade 2.4 apontado para o 2 radio esse tera uma omni de 15dbi,
    os dois estando em modo ap+ wds corretos?
    Entao o segundo radio recebera o sinal pela omni e ira retrasmitir pela mesma?

    Obrigado por sanar minhas duvidas
    É isso.
    Mas alguns pontos devem ser considerados. WDS tem por principal objetivo a repetição.
    Então, se o sinal chegar bem no 2º rádio tudo bem. Mas se for muito longe, talvêz a omini no 2º rádio não consiga manter um enlace estável. Neste caso teria a opção de receber com outra de grade no 2º AP e aí ele ficaria só em WDS. E colocar junto dele um 3º AP recebendo do 2º e distribuindo. Este repasse pode ser por cabo de rede ou mesmo por AP+WDS que é como eu uso em um ponto de distribuição.
    Lá no primeiro ponto onde entra o link se voce não tem acessso de ninguém deixa o Ap só em WDS para não sobrecarregar ele com mais processamento desnecessário.

    No meu caso onde tenho visada, apesar de a cidade ter muita lomba, eu consigo conexão entre os pontos com distancia de cerca de 1200metros. Deixei todos APs em bridge e AP+WDS e o mikrotik como servidor. E como eu precisava além de repassar o sinal para a repetidora, também acesso local, uso só setorial, mesmo para estabelecer o ponto a ponto. E estou com 16mw ou 32mw.
    Num dos pontos a visada passa não mais de 1 metro acima de um prédio que está no meio do caminho. Me surpreendi quando consegui a conexão. Um metro a menos em uma das torres e não passaria nada. Foi por acaso.
    Por isso o meu sinal fica entre 45 e 55% neste enlace. Mas é o suficiente para manter o enlace. Se eu colocar em 400mw o sinal vai para no máximo 60%, já que o enlace é feito com setoriais e não com grade.
    Mas ai ninguém conecta pelo excesso de potencia. Os 400mw geram muito ruído.
    As vezes a gente vai atrás de 100% mas acaba sendo ilusão.
    Prá voce ver que potencia não é tudo. Existe uma série de situações que se vai testando e observando até chegar a melhor situação para cada caso.

  5. #5

    Padrão

    Cara nei sei como te agradecer vc ajudou em muito !

    Tipo tenho um server linux e um radio edimax o radio esta em modo ap bridge e quem controla todos os clientes e o linux!

    nesse ponto aonde quero colocar essa repetidora tenho visada da minha omni entao se eu colocar outra omni com o radio em modo ap+wds vai funcionar essa repetidora !

    Lembrando que o meu primeiro radio so esta em modo ap e nele tenho 10 clientes uma media de 5 on simutaneos!

    Muito obrigado pela sua atençao!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Sp4celan Ver Post
    Cara nei sei como te agradecer vc ajudou em muito !

    Tipo tenho um server linux e um radio edimax o radio esta em modo ap bridge e quem controla todos os clientes e o linux!

    nesse ponto aonde quero colocar essa repetidora tenho visada da minha omni entao se eu colocar outra omni com o radio em modo ap+wds vai funcionar essa repetidora !

    Lembrando que o meu primeiro radio so esta em modo ap e nele tenho 10 clientes uma media de 5 on simutaneos!

    Muito obrigado pela sua atençao!
    Passa o primeiro para AP+WDS e vê no que vai dar.