+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alinhamento e medir sinal. Dúvidas

    Seguindo a sugestão dos colegas do forum, troquei o sistema de ponto a ponto que usava com 25 km de distancia que ropdava em 2.4 por 5.8. Montei um pc/ap com uma rede 3com que recebe o link e uma AG-530 trabalhando em 5.8. Tah td certinho, um pc ap recebendo o link pela rede, e passando pro wireless, e outro pc ap recebendo wireless e enviando via rede. Conectei tudo bonitinho, mas a duvida surgiu ae:
    No chão, com um pc proximo ao outro, eu medi o sinal e tava mostrando algo em torno de -42 de sinal. O problema é que eu nao sei o que significa esse sinal :P
    To acostumado com os radinhos mostrano XX% e nao sei o que significa -XX.
    Alguém poderia me explicar como funciona isso?
    Outra duvida: vi que tem um modo de operação chamado align only. Aparentemente deve servir para alinhar antenas. Alguém pode me dar uma informação ou indicar como usar isso? Pelo que vi, o ap cliente fica bipando a medida que o sinal vai melhorando ou piorando, e quanto maior a velocidade do bip, melhor o sinal. Como usar isso e como funciona?

    Qualquer informação é bem vinda.

    Abraço.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,
    só para facilitar senão vou alongar a resposta se for falar de ganho, potência, etc. Quanto menor o sinal, maior o ganho.
    Ou seja um sinal -35 é melhor que um sinal -42. Despois é só estudar um pouco de potência, ganho, etc que vai clarear.
    A ferramenta de alinhamento do Mikrotik, é exatamente isso. Quanto mais próximo do melhor sinal, seu alinhamento vai melhorando o bip vai ficando mais rápido.
    []'s

  3. #3

    Padrão

    Só completando...

    para utilizar esse artificil, tem um campo que vc preenche com o MAC do AP da outra ponta, ai ele vai bipando de acordo com a melhor posição e alinhamento da antena.

  4. #4

    Padrão

    Isso mesmo amigo, neste caso quanto menor o sinal melhor (-35 melhor que -87)!!! com certeza tem um monte de teorias para vc ler para entender melhor como funciona isso, na parte braçal do alinhamento das antenas alinhe primeiro elas horizontalmente ou seja na direção uma da outra tendo certeza dessa posição vá alinhando de pouquinho a altura delas (verticalmente), nao tem erro.

  5. #5

    Padrão Aling-only

    Sei que serve pra alinhar, mais fiquei com um dúvida, os dois APs tem que ficar neste modo, ou apenas o que agente estiver na torre ouvindo os bips ?? o outro pode ficar como AP BRIGE normal ?

  6. #6

    Padrão

    Exato, o ponto principal fica como AP normal.
    []'s

  7. #7

    Padrão

    Amigo,

    segundo o site da Mikrotik (http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...ess.php#4.13.9)
    quando vc entra na ferramenta Align..., o Mikrotik automaticamente muda para o modo Aligment-only.

    "If you are using the command /interface wireless align monitor then it will automatically change the wireless interface's mode from station, bridge or ap-bridge to alignment-only."

    Espero ter ajudado.
    T+