+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Nano2 Ver Post
    Vcs estão utilizando o que pra cabear ?? Fibra ?? UTP ?? Estou montando um projeto aqui na minha cidade... consegui um preço interessante na fibra, R$ 1.000,00 o km.. agora minha duvida é como chegar no cliente (o que usar)...
    Aqui vou utilizar cabo de rede mesmo, aquele blindado (FPT ou STP, não sei ao certo), dessa forma poderei chegar até o cliente, já que de 100 em 100 metros utilizarei switchs. O problema que está me atormentando ainda é como levar alimentação a estes switchs... Quando tiver uma posição concreta eu posto aqui... Vou fazer uma avenida de 1810 metros, onde os postes são da prefeitura e já obtive licença para utilizar os mesmos.

A espinha da rede, ou seja, estes 1810 metros usarei o cabo blindado, até os clientes, utilizarei o cabo de rede comum mesmo.

2. Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Aqui vou utilizar cabo de rede mesmo, aquele blindado (FPT ou STP, não sei ao certo), dessa forma poderei chegar até o cliente, já que de 100 em 100 metros utilizarei switchs. O problema que está me atormentando ainda é como levar alimentação a estes switchs... Quando tiver uma posição concreta eu posto aqui... Vou fazer uma avenida de 1810 metros, onde os postes são da prefeitura e já obtive licença para utilizar os mesmos.

A espinha da rede, ou seja, estes 1810 metros usarei o cabo blindado, até os clientes, utilizarei o cabo de rede comum mesmo.
    Você pode montar um esquema de POE, usando controladores de tensão, injeta no cabo 30 volts e controla 5 volts em cada switch, um bom técnico de eletrônica monta isso mole para você.

3. Vocês que estão falando de tecnologias novas, entendam; se a Anatel liberar a frequência pra uso público, vai ficar um lixo, e se não liberar, como o caso do wimax, a gente se ferra também. Que adianta modelo N se não vai trafegar nada devido à poluição? E vocês com problemas pra entregar links pra clientes distantes, não tem que se estressar com wimax ou mimo, taca 5.8 que resolve. O que mais tem aqui é nego fazendo link de 60kms com rádios e antenas básicas de 5.8.

4. Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Vocês que estão falando de tecnologias novas, entendam; se a Anatel liberar a frequência pra uso público, vai ficar um lixo, e se não liberar, como o caso do wimax, a gente se ferra também. Que adianta modelo N se não vai trafegar nada devido à poluição? E vocês com problemas pra entregar links pra clientes distantes, não tem que se estressar com wimax ou mimo, taca 5.8 que resolve. O que mais tem aqui é nego fazendo link de 60kms com rádios e antenas básicas de 5.8.
    Questão aqui são os clientes de LapTop que querem mobilidade, esse é o problema, no mais, os clientes de PC comun o 2,4 ainda me atende bem. Meus clientes tem média de 128k e está tudo ok.

5. Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Vocês que estão falando de tecnologias novas, entendam; se a Anatel liberar a frequência pra uso público, vai ficar um lixo, e se não liberar, como o caso do wimax, a gente se ferra também. Que adianta modelo N se não vai trafegar nada devido à poluição? E vocês com problemas pra entregar links pra clientes distantes, não tem que se estressar com wimax ou mimo, taca 5.8 que resolve. O que mais tem aqui é nego fazendo link de 60kms com rádios e antenas básicas de 5.8.
    É exatamente como o Josué falou. Mobilidade.
    Links distantes 5.8 vai tranquilo mesmo, mas a distribuição ainda é mais conveniente em 2.4, por fatores os mais variados, incluindo o econômico.
    Ninguém vai conseguir fazer frente aos grandes se não tiver competitividade na área econômica também.

Eu acho uma utopia provedor independente querer instalar serviço utilizando estes rádios caros como Motorola, Alvarion, Sky Pilot etc... Custam uma pequena fortuna e levarão anos para conseguir um retorno financeiro. Por melhor que sejam, eles ainda tem a limitação de usuários, obrigando o provedor a cada vêz mais investir em mais repetidoras para atender sua demanda. E esta expansão vai exigir continuar refém do fabricante pois a maioria destes rádios exige compatibilidade entre eles e muitas vêzes com o cliente também.
    E é um tiro no escuro. Logo muda a tecnologia novamente e o investimento pode ficar ameaçado.

Por isso, novas tecnologias precisam ser testadas, mas sem se afastar do Wi-Fi, e pela teoria publicada fartamente na net, o modo N pode ser de ajuda neste sentido. Se ele nos garantisse esta mobilidade num raio de 500 a 800 metros, já facilitaria tudo, pois seria o caso de instalar mais repetidoras cerca de 1 km uma das outras. O problema é que ninguém ainda se aventurou por estes caminhos. Sei que papo de fabricante é uma coisa e a prática pode ser bem diferente.

Se não tivermos esta mobilidade para usuários de notebook, vamos nos ferrar logo, logo. Com poluição ou sem poluição.
    E o modo N, pouco conhecido por quase todos nós, será que poderia nos dar esta mobilidade?

Na verdade a questão da poluição é a mais fácil de resolver. Na prática, quase todos que estão no ar são clandestinos.
    É só ter o provedor legalizado e fazer valer seu direito. Expor o problema para a Anatel e exigir uma limpesa. Afinal para que se paga o Fistel?
    No meu caso específico, é só fazer um site survey e cada mês aparece uma estação nova. Chega a achar 15 ou 20, mas com sinal mais fraco porque uso polarização horizontal. Mas eu continuo sem problemas de interferência, e trabalho com baixa potencia. Tenho configurado 32mW e até AP com 16mW e vai tranquilo com polarização horizontal. Se colocar polarização vertical aí dobra o nº de estações.

Tópicos Similares

1. Respostas: 114
    Último Post: 29-06-2009, 21:50
  2. Lucro Obtido em Provedor Wireless.
    Por UltraFox no fórum Redes
    Respostas: 52
    Último Post: 01-05-2008, 20:23
  3. Suporte Técnico em Provedor Wireless
    Por bfgallo no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 25-09-2007, 17:22
  4. MRTG por IP em Provedor Wireless