+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Tah ai pessoal ... dois topicos que tavam esquecidos e que eu acho que vai amadurecer um pouco as duvidas de vcs ..


    https://under-linux.org/forums/wirel...abeado-22.html


    https://under-linux.org/forums/wirel...de-poe-11.html

    Qualquer duvidas... perguntas e etc... estou a disposicao !


    Abraços !

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Algumas coisas me veio na cabeça, controles que temos com mikrotik por exemplo:

    - Conflito de ip (cliente coloca um ip errado e dá o maior pau na rede, como descobrir??)
    - Bloqueio e liberação de sinal (vc vai la e corta o cabo?)
    - Roubo de sinal
    - Comunicação entre os clientes da rede (os amigos ficam jogando age of empires pesando a rede por exemplo.
    - Corte do cabo por pessoas mal intencionadas
    - Usa somente switch gerenciavel? usa comum??

    Vamos lá...

    -Eu trabalho com DHCP server IpxMac... nunca tive problema similar ....
    -Bloqueio e liberação de sinal eh feito pelo mikrotik ... assim como no wireless na rede cabeada funciona do mesmo jeito.
    -Roubo de sinal eh meio que preocupante pra mim ... por enquanto eu naum tive problemas com isso ... mas to pensando em colocar ip dinâmico + hotspot ou seja ... qualquer cliente que conectar a rede recebe um ip qualquer .. .mas o login e senha será um soh ... pra apenas uma conexao !
    -Bom ... eu jah testei ... tentei por duas vezes fazer uma rede dentro da minha rede... ter internet e rede local ao mesmo tempo e nao tive sucesso ... mesmo adicionando outra range de ip na placa de dois pcs ... mas nao consegui ... mas pra ter certeza que isso nao vai funcionar ... to com um projeto pra quando a rede atingir uma certa quantidade de usuarios ... eu colocar switchs gerenciaveis .. um em cada esquina ...
    -O Corte de cabo por pessoas mal intencionadas nao tem como evitar ... isso ai vai das pessoas e vc tem que contar com a comunidade que esta usufluindo do serviço ... por exemplo ... eu nunca tive problemas com isso aki ... a unica vez que eu tive o rompimento de um cabo foi quando um caminhao do material de construcao esqueceu de baixar a cacamba e arrastou tudo aki ... mas logo logo ... em menos de meia hora meu serviço estava on line de novo. Ou seja quando fizerem isso eh soh vc falar com o pessoal da rua ... que usa o servico em que o cabo foi cortado ... ninguem vai querer ficar sem internet neh ???? Pelo menos aki funciona ! Se nao tiver jeito ... o negocio mesmo eh apelar. Mas aqui no Rio de Janeiro eu tenho varios clientes que trabalham com rede cabeada e nunca tiveram ocorrencia com esse tipo de vandalismo nao ... e olha que tem cliente meu que passa rede no mesmo bairro que tem outro provedor que passa rede cabeada tb.

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    -Eu trabalho com DHCP server IpxMac... nunca tive problema similar ....
    DHCP (amarrando ip x mac) com poucos clientes vai bem, mas a medida que aumenta é só dor de cabeça...

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    -Bloqueio e liberação de sinal eh feito pelo mikrotik ... assim como no wireless na rede cabeada funciona do mesmo jeito.
    E o cabo continua ligado no pc do cliente? Ele continua acessando a rede normalmente, só não acessa internet? Então ele pode trocar arquivos com seu colega usando SUA estrutura e o pior, sem pagar nada por isso???

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    -Roubo de sinal eh meio que preocupante pra mim ... por enquanto eu naum tive problemas com isso ... mas to pensando em colocar ip dinâmico + hotspot ou seja ... qualquer cliente que conectar a rede recebe um ip qualquer .. .mas o login e senha será um soh ... pra apenas uma conexao !
    Uma boa sugestão seria IP x MAC x usuario x senha.

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    -O Corte de cabo por pessoas mal intencionadas nao tem como evitar ...
    Eu perguntei isso porque aqui tenho concorrente tão picareta que isso seria simples pra ele fazer....
    Última edição por netosdr; 16-09-2008 às 14:52.

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Amigo acho que essa cobertura seria mais relacionado a mesh, daqui a pouco usar essa infraestrutura mimo como rede mesh seria uma boa opção, eu irei experimentar alguma coisa do genero mesh aqui numa praia para ver como se comporta.
    Apesar de MIMO ser outra coisa até pode ser por aí mesmo, apesar de nos data sheet dos APs não fazer nenhuma menção a mesh.
    Já que o sistema MIMO aproveita a reflexão de sinais pode funcionar também.
    A minha dúvida é exatamente sobre o desempenho usando antenas setoriais orientadas as três para o mesmo lado. Praticamente não haveria o efeito reflexão que é o mais comentado nos artigos que li.

    E numa Mesh a idéia é usar antenas Omini exatamente para que voce receba o sinal de onde for melhor, deixando o equipamento resolver o resto.
    Mas um companheiro aqui no forum tentou o Mesh e relatou que houve um gargalo que causou um retardo muito grande, já que todas as estações trabalham em AD-Hoc. E por isso desistiu.

  5. #45

    Padrão

    Vocês falando de tecnilogia, mas esse é o menor dos problemas. O problema é que não tem como concorrer diretamente com quem fornece 1mb a 50 reais, quando vc paga 2mil no seu mb. O modo de levar a net pro cliente é o menor dos problemas. Mesmo pra quem já está pagando menos de R$500 no mega, ainda tá concorrendo muito deslealmente com as donas das malhas.

    Quanto a quem tá querendo usar Wimax em 2,4, não vai ser a mesma m* não? Não vai sofrer exatamente a mesma interferência que o wi-fi? Ví alguns que vão usar em frequências acima das liberadas pela anatel, de 2462 pra lá. A anatel se pegar, lacra. E mais dia menos dia eles vêm, é só a denúncia ser feita.

    E tipo, pra quem tá preocupado no gargalo gerado pelo wi-fi, não podendo oferecer links maiores para o cliente, é só partir pro 5,8 que ainda tá mais em conta, atinge distâncias consideráveis, e tudo o mais.

    O problema maior da gente é o link, nada mais. Aqui no NE pelo menos, é isso. Quem manda é Embratel/telemar/oi, que é tudo a mesma m*, do mexicano *** lá.
    Última edição por xandemartini; 17-09-2008 às 07:58. Razão: palavrões editados

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Vamos lá...

    -Eu trabalho com DHCP server IpxMac... nunca tive problema similar ....
    -Bloqueio e liberação de sinal eh feito pelo mikrotik ... assim como no wireless na rede cabeada funciona do mesmo jeito.
    -Roubo de sinal eh meio que preocupante pra mim ... por enquanto eu naum tive problemas com isso ... mas to pensando em colocar ip dinâmico + hotspot ou seja ... qualquer cliente que conectar a rede recebe um ip qualquer .. .mas o login e senha será um soh ... pra apenas uma conexao !
    -Bom ... eu jah testei ... tentei por duas vezes fazer uma rede dentro da minha rede... ter internet e rede local ao mesmo tempo e nao tive sucesso ... mesmo adicionando outra range de ip na placa de dois pcs ... mas nao consegui ... mas pra ter certeza que isso nao vai funcionar ... to com um projeto pra quando a rede atingir uma certa quantidade de usuarios ... eu colocar switchs gerenciaveis .. um em cada esquina ...
    -O Corte de cabo por pessoas mal intencionadas nao tem como evitar ... isso ai vai das pessoas e vc tem que contar com a comunidade que esta usufluindo do serviço ... por exemplo ... eu nunca tive problemas com isso aki ... a unica vez que eu tive o rompimento de um cabo foi quando um caminhao do material de construcao esqueceu de baixar a cacamba e arrastou tudo aki ... mas logo logo ... em menos de meia hora meu serviço estava on line de novo. Ou seja quando fizerem isso eh soh vc falar com o pessoal da rua ... que usa o servico em que o cabo foi cortado ... ninguem vai querer ficar sem internet neh ???? Pelo menos aki funciona ! Se nao tiver jeito ... o negocio mesmo eh apelar. Mas aqui no Rio de Janeiro eu tenho varios clientes que trabalham com rede cabeada e nunca tiveram ocorrencia com esse tipo de vandalismo nao ... e olha que tem cliente meu que passa rede no mesmo bairro que tem outro provedor que passa rede cabeada tb.
    Esse sistema seu sem gerenciador, que eu lí por alto em outros tópicos que vc explicava como estava fazendo, é bem complicado viu. Ok, o cliente fica sem internet durante o período que ele mudas as configs de rede pra ter comunicação com outro cliente. Mas eles quando quizerem, deitam e rolam na sua rede. Imagina a m*, os *** fazendo transferência de arquivos pesados pela tua rede. Vai gargalar tudo. Mas é isso, se tá dando certo aí, bola pra frente até conseguir por os gerenciáveis (que pelo que eu lí na época do tópico, são super hiper caros), aqui mesmo se eu usasse essa topologia sua, não teria problemas, meus clientes são leigos e gente boa na grande maioria.

    Aproveitar pra te perguntar, quanto vc tá paganda atualmente pelo uso de cada poste e pela energia usada pelos switchs, mensalmente? Pensei em fazer um teste aqui na vizinhança, cabear uns quarteirões aqui e ver como se comporta.
    Última edição por xandemartini; 17-09-2008 às 07:59. Razão: palavrões editados

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Vou procurar o tópico aki no Underlinux e jah posto pra vcs ... atualmente a rede cabeada tgem me custado R$ 1.200,00 o Km cabeado .. isso eh custo de material ... sem contar que 1 Km eh coisa pra caramba ... e nele vc pode pendurar mais de 25 clientes ... agora na hora de investir vcs tem que pensar duas vezes ... divulgar e visar o maior foco de clientes para levar a rede ateh eles e instalar ... hoje em dia eu cobro R$ 100 de taxa de instalação ... onde vc pode pendurar 12 clientes tirar o prejuizo do material e as instalaçoes futuras tirar um lucro.

    Problema disso aqui é o aluguel dos postes. Querem cobrar 3 reais o aluguel de cada poste....

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Vocês falando de tecnilogia, mas esse é o menor dos problemas. O problema é que não tem como concorrer diretamente com quem fornece 1mb a 50 reais, quando vc paga 2mil no seu mb. O modo de levar a net pro cliente é o menor dos problemas. Mesmo pra quem já está pagando menos de R$500 no mega, ainda tá concorrendo muito deslealmente com as donas das malhas.
    Você tocou no ponto nevrálgico!!!

    Tecnologia até que se acha algo, mas como o companheiro que abriu o tópico perguntou. Será que dá para investir ainda?
    Quem já está instalado vai tentando recuperar o que já foi investido. Mas daqui para frente não tem como recuperar qualquer centavo que investir.
    Todos nós teremos que parar mais dia menos dia.
    Não é pessimismo mas a realidade que o Gosulator explanou muito bem.

  9. #49

    Padrão

    Pois é, eu to vendo as possibilidades de crescer rápido e recuperar toda minah grana, enquanto faço uma cartela de clientes grandes, pra no futuro oferecer tudo que for tipo de serviços, inclusive ser uma empresa de prestação de serviço pras grandes telecons, quando elas já estiverem me engolido. O modelo de negócio está com os dias contados.

  10. #50

    Padrão

    Olá Pessoal,

    Na minha humilde opinião o mercado brasileiro nunca esteve tão bom para se investir em telecomunicações enfim passamos por altos e baixos mas é por conta da chamada dinamica de mercado. Particularmente eu li varios posts falando sobre tecnologia WiMax e tudo mais enfim ano passado eu me formei na faculdade e o meu trabalho de conclusão de curso foi exatamente sobre WiMax tenho varios livros em formato PDF sobre o assunto e depois de estudar tanto acretito que a proposta inicial do WiMax forum ainda deve demorar para acontecer. Só recaptulando a proposta do WiMax é fornecer tecnologia de ultima milha a longas distancias sem visada, o pessoal do WiMax forum grupo de empresas que apoiam o padrão aposta que a tecnologia deve chegar proximo aos 50 Km de distancia ou seja da ERB até a CPE o que de fato acredito que vai demorar para acontecer.

    Enfim o padrão esta sendo pesquisado desde 2001 e somente em 2004 tivemos o primeiro prototipo homologado o chamado IEEE 802.16e/2004 enfim em 2006 tivemos uma nova release do IEEE 802.16e/2006. Sinceramente eu não apostaria todas as minhas fixas na tecnologia pois ainda não esta inteiramente desenvolvida.


    A cerca de 1 ano e meio atras estamos falando de 2006 eu estive me reunindo com alguns engenheiros da NAVINI empresa que é pioneira na elaboração de equipamentos WiMax e questionei sobre a tecnologia e os altos custos da plataforma e a resposta foi a tecnologia Wi-Fi demorou quase 10 anos para ser desenvolvida e alcançar o nivel de confiabilidade que temos hoje e o WiMax esta percorrendo o mesmo caminho.


    So para se ter uma ideia a ERB que a NAVINI possui no mercado esta custando R$200.000,00 e cada CPE unidade cliente custa algo em torno de R$ 1000,00 enfim na minha opinião o equipamento que a NAVINI disponibiliza é muito bom no entanto o custo é muito alto para uma ERB que atinge no maximo 20 Km.


    Existem outra meia duzia de fabricantes de equipamentos WiMax tais como ALVARION, RED, WISAIR entre outras tantas.


    WiMax é uma tecnologia que deverá explodir sim inclusive muita gente aposta nisso so para citar um exemplo hoje temos o maior investidor de WiMax no Brasil a NEOVIA www.neovia.com.br no entanto eles contam com injeção de capital imensa da ordem de milhões de reais.


    Ainda continuo acreditando que para qualquer negocio sobreviver temos que inovar oferecer soluções que alem que qualidade possam possuir serviços agregados. Afinal de contas inovar é essencial para qualquer negocio.



    Antonio Rodrigues.
    MSN: [email protected]

  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Esse sistema seu sem gerenciador, que eu lí por alto em outros tópicos que vc explicava como estava fazendo, é bem complicado viu. Ok, o cliente fica sem internet durante o período que ele mudas as configs de rede pra ter comunicação com outro cliente. Mas eles quando quizerem, deitam e rolam na sua rede. Imagina a m*, os *** fazendo transferência de arquivos pesados pela tua rede. Vai gargalar tudo. Mas é isso, se tá dando certo aí, bola pra frente até conseguir por os gerenciáveis (que pelo que eu lí na época do tópico, são super hiper caros), aqui mesmo se eu usasse essa topologia sua, não teria problemas, meus clientes são leigos e gente boa na grande maioria.

    Aproveitar pra te perguntar, quanto vc tá paganda atualmente pelo uso de cada poste e pela energia usada pelos switchs, mensalmente? Pensei em fazer um teste aqui na vizinhança, cabear uns quarteirões aqui e ver como se comporta.


    Eu pago 7 reais por poste ... aluguei 20 postes mas to usando quase 80 já !

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    DHCP (amarrando ip x mac) com poucos clientes vai bem, mas a medida que aumenta é só dor de cabeça...


    E o cabo continua ligado no pc do cliente? Ele continua acessando a rede normalmente, só não acessa internet? Então ele pode trocar arquivos com seu colega usando SUA estrutura e o pior, sem pagar nada por isso???
    Sim o cabo fica ligado no pc do cliente ... por enquanto eu naum tive desistencia nenhuma ... nenhum usuario insatisfeito com o serviço ! Entaum nem esquento com isso ...


    Uma boa sugestão seria IP x MAC x usuario x senha.
    Como eu disse, eu estou pensando em colocar ip dinâmico com HotSpot ! Me parece interessante, ficaria semelhante ao sistema da velox !

    Eu perguntei isso porque aqui tenho concorrente tão picareta que isso seria simples pra ele fazer....
    Isso tem de montao por ai ... mas aki no Rio de Janeiro o buraco eh mais embaixo e a coisa eh preta !

  13. #53

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AntoniosRodrigues Ver Post
    Olá Pessoal,

    Na minha humilde opinião o mercado brasileiro nunca esteve tão bom para se investir em telecomunicações enfim passamos por altos e baixos mas é por conta da chamada dinamica de mercado. Particularmente eu li varios posts falando sobre tecnologia WiMax e tudo mais enfim ano passado eu me formei na faculdade e o meu trabalho de conclusão de curso foi exatamente sobre WiMax tenho varios livros em formato PDF sobre o assunto e depois de estudar tanto acretito que a proposta inicial do WiMax forum ainda deve demorar para acontecer. Só recaptulando a proposta do WiMax é fornecer tecnologia de ultima milha a longas distancias sem visada, o pessoal do WiMax forum grupo de empresas que apoiam o padrão aposta que a tecnologia deve chegar proximo aos 50 Km de distancia ou seja da ERB até a CPE o que de fato acredito que vai demorar para acontecer.

    Enfim o padrão esta sendo pesquisado desde 2001 e somente em 2004 tivemos o primeiro prototipo homologado o chamado IEEE 802.16e/2004 enfim em 2006 tivemos uma nova release do IEEE 802.16e/2006. Sinceramente eu não apostaria todas as minhas fixas na tecnologia pois ainda não esta inteiramente desenvolvida.


    A cerca de 1 ano e meio atras estamos falando de 2006 eu estive me reunindo com alguns engenheiros da NAVINI empresa que é pioneira na elaboração de equipamentos WiMax e questionei sobre a tecnologia e os altos custos da plataforma e a resposta foi a tecnologia Wi-Fi demorou quase 10 anos para ser desenvolvida e alcançar o nivel de confiabilidade que temos hoje e o WiMax esta percorrendo o mesmo caminho.


    So para se ter uma ideia a ERB que a NAVINI possui no mercado esta custando R$200.000,00 e cada CPE unidade cliente custa algo em torno de R$ 1000,00 enfim na minha opinião o equipamento que a NAVINI disponibiliza é muito bom no entanto o custo é muito alto para uma ERB que atinge no maximo 20 Km.


    Existem outra meia duzia de fabricantes de equipamentos WiMax tais como ALVARION, RED, WISAIR entre outras tantas.


    WiMax é uma tecnologia que deverá explodir sim inclusive muita gente aposta nisso so para citar um exemplo hoje temos o maior investidor de WiMax no Brasil a NEOVIA www.neovia.com.br no entanto eles contam com injeção de capital imensa da ordem de milhões de reais.


    Ainda continuo acreditando que para qualquer negocio sobreviver temos que inovar oferecer soluções que alem que qualidade possam possuir serviços agregados. Afinal de contas inovar é essencial para qualquer negocio.



    Antonio Rodrigues.
    MSN: [email protected]
    Já que o Wimax vai demorar um pouco, o que você nos diz sobre o wi-fi Mimo. Será que o protocolo 802.11N vai pegar? Vai resolver problemas de cobertura, especialmente para usuários de notebook que querem mobilidade?
    Que ele é prático para ambientes internos já foi constatado por vários usuários. Mas para uso em provedor, vai funcionar bem? Aquele negócio de 3 antenas trabalhando com reflexão de sinais para obter melhor desempenho tem aplicação outdoor também?

  14. #54

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AntoniosRodrigues Ver Post
    Olá Pessoal,

    Na minha humilde opinião o mercado brasileiro nunca esteve tão bom para se investir em telecomunicações enfim passamos por altos e baixos mas é por conta da chamada dinamica de mercado. Particularmente eu li varios posts falando sobre tecnologia WiMax e tudo mais enfim ano passado eu me formei na faculdade e o meu trabalho de conclusão de curso foi exatamente sobre WiMax tenho varios livros em formato PDF sobre o assunto e depois de estudar tanto acretito que a proposta inicial do WiMax forum ainda deve demorar para acontecer. Só recaptulando a proposta do WiMax é fornecer tecnologia de ultima milha a longas distancias sem visada, o pessoal do WiMax forum grupo de empresas que apoiam o padrão aposta que a tecnologia deve chegar proximo aos 50 Km de distancia ou seja da ERB até a CPE o que de fato acredito que vai demorar para acontecer.

    Enfim o padrão esta sendo pesquisado desde 2001 e somente em 2004 tivemos o primeiro prototipo homologado o chamado IEEE 802.16e/2004 enfim em 2006 tivemos uma nova release do IEEE 802.16e/2006. Sinceramente eu não apostaria todas as minhas fixas na tecnologia pois ainda não esta inteiramente desenvolvida.


    A cerca de 1 ano e meio atras estamos falando de 2006 eu estive me reunindo com alguns engenheiros da NAVINI empresa que é pioneira na elaboração de equipamentos WiMax e questionei sobre a tecnologia e os altos custos da plataforma e a resposta foi a tecnologia Wi-Fi demorou quase 10 anos para ser desenvolvida e alcançar o nivel de confiabilidade que temos hoje e o WiMax esta percorrendo o mesmo caminho.


    So para se ter uma ideia a ERB que a NAVINI possui no mercado esta custando R$200.000,00 e cada CPE unidade cliente custa algo em torno de R$ 1000,00 enfim na minha opinião o equipamento que a NAVINI disponibiliza é muito bom no entanto o custo é muito alto para uma ERB que atinge no maximo 20 Km.


    Existem outra meia duzia de fabricantes de equipamentos WiMax tais como ALVARION, RED, WISAIR entre outras tantas.


    WiMax é uma tecnologia que deverá explodir sim inclusive muita gente aposta nisso so para citar um exemplo hoje temos o maior investidor de WiMax no Brasil a NEOVIA www.neovia.com.br no entanto eles contam com injeção de capital imensa da ordem de milhões de reais.


    Ainda continuo acreditando que para qualquer negocio sobreviver temos que inovar oferecer soluções que alem que qualidade possam possuir serviços agregados. Afinal de contas inovar é essencial para qualquer negocio.



    Antonio Rodrigues.
    MSN: [email protected]

    Amigo obrigado pela sua respósta bem profissional, uma coisa voce falou que tem varios documentos em pdf sobre wimax, voce poderia me fornecer algum que vc julga ser completo no quesito de exclarecer a técnologia, ficaria muito grato se puder me ajudar.

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Eu pago 7 reais por poste ... aluguei 20 postes mas to usando quase 80 já !

    Amigo como funciona o aluguel de poste e como vc esta fazendo o cabeamento vc pode dar alguns detalhes

  16. #56

    Padrão

    Olá meus caros colegas respondendo a pergunta do amigo referente ao protocolo 802.11N acredito que o mesmo deve pegar sim pela capacidade de transmissão que o mesmo possui esses dias atrás eu estava fazendo uma pesquisa de mercado e me supreendi com o que eu encontrei existem equipamentos da NETGEAR que trabalham com o protocolo N e tem capacidade para transmitir até 300Mbps claro que esses equipamentos foram desenvolvidos para trabalharem em ambientes Indor ou seja não existe nada detalhado sobre usar os mesmos em ambientes outdor como é o nosso caso que trabalhamos com provedores de acesso.

    Enfim acredito que é melhor investirmos em tecnologias já consolidadas e claro fazermos testes com as novas tecnologias no entanto eu costumo investir no maximo 10% do capital da minha empresa em novas tecnologias, contudo há de convir que hoje não adianta investir em tecnologias novas se não tivermos budget para isso.

    Acredito que o nosso grande problema não é a questão de investir X valor ou Y valor em novas tecnologias no Brasil o grande problema é infra-estrutura de rede os chamados Backbones que ainda são muito ruins, contudo procuro sempre pesquisar tecnologias fora do Brasil para somente então verificar novas possobilidades de investimento.


    Atualmente estou pesquisando equipamentos equipamentos com alto poder de transmissão de dados algo em torno de 1Gbps tais equipamentos se enquadram sob o protocolo IEEE 802.16M o "M" de mimo, no entanto ninguem sabe como está tecnologia se comportará pois não se sabe muito bem o efeito da esposição a radiação sob os seres humanos, so para se ter uma ideia para que um sinal atravesse varios predios ao mesmo tempo ele tem que ser forte o suficiente para tal e estamos falando de frequencias acima de 60GHz e acreditem os senhores é um tanto quanto perigoso trabalhar com tais frequencias a nivel de solo.

    Tais frequencias são utilizadas para envio de informações a satelites em orbita, nunca nimguem testou fazer comunicação em solo no entando o governo americano esta homologando a primeira leva de equipamentos e já estão a venda/testes alguns equipamentos vejam no site Solectek: Broadband Wireless Networks lá já existem equipamentos com tal poder de transmissão.


    Ao colega que quer buscar mais informações sobre WiMax procure nos seguintes sites.

    www.revistadewimax.com.br/ - Do professor Eduardo Prado existem varias entrevistas com presidentes de empresas como Alvarion e tantas outras vale a pena conferir.

    WiMAX Forum - WiMAX Home - WiMax forum não preciso falar nada é o forum que reune todas as empresas que apoiam o padrão.

    Olhar Digital - Existem varias entrevistas falando sobre WiMax é só dar uma procuradinha.


    Não esqueça de olhar no site da INTEL e dos outros fabricantes, o restante do material que eu tenho são livros em inglês e Alemão se te interessar posso enviar para o seu e-mail.


    Obrigado.


    Antonio Rodrigues.

  17. #57

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Amigo como funciona o aluguel de poste e como vc esta fazendo o cabeamento vc pode dar alguns detalhes

    O aluguel do poste vc precisa ter scm pelo menos aki na minha cidade ... o cabeamento estou fazendo com switch em uma caixinha pendurada no poste ... e a alimentacao dos switch por PoE

  18. #58
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    O aluguel do poste vc precisa ter scm pelo menos aki na minha cidade ... o cabeamento estou fazendo com switch em uma caixinha pendurada no poste ... e a alimentacao dos switch por PoE
    Quantos metros vc leva de energia por POE? E liga ele onde? Hj comprei todo material pra cabear a primeira avenida aqui...

  19. #59

    Padrão

    Vcs estão utilizando o que pra cabear ?? Fibra ?? UTP ?? Estou montando um projeto aqui na minha cidade... consegui um preço interessante na fibra, R$ 1.000,00 o km.. agora minha duvida é como chegar no cliente (o que usar)...

  20. #60

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nano2 Ver Post
    Vcs estão utilizando o que pra cabear ?? Fibra ?? UTP ?? Estou montando um projeto aqui na minha cidade... consegui um preço interessante na fibra, R$ 1.000,00 o km.. agora minha duvida é como chegar no cliente (o que usar)...
    Estamos pensando em utilizar os radios GigaLink que são full duplex, estou com o mesmo problema para chegar nos meus clientes pois radio nenhum consegue atender essa quantidade de clientes.

    Bom no meu caso eu estou a 25Km em linha reta considerando somente ar, se eu fosse utilizar fibra para montar o backbone daria algo em torno de 30km talvés mais.

    Para os clientes já pesquisei de tudo e não encontrei algo com bom preço o que o pessoal tem comentado muito é sobre o NANOSTATION da UBIQUITI daria para vc tentar por nos clientes mas o numero maximo que a gente consegue atender considerando antenas com abertura de 30° graus são 12 setores é 120 clientes por setor, o que pode ser feito é tentar usar frequencias mescladas de 2,4GHz e 5,8GHz enfim tudo é possibilidade.


    Antonio Rodrigues