+ Responder ao Tópico



  1. #61
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nano2 Ver Post
    Vcs estão utilizando o que pra cabear ?? Fibra ?? UTP ?? Estou montando um projeto aqui na minha cidade... consegui um preço interessante na fibra, R$ 1.000,00 o km.. agora minha duvida é como chegar no cliente (o que usar)...
    Aqui vou utilizar cabo de rede mesmo, aquele blindado (FPT ou STP, não sei ao certo), dessa forma poderei chegar até o cliente, já que de 100 em 100 metros utilizarei switchs. O problema que está me atormentando ainda é como levar alimentação a estes switchs... Quando tiver uma posição concreta eu posto aqui... Vou fazer uma avenida de 1810 metros, onde os postes são da prefeitura e já obtive licença para utilizar os mesmos.

    A espinha da rede, ou seja, estes 1810 metros usarei o cabo blindado, até os clientes, utilizarei o cabo de rede comum mesmo.

  2. #62

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Aqui vou utilizar cabo de rede mesmo, aquele blindado (FPT ou STP, não sei ao certo), dessa forma poderei chegar até o cliente, já que de 100 em 100 metros utilizarei switchs. O problema que está me atormentando ainda é como levar alimentação a estes switchs... Quando tiver uma posição concreta eu posto aqui... Vou fazer uma avenida de 1810 metros, onde os postes são da prefeitura e já obtive licença para utilizar os mesmos.

    A espinha da rede, ou seja, estes 1810 metros usarei o cabo blindado, até os clientes, utilizarei o cabo de rede comum mesmo.
    Você pode montar um esquema de POE, usando controladores de tensão, injeta no cabo 30 volts e controla 5 volts em cada switch, um bom técnico de eletrônica monta isso mole para você.

  3. #63

    Padrão

    Vocês que estão falando de tecnologias novas, entendam; se a Anatel liberar a frequência pra uso público, vai ficar um lixo, e se não liberar, como o caso do wimax, a gente se ferra também. Que adianta modelo N se não vai trafegar nada devido à poluição? E vocês com problemas pra entregar links pra clientes distantes, não tem que se estressar com wimax ou mimo, taca 5.8 que resolve. O que mais tem aqui é nego fazendo link de 60kms com rádios e antenas básicas de 5.8.

  4. #64

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Vocês que estão falando de tecnologias novas, entendam; se a Anatel liberar a frequência pra uso público, vai ficar um lixo, e se não liberar, como o caso do wimax, a gente se ferra também. Que adianta modelo N se não vai trafegar nada devido à poluição? E vocês com problemas pra entregar links pra clientes distantes, não tem que se estressar com wimax ou mimo, taca 5.8 que resolve. O que mais tem aqui é nego fazendo link de 60kms com rádios e antenas básicas de 5.8.
    Questão aqui são os clientes de LapTop que querem mobilidade, esse é o problema, no mais, os clientes de PC comun o 2,4 ainda me atende bem. Meus clientes tem média de 128k e está tudo ok.

  5. #65

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Vocês que estão falando de tecnologias novas, entendam; se a Anatel liberar a frequência pra uso público, vai ficar um lixo, e se não liberar, como o caso do wimax, a gente se ferra também. Que adianta modelo N se não vai trafegar nada devido à poluição? E vocês com problemas pra entregar links pra clientes distantes, não tem que se estressar com wimax ou mimo, taca 5.8 que resolve. O que mais tem aqui é nego fazendo link de 60kms com rádios e antenas básicas de 5.8.
    É exatamente como o Josué falou. Mobilidade.
    Links distantes 5.8 vai tranquilo mesmo, mas a distribuição ainda é mais conveniente em 2.4, por fatores os mais variados, incluindo o econômico.
    Ninguém vai conseguir fazer frente aos grandes se não tiver competitividade na área econômica também.

    Eu acho uma utopia provedor independente querer instalar serviço utilizando estes rádios caros como Motorola, Alvarion, Sky Pilot etc... Custam uma pequena fortuna e levarão anos para conseguir um retorno financeiro. Por melhor que sejam, eles ainda tem a limitação de usuários, obrigando o provedor a cada vêz mais investir em mais repetidoras para atender sua demanda. E esta expansão vai exigir continuar refém do fabricante pois a maioria destes rádios exige compatibilidade entre eles e muitas vêzes com o cliente também.
    E é um tiro no escuro. Logo muda a tecnologia novamente e o investimento pode ficar ameaçado.

    Por isso, novas tecnologias precisam ser testadas, mas sem se afastar do Wi-Fi, e pela teoria publicada fartamente na net, o modo N pode ser de ajuda neste sentido. Se ele nos garantisse esta mobilidade num raio de 500 a 800 metros, já facilitaria tudo, pois seria o caso de instalar mais repetidoras cerca de 1 km uma das outras. O problema é que ninguém ainda se aventurou por estes caminhos. Sei que papo de fabricante é uma coisa e a prática pode ser bem diferente.

    Se não tivermos esta mobilidade para usuários de notebook, vamos nos ferrar logo, logo. Com poluição ou sem poluição.
    E o modo N, pouco conhecido por quase todos nós, será que poderia nos dar esta mobilidade?

    Na verdade a questão da poluição é a mais fácil de resolver. Na prática, quase todos que estão no ar são clandestinos.
    É só ter o provedor legalizado e fazer valer seu direito. Expor o problema para a Anatel e exigir uma limpesa. Afinal para que se paga o Fistel?
    No meu caso específico, é só fazer um site survey e cada mês aparece uma estação nova. Chega a achar 15 ou 20, mas com sinal mais fraco porque uso polarização horizontal. Mas eu continuo sem problemas de interferência, e trabalho com baixa potencia. Tenho configurado 32mW e até AP com 16mW e vai tranquilo com polarização horizontal. Se colocar polarização vertical aí dobra o nº de estações.

  6. #66

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Aqui vou utilizar cabo de rede mesmo, aquele blindado (FPT ou STP, não sei ao certo), dessa forma poderei chegar até o cliente, já que de 100 em 100 metros utilizarei switchs. O problema que está me atormentando ainda é como levar alimentação a estes switchs... Quando tiver uma posição concreta eu posto aqui... Vou fazer uma avenida de 1810 metros, onde os postes são da prefeitura e já obtive licença para utilizar os mesmos.

    A espinha da rede, ou seja, estes 1810 metros usarei o cabo blindado, até os clientes, utilizarei o cabo de rede comum mesmo.
    Quanto o cabo em ambiente externo use STP (blindado). Já o switch tem na Linkteck Wireless - Redes sem fio, antenas, roteadores e produtos wireless um switch que vai até 1300 metros a 10mbps pra não precisar ficar colocando a cada 100 metros, só não testei, mas parece que não é tão caro...

  7. #67
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Quanto o cabo em ambiente externo use STP (blindado). Já o switch tem na Linkteck Wireless - Redes sem fio, antenas, roteadores e produtos wireless um switch que vai até 1300 metros a 10mbps pra não precisar ficar colocando a cada 100 metros, só não testei, mas parece que não é tão caro...
    Este cabo mesmo que irei utilizar pra fazer o backbone. Quanto a estes switch, acho q esses não valem a pena, pois investir em cabear a cidade inteira e ficar limitado a 10 mbps é ruim! Claro que seria pra 1300 metros direto, em 300 metros ele dá 100 mbps, mas um switch comum da Intelbrás, com fonte boa q o acompanha, custa 37 reais e dá os 100 mbps...

  8. #68

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Quantos metros vc leva de energia por POE? E liga ele onde? Hj comprei todo material pra cabear a primeira avenida aqui...
    Amigo eu tenho levado os switchs de 150m à 150m, estou fazendo alimentação por dentro da rede a energia sai da minha base ... e a rede mais longa de energia tem atendido uma rede de 2 km ...

    Estou esticando os cabos com esticadores iguais da telemar ... comprei mil unidades ... assim o cabo nao cede e fica com barriga como existem muitas redes por ai ... o pessoal estica o cabo com fiozinhos e sempre fica ruim e o cabo fica com barriga com o passar do tempo ...
    Semana passada eu cortei a alimentação da rede e coloquei um novo ponto de alimentação na casa de um cliente ... juntamente com Watchdog no inicio da rede da Cianet e um modem no final dela ... pra no caso se o modem parar de responder o watchdog reiniciar a rede a fim de destravar ... todos os equipamentos ficam no poste ... desde o watchdog até o modem.

    Essa semana vou tirar umas fotos e vou postar aki ...

  9. #69
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Amigo eu tenho levado os switchs de 150m à 150m, estou fazendo alimentação por dentro da rede a energia sai da minha base ... e a rede mais longa de energia tem atendido uma rede de 2 km ...

    Estou esticando os cabos com esticadores iguais da telemar ... comprei mil unidades ... assim o cabo nao cede e fica com barriga como existem muitas redes por ai ... o pessoal estica o cabo com fiozinhos e sempre fica ruim e o cabo fica com barriga com o passar do tempo ...
    Semana passada eu cortei a alimentação da rede e coloquei um novo ponto de alimentação na casa de um cliente ... juntamente com Watchdog no inicio da rede da Cianet e um modem no final dela ... pra no caso se o modem parar de responder o watchdog reiniciar a rede a fim de destravar ... todos os equipamentos ficam no poste ... desde o watchdog até o modem.

    Essa semana vou tirar umas fotos e vou postar aki ...
    Isso, posta umas fotos faz favor, vai servir de exemplo pra mim que estou começando aqui. Quais esticadores vc se refere? Pq ao comprar o cabo, o vendedor me falou de um auto sustenado, mas disse q o preço ficaria mais q o dobro do q já vou pagar. E quanto ao POE, ainda fico na dúvida, como vc faz pra levar via POE por 2 kms?

  10. #70

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Amigo concordo com voce e pra falar a verdade ja estive pensando sobre isso, existe uma tendencia na minha opinão de a internet baixar cada vez mais o preço até chegar perto de ser de graça, o que eu estava pensando essa semana, porque não usar esta estrategia e começar a pensar em retirar receita de outra maneira dos clientes, ja que as prefeituras estão começando com essa ideia de internet de graça eu estou pensando em ser o primeiro a vender esse serviço a eles e ganhar com a clientela, sei la a ideia ainda esta confusa pois quando se pensa no futuro e se sabe que a perda de receita é certa chega a dar um arrepio.
    mais dessa forma meu amigo vc fortalece o movimento das prefeituras, aí mais gente começa a fazer isso tb e aí sim tú fecha a gente de vez, isso se vc tiver provedor...

    tem outras saidas mais inteligentes do q ceder à concorrencia...

  11. #71

    Padrão

    Apesar de parecer que wi-fi está com os dias contados, se você começar por baixo talvez você consiga alguma coisa.

    Um amigo já falou sobre não investir tanto no começo. O detalhe está em abrir o provedor em uma cidade menor e sem muita tecnologia desse tipo, tanto para evitar concorrência quanto para evitar investir muito em uma coisa que pode não dar certo ou entrar em desuso em pouco tempo. No caso do nosso servidor, começamos a 11 anos com o provedor, net discada, fomos migrando para wireless e agora já expandimos para várias cidades próximas. Nosso provedor superou a Velox aqui e anda na frente de outros 2 provedores que surgiram aqui esses dias.

    Outra coisa que foi comentada é a respeito de prestar outros tipos de serviços.
    Isso é realmente uma idéia boa, desde que compense contratar mais funcionários. No nosso caso, depois que fizemos a promoção de instalação a 50 reais (antes era 200) começou a vir uma quantidade absurda de clientes. Aproveitamos para começar a fazer também projetos de redes, que antes não fazíamos. Incluimos 600kbps, promoções de mensalidade e tal.

    RESULTADO: Nosso provedor está dominando a região e expandindo cada vez mais. Lucros aumentando e clientes satisfeitos, mesmo com o medo de que essa tecnologia possa ser substituída ou superada por outra em pouco tempo. E lembrando, começamos de BAIXO.

    Abraços!

  12. #72

    Padrão

    Xororo, quais os valores dos seus planos ?


    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Apesar de parecer que wi-fi está com os dias contados, se você começar por baixo talvez você consiga alguma coisa.

    Um amigo já falou sobre não investir tanto no começo. O detalhe está em abrir o provedor em uma cidade menor e sem muita tecnologia desse tipo, tanto para evitar concorrência quanto para evitar investir muito em uma coisa que pode não dar certo ou entrar em desuso em pouco tempo. No caso do nosso servidor, começamos a 11 anos com o provedor, net discada, fomos migrando para wireless e agora já expandimos para várias cidades próximas. Nosso provedor superou a Velox aqui e anda na frente de outros 2 provedores que surgiram aqui esses dias.

    Outra coisa que foi comentada é a respeito de prestar outros tipos de serviços.
    Isso é realmente uma idéia boa, desde que compense contratar mais funcionários. No nosso caso, depois que fizemos a promoção de instalação a 50 reais (antes era 200) começou a vir uma quantidade absurda de clientes. Aproveitamos para começar a fazer também projetos de redes, que antes não fazíamos. Incluimos 600kbps, promoções de mensalidade e tal.

    RESULTADO: Nosso provedor está dominando a região e expandindo cada vez mais. Lucros aumentando e clientes satisfeitos, mesmo com o medo de que essa tecnologia possa ser substituída ou superada por outra em pouco tempo. E lembrando, começamos de BAIXO.

    Abraços!

  13. #73

    Padrão

    Nano2, temos:

    100k -> 49,90, comercial: 60,00
    150k -> 60,00, comercial: 70,00
    200k -> 70,00, comercial: 85,00
    350k -> 85,00, comercial: 110,00
    e 600k -> 110,00, comercial: 180,00.
    São velocidades compartilhadas.

    64k -> 100,00
    128k -> 200,00
    256k -> 400,00
    São velocidades dedicadas e podem ser negociados novos valores.

    Instalações eram 200 reais, fizemos uma promoção, agora está a 50 reais e foi estendida devido a grande procura dos clientes.

    Abraços!

  14. #74

    Padrão

    Olá conconrdo plenamente com vocês, esse seu plano esta em meu projeto e se com voce deu certo comigo com certeza tambem dará


    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Apesar de parecer que wi-fi está com os dias contados, se você começar por baixo talvez você consiga alguma coisa.

    Um amigo já falou sobre não investir tanto no começo. O detalhe está em abrir o provedor em uma cidade menor e sem muita tecnologia desse tipo, tanto para evitar concorrência quanto para evitar investir muito em uma coisa que pode não dar certo ou entrar em desuso em pouco tempo. No caso do nosso servidor, começamos a 11 anos com o provedor, net discada, fomos migrando para wireless e agora já expandimos para várias cidades próximas. Nosso provedor superou a Velox aqui e anda na frente de outros 2 provedores que surgiram aqui esses dias.

    Outra coisa que foi comentada é a respeito de prestar outros tipos de serviços.
    Isso é realmente uma idéia boa, desde que compense contratar mais funcionários. No nosso caso, depois que fizemos a promoção de instalação a 50 reais (antes era 200) começou a vir uma quantidade absurda de clientes. Aproveitamos para começar a fazer também projetos de redes, que antes não fazíamos. Incluimos 600kbps, promoções de mensalidade e tal.

    RESULTADO: Nosso provedor está dominando a região e expandindo cada vez mais. Lucros aumentando e clientes satisfeitos, mesmo com o medo de que essa tecnologia possa ser substituída ou superada por outra em pouco tempo. E lembrando, começamos de BAIXO.

    Abraços!

  15. #75

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Olá conconrdo plenamente com vocês, esse seu plano esta em meu projeto e se com voce deu certo comigo com certeza tambem dará
    Pois é, acho que esta é uma dos melhores pensamentos a ter pois você vai evitar gastos desnecessários e conseguirá mais clientes. Talvez se for em uma cidade MUITO subdesenvolvida onde poucos conhecem internet, você pode promover um curso ou algumas aulas para ensinar e ainda ganhar com isso. Mas lembre-se, nada da certo sem qualidade no serviço! Tente manter a qualidade ou melhorar se possível!

    Boa sorte!

  16. #76
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Pois é, acho que esta é uma dos melhores pensamentos a ter pois você vai evitar gastos desnecessários e conseguirá mais clientes. Talvez se for em uma cidade MUITO subdesenvolvida onde poucos conhecem internet, você pode promover um curso ou algumas aulas para ensinar e ainda ganhar com isso. Mas lembre-se, nada da certo sem qualidade no serviço! Tente manter a qualidade ou melhorar se possível!

    Boa sorte!
    Exato qualidade acima de tudo, sei que e meio complicado manter qualidade sem gastos, mas se faz necessario para manter a clientela em dia e satisfeita. hoje meu provedor com 6 meses de estrada tem 200 clientes e por semana temos uns 20 chamados de assistencia nos clientes, mas sao chamados de virus cabo que a empregada rompeu etc... a cidade tem 30k hab, e um provedor com mais de 800 clientes concorrente que eu vou alcancar logo logo, outra coisa que aprendi; se quiser bem feito faca vc mesmo.

    abracos....

  17. #77

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    ... outra coisa que aprendi; se quiser bem feito faca vc mesmo.

    abracos....
    Ísto é o que mais me preocupa. Não adianta treinar alguém, pois quando o cara fica bom, vai embora.
    Quando eu achar um bom mesmo, agora eu vou dar uma participação na sociedade. Pode ser que aí melhore.

  18. #78

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    Exato qualidade acima de tudo, sei que e meio complicado manter qualidade sem gastos, mas se faz necessario para manter a clientela em dia e satisfeita. hoje meu provedor com 6 meses de estrada tem 200 clientes e por semana temos uns 20 chamados de assistencia nos clientes, mas sao chamados de virus cabo que a empregada rompeu etc... a cidade tem 30k hab, e um provedor com mais de 800 clientes concorrente que eu vou alcancar logo logo, outra coisa que aprendi; se quiser bem feito faca vc mesmo.

    abracos....
    Boa tarde amigo! Você poderia me falar seus planos de velocidade?
    Abraços!

  19. #79

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ísto é o que mais me preocupa. Não adianta treinar alguém, pois quando o cara fica bom, vai embora.
    Quando eu achar um bom mesmo, agora eu vou dar uma participação na sociedade. Pode ser que aí melhore.
    Pois é, e quando vai ficando bom começa a exigir demais. Em cidade pequena isso pode acabar ferrando a empresa, o cara vai começar a pedir aumento até o ponto que ele vai abrir um provedor próprio xD
    Resultado: 1 bom empregado a menos e um concorrente a mais. É sempre bom ter uma pessoa entendida e de confiança para cuidar da parte técnica e uma para a parte administrativa, assim não embola as coisas e tem alguém para monitorar os técnicos.

  20. #80
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    ola amigo
    75k - R$ 30
    150k = R$ 45
    256k = R$ 75
    300k = R$ 80
    512k = somente empresas R$ 120
    1mg dedicado com ptp em 5.8ghz = R$ 400


    eu tenho hj 4 mega com 50% de entrega que em 90 % do tempo esta em 3.7 mega e paga metade do preco e to contratando mais 4 mega pro inicio do ano que vem.