Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Montando um provedor. HELP ME

    Olá pessoal,

    Estou fazendo um projeto para montar um provedor vai radio em minha cidade, e como todos sabem,
    O PREJETO É TUDO, para q meu proveder obtenha sucesso.

    Bom, gostaria de atender inicialmente 50(para cobrir o link) clientes sendo q farei um marketing pesado para conseguir isso...
    Mas mesmo no inicio quero montar uma estrutura para suportar até 200 clientes, pq se obtiver um
    crescimento rapido não quero ficar mechendo na estrutura.

    Através de Meus estudos e acopanhamento em foruns cheguei ao seguinte projeto;

    Uma Antena Omni de 24db, para obter uma um grande alcance;
    Um roteador cisco, mesmo sendo mais caro...ou dois AP Router ou Proxin...(me ajudem nisso)
    Um servidor windons com um progama pago para gerenciamento de provedores...com registro de usuario/senha IP e MAC
    Olhei um tal TITAN...~> Titan Sistemas
    TUDO DE QUALIDADE para "bater" a concorrência...

    E irei pedir um link dedicado de 512 para 50 clientes...
    quando passar esses 50 farei um up grade pare 1mb....

    MINHAS PERGUNTAS SÃO:
    1)OS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS ATENDERÃO AOS MEUS OBJETIVOS?QUAL OS MELHORES, EM RELAÇÃO CUSTO-BENEFICIO?


    2)UM LINK FULL DE 512 SUPORTA ATÉ QUANTOS CLIENTES, sendo 128k cada ?

    3)COM ESSES EQUIPAMENTOS ATÉ QUANTOS KM MEU SINAL VAI CHEGAR?

    4)KIT'S CLIENTES, DE QUANTOS DB'S 8, 14, 24?(quro colocar um kit em cada casa, para obter satisfação do clente)

    OBRIGADO, POR FAVOR ME AJUDEM...

  2. #2

    Padrão

    Vamos lá...

    1- Antena de 24Dbi esqueça, não prestam e voce vai é acabar com seu provedor por excesso de ruido e poluição, não pense que quanto mais Dbi uma antena tem melhor... isso é ilusão, alem do mais antena nenhuma de 24Dbi é homologada pela Anatel.

    2 - Pra usar roteador entao voce tem que ter link dedicado, Recomendo Cisco pela qualidade.

    3- Servidor windows so mesmo pra gerenciar usuarios e gerar boletos... o resto é tudo feito num servidor a parte...

    Voce ja ouviu falar em Mikrotik? é um servidor wireless completo que pode ser feito com um pc a partir de 500mHz e com 256mb de memoria, voce pode colocar 4 placas PCI e assim ter 4 antenas num unico servidor, amarrando ip ao mac, colocando chave Wep, senha e o que mais quiser e nao vai te sair por R$1000, muito mais barato doque voce pensa e 80% dos provedores usam isso, sendo que o suporte é de alta qualidade, ate mesmo aqui no underlinux ha uma seção dedicada somente a ele.

    Com base em minha experiencia um link full de 512 suporta no máximo 30 clientes (supondo que 50% deles estarao offline) com o cache do Mikrotik ativo.

    A distancia que seu equipamento vai chegar depende da qualidade do equipamento, visada e a utilização do espectro de radiofrequencias de sua região.

    Reomendo instalar somente kits com antenas de 24Dbi e um AP no modo cliente se possivel, se for por placas use sempre as boas (nada de placa de 40 conto)

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Vamos lá...

    1- Antena de 24Dbi esqueça, não prestam e voce vai é acabar com seu provedor por excesso de ruido e poluição, não pense que quanto mais Dbi uma antena tem melhor... isso é ilusão, alem do mais antena nenhuma de 24Dbi é homologada pela Anatel.

    2 - Pra usar roteador entao voce tem que ter link dedicado, Recomendo Cisco pela qualidade.

    3- Servidor windows so mesmo pra gerenciar usuarios e gerar boletos... o resto é tudo feito num servidor a parte...

    Voce ja ouviu falar em Mikrotik? é um servidor wireless completo que pode ser feito com um pc a partir de 500mHz e com 256mb de memoria, voce pode colocar 4 placas PCI e assim ter 4 antenas num unico servidor, amarrando ip ao mac, colocando chave Wep, senha e o que mais quiser e nao vai te sair por R$1000, muito mais barato doque voce pensa e 80% dos provedores usam isso, sendo que o suporte é de alta qualidade, ate mesmo aqui no underlinux ha uma seção dedicada somente a ele.

    Com base em minha experiencia um link full de 512 suporta no máximo 30 clientes (supondo que 50% deles estarao offline) com o cache do Mikrotik ativo.

    A distancia que seu equipamento vai chegar depende da qualidade do equipamento, visada e a utilização do espectro de radiofrequencias de sua região.

    Reomendo instalar somente kits com antenas de 24Dbi e um AP no modo cliente se possivel, se for por placas use sempre as boas (nada de placa de 40 conto)

    Que Antena devo usar então??
    Setorial?!
    Pensei em duas de 120°
    ou três de 90°

    E como fuinciona a estruturo do Mikrokit???
    OBRIGADO

  4. #4

    Padrão

    3 de 90º sendo que vai usar uma em cada canal.

    Se no comeco quiser usar omni recomendo fortemente uma da Ideal Antenas de 15Dbi (homologada e excelente)

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Farofah Ver Post
    Olá pessoal,

    Estou fazendo um projeto para montar um provedor vai radio em minha cidade, e como todos sabem,
    O PREJETO É TUDO, para q meu proveder obtenha sucesso.

    Bom, gostaria de atender inicialmente 50(para cobrir o link) clientes sendo q farei um marketing pesado para conseguir isso...
    Mas mesmo no inicio quero montar uma estrutura para suportar até 200 clientes, pq se obtiver um
    crescimento rapido não quero ficar mechendo na estrutura.

    Através de Meus estudos e acopanhamento em foruns cheguei ao seguinte projeto;

    Uma Antena Omni de 24db, para obter uma um grande alcance;
    Um roteador cisco, mesmo sendo mais caro...ou dois AP Router ou Proxin...(me ajudem nisso)
    Um servidor windons com um progama pago para gerenciamento de provedores...com registro de usuario/senha IP e MAC
    Olhei um tal TITAN...~> Titan Sistemas
    TUDO DE QUALIDADE para "bater" a concorrência...

    E irei pedir um link dedicado de 512 para 50 clientes...
    quando passar esses 50 farei um up grade pare 1mb....

    MINHAS PERGUNTAS SÃO:
    1)OS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS ATENDERÃO AOS MEUS OBJETIVOS?QUAL OS MELHORES, EM RELAÇÃO CUSTO-BENEFICIO?


    2)UM LINK FULL DE 512 SUPORTA ATÉ QUANTOS CLIENTES, sendo 128k cada ?

    3)COM ESSES EQUIPAMENTOS ATÉ QUANTOS KM MEU SINAL VAI CHEGAR?

    4)KIT'S CLIENTES, DE QUANTOS DB'S 8, 14, 24?(quro colocar um kit em cada casa, para obter satisfação do clente)

    OBRIGADO, POR FAVOR ME AJUDEM...
    ola, entre no site LinFox™, e la tem um sfotware ara gerenciamento de provedor completo, com financeiro, suporte a clientes, etc. ele é free, sob licenc GLP e tem que ser instalado em servidores Linux. é só acesso o projeto Vulpes. Vlw

  6. #6

    Padrão

    Olá,

    Como ap, temos utilizado aqui as routerboards, com mikrotik, licensa level 4,para controle de banda e clientes, não usamos o mikrotik, estamos usando o Titan que vc citou na sua mensagem inicial, é muito bom, vc pode fazer inumeras configs, num ambiente grafico bastante intuitivo, não precisa manjar de linux pra trabalhar com ele.
    Posso grantir quer o custo beneficio vale a pena. Fale com o Tiago Resende, pode falar que foi o Luiz Fabri de Borborema , SP que te indicou, que vc vai ser muito bem atendido ( espero heheh).
    Para roteamento, sefor usar link dedicado, escolha trabalhar com Cisco, é o q há de melhor em termos de roteadores.
    No mais creioq com 512K vc não consiguirá atender 50 clientes, eu iniciaria já com 1Mb, mesmo por que qto maior o seu link, menor será o custo por byte.
    Como citaram acima, evite antenas com ganhos exessivos, e tb cuidado com a potencia no access point, potencia não é sinal de qualidade, na verdade, muitas vezes é exatamente o contrario. Prefira tb, já q esta montando agora e tem ideia de crescer, comprar material homologado pela Anatel, para não correr riscos futuros.

    Não esquece tb da Licensa SCM, não sei aí no seu estado, mas aqui estão pegando em cima de quem está sem licensa.

  7. #7

    Padrão

    mas mesmo com o mikrotik, sem roteamento, esse Titan "roda" ele, ou é so o winbox?!?!

  8. #8

    Padrão

    E como você vai fazer para legalizar seu provedor.

    Você vai fazer um investimento e vai correr o risco da ANATEL lacrar seu provedor...

    Pense nisso, também é muito importante.

  9. #9

    Padrão Scm

    Ja estou estudando a montagem para conseguir tirar a "SCM facilemnte"

  10. #10

    Padrão

    O Titan ñ serve para gerenciar o MK somente para gerenciamento de clientes e controle de banda, para acessar seu MK AP vc continuara utilizando o winbox

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    O Titan ñ serve para gerenciar o MK somente para gerenciamento de clientes e controle de banda, para acessar seu MK AP vc continuara utilizando o winbox

    COMO?!?!?!
    acesso o winbox e o TITAN do msm pc?!
    servidor??
    o MK "aceita" o TITAN para comtole de banda?

  12. #12

    Padrão

    Acho que não fui bem especifico nas minhas outras respostas, vamos tentar clarear a coisa:

    Nos AP´s, uso routerborards, com MK instalados com licença level 4, trabalhando apenas como Access POint.

    Para controle de banda e gerenciamento dos clientes, inclusive financeiro, não uso o MK, uso somente o TITAN, em uma maquina com Linux, EXCLUSIVA pra ele, para gerenciamento do mesmo e tb dos AP´s, uso uma maquina normal com Windows, conectado na mesma rede do TITAN.
    Não gosto do MK para controle de banda e cliente, acho o Titan mais pratico, além de ja ter um servidor dns nele proprio, tem inumeras facilidades,inclusive emissão de boletos, que ajudam muito na hora de gerenciar seus clientes e ainda acho q o controle de P2P dp titan é mais eficaz que o do MK ( Deixa passar o P2P, mas somente dentro da velocidade contratada pelo cliente).
    Caso queira conhecer um pouco mais sobre o TITAN, acesse: www.titansistemas.com.br.

    Espero que agora vc tenha entendido mais ou menos como trabalho aqui heheh, qquer duvida, posta aqui, q a gente tentar ver o q faz.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Para controle de banda e gerenciamento dos clientes, inclusive financeiro, não uso o MK, uso somente o TITAN, em uma maquina com Linux, EXCLUSIVA pra ele, para gerenciamento do mesmo e tb dos AP´s, uso uma maquina normal com Windows, conectado na mesma rede do TITAN.
    Este TITAN funciona em Linux? Quais partes? Precisa ter 2 máquinas pra usar ele? A conexao com o servidor é feito via pagina http hospedada no servidor TITAN no Linux? Explica um pouco melhor ai por favor..

  14. #14

    Padrão

    Netosdr

    Sim, o Titan roda em linix, mais precisamente no Slackware 11, precisa ter uma maquina dedicada, só pra ele.

    Para acessa-lo, vc usa uma maquina comum, com windows, linux, macos ou o q vc tiver desde que tenha um navegador instalado nela, pois o acesso ao TITAN é feito via http.

    Ou seja, para vc montar seu provedor, necessitará de duas maquinas pelo menos, uma que rodará o TITAN e outra para vc fazer o gerenciamento do seu provedor.

    Acesse o site www.titansistemas.com.br , la tem umas screeshots do sitema, vc verá q ele é muito simples de administrar E vc sabe que um server linux, instalado bem enxuto, como é feita a instalação do Titan, é muito dificil de dar problemas, basta ter um hardware confiavel.

    Fique a vontate para perguntar, se estiver no meu alcance, responderei com prazer

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Ou seja, para vc montar seu provedor, necessitará de duas maquinas pelo menos, uma que rodará o TITAN e outra para vc fazer o gerenciamento do seu provedor.
    Mas a função do Titan não é necessariamente gerenciar o provedor???

    Ele faz controle de banda, firewall, direcionamento de portas, load balance, proxy, cache?

    Se ele faz tudo isso não precisa de outra máquina...

    Quanto a emissão de boletos é feita via http tb?

  16. #16

    Padrão

    Sim, o Titan faz tudo isso, mas vc precisa de uma segunda maquina para acessa-lo, pois na maquina em que ele esta rodando não deve ter interface grafica.

    os boletos tb são gerados via http.

    Para informações detalhadas, acesse www.titansistemas.com.br

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizrfabri Ver Post
    Sim, o Titan faz tudo isso, mas vc precisa de uma segunda maquina para acessa-lo, pois na maquina em que ele esta rodando não deve ter interface grafica.

    os boletos tb são gerados via http.

    Para informações detalhadas, acesse www.titansistemas.com.br

    Quanto custou? Tem mensalidade?

  18. #18

    Padrão

    Pelo site tem o contato do Tiago Resende, fale diretamente com ele, qto a mensalidades, vc que opta por pagar a manutenção mensal ou não. Não tenho preços aqui, pois essa parte comercial não é comigo, vc terá q pegar diretamente com o Tiago

  19. #19

    Padrão

    concordo com o farofah, mas e com o pedro em relaçao a usar 3 antenas de 90 graus.
    em relacao ao servidor velho esquece o windows os melhores servidores para provedores e linux, ele vai te dar tudo o que vc precisa, e quase nao da manutençao

  20. #20

    Padrão Finalizando

    Bom, agradeço a todos que me ajudaram aki msm com suas propias perguntas, e os que responderam...
    pra finalizar olhem se estou certo...

    Vou montar um PC AP com MK...
    Com 2 mini PCIs, ligada a duas antenas hyperlink de 120°, msm não sendo homolagada, hyperlink é hyperlink né?
    Com um servidor com o TITAN, com algum linux instalado, qual?!
    e no meu próprio LAP TOP rodo o winbox, ja q ele pode funcionar wireless tbm né?!Ele vai fikar no proprio provedor i tals...
    AGORA, para rodar o TITAN, não faço nenhuma controle de nada no MK né, so boto ele la como AP...??
    E, o titan pracisa ta ligado com o PC AP, com algum cabo?!Ou ele é wirelles tbm...????

    MUITO OBRIGADO AMIGOS....