+ Responder ao Tópico



  1. #201

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Mesmo ela tendo 60 graus de abertura nao da pra colocar mais do que 4 na mesma torre, nao tem canal suficiente. Acho que o pesoal tem muita ilusao de que se uma antena irradia 60 graus de abertura, aos 61 ela nao vai irradiar nada, grande engano. 40 clientes cadastrados por nano totalizando as 4 160 cadastrados.
    No forum da Ubiquiti tem uma foto de um cluster com 6 Nano.

  2. #202

    Padrão

    A ubiquiti nao testa nem as propias SR71 no modo n, imagina se ela vai colocar um produto feito pra cliente, como ap. Quem postou e um usuario e nao a ubiquiti.

  3. #203

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    A ubiquiti nao testa nem as propias SR71 no modo n, imagina se ela vai colocar um produto feito pra cliente, como ap. Quem postou e um usuario e nao a ubiquiti.
    Verdade, foi um usuário, mas tem lá também em outros tópicos, citações dos administradores falando sobre estes clusters. E este usuário relatou que foi tudo bem.

    Agora, que a Ubiquiti é fraca neste tipo de suporte aos usuários, isto é mesmo.
    Eu mesmo fiz uma pergunta sobre este cartão SR71 no forum e me responderam que iriam testar. Acho que vou branquear de vêz os cabelos e não vou ter resposta.

    E tem também no site da hyperlink, montagem com 4 setoriais bem perto umas das outras. Numa das montagens é com splitter e na outra é uma setorial para cada cartão. Não é 60º mas 90º.

    Eu tenho um arquivo em power point que baixei no site da hyperlink onde um estudo chegou a conclusão, depois de vários testes que 4 antenas na torre, mesmo SSID e mesmo canal, foi a config que deu melhores resultados.
    É realmente muito estranho para nós, mas se a hyperlink botou no site, deve ser verdade.
    Tenho este arquivo noutra máquina lá no serviço.

  4. #204

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Mesmo ela tendo 60 graus de abertura nao da pra colocar mais do que 4 na mesma torre, nao tem canal suficiente. Acho que o pesoal tem muita ilusao de que se uma antena irradia 60 graus de abertura, aos 61 ela nao vai irradiar nada, grande engano. 40 clientes cadastrados por nano totalizando as 4 160 cadastrados.
    Amigo, me tira uma dúvida pois estou a fim destes Nanos.
    Ele suporta 40 cadastrados ou 40 online?

  5. #205

    Padrão

    Amigos, tenho aqui 2 PowerStation ou seja, bem melhor que Nano, tem o dobro de memoria e o Dobro de processamento, e vou lhes dizer, não é o bicho, uma rb com r52-350, tem performance igual ou melhor , agora deixem-me lhes dizer, peguem o (equipamento ou Cartao) mais caro que existir e com certeza, que se teus clientes tiverem mal instalados não adianta nada, digo mais, 1 cliente (apenas um, nao precisa mais que isso) estraga os outros 40 quarenta conectados, é impressionante, custei a me dar conta disso e paguei caro tb, troquei cartoes, fontes rbs e tudo que vcs imaginarem, o forum é legal mas tem tb seu lado negativo, ou seja, cada um dá um piteco e ai vc se perde no meio de tanta informação, sabem como resolvi e estou resolvendo meus problemas:? revisando todos os clientes instalados, criei uma meta, cliente com sinal strength acima de -75 dBm não conecta, prefiro perder 1 cliente do que 40 ... nos pops que ja fiz ... tá redondo ... tem pop que uso aquelas placas tplink pci com chipset atheros e tá show 35 simultaneo sabem o custo dessa placa ??? não mais que R$70,00 valor irrisório comparado aos R$ 650 que paguei pelos PowerStations, portanto enxugem suas redes ... sejam felizes, tai minha dica...

    Amigo 1929, colaborando com o tópico, nos foi apresentado no curso da Geenge um equipamento MIMO para uso outdoor, segue o link abaixo, ainda não esta homologado, mas o pessoal garante que ja esta em processo de homologação.

    InfiNet Wireless R5000-Mm — InfiNet Wireless Site

    Abraços
    Jodrix

  6. #206

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigos, tenho aqui 2 PowerStation ou seja, bem melhor que Nano, tem o dobro de memoria e o Dobro de processamento, e vou lhes dizer, não é o bicho, uma rb com r52-350, tem performance igual ou melhor , agora deixem-me lhes dizer, peguem o (equipamento ou Cartao) mais caro que existir e com certeza, que se teus clientes tiverem mal instalados não adianta nada, digo mais, 1 cliente (apenas um, nao precisa mais que isso) estraga os outros 40 quarenta conectados, é impressionante, custei a me dar conta disso e paguei caro tb, troquei cartoes, fontes rbs e tudo que vcs imaginarem, o forum é legal mas tem tb seu lado negativo, ou seja, cada um dá um piteco e ai vc se perde no meio de tanta informação, sabem como resolvi e estou resolvendo meus problemas:? revisando todos os clientes instalados, criei uma meta, cliente com sinal strength acima de -75 dBm não conecta, prefiro perder 1 cliente do que 40 ... nos pops que ja fiz ... tá redondo ... tem pop que uso aquelas placas tplink pci com chipset atheros e tá show 35 simultaneo sabem o custo dessa placa ??? não mais que R$70,00 valor irrisório comparado aos R$ 650 que paguei pelos PowerStations, portanto enxugem suas redes ... sejam felizes, tai minha dica...

    Amigo 1929, colaborando com o tópico, nos foi apresentado no curso da Geenge um equipamento MIMO para uso outdoor, segue o link abaixo, ainda não esta homologado, mas o pessoal garante que ja esta em processo de homologação.

    InfiNet Wireless R5000-Mm — InfiNet Wireless Site

    Abraços
    Jodrix
    Tem razão quando diz que muita informação acaba virando numa polvadeira e embaralhando tudo.
    Com este teu depoimento me veio a mente agora, vários outros que relataram algo parecido. E eu já estava esquecendo.

    Eu tenho uma placa destas em casa e nunca testei. Mas não é só os 70,00 reais. Tem o custo de montar o pc-ap. Mas por outro lado tem a vantagem de poder usar mais cartões e maior processamento.

    Quanto a este equipamento eu já tinha visto, mas como não tinha homologação não dei muita bola.
    Chegaram a falar em preço?

  7. #207

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigos, tenho aqui 2 PowerStation ou seja, bem melhor que Nano, tem o dobro de memoria e o Dobro de processamento, e vou lhes dizer, não é o bicho, uma rb com r52-350, tem performance igual ou melhor , agora deixem-me lhes dizer, peguem o (equipamento ou Cartao) mais caro que existir e com certeza, que se teus clientes tiverem mal instalados não adianta nada, digo mais, 1 cliente (apenas um, nao precisa mais que isso) estraga os outros 40 quarenta conectados, é impressionante, custei a me dar conta disso e paguei caro tb, troquei cartoes, fontes rbs e tudo que vcs imaginarem, o forum é legal mas tem tb seu lado negativo, ou seja, cada um dá um piteco e ai vc se perde no meio de tanta informação, sabem como resolvi e estou resolvendo meus problemas:? revisando todos os clientes instalados, criei uma meta, cliente com sinal strength acima de -75 dBm não conecta, prefiro perder 1 cliente do que 40 ... nos pops que ja fiz ... tá redondo ... tem pop que uso aquelas placas tplink pci com chipset atheros e tá show 35 simultaneo sabem o custo dessa placa ??? não mais que R$70,00 valor irrisório comparado aos R$ 650 que paguei pelos PowerStations, portanto enxugem suas redes ... sejam felizes, tai minha dica...

    Amigo 1929, colaborando com o tópico, nos foi apresentado no curso da Geenge um equipamento MIMO para uso outdoor, segue o link abaixo, ainda não esta homologado, mas o pessoal garante que ja esta em processo de homologação.

    InfiNet Wireless R5000-Mm — InfiNet Wireless Site

    Abraços
    Jodrix
    Acino em baixo Jodrix, e é verdade 1929, não perde tempo com esse negócio de NanoStation não, vai de RB ou PC-AP, aqui eu uso Router Board temos 7 torres, 6 delas usam RB, temos RB aqui com uptime de mais de 6 mêses, e enlaçes de 5,8 Ghz com mais de 30 dias de Uptime, usando sempre EMP-8602, CM9-GP e XR5, células bem divididas média de 30 online em cada cartão, pings de 2 a 5 ms, um espetáculo. Eu uso Mikrotik para transmissão apenas, e estou satisfeito. Vou citar um repetidor aqui que usa um SWL-3300 e antena TSM 120 graus 9 db, esse eu vi 40 online sem problemas nenhum. Só vou tirar quando queimar mesmo, pois este eu tenho a nota da época que era homologado.

  8. #208

    Padrão

    Olá pessoal,

    Após um periodo sem comentários do WBS-2400 estou de volta.

    Para muitos que não leram os tópicos relacionados a Wavion desde o inicio, nós fomos um dos primeiros no Brasil a testar o WBS-2400, desde então postavamos toda semana a experiencia com este equipamento detalhadamente, enfim, estou concluindo a experiencia com o produto em nossa estrutura e em nossos clientes.

    A Favor: - A instalação do equipamento em torre é facil apesar do peso do equipamento (+/- 20Kg), seria a mesma coisa que você fixar uma caixa hermética com radio no bastão com saida de um cabo de rede.
    - A integração com outros equipamentos e servidores é bem simples, sendo necessários que somente esses façam o gerenciamente e controle pela interface de rede ethernet (10/100) repassando ao WBS-2400, o WBS-2400 nada mais é do que um rádio emissor de sinal.
    - O Wbs-2400 é funcional em até 2km* somente com notebook em áreas com prédios e áreas densamente arborizadas sendo este ultimo o nosso caso, em distancias até 5Km** o produto necessita de antena externa comum de maior ganho para ter uma largura de banda rasoavel.

    * A distancia pode variar conforme local de instalação da base.
    ** Tem variações conforme ambiente

    Ponto de Atenção: O WBS-2400 não funciona em todos os ambientes, é necessário que haja um estudo e que o fabricante viabilize qual o alcance do equipamento com base na topologia da sua cidade, por incrivel que pareça em cidades planas o WBS-2400 não é muito funcional tendo um alcance médio de 1,5Km com notebook e 3Km com antena externa de maior ganho.

    Totalmente Contra: - O valor do equipamento não seria a questão pois se colocarmos no papel os gastos em torres, pontos de retransmissão com Mikrotik sem contar luz e aluguel do espaço, o WBS-2400 traz uma grande economia a médio prazo.
    - Vamos ao que interessa, desde a chegada do equipamento aqui na empresa o WBS-2400 parou de funcionar uma vez (até onde sei, apresentou somente mais 2 defeitos em outros clientes, até ai OK), na ocasião foi um pouco antes do Natal, notificamos o fabricante que possuia um novo equipamento em estoque, neste periodo eles entraram de recesso onde só recebi a troca no inicio do ano (esperamos cerca de 20 dias sem o equipamento), trocamos e tudo voltou a funcionar... a questão é que comercializamos o produto por R$ 17.000,00 e sendo todos nós provedores não podemos ficar sem fornecer qualquer serviço por mais de 24 horas, nossa sorte que não tinhamos nenhum cliente, utilizavamos o equipamento em nossa estrutura somente para palestras e demonstrações, o "tiro na culatra" foi quando informaram caso não haja produto em estoque teriamos que esperar chegar uma nova remessa da importação... quem trabalha com importação sabe que isso pode demorar dias ou semanas conforme documentação apresentada e liberação alfandegária.
    - Sendo otimista, vamos supor que eles mantenham o produto com um nivel de estoque consideravel, a politica de qualquer empresa primeiro a mercadoria com defeito tem que entrar em estoque para sair a nova depois, vamos ter base que o provedor e o fabricante esteja em SP, o prazo minimo de uma transportadora é de um dia para outro (pega no final do dia e entrega no outro dia útil), neste processo se passaram 2 dias no minimo.
    - Até o momento da escrita deste post não existe assistencia técnica para o produto, o reparo só é realizado somente com troca integral.


    Pessoal relevem todos os pontos sendo eles altos e baixos, o produto é funcional sim mas tem seus contras que devem ser levados muito a sério.

    Aos provedores que testaram a Wavion, faça um descritivo da topologia e distancia alcançada, para muitos outros provedores é fundamental.



    Abraço a todos.

    Anderson
    //[email protected]\\

  9. #209

    Padrão Aleluia USADOSMAC

    Muito bom graças a Deus voce existe. Era disso que precisavamos. Si entendi quase tudo o equipamento se comporta melhor onde exista refleções como arvores, morros, predios entre outros, rsrsrs brasilia então tha dificil de funcionar lá.
    Realmente isso é complicado o prazo de manutenção. Acredito que havendo demanda de mercado isso melhore.
    Porem estou com umas duvidas que seria de performace deste equipamento em termos de velocidade x quantidade de clientes. Muitos falam de 254 clientes a 256kbps cada isso acredito ser um pouco sonho. Então vai a pergunta o que voce já conseguiu dipindurar neste bichinho ai.
    Falando como provedor o que seria viavel vender este serviço apenas como MOVÉL ou seja notebooks ou para clientes normais mesmo sem visada?
    Antecipadamente obrigado.

  10. #210

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Muito bom graças a Deus voce existe. Era disso que precisavamos. Si entendi quase tudo o equipamento se comporta melhor onde exista refleções como arvores, morros, predios entre outros, rsrsrs brasilia então tha dificil de funcionar lá.
    Realmente isso é complicado o prazo de manutenção. Acredito que havendo demanda de mercado isso melhore.
    Porem estou com umas duvidas que seria de performace deste equipamento em termos de velocidade x quantidade de clientes. Muitos falam de 254 clientes a 256kbps cada isso acredito ser um pouco sonho. Então vai a pergunta o que voce já conseguiu dipindurar neste bichinho ai.
    Falando como provedor o que seria viavel vender este serviço apenas como MOVÉL ou seja notebooks ou para clientes normais mesmo sem visada?
    Antecipadamente obrigado.

    Olá Ultrafox,

    Eu não cheguei nem a 50 usuários online em teste, tive contatos com outros usuários em outros paises e mesmo aqui no Brasil o que verifiquei que ele suporta sim os 254 usuários online mas com banda acima de 70kbps, o fabricante informou que em 254 usuários a banda fica em 128kbps, mas ninguem chegou nos 256 usuários online, estas contas chegaram por uma média...
    No meu ponto de vista o WBS-2400 é viavel para todos os serviços, sendo clientes fixos ou móveis no caso de hotspot (com ou sem visada), ele mantem conexão com sensibilidade de -95dbm, para se ter base os equipamentos comuns deixam ter conexão acima de -80dbm (ou se preferir abaixo, quanto menor é melhor, rss).
    Dependendo do seu publico, creio que Brasilia seria um dos melhores locais poderia se fazer um misto (fixo/movel) já que existem celulares que se conectam por wi-fi... é questão de estudo do local... mas ele é funcional para ambos... a única observação é que proximo ao limite da distancia ele fica um pouco lento.


    Anderson

  11. #211

    Padrão

    Sinceridade é uma qualidade que deve ser valorizada.
    E nesta qustão, nota 10, UsadosMac, pois sei que tu também é revendedor.
    Colocou uma situação que a maioria dos revendedores escondem

    Só um detalhe quanto as conexões com notebook. Estas distâncias citadas, foram ao ar livre ou dentro de casa?

  12. #212

    Padrão

    Acho que eses -95 e a grande diferenca, mas apenas o ponto negativo de que o equipamento nao e modular , se der problemas temos que esperar so pela revenda para solucionar o problema. Impossivel esperar 1 dia, imagina 20 dias.

  13. #213

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Acho que eses -95 e a grande diferenca, mas apenas o ponto negativo de que o equipamento nao e modular , se der problemas temos que esperar so pela revenda para solucionar o problema. Impossivel esperar 1 dia, imagina 20 dias.
    No meu caso que é interior, tu já imagina o transtorno?
    Sendo rápido, dois dias de Sedex, e suponhamos que eles tivessem no estoque, mais dois dias para voltar. Nesse meio tempo eu quebro.

    O ideal seria manter dois deles. Um ativo e um de reserva. Mas aí já viu né? 2x17.000,00 não dá para querer, mesmo que ele tenha um super desempenho.

  14. #214

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sinceridade é uma qualidade que deve ser valorizada.
    E nesta qustão, nota 10, UsadosMac, pois sei que tu também é revendedor.
    Colocou uma situação que a maioria dos revendedores escondem

    Só um detalhe quanto as conexões com notebook. Estas distâncias citadas, foram ao ar livre ou dentro de casa?
    Olá 1929,

    Estamos lidando com valor alto, não gostaria de oferecer um produto a ninguem que não tenha a sua função principal alcançada.... preferimos informar prós e contras, o cliente comprando ele tem ciencia e pode resolver estas questões breviamente. Atendo clientes exigentes a 10 anos.

    Vamos ao que interessa, dentro da casa somente em distancia mais curta, 1 no maximo a 2Km dependendo do ambiente.

    Em distancia de 5km somente com antena externa com ganho de 12dbi e superior.


    Anderson

  15. #215

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá 1929,

    Estamos lidando com valor alto, não gostaria de oferecer um produto a ninguem que não tenha a sua função principal alcançada.... preferimos informar prós e contras, o cliente comprando ele tem ciencia e pode resolver estas questões breviamente. Atendo clientes exigentes a 10 anos.

    Vamos ao que interessa, dentro da casa somente em distancia mais curta, 1 no maximo a 2Km dependendo do ambiente.

    Em distancia de 5km somente com antena externa com ganho de 12dbi e superior.


    Anderson
    Valeu pela informação.
    1km dentro de casa já é um bom início. Eu tinha visto alguns testes no site da Wavion e achava que não daria isso.

  16. #216

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Valeu pela informação.
    1km dentro de casa já é um bom início. Eu tinha visto alguns testes no site da Wavion e achava que não daria isso.

    Olá 1929,

    Não sei se voce lembra dos relatos que informei logo no começo... eu consegui acesso somente com notebook sem antena externa com carro em movimento a 4,4km com visada.


    Anderson

  17. #217

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá 1929,

    Não sei se voce lembra dos relatos que informei logo no começo... eu consegui acesso somente com notebook sem antena externa com carro em movimento a 4,4km com visada.


    Anderson
    Sim, mas depois começaram alguns outros relatos meio desanimadores e até já quase tinha me esquecido.
    Mas agora eu te pergunto: porque a Wavion coloca aqueles testes lá em Bombain. Eles não são tão animadores.
    Se os fornecedores resolverem a questão da assistencia técnica, até que se poderia experimentar.

  18. #218

    Padrão

    Não sei se já postaram, mas achei um adaptador N com saída para 1 antena externa:

    Adaptador USB Wireless Krazer 200Mw B/G/N Chipset Ralink Com Saída Para Pigtail E Antena Externa.

    Especificações técnicas do produto

    Chipset Ralink High Power 200MW.
    Taxa de transferência de até 150Mb.
    Opera nas bandas b/g/n.

    Features

    Complies with IEEE 802.11b , IEEE 802.11g and IEEE 802.11n products
    Supports N Mode to increase the transmission 80% faster
    Supports WMM (Wireless Multimedia) to increase multimedia data throughput
    High throughput supports multi-media data bandwidth requirement
    Supports 64/128-bit WEP, WPA (TKIP with IEEE 802.1x) and AES functions for high level security
    Increases data security and reliability by Automatic Fallback
    Supports the most popular operating system: Windows 98SE/Me/2000/XP/Vista, Linux and MAC
    Supports USB2.2 interface

    .:: Wireless RJ ::.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	76
Tamanho: 	8,2 KB
ID:      	3970   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.JPG
Visualizações:	75
Tamanho: 	6,6 KB
ID:      	3971  


  19. #219

    Padrão

    alguem sabe de algum radinho q opere em MIMO mas q ja tenha sido testado??? tenho interesse em montar um hotspot aki na minha cidade, mas o local no qual penso soh teria como usar MIMO devido ao bloqueio de edificaçoes e muitas arvores... tendo me vista q o padrao N se propaga melhor nessa condiçoes acho q seria interessante usar um radinho desses pra atender um raio pequeno... alguem ae sabe de uma soluçao para isso???

  20. #220

    Padrão

    Tecnologia é uma coisa que evolui rápido.
    VEjam o novo modelo do BWS2400.
    E agora como fica quem comprou o outro? Dizem que alguns bugs foram corrigidos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WBS-AF-Omni.jpg
Visualizações:	100
Tamanho: 	196,2 KB
ID:      	4320