+ Responder ao Tópico



  1. #161

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá 1929,

    Usuários fixos eu coloco antena externa que funcionam muito bem, para usuários moveis com notebooks o teste com 2 e 3Km funciona porem varia o angulo que a antena incide na residencia, se pega de frente onde possui uma janela a penetração no ambiente é bom, aqui já testei em casas a 2km da base onde o sinal pega sobre o telhado e teve a mesma penetração, mas isso varia conforme o angulo, aqui não tem muito onde refletir por ser uma região de mata.


    Anderson
    Feliz ano novo atodos.................
    Amigo estou adquirindo 2 wbs-2400 irei receber até o dia 10 de janeiro pelo que me informaram na wavion, pergunto pela sua experiencia, a que altura na torre vc instalou a wbs? ela irradia bem na base da torre?

  2. #162

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ariquemes Ver Post
    sumiu o povo rs.
    Ou estão de férias, ou aguardando os novos testes do UsadosMac.
    Não tem muito mais o que comentar sobre o equipamento. Agora é só esperar...

  3. #163

    Padrão

    realmente, cabe a nos agora esperar q mais pessoas comprem e testem em diferentes cenarios para q possamos tirar ideias conclusivas sobre a viabilidade da compra... obrigado ao UsadosMAC pelos testes e esclarecimentos prestados a nos usuarios... tks

  4. #164

    Padrão

    Eu ainda não vi vantagens aparentes. Um equipamento de 20k Reais, não sei se é um bom custo benefício.

    Devemos nos lembrar que o grande problema dos provedores em frente as grandes Telecoms, nem é essa questão de equipamento, e sim o Link.

    Não adianta nós conseguirmos equipamentos de alta capacidade que permitam mobilidade e tals, sem ter bons preços nos links.

    Tem gente aqui no forum que paga mais R$1.500,00 o mega, ao tempo que as grandes teles entregam entregam no cliente 1 mega por até R$100,00. Esse sim, é o grande problema.

    Voltando ao assunto do equipamento da Parks, um outro fator importante é sua robustez, imaginem se for sensível como o EMP-8602, bom, claro que peguei pesado na comparação, mais eu não gostaria de ver um Park na minha torre perder potência depois de uma tempestade.

  5. #165

    Padrão

    Putz, vira essa boca prá lá Josue!!!

    O que todos nós gostaríamos é de um equipamento que facilitasse a vida dos provedores. Algo que eliminasse ou pelo menos reduzisse as instalações externas.
    Mas pelos dados passados pelo companheiro que postou alguns resultados, parece que isso ainda não será possível.

    Vou te dizer, tem um concorrente que colocou uma torre nova com cartões ubiquiti 2.4 e antenas TSM. Que loucura o sinal que esse cara coloca. Num amigo meu, estavamos testando uma placa PCI da Engenius (EPI-3601 S - que plaquinha valente!!! pena que não é homologada ).
    Estavamos na casa dele, entre a minha torre e a do concorrente. Certo que para o lado do concorrente havia menos obstáculos. Para o meu lado há um prédio de 3 pisos e árvores.
    O sinal dele entrou com 100% em 3 quarteirões e o meu sinal entrou com 40% em 2 quarteirões.
    Mas navegamos normalmente com estes 40% dentro de casa e acusando no soft da placa 5.5mbps. variando entre 5.5 e 11. só com a anteninha que acompanha a pci.
    Só abrindo um parenteses: este concorrente tem todo este sinal, mas o pessoal não navega. Eu com meus APzinhos faço mais que ele. Não sei se o problema dele é link, ou alguma config do servidor.
    É uma choradeira só dos assinantes.

    Então cheguei a conclusão que ainda há esperança para 2.4 desde que se tenha pontos de acesso há não mais de 4 quarteirões de cada assinante. Ou seja, a cada 8 quarteirões um ponto de acesso. E colocar um Ubiquiti que já está saindo homologação para 2.4 logo, logo.

    Com 20.000 dá para montar vários pontos e praticamente eliminar instalações externas. É tudo que um provedor gostaria.


    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Eu ainda não vi vantagens aparentes. Um equipamento de 20k Reais, não sei se é um bom custo benefício.

    Devemos nos lembrar que o grande problema dos provedores em frente as grandes Telecoms, nem é essa questão de equipamento, e sim o Link.

    Não adianta nós conseguirmos equipamentos de alta capacidade que permitam mobilidade e tals, sem ter bons preços nos links.

    Tem gente aqui no forum que paga mais R$1.500,00 o mega, ao tempo que as grandes teles entregam entregam no cliente 1 mega por até R$100,00. Esse sim, é o grande problema.

    Voltando ao assunto do equipamento da Parks, um outro fator importante é sua robustez, imaginem se for sensível como o EMP-8602, bom, claro que peguei pesado na comparação, mais eu não gostaria de ver um Park na minha torre perder potência depois de uma tempestade.

  6. #166

    Padrão

    ainda acho que a banda de 2.4b esta mais do que ultrapasada, tem que aparecer outra tecnologia para rejuvenecer a banda, imagina um canal de 20 megas pra usar so 2 megas reais. Por isso a efetividade do wimax que utiliza um canal de 5 megas e pode pasar mais de 20megas por canal. Semelhante aos primeiros modem analogicos de 300bauds que evoluiu ate 56kbps. Comparando a banda de 2.4 com eles acho que ainda estaria como se fosem modem de 9600bps. O problema de nao conseguirmos ter bom alcance sao os receptores do sitema b/g banda muito larga (20megas) menor sensibilidade. quanto menor a banda pasante do receptor, maior sensibilidade do receptor, consequntemente maior alcance, so que quanto menor a largura de banda menos a banda pasante(pra isso e que tem que evoluir com outros tipos de modulacao), por exemplo um canal GSM de telefonia celular tem apenas 200khz, o receptor do celular consegue trafegar dados com um sinal de apenas -110dbm nos no sitema b/g temos que ter -80 pra melhor isso equivale a 30db de diferenca, ou seja uma parabola de 2mts contra uma anteninha de 2dbi. O sitema 3G perde muito alcance se comparado ao GSM ja que a largura do canal e de quase 1 mega( mesmo assim 10 veces menos que o 802,11), so que nese canal de 1 mega consegue pasar mais de 4 megas reais. As teles pagam fortunas por uma faixa de 50 megas, e nos temos 83mhz de graca, 2400-2483.Claro que as teles nao tem interferencias como nos massss. Tentei utilizar algumas bases no modo 5mhz mas nao cheguei a nenhuma conclusao, ja que tenho poucos radios que da para usar, vou ver se consigo mais.

  7. #167

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    ainda acho que a banda de 2.4b esta mais do que ultrapasada, tem que aparecer outra tecnologia para rejuvenecer a banda, imagina um canal de 20 megas pra usar so 2 megas reais.
    Amigo, este assunto ainda é algo que ainda não tenho conhecimento. Por isso gostaria que o assunto fosse mais aprofundado. Tu coloca aí umas questões bem interessantes.

    E este firmware, o Oswave, que é para uma familia de chipset Atheros, como o do Nano? Eles lá dizem alguma coisa com relação a largura de banda, canalização, etc.
    Tu que está mais a par disto, dá uma olhada lá e depois comenta alguma coisa para nós.
    Além do site oficial da Oswave, tem o C3 da nossa conterrânea computech.com.br. Eles juram que não copiaram o firmware, mas tudo é igualzinho. Até as palavras usadas nas especificações do firmwares. Pelo menos tivessem traduzido o firmware, mas parece que traduziram só a descrição. Até o manual deles é em inglês e igual ao original.

  8. #168

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    ainda acho que a banda de 2.4b esta mais do que ultrapasada, tem que aparecer outra tecnologia para rejuvenecer a banda, imagina um canal de 20 megas pra usar so 2 megas reais. Por isso a efetividade do wimax que utiliza um canal de 5 megas e pode pasar mais de 20megas por canal. Semelhante aos primeiros modem analogicos de 300bauds que evoluiu ate 56kbps. Comparando a banda de 2.4 com eles acho que ainda estaria como se fosem modem de 9600bps. O problema de nao conseguirmos ter bom alcance sao os receptores do sitema b/g banda muito larga (20megas) menor sensibilidade. quanto menor a banda pasante do receptor, maior sensibilidade do receptor, consequntemente maior alcance, so que quanto menor a largura de banda menos a banda pasante(pra isso e que tem que evoluir com outros tipos de modulacao), por exemplo um canal GSM de telefonia celular tem apenas 200khz, o receptor do celular consegue trafegar dados com um sinal de apenas -110dbm nos no sitema b/g temos que ter -80 pra melhor isso equivale a 30db de diferenca, ou seja uma parabola de 2mts contra uma anteninha de 2dbi. O sitema 3G perde muito alcance se comparado ao GSM ja que a largura do canal e de quase 1 mega( mesmo assim 10 veces menos que o 802,11), so que nese canal de 1 mega consegue pasar mais de 4 megas reais. As teles pagam fortunas por uma faixa de 50 megas, e nos temos 83mhz de graca, 2400-2483.Claro que as teles nao tem interferencias como nos massss. Tentei utilizar algumas bases no modo 5mhz mas nao cheguei a nenhuma conclusao, ja que tenho poucos radios que da para usar, vou ver se consigo mais.
    Alguns testes que fiz aqui em 5mhz no 5,8 Ghz me deram um enlace de menor velocidade, poderia explicar o porque? Eu também entendo que para superar essa barreira de velocidade temos que ter outra modução.

  9. #169

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Eu ainda não vi vantagens aparentes. Um equipamento de 20k Reais, não sei se é um bom custo benefício.

    Devemos nos lembrar que o grande problema dos provedores em frente as grandes Telecoms, nem é essa questão de equipamento, e sim o Link.

    Não adianta nós conseguirmos equipamentos de alta capacidade que permitam mobilidade e tals, sem ter bons preços nos links.

    Tem gente aqui no forum que paga mais R$1.500,00 o mega, ao tempo que as grandes teles entregam entregam no cliente 1 mega por até R$100,00. Esse sim, é o grande problema.

    Voltando ao assunto do equipamento da Parks, um outro fator importante é sua robustez, imaginem se for sensível como o EMP-8602, bom, claro que peguei pesado na comparação, mais eu não gostaria de ver um Park na minha torre perder potência depois de uma tempestade.
    Josue, apesar do aparelho custar 20k, a longo prazo ele trará retorno, e se rezarmos bastante diminuirá o custo de instalação no cliente, fora que ele segura muito mais conexões do que rádios convencionais.
    A questão do link é algo que não tem como mudar, nesse ponto as grandes teles estarão sempre na nossa frente.

  10. #170

    Padrão

    Eu acredito qque o radio seja muito melhor que o que agente está acustumado usar RB´s entre outros, mais 20 mil, dá para montar umas 10 repetidoras arrumadas, será que o Parks, vai fazert este papel? Quanto aos clientes não usarem antenas, sei lá, acho que num raio pequeno, deve dar certo, bom, temos que ver o desempenho dele com clientes em padrão N.

  11. #171

    Padrão

    montar varias repetidoras pode ate ser uma boa estrutura, mas pense como seria dar manuntençao nessas repetidoras... parte eletrica, enlaces, internferencia entres outros prob q podem surgir... o Parks pra mim ainda sai na frente pq vc tem uma certa mobilidade q pode ser uma diferencial contra a concorrencia, e ainda tem a possibilidade de atender clientes sem equipamentos externos num raio de 3km como tb foi citado... o valor eh salgado, mas creio que com mais testes podemos pensar melhor sobre adquiri-lo ou nao... estamos no aguardo de mais relatos.

  12. #172

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    montar varias repetidoras pode ate ser uma boa estrutura, mas pense como seria dar manuntençao nessas repetidoras... parte eletrica, enlaces, internferencia entres outros prob q podem surgir... o Parks pra mim ainda sai na frente pq vc tem uma certa mobilidade q pode ser uma diferencial contra a concorrencia, e ainda tem a possibilidade de atender clientes sem equipamentos externos num raio de 3km como tb foi citado... o valor eh salgado, mas creio que com mais testes podemos pensar melhor sobre adquiri-lo ou nao... estamos no aguardo de mais relatos.
    Os relatos ainda são inconclusivos.
    E não é 3km. O pessoal da Parks me passou que era 1.5km, o que já é um bom dado, se confirmar.
    Quando abri este tópico, logo tomei conhecimento do Parks, mas já se vai um bom tempo e não se tem ainda certeza.
    E eu preciso registrar minha base. Não posso esperar muito tempo ainda.

  13. #173

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Eu tambem, devo ser o primeiro a utilizar esta tecnologia MIMO em outdoor, fazem questão que façamos o teste, eles importaram o produto e deve chegar na semana que vem.

    Hoje tive a ótima noticia que meu link será instalado na quinta (16/10), caso nós fecharmos acordo para uso do equipamento notifico voces aqui no forum se realmente é funcional como fala nas especificações.


    Anderson
    e ai cara ? já testou o equipamento é tudo de bom como eles dizem ? que dificuldades ele tem ? e por quanto ta saindo ?

  14. #174

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ariquemes Ver Post
    ESTE EQUIPAMENTO É ILUSAO PARA QUEM ACHA QUE VAI TER MOBILIDADE A 1.5KM DELE. CONHEÇO VÁRIOS PROVEDORES QUE ESTÃO TESTANDO E SÓ CONSEGUIRAM 700 METROS MOVEL, SE ENTRAR DENTRO DA CASA O SINAL JA NAO PEGA MAIS.
    O UsadosMAC está testando em área rural e está conseguindo resultados melhores que isso e acredito que em área urbana o desempenho será melhor ainda. A Parks nunca colocaria o preço de um rádio desses a 20k se fosse ruim. A única coisa que falta são testes conclusivos, mas que é um bom equipamento é, isso não tem discussão.
    Última edição por Xororo; 13-01-2009 às 13:49.

  15. #175

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ariquemes Ver Post
    BOm, não sei se voces sabem, mas ele vende este equipamento, você vai falar mal do seu peixe? Este meu amigo esta testando, quando ele ligou derrubou os clientes da torre dele todo.
    [email protected]
    Eu não acho que o UsadosMAC vá nos passar resultados imprecisos só pra vender, ainda mais que a maior parte de nós não pode investir 20k em um único equipamento.

  16. #176

    Padrão

    Citação Postado originalmente por superxandaoce Ver Post
    e ai cara ? já testou o equipamento é tudo de bom como eles dizem ? que dificuldades ele tem ? e por quanto ta saindo ?
    Amigo, acho que voce vai ter que ler algumas páginas mais para traz. Ele já postou alguns resultados.

    E para quem ainda tem dúvidas quanto a seriedade das informações do UsadosMac, podem observar que ele está sendo imparcial, pois ele foi bem franco em colocar também as dificuldades.
    Quem está pensando só em vender um produto não iria colocar as dificuldades encontradas.

  17. #177

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, acho que voce vai ter que ler algumas páginas mais para traz. Ele já postou alguns resultados.

    E para quem ainda tem dúvidas quanto a seriedade das informações do UsadosMac, podem observar que ele está sendo imparcial, pois ele foi bem franco em colocar também as dificuldades.
    Quem está pensando só em vender um produto não iria colocar as dificuldades encontradas.
    Estou com você 1929.

  18. #178

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ariquemes Ver Post
    TEM LUGAR QUE ESTE EQUIPAMENTO ESTA SENDO VENDIDO POR R$ 13.600 REAIS, E A TENDENCIA É BAIXAR MAIS.

    Concordo que a escala pode contribuir para baixar preço.
    Mas por enquanto são tão poucos que chegaram ao Brasil, que ainda não deve dar para sentir queda de preço.
    Onde tem, e com nota fiscal e certificado de homologação?

  19. #179

    Padrão

    O teste verdadeiro vai ser com 200 clientes pendurados nele, com apenas um, pra mim nao conclui nada, nem que seja a 5km.Acho que a mobilidade nao seria o quesito mais importante pra mimi, e sim a estabilidade, acho que sem antena externa por menor que seja , nao vai ter estabilidade.Se a parks ja homologou seria bom ja comprar um equipamento e meter nele toda a rede.Nao entendi qual a vantagem de usar ele se nao for no modo MIMO.Ja que sem MIMO e um AP como qualquer outro. Nao vi nehnum teste no modo MIMO.

  20. #180

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ariquemes Ver Post
    TEM LUGAR QUE ESTE EQUIPAMENTO ESTA SENDO VENDIDO POR R$ 13.600 REAIS, E A TENDENCIA É BAIXAR MAIS.

    ONDE ???