+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento

    BOa tarde,

    Vou passar o problema que tenho aqui. Tenho um link dedicado e tenho um modem adsl para acesso a internet. Gostaria como faço para direcionar o acesso a esse link dedicado pelo linux. Pois eles tem gateway diferentes. Nao sei se estao me entendedo.

    Muito Obrigado

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Você tem 2 meios de acesso a internet, o link dedicado e a adsl certo? Você quer que o pessoal navegue pelo link dedicado? Mas e a adsl? Vai ficar parada?

    Explica melhor sua ideia. Se possível faz um diagrama da topologia...

    Até mais...

  4. #4

    Padrão

    o link dedicado é usado apenas para acessar um determinado servidor e a adsl para uso de internet. Com isso quero quando for acessar este servidor nao precise ficar mudando o gateway. Entenderam
    Obrigado

  5. #5

    Padrão

    O endereço que você utiliza para acessar esse servidor através do link dedicado é um IP válido? Como é a conexão através desse link dedicado? Quais os endereçamentos das redes (local, link dedicado, modem)? O link dedicado tem um router ou liga direto no linux? Qual o Linux que você usa?
    É possível fazer o que você quer. Não é muito difícil. Mas agente precisa de mais detalhes pra poder ajudar.

    Resumindo a solução:
    1. Ligar o Linux na rede interna, no modem e no Link dedicado.
    2. Criar uma rota específica para o servidor apontando para o link dedicado
    3. Colocar o gateway default do linux apontando para o modem ADSL.

    Se quiser se arriscar, taí a solução.

  6. #6

    Padrão

    Sim ele tem um ip valido, ele te um router e acessa um endereco 172...... Eu estou usando o suse 10.1. Antigamente usava -se sem servidor de internet. era ligado direto a adsl na swicht. so que foi bloqueado isso! tem q passar por um servidor e o acesso ao link dedicado ser direcionado pelo servidor!

    Obrigado

  7. #7

    Padrão

    Cara... como você não me da muita informação, supus os endereçamentos... Como também não sei quantas interfaces esse Linux tem, fiz duas topologias.
    https://under-linux.org/fotos/magnun...162-rede4.html
    Linux com 3 interfaces
    https://under-linux.org/fotos/magnun.../162-rede4.jpg

    Todos os seus hosts terão como gateway o Linux.
    O seu linux tera como gateway o modem de ADSL: route add -net 0/0 gw 192.168.2.254
    E uma rota específica pro servidor: route add -host 200.200.200.200 gw 192.168.1.254


    Linux com 2 interfaces e um switch
    https://under-linux.org/fotos/magnun.../163-rede5.jpg

    Todos os seus hosts terão como gateway o Linux.
    O seu linux tera como gateway o modem de ADSL: route add -net 0/0 gw 192.168.1.253
    E uma rota específica pro servidor: route add -host 200.200.200.200 gw 192.168.1.254


    Pra fazer isso você vai ter que alterar alguns endereçamentos. Como você não me informou as faixas de IP não pude planejar nada proprio pra sua estrutura. Altere os endereçamentos conforme sua necessidade. Salve essas rotas no arquivo boot.local em /etc/rc.d/

    Só informando que tem como fazer com o linux utilizando apenas uma interface mas é meio gambiarra...

    qualquer coisa posta ai...
    https://under-linux.org/fotos/magnun...163-rede5.html
    Última edição por Magnun; 16-09-2008 às 13:03.

  8. #8

    Padrão

    Amigo ainda nao resolvi este problema! vou explicar novamente. Quando o pessoal acessa um determinado endereco q e 172...... eu tenho q colocar o gateway por exemplo 10.33.1.200(este endereco nao tem acesso a rede externa ele so acessa a esses endereco, um link dedicado a um servidor que é um banco) e quando tenho q acessar a net normal tenho q colocar o endereço 10.33.1.201. entendeu tenho q ficar mudando este gateway toda hora pra acessar o site 172.. queria q fazer isso automaticamente.

    Muito Obrigado

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Brunordp Ver Post
    Amigo ainda nao resolvi este problema! vou explicar novamente. Quando o pessoal acessa um determinado endereco q e 172...... eu tenho q colocar o gateway por exemplo 10.33.1.200(este endereco nao tem acesso a rede externa ele so acessa a esses endereco, um link dedicado a um servidor que é um banco) e quando tenho q acessar a net normal tenho q colocar o endereço 10.33.1.201. entendeu tenho q ficar mudando este gateway toda hora pra acessar o site 172.. queria q fazer isso automaticamente.

    Muito Obrigado

    Acho que foi você quem não entendeu...
    Pra fazer isso automaticamente você tem q ter algo similar ao que esta ai em cima.
    Acho que você precisa estudar um pouco sobre redes.