+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Problemas na restauração do MK

    Estou com problemas na restauração do mikrotik, leiam meu relato abaixo:

    Uso um PC com web-proxy, user manager, etcs.
    Dai estou querendo aprender WDS e Mesh, então futucando aqui e ali, fiz uma manobra errada e enfim.. decidir restaurar o backup para começar de novo.

    Acontece que após a restauração (o PC reiniciou sem problemas), o servidor Radius não funciona, esta é a mensagem que recebo quando tento me autenticar no browser. Tento utilizar outros usuarios e senha, e o erro é o mesmo. "Erro no servidor Radius".
    Acessando o winbox noto que está tudo em ordem, todas as configurações que fiz para WDS e Mesh foram removidas corretamente, ou seja, o sistema aparenta ter sido devidamente restaurado, mas o danado não quer autenticar.

    Então resolvo formatar o PC.
    Formato e reconfiguro tudo do zero, e por fim... gero outro backup e guardo em locais seguros (CD, pendrive etc)!!!


    Só para testes, resolvo restaurar este backup recem criado, e então recebo cacetada de novo.
    Erro no servidor Radius !


    As configurações Radius e HotSpot estão todas certinhas!
    Será bug da versão que uso (3.10) ???



    Aproveitando a oportunidade....
    Qual a melhor forma de atualizar meu MK e não perder a licença?
    Posso usar um CD criado do ISO 3.13 e dá boot nele e instalar sem problemas?

  2. #2

    Padrão

    Amigo,
    não confio nos backups que o Mikrotik faz, pois depende muito das configurações e de quais serviços estão instalados. Para manter segurança e é sem nenhuma falha. Exporto todas as configurações para um arquivo, e copio esse arquivo para um lugar seguro. Tenho a copia fiel, e em scripts de toda minha configuração, por tipo de serviço e tudo mais.
    Um exemplo:
    Vou no meu MK no terminal:
    MK_breno#export file=backup_do_breno_16_09_08

    Ele cria um arquivo em FILES backup_do_breno_16_09_08.rsc

    Basta copiar esse arquivo pro seu desktop, e abrir com o bloco de notas, q estará lá todas as suas configurações.
    Precisando restaurar, instale o MK com uma CD via ISO, ou se for uma RB reinstale via NETINSTALL, e copie o arquivo
    backup_do_breno_16_09_08.rsc para o files e vá no terminal e dê o comando:

    mikrotik#import backup_do_breno_16_09_08.rsc

    Pronto, todos os serviços estarão novamente funcionando, normalmente do modo quando deu o problema.

    Vale lembrar o seguinte:

    Se o equipamento foi substituído, por exemplo se a máquina pegar fogo, se a RB queimar, você tem que editar no bloco de notas e editar o arquivo substituindo os MAC's anteriores pelos atuais.
    Se vc tinha a ether1 um MAC 00:02:45 etc, vai lá e edita manual, pois quando rodar o script o MAC tem que bater.

    Além disso, vc pode só importar blocos de serviços. Por exemplo:

    Seu IP --> Address está corrompido, ou alguem fez uma caca nele. Vai no arquivo backup_do_breno_16_09_08.rsc e copia todo o bloco de ip address e cola no Terminal. Tudo vai estar lá como antes.

    Respondendo suas perguntas:

    Qual a melhor forma de atualizar meu MK e não perder a licença?
    Qualquer atualização via pacotes, via pacote combinado NPK, não deixa vc perder a licença.

    Posso usar um CD criado do ISO 3.13 e dá boot nele e instalar sem problemas?
    Só não deixe ele formatar o HD ou a Flash senão irá perder a licença.

    []'s

  3. #3

    Padrão

    Valeu man! Não conhecia essa outra forma de gerar backup, vou utilizar a partir de agora.

    Esqueci de dizer, eu tenho backups basicos, um so com compartilhamento do ADSL com hotspot e usermanager desativados... e outro apenas com hotspot.
    Ambos são restaurados sem problema...

    O tilt é apenas com o backup do MK com user manager (leia-se Radius). Já gerei backups posteriores e restaurei persistindo o problema.
    Então fica ai a dica pra quem futuca a versão 3.10 com user manager... cuidado !!!

  4. #4

    Padrão

    Sim, só que pensando em problema de Hardware, esses backups não se restauram em outro equipamento.
    Muita gente usa o backup do MK, a no dia que perde a RB ou o PC_AP, fica doido, pq não consegue restaurar o backup.
    []'s

  5. #5

    Padrão

    so para recapitular...

    o PC é o mesmo, nem o pente de memória eu troquei.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alencar2 Ver Post
    Estou com problemas na restauração do mikrotik, leiam meu relato abaixo:

    Uso um PC com web-proxy, user manager, etcs.
    Dai estou querendo aprender WDS e Mesh, então futucando aqui e ali, fiz uma manobra errada e enfim.. decidir restaurar o backup para começar de novo.

    Acontece que após a restauração (o PC reiniciou sem problemas), o servidor Radius não funciona, esta é a mensagem que recebo quando tento me autenticar no browser. Tento utilizar outros usuarios e senha, e o erro é o mesmo. "Erro no servidor Radius".
    Acessando o winbox noto que está tudo em ordem, todas as configurações que fiz para WDS e Mesh foram removidas corretamente, ou seja, o sistema aparenta ter sido devidamente restaurado, mas o danado não quer autenticar.

    Então resolvo formatar o PC.
    Formato e reconfiguro tudo do zero, e por fim... gero outro backup e guardo em locais seguros (CD, pendrive etc)!!!


    Só para testes, resolvo restaurar este backup recem criado, e então recebo cacetada de novo.
    Erro no servidor Radius !


    As configurações Radius e HotSpot estão todas certinhas!
    Será bug da versão que uso (3.10) ???



    Aproveitando a oportunidade....
    Qual a melhor forma de atualizar meu MK e não perder a licença?
    Posso usar um CD criado do ISO 3.13 e dá boot nele e instalar sem problemas?
    use pacotes .mpk