+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Duvidas quanto WDS



    Tenho rádios Zinwell G220. O Rádio 1 ligado ao modem (bridge) ADSL e os demais rádios apenas na tomada elétrica.

    Eu quero que as pessoas tenham acesso a rede em toda extensão do rádio 1 ao ultimo.
    Não se preocupem muito com mobilidade, pois são PCs desktop.

    Nesta situação:
    a) o Rádio 1 deve ficar no modo WDS ou AP+WDS ?
    b) Os demais rádios devem ficar no modo WDS ou AP+WDS ?
    c) Os demais rádios devem ficar no mesmo canal do rádio 1?
    d) Ao invés de definir canal, tem problema se eu definir o canal em Auto?
    e) Eu vi que existe ainda a opção "Universal Repeater Mode", devo habilitar no radio1 ou apenas nos outros? para que serve exatamente, ja que existe a opção WDS?
    f) no Radio1 preciso inserir a MAC do rádio2 ou apenas no rádio2 em diante que insiro o MAC dos seguintes?

    Desculpa ai se fiz perguntas um tanto primárias, mas é porque essa semana está apertadíssima pra mim, um corre corre de doido.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alencar2 Ver Post


    Tenho rádios Zinwell G220. O Rádio 1 ligado ao modem (bridge) ADSL e os demais rádios apenas na tomada elétrica.

    Eu quero que as pessoas tenham acesso a rede em toda extensão do rádio 1 ao ultimo.
    Não se preocupem muito com mobilidade, pois são PCs desktop.

    Nesta situação:
    a) o Rádio 1 deve ficar no modo WDS ou AP+WDS ?
    b) Os demais rádios devem ficar no modo WDS ou AP+WDS ?
    c) Os demais rádios devem ficar no mesmo canal do rádio 1?
    d) Ao invés de definir canal, tem problema se eu definir o canal em Auto?
    e) Eu vi que existe ainda a opção "Universal Repeater Mode", devo habilitar no radio1 ou apenas nos outros? para que serve exatamente, ja que existe a opção WDS?
    f) no Radio1 preciso inserir a MAC do rádio2 ou apenas no rádio2 em diante que insiro o MAC dos seguintes?

    Desculpa ai se fiz perguntas um tanto primárias, mas é porque essa semana está apertadíssima pra mim, um corre corre de doido.
    Todos os rádios devem ficar em AP+WDS. O canal deve ser o mesmo. Se eles forem instalados em sequência, por exemplo, em um corredor, vc cadastra o mac do primeiro no segundo e o mac do segundo no terceiro... Depois o mac do segundo no terceiro e vice-versa e assim vai indo!

    Se os radios estiverem espalhados pelo ambiente, vc tem q ver "quem vai falar com quem", e cadastrar os macs de um em outro... Desta forma qualquer cliente pode associar a qualquer ap.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alencar2 Ver Post


    Tenho rádios Zinwell G220. O Rádio 1 ligado ao modem (bridge) ADSL e os demais rádios apenas na tomada elétrica.

    Eu quero que as pessoas tenham acesso a rede em toda extensão do rádio 1 ao ultimo.
    Não se preocupem muito com mobilidade, pois são PCs desktop.

    Nesta situação:
    a) o Rádio 1 deve ficar no modo WDS ou AP+WDS ?
    b) Os demais rádios devem ficar no modo WDS ou AP+WDS ?
    c) Os demais rádios devem ficar no mesmo canal do rádio 1?
    d) Ao invés de definir canal, tem problema se eu definir o canal em Auto?
    e) Eu vi que existe ainda a opção "Universal Repeater Mode", devo habilitar no radio1 ou apenas nos outros? para que serve exatamente, ja que existe a opção WDS?
    f) no Radio1 preciso inserir a MAC do rádio2 ou apenas no rádio2 em diante que insiro o MAC dos seguintes?

    Desculpa ai se fiz perguntas um tanto primárias, mas é porque essa semana está apertadíssima pra mim, um corre corre de doido.
    a) o Rádio 1 deve ficar no modo WDS ou AP+WDS ? --AP+WDS
    b) Os demais rádios devem ficar no modo WDS ou AP+WDS ? --- AP+WDS
    c) Os demais rádios devem ficar no mesmo canal do rádio 1? Sim
    d) Ao invés de definir canal, tem problema se eu definir o canal em Auto? Deixa tudo no mesmo canal.
    e) Eu vi que existe ainda a opção "Universal Repeater Mode", devo habilitar no radio1 ou apenas nos outros? para que serve exatamente, ja que existe a opção WDS? Nem o pessoal da Aprouter e da WapPro souberam me dizer a diferença entre eles. Só dizem que o WDS é mais confiável.
    f) no Radio1 preciso inserir a MAC do rádio2 ou apenas no rádio2 em diante que insiro o MAC dos seguintes?
    Mac do radio 1 no Radio 2.
    NO rádio 2 mac do radio 1 e do radio 3.
    No rádio 3 mac do radio 2 e do rádio 4 e assim sucessivamente.
    Todos os rádios com a função WDS habilitada no menu WDS, e se usa criptografia, não esquece de colocar a chave de segurança também lá no menu WDS.

    Mas não te entusiasma muito não. Tua rede fica limitada pela capacidade do primeiro rádio. Se por ex ele suportaria de 15 a 20 usuários, vai continuar com esta capacidade. Então se colocar muita gente pelo caminho vai dar um gargalo no primeiro rádio.
    Neste caso seria então necessário usar na base mais outro AP e direcionar parte da rede para um AP e parte para outro.
    E aí cada uma destas "pernas" da rede dá para usar um canal diferente.
    Eu tenho aqui assim, e atravesso a cidade sem problemas, mas não tenho muitos usuários. Acho que é por isso que funciona tão bem.

  4. #4

    Padrão

    Muitíssimo obrigado a vocês dois.
    show de bola.

    =)

  5. #5

    Padrão

    estou tomando uma surra do zinwell G220

    quando o radio1 esta com dhcp ativo beleza..
    so que aqui uso MK com dhcp dele ativo, logo o radio1 tem que ficar como bridge (dhcp disable)... então estou com difuldades..
    ps: o radio1 estou configurando sem inserir a mac do radio2..

    No radio2 qd vou inserir a MAC do radio1, se começo inserindo a key ele perde conexao com o pc q estou configurando..
    se começo inserindo a mac ele tambem perde a conexao..
    é dose


    resumo:

    MK com DHCP ativo >> radio1 dhcp disable e SEM o mac do radio2 >> radio2 dhcp disable COM mac do radio1
    Última edição por alencar2; 17-09-2008 às 13:39.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alencar2 Ver Post
    estou tomando uma surra do zinwell G220

    quando o radio1 esta com dhcp ativo beleza..
    so que aqui uso MK com dhcp dele ativo, logo o radio1 tem que ficar como bridge (dhcp disable)... então estou com difuldades..
    ps: o radio1 estou configurando sem inserir a mac do radio2..

    No radio2 qd vou inserir a MAC do radio1, se começo inserindo a key ele perde conexao com o pc q estou configurando..
    se começo inserindo a mac ele tambem perde a conexao..
    é dose


    resumo:

    MK com DHCP ativo >> radio1 dhcp disable e SEM o mac do radio2 >> radio2 dhcp disable COM mac do radio1
    Faz as configurações via cabo!

  7. #7

    Padrão

    desde inicio estava configurando os radios via cabo.

    bem resolvi o problema dos radios perderem a conexao durante configuração. Basta apenas que apos o reboote dele mal sucedido eu desligo e ligo da tomada que na volta fica tudo beleza com os MAC lá bonito.

    Minha situação agora é esta:

    RADIO 2
    Agora enfim estou com o Radio2 configurado e os MAC1 e 2 do radio1 nele...
    Desliguei o DHCP dele... (preciso que os IP sejam repassados pelo MK)
    no campo que insiro IP coloquei 192.168.2.1 (o MK é 192.168.0.1)
    está no canal 1
    e SSID: logis
    Modo: AP+WDS
    MAC 1 e 2 do radio 1 inseridos
    Key da SSID


    RADIO 1
    Ja no radio1, fiz um teste de colocar os MAC1 e 2 do radio2 nele.. Situação que não era preciso - foi so um teste
    e da mesma forma desativei o DHCP dele
    o canal também é 1
    e SSID: logis
    Modo AP+WDS
    MAC 1 e 2 do radio 2 inseridos
    Key da SSID


    Mikrotik ligado ao Radio1
    O IP do MK é 192.168.0.1
    DHCP ativo

    quem conecta via wireless e cabo no radio1 navega perfeitamente.
    Agora quem conecta no cabo no radio2 não navega e nem tão pouco ganha o IP do MK

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alencar2 Ver Post
    desde inicio estava configurando os radios via cabo.

    bem resolvi o problema dos radios perderem a conexao durante configuração. Basta apenas que apos o reboote dele mal sucedido eu desligo e ligo da tomada que na volta fica tudo beleza com os MAC lá bonito.

    Minha situação agora é esta:

    RADIO 2
    Agora enfim estou com o Radio2 configurado e os MAC1 e 2 do radio1 nele...
    Desliguei o DHCP dele... (preciso que os IP sejam repassados pelo MK)
    no campo que insiro IP coloquei 192.168.2.1 (o MK é 192.168.0.1)
    está no canal 1
    e SSID: logis
    Modo: AP+WDS
    MAC 1 e 2 do radio 1 inseridos
    Key da SSID


    RADIO 1
    Ja no radio1, fiz um teste de colocar os MAC1 e 2 do radio2 nele.. Situação que não era preciso - foi so um teste
    e da mesma forma desativei o DHCP dele
    o canal também é 1
    e SSID: logis
    Modo AP+WDS
    MAC 1 e 2 do radio 2 inseridos
    Key da SSID


    Mikrotik ligado ao Radio1
    O IP do MK é 192.168.0.1
    DHCP ativo

    quem conecta via wireless e cabo no radio1 navega perfeitamente.
    Agora quem conecta no cabo no radio2 não navega e nem tão pouco ganha o IP do MK
    O rádio 2 também está com modo de operação em bridge? Se sim, experimenta colocar nele um ip da mesma faixa do mikrotik, faça teste de ping daí. Se pingar, tem q funcionar.

  9. #9

    Padrão

    exatamente, o radio 2 esta no modo bridge, assim como o 1.
    pow advinhou meu pensamento hehehe.. estou agora mesmo tentando inserir um IP da mesma faixa do MK nos 2 radios..


    ja ja posto o resultado

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alencar2 Ver Post
    exatamente, o radio 2 esta no modo bridge, assim como o 1.
    pow advinhou meu pensamento hehehe.. estou agora mesmo tentando inserir um IP da mesma faixa do MK nos 2 radios..


    ja ja posto o resultado
    Pelo que eu entendi tu esta usando os dois MACs de cada rádio. Tu não precisa colocar os dois MACs do rádio. Usa só o Mac da Lan. O MAC da WAN não usa.
    Quanto entrar em Status, vê qual o MAC que aparece e usa este.

    E no MK delimita a range de IPs, deixando os 10 primeiros de fora. Aí você vai usando estes IPs que ficaram de fora para usar nos APs. Assim vai ficar tudo na mesma classe e voce vai conseguir entrar via wireless. Lembrando sempre que se for alterar os IPs dos rádios, começa pelo último da fila e vem vindo em direção a base. Senão vai perder a conexão também.
    E vê se estão todos com a criptografia no WDS também, além da criptografia na aba segurança.
    NO início este fato me escapou e quase fui a loucura. Aparecia os rádios no site survey e eu não conseguia acessá-los.
    Entrava via cabo e via que estava tudo certinho. Mas eles não se conversavam porque eu tinha colocado chave de segurança na base e alguns do meio estavam sem a chave.

  11. #11

    Padrão

    Problema solucionado !!!
    valeu a todos.

    Carecia um pequeno detalhe já ilustrado pelos colegas acima e outros que fui descubrindo por puro empirismo e cacetada hehehe.
    Tive que inserir o IP do MK nos rádios, precisamente no campo Gateway... e ainda por cima atribuir manualmente IP pra cada um deles, via das duvidas eu inserir IPs do final da faixa do pool do DHCP do MK (60, 61 respectivamente).

    Ai foi só alegria...

    Agora tenho umas ressalvas com o equipamento Zinwell G220!
    Sempre que insiro o MAC de outro rádio no campo do WDS, a conexão com o PC q estou usando pra configura-lo cai (mesmo configurando via cabo), dando conexão nula, mesmo após o reboot !
    Inicialmente pensava que tivesse travado e resatava pra fazer tudo de novo. Isso resolve muito fácil.. basta desligar e ligar o danado !

    Outra coisa..
    Se tua rede for como a minha, onde existe um gateway atribuindo IPs e os radios com DHCP desativado, sugiro vc configure tudo que precisa no rádio e deixe para desativar o dhcp dele no final de tudo.

    Para complementar... fica melhor configurar pelo ultimo rádio como o colega falou...
    ps: Era uma loucura, mas no ultimo rádio eu inseria todos os demais MAC que usaria, e fazia backup... com esse backup fui restaurando nos demais e deletando os rádios fora da sequencia..e pra finalizar bastava apenas definir IP, Gateway e desativar o DHCP.. pronto.. ja ia pro proximo radio..
    ps: todos os rádios eram da mesma marca e modelo!!

    Se preferir fazer tudo do, documente todos os passo num papel, fazer de cabeça é loucura, pelo menos pra mim..
    Ajuda muito principalmente quando há outras pessoas "ajudando", para evitar que vc se atrapalhe.
    fazia o seguinte:

    mk
    192.168.0.1
    DHCP on


    radio1
    IP: 192.168.0.20
    Gateway: 192.168.0.1
    dhcp off
    ssid: linus
    key: wpa2 (aes) / xxxxx
    canal: 1

    radio2
    IP: 192.168.0.21
    Gateway: 192.168.0.1
    dhcp off
    ssid: linus
    key: wpa2 (aes) / xxxxx
    canal: 1



    Quando a paciência voltar a habitar meu ser, vou refazer o mesmo teste, agora com o tal do "Universal repeter" e postarei minhas impressões.
    mais adiante quando estiver mais ousado, vou futucar esse tal de Mesh hehehe

  12. #12

    Padrão

    pelo que eu entendi nao da pra configurar os WDS sem ser diretão pelo cabo !!!
    aki to com o mesmo problema ta osso ..
    o danado do mk bloqueia o acesso ao radio assim que o WDS funfa.
    muitas das vezes mesmo desligando o servidor nao consigo acessar o radio WDS ja cheguei a decer a torre e conferir se nao avia queimado pq do nada o ping para de funcionar.
    e o acesso ja era ..
    to quase desistindo de faze WDS e conecta os outro ponto como cliente bridge mesmo :/

  13. #13

    Padrão

    nao man, o tempo todo eu disse que estava fazendo com o radio conectado via cabo....

    Mas no post anterior eu falei que solucionei o problema.. veja ai se tu consegue com minhas experiencias com o radio zinwell g220

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    pelo que eu entendi nao da pra configurar os WDS sem ser diretão pelo cabo !!!
    aki to com o mesmo problema ta osso ..
    o danado do mk bloqueia o acesso ao radio assim que o WDS funfa.
    muitas das vezes mesmo desligando o servidor nao consigo acessar o radio WDS ja cheguei a decer a torre e conferir se nao avia queimado pq do nada o ping para de funcionar.
    e o acesso ja era ..
    to quase desistindo de faze WDS e conecta os outro ponto como cliente bridge mesmo :/
    Você usa criptografia?
    SE usa, além da criptografia na aba segurança, tem também que configurar a chave de criptografia na Aba WDS.
    Eu fiquei quase louco porque os rádios não se enxergavam. Eu tinha configurado como AP+WDS, então no site survey aparecia mas não tinha jeito de passar pelo rádio. Aì me flagrei que tinha colocado criptografia no primeiro rádio. Foi só configurar que passou mesmo sem o cabo, via wireless.

  15. #15

    Padrão ajuda ae

    Poxa Alencar, depois de tanto pesquisar vc é o primeiro que achei que estava com um problema igual ao meu, vc não gostaria de tentar me ajudar?

    Meu equipamento e configuração é igual a sua, tenho um MIKROTIK em ap bridge e DHCP ativo e um ZINWELL 220 em modo ap+wds, o wds tá quase redondo, só falta um detalhe, bem, após fazer as configurações consegui que o WDS se conectase MIKROTIK e ZINWEll, mas os meus clientes não conseguiam pegar o ip pelo zinwell (obs: faço controle de acesso com DHCP static na minha wlan), o link da minha internet chega em um roteador e entra no mikrotik roteado, pois bem, se eu adiconar no MK em BRIDGE - PORTS a interface no meu link (que chega pelo roteador que te falei), os meus clientes via zinwell pegam ip perfeitamente, mas ip do meu roteador e não do meu DHCP, ou seja, fujindo do meu controle de mac, então tenho que fazer eles receberem ip do meu DHCP e não do roteador e se eu adicionar a Wlan em BRIDGE PORTS o meu servidor DHCP é interompido. Alguma ideia?


    Se vc não souber e puder me mandar o passo a passo como está seu MK e seu AP serei muito grato, um abraço!!!