Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão URGENTE POP para atender 5 mil clientes.

    Olá Pessoal,


    Estou precisando construir um pop para atender 5 mil clientes, o que voces me indicariam alguem já passou por alguma experiencia parecida.


    Obrigado.

  2. #2

    Cool

    Boa noite.

    Antes de responder sua pergunta, vamos aos cálculos.

    5000 x planos de 150k dá 750 megas full.. quebrando seu galho, trabalhando com a metade de garantia dá só uns 375 megas.

    Coisa fácil de comprar.

    Agora, via rádio ? Um Dual Nstreme Duo (4 radios de um lado e 4 de outro) e talvez nao dê.

    Fibra ótica, claro, bem melhor para uma empresa que atende 5000 clientes, fibra ótica não é nada, afinal 5000 cabeça a 50 prata por mes dá só R$ 250.000,00. 1/4 de milhão se é que me entendem. o que é um rolo fechado né ?

    Sem querer ser crítico, é que hoje não to muito bão. Pra uma coisa dessas, não é muito lógico um cara vir aquir e fazer esse tipo de pergunta certo, num projeto desses. Agora se é por curiosidade, poderia ter dito, até viraria um tópico maneiro, a gente ia estudando, elaborando.. mas tudo tranquilo.

    É mais fácil contratar uma empresa, nacional, mexicana (acreditem eles são bons nisso) ou pedir pra TelMex fazer.

    Abraços amigo e sua resposta realmente não está aqui.

    Alam

  3. #3

    Padrão

    5000 clientes? será que voce botou um zero a mais? não seria 500? (ou 50?)

  4. #4

    Padrão

    5 mil, onde ?? desculpe, é neste planeta ??

  5. #5

    Padrão

    Boa noite pessoal antes de mais nada vamos procurar entender que a questão não é o backbone para atender essa quantidade de clientes e sim atender essa quantidade de clientes o backbone é EMBRATEL não preciso mais falar nada o link origem são quatro radios gigalink com capacidade para transmitir até 1gbps full duplex ou seja indo e vindo.

    Antes de me questionar saibam que hoje há tecnologia e equipamentos para transmitir dados e compor um backbone eficiente a questão fica por conta dos clientes quero uma opinião do que os senhores consideram uma boa opção para atender essa quantidade de clientes.


    Estou em um local densamente populado com uma torre de 120 metros de altura eu consigo ter visada completa da cidade e ainda mais com um alcance de até 15 Km.


    O que eu quero saber e quais radios são melhores para isso.


    Obrigado

  6. #6

    Padrão

    Pra 5000 clientes uma torre so nao dá conta,.

    Voce vai precisar de muitos PC-AP pra maior estabilidade, leve em conta que cada torre terá 4 paines setoriais pra cobrir 360º e em cada painel voce pode ligar ate 50 ou 60 clientes simultaneos, totalizando uns 240 em cada base, por ai voce vai tirar a quantidade de torres que tem que montar.

    Porque voce não investe em cabo UTP e cabeia esses 5000 clientes ligado a varios servidores? saira mais barato.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Boa noite.

    Antes de responder sua pergunta, vamos aos cálculos.

    5000 x planos de 150k dá 750 megas full.. quebrando seu galho, trabalhando com a metade de garantia dá só uns 375 megas.

    Coisa fácil de comprar.

    Agora, via rádio ? Um Dual Nstreme Duo (4 radios de um lado e 4 de outro) e talvez nao dê.

    Fibra ótica, claro, bem melhor para uma empresa que atende 5000 clientes, fibra ótica não é nada, afinal 5000 cabeça a 50 prata por mes dá só R$ 250.000,00. 1/4 de milhão se é que me entendem. o que é um rolo fechado né ?

    Sem querer ser crítico, é que hoje não to muito bão. Pra uma coisa dessas, não é muito lógico um cara vir aquir e fazer esse tipo de pergunta certo, num projeto desses. Agora se é por curiosidade, poderia ter dito, até viraria um tópico maneiro, a gente ia estudando, elaborando.. mas tudo tranquilo.

    É mais fácil contratar uma empresa, nacional, mexicana (acreditem eles são bons nisso) ou pedir pra TelMex fazer.

    Abraços amigo e sua resposta realmente não está aqui.

    Alam


    Olá Alam, não tinha percebido a sua ironia meu caro você nunca ouviu falar de uma empresa chamada neovia neh www.neovia.com.br bom esses caras trabalham com POP´s dessa magnitude e imaginem os senhor que isso é na terra sim em São Paulo possuem 40 mil clientes e um corredor de antenas que vai até campinas.



    Amigo antes de questionar estude um pouquinho mais sobre o mercado antes de sair falando.


    Um abraço.


    Antonio Rodrigues.

  8. #8

    Padrão

    Calma galera... hoje o ceu não tinha nuvens...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Pra 5000 clientes uma torre so nao dá conta,.

    Voce vai precisar de muitos PC-AP pra maior estabilidade, leve em conta que cada torre terá 4 paines setoriais pra cobrir 360º e em cada painel voce pode ligar ate 50 ou 60 clientes simultaneos, totalizando uns 240 em cada base, por ai voce vai tirar a quantidade de torres que tem que montar.

    Porque voce não investe em cabo UTP e cabeia esses 5000 clientes ligado a varios servidores? saira mais barato.
    Olá Pedro,

    É meio complicado cabear essa região aonde eu estou pensei em trabalhar com 4 RB por setor cada uma usando uma antena setorial de 60° com isso ficaria um pouco apertado eu conseguiria no maximo 3000 clientes.

    Existem algumas outras soluções que é possivel colocar até 1000 clientes por setor trata-se de radios bem parrudos da Alvarion no entanto meu fornecedor que é a FTD cobra no minimo 600 reais cada cliente e olha que vale cada centavo pois o radio é fantastico. Imagine que para alinhar com a antena esse radio possui até leds de alinhamento.


    Enfim quero uma solução mais em conta para isso.


    Obrigado

  10. #10

    Padrão

    Antonio,

    a realidade da tecnologia 802.11 é a seguinte.. mais de 20. 30 clientes em um unico ponto de acesso (cartao).. voce nao tera um serviço de qualidade.. ja com 30 ja aparecem alguns problemas .. e todos os clientes devem estar com isnal excelente ...

    o que voce pode fazer eh montar um sistema de roaming.. com paineis onde a angulação/abertura seja a menor possivel .. (acho que voce pode usar Nano station 5, abertura 60 graus) ... entao voce coloca umas 10 nano station fazendo um circulo na torre.. em canais diferentes... com o mesmo nome..

    supondo que cada nano atenda 25 a 30 clientes... nestas 10 .. voce consegue ai 300 simultaneamente...

    mas olha.. isso eh meio teorico... eu faço roaming aqui.. funciona mto bem.. so que nao é para esta quantidade de clientes em um unico pop...

    isso ai precisa ser estudado com calma... contrate um bom engenheiro de telecom.. para dimensionar isto ai certinho...

  11. #11

    Padrão

    tua realidade se enquadra prédios? ai já aliviava os pops, usando ptp em 5.8 e cabeando os respectivos apartamentos.

    Aqui na cidade vizinha tenho um conhecido que tem 3 mil clientes wireless...
    A conta dos MB está um pouco exagerada! 100mb na minha opinião atende tranquilo planos 150k (controle de ptp e conexões simultâneas).

    O segredo de atender todos esses clientes em 2.4ghz é distribuir em vários pontos os clientes. Nunca passando de 60 usuários por cartão.

    Creio que vocé vai ter que subir algumas torres... e aproveitar também alguns prédios.

    Mas pode esquecer pendurar isso tudo em um unico POP!

  12. #12

    Padrão

    Amigo, não se iluda com que uma empresa te fala isso ou aquilo, conheço empresas que tem grande cartela de clientes, e que é o centro de críticas por questões de qualidade, para uma cartela de clientes dessas, difinitivamente te digo que rádio no padrão 802.11 vai te dar muita dor de cabeça. Uma coisa é você pendurar 300 clientes num POP, outra coisa é ter qualidade, pesquise sobre Neovia que vai entender o que estou dizendo. Se você realmente tem esses 5000 clientes pense no Alvariom mesmo, nesse ponto você está certo. Tem outras empresas que estão vendendo pacotes fechados com kits clientes e centrais Wi-MAx, custo médio de $50.000,00, isso para 200 clientes, acho que vale apena. Com 5000 clientes o retorno é garantido. Concordo com Alam, não pense em enconomizar nisso, para você não virar foco de críticas na internet.

  13. #13

    Padrão

    Caro Antonio,

    Pela sua população desejada lhe indico Motorola Canopy Wireless, só que tem que ser 100% Motorola, este tipo de equipamento você não se preocupará nem em atualizá-los, pois com a linha completa de soluções MotoWi4 você esquecerá de rádio de cliente, e boa parte não se preocupará com visadas, poderá sim montar um POP pra atender 5000, só que é MUITO RÁDIO AMIGO, só com repetidora acredito que saia uns 2 Milhoes e meio de Reais, se você interessar eu tenho slides de exemplo, aponto lugares que trabalham com esta tecnologia e dou consultoria sobre a parte técnica e infra-estrutura também.

    não dê moral pra pessoas que conhecem só Ovislink e AP Router!

    abraços.

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    Caro Antonio,

    Pela sua população desejada lhe indico Motorola Canopy Wireless, só que tem que ser 100% Motorola, este tipo de equipamento você não se preocupará nem em atualizá-los, pois com a linha completa de soluções MotoWi4 você esquecerá de rádio de cliente, e boa parte não se preocupará com visadas, poderá sim montar um POP pra atender 5000, só que é MUITO RÁDIO AMIGO, só com repetidora acredito que saia uns 2 Milhoes e meio de Reais, se você interessar eu tenho slides de exemplo, aponto lugares que trabalham com esta tecnologia e dou consultoria sobre a parte técnica e infra-estrutura também.

    não dê moral pra pessoas que conhecem só Ovislink e AP Router!

    abraços.
    Olá, posta aí esses slides pra gente ver, tenho interesse nesta tecnologia!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá, posta aí esses slides pra gente ver, tenho interesse nesta tecnologia!
    Acho que contribuí com alguma coisa aqui no forum em fevereiro do ano passado ..
    https://under-linux.org/forums/wirel...-canopy-3.html

    Slides e projetos são propriedade do meu acervo pessoal, isto fica em minha casa, eu não costumo reproduzí-las na internet por meio de obter algum reconhecimento, meu prestígio é participar de um fórum tão bem recheado de profissionais da área como este.

    Não foram poucas as vezes que deixei de ajudar alguém via MP, tanto é que nem coloco esta frase ( não ajudo via MP, poste sua dúvida no fórum) fica quase descrito que o cara "sabe tudo", os poucos agradecimentos que tenho aí é por participar pouco aqui e por não ter tempo de ajudar mais.

    Sobre os arquivos: Só trato este tipo de coisa com quem está disposto a entrar na tecnologia, pois quase tudo aqui são coisas semi-confidenciais, não posso sair assim divulgando.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    Não foram poucas as vezes que deixei de ajudar alguém via MP, tanto é que nem coloco esta frase ( não ajudo via MP, poste sua dúvida no fórum) fica quase descrito que o cara "sabe tudo", os poucos agradecimentos que tenho aí é por participar pouco aqui e por não ter tempo de ajudar mais.
    O objetivo do forum é tirar duvidas pois alguem pode ter a mesma e se a ajuda vem ou vai por MP ninguem fica sabendo de soluções. Se for assim praque forum? troca emails que é melhor. Antes de postar é bom ter bom senso pra nao sair ofendendo pois muitos aqui deixam explicitos que nao ajudam por MP, inclusive eu, pois isso é extremamente improdutivo do ponto de vista de quem busca ajuda, a prova ta que muitos abrem posts e no meio do caminho antes de vermos a solução do problema o topico é finalizado, pois alguem ja resolveu por MP e fica la aberta a questão. E as pessoas que buscam ajuda sobre o mesmo problema? onde ficam?

    Quanto ao sistema de agradecimentos e reputação, eu so contra pois ninguem é melhor ou sabe mais porque tem menos ou mais agradecimentos, ja vi casos aqui no forum que pesoa "A" perguntava "onde eu encontro dlink pra comprar" e a pessoa "B" respondia "tambem quero saber onde vende" e so por isso levar um agradecimento.

  17. #17

    Padrão

    primeiro parágrafo, APROVADO

    segundo, discordo hehehehhe... em tudo no mundo há as distorções e os ruidos, mas nao é por isso que se deve acabar um sistema que recompensa, mesmo de forma simbólica, a contribuição dos nossos colegas.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Antonio,

    a realidade da tecnologia 802.11 é a seguinte.. mais de 20. 30 clientes em um unico ponto de acesso (cartao).. voce nao tera um serviço de qualidade.. ja com 30 ja aparecem alguns problemas .. e todos os clientes devem estar com isnal excelente ...

    o que voce pode fazer eh montar um sistema de roaming.. com paineis onde a angulação/abertura seja a menor possivel .. (acho que voce pode usar Nano station 5, abertura 60 graus) ... entao voce coloca umas 10 nano station fazendo um circulo na torre.. em canais diferentes... com o mesmo nome..

    supondo que cada nano atenda 25 a 30 clientes... nestas 10 .. voce consegue ai 300 simultaneamente...

    mas olha.. isso eh meio teorico... eu faço roaming aqui.. funciona mto bem.. so que nao é para esta quantidade de clientes em um unico pop...

    isso ai precisa ser estudado com calma... contrate um bom engenheiro de telecom.. para dimensionar isto ai certinho...

    Olá Alexandre

    Agradeço suas dicas são de muita valor para mim, enfim tudo que estamos mensionando é em teoria enfim suponhamos que eu trabalhe com antenas setoriais com abertura de 60° graus teriamos 6 antenas para cobrir 360° graus.

    Enfim minha pergunta se eu trabalhar com 3 antenas por setor sendo que todas trabalhem em canais diferentes haveria interferencia entre as antenas.

    Estou pensando em trabalhar com 3 antenas por setor e no pop colocar 18 antenas ou seja 3 antenas por setor vezes 6 setores pois estaremos trabalhando com antenas de 60° graus teriamos na melhor das hipoteses 150 clientes por antena/RB, 450 clientes por setor.

    No final das contas eu não conseguiria atender pois seria 450 vezes 6 setores igual a 2700 clientes atendidos isso em teoria.

    Minhas principais questões são:

    Com essa estrutura uma antena pode interferir na outra ?

    Alguem tem algum relato de antenas setoriais de 30° elas são boas ?


    Já pensei em trabalhar com tecnologias proprietarias a Alvarion garante até 800 clientes por setor no entanto os radios Alvarion so conversão com Alvarion na Proxim temos a possibilidade de criar setores com 700 clientes, inclusive já estão fabricando as CPE´s da Proxim no Brasil ficaram de me passar o valor ainda essa semana.

    Enfim preciso de uma luz algo que possa me indicar um caminho.



    Obrigado


    Antonio Rodrigues

  19. #19

    Padrão

    Posso ter me expressado mau, mas você também não ajudou, detalhando o que estava precisando, daí recebe respostas incompletas.

    Conheço os Alvarion, nunca usei é claro.

    Mesmo assim, se pensar em utilizar um ponto só de atendimento, vai gastar, e muito, mas para uma cobetura nessa magnetude, se gastar uns 2mi tá bom.

    Mas cuidado, mais vale 2000 bem atendidos do que 5000 reclamando, vc acaba virando motivo de negativações e críticas como disse o amigo anteriormente.

    E desculpe a ironia, nao estava em um dia muito bom.

    Não se esqueça da motorola, por minhas experiências com meus enlaces com estes rádios, que são espetaculares, eu entraria em contato com eles e conversaria, quem sabe...

    Ainda acho que cabear certa parte da cidade seria uma alternativa, fibra e outros.. pense nisso.

    Abraços e sucesso no projeto.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Posso ter me expressado mau, mas você também não ajudou, detalhando o que estava precisando, daí recebe respostas incompletas.

    Conheço os Alvarion, nunca usei é claro.

    Mesmo assim, se pensar em utilizar um ponto só de atendimento, vai gastar, e muito, mas para uma cobetura nessa magnetude, se gastar uns 2mi tá bom.

    Mas cuidado, mais vale 2000 bem atendidos do que 5000 reclamando, vc acaba virando motivo de negativações e críticas como disse o amigo anteriormente.

    E desculpe a ironia, nao estava em um dia muito bom.

    Não se esqueça da motorola, por minhas experiências com meus enlaces com estes rádios, que são espetaculares, eu entraria em contato com eles e conversaria, quem sabe...

    Ainda acho que cabear certa parte da cidade seria uma alternativa, fibra e outros.. pense nisso.

    Abraços e sucesso no projeto.

    Olá Alam enfim os radios da Motorola são muitos bons sim no entanto precisa ser modelo full duplex, e os modelos canopy são half duplex os canopy full duplex possuem um though put baixo fizemos uma simulação com os Motorola e o resuldado não foi muito bom por conta do modelo que usamos ser um half duplex, enfim se vc atinge uma determinado though e o mesmo serve para ir e voltar ou seja se atingir 40 megas teriamos 40 megas em um unico sentido.

    E como preciso de performance estou pensando em usar radios com alta capacidade como os GigaLink que trafegam 1Gbps nos 2 sentidos ai sim conseguiria atender em termos de banda, agora meu problema é o que usar nos clientes, alvarion seria uma boa pedida e para um contrato desses eles conseguem um valor de 600,00 cada cliente convertendo isso para dolar sairia por U$300 dolares o cliente. Algo interessante no entanto terei que cobrar o aluguel do equipamento e se vc fizer uma uma conta rapida 600 / 18 meses de fidelização sairia 30 reais mensais de aluguel o que inviabiliza totalmente o projeto. Pois vc estaria tendo o retorno do equipamento em 18 meses só para se ter uma ideia empresas que trabalham com frequencias homologadas pela embratel para uso exclusivo tem até 20 meses de fidelização para alguns contratos pois o valor do equipamento é altissimo chegando a ate 2000,00. Só para salientar estamos falando de frequencias usadas em WiMax 3.5Ghz e claro tem toda a questão de participar de leilão e tal.


    Pois bem os custos são bastante altos somente os radios GigaLink custam uma pequena fortuna mas enfim não adianta vender para acesso aos clientes de 256Kbps e oferecer 20Kbps como muitos que trabalham com Wi-Fi fazem.



    Obrigado.

    Antonio Rodrigues.