Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Quantos clientes você tem hoje? Recem formados em curso superior sempre saem cheios de teorias e coisas novas que aprederam é assim mesmo. A prática é diferente. Já fizeram as contas ai. Link, Engenheiro entre outros. Não tem caixa que aguenta, isso se não queimar nada. Fico por aqui.
    Última edição por Josue Guedes; 25-09-2008 às 08:23.

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Junior51 Ver Post
    Vamos comentar em partes: Alguém no tópico questionou sobre a minha capacidade de administrar dizendo que no ramo de tecnologia quem pensa em longo prazo está praticamente fadado ao fracasso. Como se pode perceber o mesmo individuo não leu minhas respostas ao longo do tópico adequadamente ou sequer as leu.
    Acho que quando falei de escalabilidade eu não fui bem claro, pois não é possível desenhar em fórum.
    Escalabilidade faz parte de uma teoria administrativa que não só inclui esperar o inesperado, mas também significa evitar a também mencionada depreciação.
    Como a depreciação é um fator que deve ser considerado no plano de contas de uma instituição, logo sabemos que esta é uma conta relacionada às despesas e, portanto, no DRE ela é uma conta redutora...
    Peguei pesado? Desculpe, eu explico.
    Já que a depreciação existe e ela não é boa, você deve somá-la aos custos operacionais do serviço e através da ESCALABILIDADE você tenta reduzir a velocidade da depreciação e ainda evita a REENGENHARIA. Assim você já calcula a vida útil dos equipamentos e antes de abrir a empresa você faz um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, no intuito de descobrir entre outras coisas em quanto tempo os equipamentos que você vai instalar terão recuperado a depreciação.
    Falei grego?
    Não é claro, qualquer calouro de administração sabe disso, portanto não falei nada novo aqui. E como disse, meu conhecimento é Administrativo e não técnico, mas como uma pessoa interessada em conhecer minuciosamente TODO o funcionamento da empresa principalmente no tangente ao operacional, pois é dele que também vêm as receitas da empresa, sinto-me capaz de responder até mesmo algumas questões de cunho técnico.
    Fica o desabafo...
    Ao Antônio:
    Eu poderia dar assessoria a você, mas, ainda não tive essa necessidade de usar um numero tão grande de antenas e cartões.
    Em minha estrutura uso Router board e cartões Atheros instalados nas torres, mas não uso o software do Mikrotik na autenticação. Ou seja, as RB’s estão em bridge e o serviço de controle de banda, autenticação, e demais necessidades são administradas no servidor que por sua vez é dotado de um sistema de database onde outros POP’s se conectam e acessam os dados de planos de clientes bem como adimplência. Neste caso não uso sistemas de enlace e também não me preocupo com a famigerada linha de visada.
    Então no momento não posso dizer se essa associação de antenas funciona na prática, mas da mesma forma não vejo o porquê de não ser possível.
    E volto a insistir que é provável que seja possível ligar varias antenas e cartões na mesma torre. O que eu não sei é como fica a configuração de SSID, pois, pelo que tenho lido, este sim é um ponto critico e não a quantidade de clientes.
    Concluindo, se você consegue interligar 5.000 clientes em vários repetidores através de enlace, então por que não os concentrando todos na mesma torre? É por isso que eu digo que deve ser possível, e aí a questão é: Todos com ID diferente ou seria possível fazer um CLUSTER capaz de ficar como um único sinal e o servidor faria o direcionamento de clientes para os cartões com maior disponibilidade...

    Desculpem o texto enorme

    Olá Junior51,


    Eliminando todo o discurso com relação a negócios achei sua explanação e abordagem do assunto estremamente util. De fato quem não se preocupa com os custos ao abrir um negocio ou tenha um planejamento seja através de um plano de negocios seja através de quaisquer outros meios está condenado a falencia. Enfim existem cursos gratuitos inclusive no SEBRAE/SP que podem auxiliar com relação a isso.


    No entanto o que chama mais a minha atenção é o fato de você usar DATABASE seria um BANCO DE DADOS para controlar seus clientes por um acaso estamos falando de um gerenciador de CDR (Call Data Record) em outras palavras é a mesma tecnologia usada por grandes operadoras de telecom.

    Te pergunto isso pois eu presto consultoria em uma das maiores operadoras de telecom do pais e BANCO DE DADOS não funciona para grandes volumes pois gera uma fila enorme de processamento e há o chamado OVERFLOW na comunicação o que usamos é arquivos texto indexados e mesmo assim tal estrutura fica armazenada em um MAINFRAME com alta capacidade de processamento.

    Tal provedor que estamos planejando conta com o apoio da EMBRATEL e em determinado momento chegamos a discutir sobre o controle de CDR e optamos somente por ter CDR no VOIP que é um outro serviço que nossa rede tera trafego no entanto te pergunto como vc trata isso em sua rede ???? Qual software vc usa para controle de clientes ???? Se o conceito que vc usa é de CDR como manter o controle disso em um unico BANCO DE DADOS ???? Há replicações ????




    Obrigado.


    Antonio Rodrigues

  3. #43

    Padrão

    Para o enlace caso deseje, nao sei se é sua necessidade use os Teralink, da gigacom.

    Levantamos hoje 2 á 8 ghz, passando 96 full fuplex, 30 km aprox. para uma empresa pública.. terminaremos na sexta

    Depois posto as fotos.. to morto.. exausto.

    Alam Dias

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Para o enlace caso deseje, nao sei se é sua necessidade use os Teralink, da gigacom.

    Levantamos hoje 2 á 8 ghz, passando 96 full fuplex, 30 km aprox. para uma empresa pública.. terminaremos na sexta

    Depois posto as fotos.. to morto.. exausto.

    Alam Dias

    alan o que ta saindo o par destes bixinhos?

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Para o enlace caso deseje, nao sei se é sua necessidade use os Teralink, da gigacom.

    Levantamos hoje 2 á 8 ghz, passando 96 full fuplex, 30 km aprox. para uma empresa pública.. terminaremos na sexta

    Depois posto as fotos.. to morto.. exausto.

    Alam Dias
    Olá Alam;

    Achei fantastico o equipamento em meu projeto eu estava pensando em usar o Gigalink da Proxim só para você ter uma ideia a ultima cotação que eu tenho é de 30 mil dolares no entanto o GigaLink promete uma velocidade de um Gbps em Full Duplex, detalhe de tudo essa valor é sem impostos e o equipamento é entregue em Miami e no minimo vc manda buscar ou vai pessoalmente retirar.

    Achei bastante caro gostaria de ter idéia de preço do Gigacom entrei no site e achei interessante, vc participou do processo de compra desse equipamento sabe como é a entrega se é no brasil ou é fora.


    Obrigado


    Antonio Rodrigues

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AntoniosRodrigues Ver Post
    Olá Alam;

    Achei fantastico o equipamento em meu projeto eu estava pensando em usar o Gigalink da Proxim só para você ter uma ideia a ultima cotação que eu tenho é de 30 mil dolares no entanto o GigaLink promete uma velocidade de um Gbps em Full Duplex, detalhe de tudo essa valor é sem impostos e o equipamento é entregue em Miami e no minimo vc manda buscar ou vai pessoalmente retirar.

    Achei bastante caro gostaria de ter idéia de preço do Gigacom entrei no site e achei interessante, vc participou do processo de compra desse equipamento sabe como é a entrega se é no brasil ou é fora.


    Obrigado


    Antonio Rodrigues
    Sem falar que ainda terá a barreira da homologação. Salvo eu ter procurado errado, ele não é homologado.
    E um projeto deste porte tem que levar em conta isso.
    E da Proxim só achei Teralink homologado. Gigalink não.

  7. #47

    Padrão

    Opa.

    É tudo homologado já, sei não precisamente o valor mas sei que a Antena de 3,6metros, guia de onda, cabos e mais algumas coisas, e o rádio gigacom saiu por quase 95.000 cada, ou perto disso pois não tive acesso aos documentos de compra, somente ouvi.

    Continua em testes, passando em torno de 150mb full duplex.

    depois mando as fotos.

    Abraços

  8. #48

    Padrão

    Usa equipamento da Navine. Não precisam de visada, e voce já pode entregar configurado para o cliente. Só o que voce vai economizar sem as instalações paga o custo da base. Os cliente ficam em torno de R$300,00. Da para pendurar uns 1000 por base que é um pouco salgada, mais pra um cenario como o seu acho que não ficaria caro não. O alcance é muito grande e é homologada. Acho que tá uns R$150.000,00 a base, mais vale cada centavo. Tenho uns amigos usando e tá muito show o sistema...

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alancp Ver Post
    Usa equipamento da Navine. Não precisam de visada, e voce já pode entregar configurado para o cliente. Só o que voce vai economizar sem as instalações paga o custo da base. Os cliente ficam em torno de R$300,00. Da para pendurar uns 1000 por base que é um pouco salgada, mais pra um cenario como o seu acho que não ficaria caro não. O alcance é muito grande e é homologada. Acho que tá uns R$150.000,00 a base, mais vale cada centavo. Tenho uns amigos usando e tá muito show o sistema...
    Detalhe mais este negocio para nós.

    No cliente não vai precisar de antena externa? Permite que usuário se locomova com o notebook sem perder a conexão?
    Qual a frequencia de trabalho? é o mesmo protocolo 802.11 b/g?

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alancp Ver Post
    Usa equipamento da Navine. Não precisam de visada, e voce já pode entregar configurado para o cliente. Só o que voce vai economizar sem as instalações paga o custo da base. Os cliente ficam em torno de R$300,00. Da para pendurar uns 1000 por base que é um pouco salgada, mais pra um cenario como o seu acho que não ficaria caro não. O alcance é muito grande e é homologada. Acho que tá uns R$150.000,00 a base, mais vale cada centavo. Tenho uns amigos usando e tá muito show o sistema...

    Amigo aonde vc viu esses equipamentos Navini por apenas 150 mil a um tempo atras eu cotei na American Explorer e eles me falaram que o minimo que dava para fazer era 250 mil a antena e cada CPE por 600 reais enfim se abaixou tanto assim deve ter sido por conta de que a CISCO comprou a NAVINI faz um tempinho e prometeu mudanças acho que a primeira foi com relação ao preço.


    Aos demais usuarios os equipamentos da NAVINI são equipamentos pré-WiMax e tais equipamentos utilizam frequencias licenciadas para WiMax de 3,5GHz e também frequencias não licenciadas de 2,4GHz possuem utiliza OFDM e uma serie de recursos antes de ser comprada a NAVINI estava trabalhando em um equipamento que permite a escolha de frequencia ao gosto do cliente não sei se os engenheiros conseguiram concluir o processo ou a CISCO como a nova dona vai terminar o projeto.

    Enfim se custar somente 300 reais cada CPE se torna uma nova alternativa pois os UBIQUITI NANOSTATION custam quase o mesmo valor.


    Me passe o fornecedor que vende Navini a esse preço pois pretendo cotar algo.

    Obrigado



    Antonio Rodrigues

  11. #51

    Padrão Retornando...

    Caro Antonio:
    Estive fora por um tempo, pois estava em viagem.
    Você havia me questionado sobre o funcionamento da Database...
    Pois bem, nesse caso em específico eu não compreendo forma como foi estruturada, e a pessoa que fez este serviço pra mim nem mora na cidade.
    O fato é que o servidor da database é baseado no DBISAM, mas não posso comentar a parte técnica, pois realmente é uma área que não conheço para poder opinar. Mas ela está lá e está funcionando.
    Enfim, só conheço a sua confiabilidade através de quem colocou para rodar. Mas do ponto de vista funcional ela esta indo bem.
    Ao ler a sua pergunta fui buscar mais informações com uma pessoa que conhece muito do assunto e dá suporte em redes e lógica para algumas empresas de renome. E segundo esse técnico, esse sistema de database não gera muito processamento e é muito leve... O jeito é esperar pra ver, pois não tenho muitos hotspots até por que eles têm que estar em regiões densamente povoadas para que valha a pena manter uma maquina com link e antenas nessa região.
    Mas de qualquer forma funciona como uma VPN...
    Pelo que eu vi você usa sistema hotspot com captive portal para que pessoas com Notebook possam utilizar-se da rede. É isso?

  12. #52

    Padrão

    As informações procedem e acredito que os preços estão errados... cuidado com as faixas licenciadas.
    Abraços


    Citação Postado originalmente por AntoniosRodrigues Ver Post
    Amigo aonde vc viu esses equipamentos Navini por apenas 150 mil a um tempo atras eu cotei na American Explorer e eles me falaram que o minimo que dava para fazer era 250 mil a antena e cada CPE por 600 reais enfim se abaixou tanto assim deve ter sido por conta de que a CISCO comprou a NAVINI faz um tempinho e prometeu mudanças acho que a primeira foi com relação ao preço.


    Aos demais usuarios os equipamentos da NAVINI são equipamentos pré-WiMax e tais equipamentos utilizam frequencias licenciadas para WiMax de 3,5GHz e também frequencias não licenciadas de 2,4GHz possuem utiliza OFDM e uma serie de recursos antes de ser comprada a NAVINI estava trabalhando em um equipamento que permite a escolha de frequencia ao gosto do cliente não sei se os engenheiros conseguiram concluir o processo ou a CISCO como a nova dona vai terminar o projeto.

    Enfim se custar somente 300 reais cada CPE se torna uma nova alternativa pois os UBIQUITI NANOSTATION custam quase o mesmo valor.


    Me passe o fornecedor que vende Navini a esse preço pois pretendo cotar algo.

    Obrigado



    Antonio Rodrigues