+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Migrando para o Ubuntu. AJUDA!

    Olá pessoal,

    Tenho um notebook, com um HD de 120Gb e atualmente tem o Windows VISTA instalado.
    Primeiramente gostaria que alguem me indicasse um tutorial de como ter 2 sistemas op no notebook.
    Ou seja, pretendo formatar minha máquina e ter tanto o Ubuntu quanto o Windows Xp que quero colocar, pois sou novato porém muito interessado em aprender LINUX mas necessito do WIn XP.
    Então gostaria de saber também quanto do meu HD disponibilizo para o UBUNTU e quanto para o WIN XP, lembrando que é um HD de 120gb.

    Aguardo anciosamente por resposta,
    Obrigado

  2. #2
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Bom dia,

    O Ubuntu Linux para Desktop é um sistema operacional muito parecido com o windows na hora da instalação. Basta seguir o passo a passo sem problemas. Na hora do particionamento, procure utilizar o espaço livre do seu HD. Aconselho a realizar o seguinte procedimento:
    Instale primeiro o XP, em um partição com tamanho de acordo com sua necessidade (40 GB). Depois crie outra partição para o SO Ubuntu Linux (20 GB) e outra (60 GB) para armazenamento dos arquivos, caso precise realizar uma nova instalação, não precisará realizar backup.

    Atenciosamente,

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Instale primeiro o XP, em um partição com tamanho de acordo com sua necessidade (40 GB). Depois crie outra partição para o SO Ubuntu Linux (20 GB) e outra (60 GB) para armazenamento dos arquivos, caso precise realizar uma nova instalação, não precisará realizar backup.
    Atenciosamente,
    Obrigado Dantas pela informação! Pretendo fazer isso que você aconselhou.
    Mas aproveitando me tira mais um a dúvida:
    Quando coloquei o CD do Ubuntu, ainda no ambiente Windows sem ter feito nenhuma formatação, apareceu no autorun dele 3 opções de instalação e uma delas era instalar dentro do próprio windows! Com essa opção eu vou poder me utilizar de todos os recursos do Ubuntu ou não? Você me recomendaria fazer isso ou a primeira opção mesmo?

    Mais uma vez obrigado cara

    Abraço

  4. #4
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por phantonpwr Ver Post
    Obrigado Dantas pela informação! Pretendo fazer isso que você aconselhou.
    Mas aproveitando me tira mais um a dúvida:
    Quando coloquei o CD do Ubuntu, ainda no ambiente Windows sem ter feito nenhuma formatação, apareceu no autorun dele 3 opções de instalação e uma delas era instalar dentro do próprio windows! Com essa opção eu vou poder me utilizar de todos os recursos do Ubuntu ou não? Você me recomendaria fazer isso ou a primeira opção mesmo?

    Mais uma vez obrigado cara

    Abraço
    Uma opção interessante do Ubuntu OS Linux, realmente podes instalar como o software secundário, sem qualquer necessidade de partição, e poderá removê-lo a partir do windows. Acho boa a opção em caso de bug´s ou defeitos que poderás corrigir a partir do windows, mas prefiro não misturar as coisas e realizar um instalação a parte, em um partição também. poderás usar caso preciso o liveCD para corrigir tais defeitos.

    Atenciosamente,

  5. #5

    Padrão Aproveitanto o tótico..

    Quero aproveitar o tópico para uma dúvida parecida.
    Eu tenho 2 HDs SATA de 160GB (149GB na verdade )
    pretendo particinar um e deixar metade para instalar o Windows XP e a outra partição para o Ubuntu, no outro HD estão meus vídeos, músicas e fotos, imagens.
    A minha dúvida é se a outra partição é afetada caso eu queira usa-la para poder salvar ou editar quaker um dos arquivos usando o Ubuntu, kero poder executar os arquivos usando tanto o Windows como o Ubuntu.

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andiribeiro Ver Post
    Quero aproveitar o tópico para uma dúvida parecida.
    Eu tenho 2 HDs SATA de 160GB (149GB na verdade )
    pretendo particinar um e deixar metade para instalar o Windows XP e a outra partição para o Ubuntu, no outro HD estão meus vídeos, músicas e fotos, imagens.
    A minha dúvida é se a outra partição é afetada caso eu queira usa-la para poder salvar ou editar quaker um dos arquivos usando o Ubuntu, kero poder executar os arquivos usando tanto o Windows como o Ubuntu.

    Obrigado.
    Opa,

    A minha dúvida é um pouco semelhante, eu gostaria de saber se na partição que vai ficar destinada a arquivos se eu acesso ela tanto com o XP e com o UBUNTU?

    Obrigado

  7. #7

    Padrão

    Pessoal isso depende do filesystem utilizado! No Linux não se preocupem, vocês vão acessar qualquer partição (tanto linux, quanto windows), se preocupem com o windows. O windows XP não entede ext2, nem ext3, nem RaiserFS... Ouvi dizer que o proximo windows vai passar a entender esses filesystem.

    Na hora de instalar o linux você pode utilizar o NTFS, dessa forma você vai poder acessar os dados do Linux a partir do windows. Mas eu, pessoalmente, prefiro não fazer isso. O NTFS é muito 'espaçoso' em comparação ao ext3 e/ou RaiseFS... Sem falar que o windows não cria e pode alterar as permissões dos arquivos do Linux, o que pode gerar certos aborrecimentos...

    Na minha humilde opinião é melhor instalar o linux em ext3 ou raiserfs e se contentar em o windows não acessar essa partição... OU ter uma terceira partição em NTFS onde você pode jogar os seus dados (essa é a solução que uso em casa). Dessa forma tudo que não é arquivo de sistema do linux você joga lá... Multimidia, jogos, qualquer coisa... Mas assim que me livrar dos windows users isso vai mudar... Ou quando sair um windows menos ruim que entenda ext3...

    Qualquer coisa posta ai...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magnun Ver Post
    Pessoal isso depende do filesystem utilizado! No Linux não se preocupem, vocês vão acessar qualquer partição (tanto linux, quanto windows), se preocupem com o windows. O windows XP não entede ext2, nem ext3, nem RaiserFS... Ouvi dizer que o proximo windows vai passar a entender esses filesystem.

    Qualquer coisa posta ai...
    Perfeito cara!
    Muito obrigado pela dica, vou fazer da forma que tu recomendou.

    FLW