+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Olá pessoal, estou querendo fazer um PTP sem visada para uso próprio, e estou em duvida em qual equipamento utilizar.
    Eu estava pensando em Rocket M900 ou Nano M900 e Hyperlink 15 dbi grade.
    Fiz a simulação no ligowave e a obstrução é bem grande:

    http://uploadeimagem.com.br/out.php/i26714_capturar.png

    Esses são os Pontos:

    Ponto A
    Latitude: -20.572117°
    Longitude: -48.562521°

    Ponto B
    Latitude: -20.418158°
    Longitude: -48.481587°

    Obrigado,

    Junior

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Kra, usei um par de rockets m900 com hyperlinks de 15 dbi, com obstrução maior que a sua e consegui trafegar algo em torno de 8 mbps...porém, uma das rockets bixou por causa de oscilação de rede elétrica, e agora caiu um pouco a banda passante...mas com certeza fica show!

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Nossa kra que bom, onde você comprou os rockets?
    No caso essa antena hyperlink 15dbi é uma polarização como você fez para instalar no rocket 900 ? ou utilizou duas antenas em cada ponto. valeu cara

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    comprei as rockets direto na excell no paraguay...e sim, usei um par de hyperlink em cada ponta, um V e uma H em cada Rocket.
    Essa semana vou substituir uma das rockets que deu pau, antes tava passando 8 mbps dentro dessa rede, agora naum passa mais do ke 4,5...e o nivel de sinal caiu um pouco...antes chegava a dar 100% de airmax quality e 70% de capacity...agora fica com 38% de quality e 11% de capacity...sem mexer em alinhamento nem nada!simplesmente ferrou uma delas mesmo!

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Citação Postado originalmente por FINIX2010 Ver Post
    Olá pessoal, estou querendo fazer um PTP sem visada para uso próprio, e estou em duvida em qual equipamento utilizar.
    Eu estava pensando em Rocket M900 ou Nano M900 e Hyperlink 15 dbi grade.
    Fiz a simulação no ligowave e a obstrução é bem grande:

    http://uploadeimagem.com.br/out.php/i26714_capturar.png

    Esses são os Pontos:

    Ponto A
    Latitude: -20.572117°
    Longitude: -48.562521°

    Ponto B
    Latitude: -20.418158°
    Longitude: -48.481587°

    Obrigado,

    Junior
    Junior, tem varias opçoes pra enlace em 900mhz.
    Homologado no Brasil tens um kit da wdc com rb 411 e XR9. esse é nota 10. as antenas recomendo yagi Algcom 17dbi ou Hyperlink 15dbi grade. sao as melhores.

    Não homologado tens os rocket M900 ou Alvarion .
    os Rocket M900 são 2x2 MIMO ou seja terás que usar duas antenas de cada lado pra aproveitar
    todo o ptencial do radio, ou, comprar uma antena importada de dupla polarizaçao pra 900mhz.
    Média de banda pra 15 a 25km gira em torno de 40mb em 20mhz canal 922.
    Dá pra usar 5,10,ou 20 mhz. os rádios são nota 10. mas tem que ser instalado por profissional que entenda do assunto senão não fica legal.
    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Tem como utilizar os rocketm9 com apenas uma antena em cada ponta? provavelmente vai ter a velocidade reduzida, mas vai funcionar? Para fazer um teste se realmente vai funcionar.

    Valeu pessoal,

    Junior

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Citação Postado originalmente por FINIX2010 Ver Post
    Tem como utilizar os rocketm9 com apenas uma antena em cada ponta? provavelmente vai ter a velocidade reduzida, mas vai funcionar? Para fazer um teste se realmente vai funcionar.

    Valeu pessoal,

    Junior
    Rocket M900 com apenas uma antena em cada radio, voce perderá o conceito de MIMO do rádio. recomendo que use duas antenas yagi de 14dbi ou+ em cada radio, uma na vertical e outra na Horizontal. Assim fecha enlaces dificeis , pois o rádio é fora de série.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Gente me ajuda pelo amor de Deus... Que configuração usa para colocar Torre B para pegar a net da Torre A e distruibuir também...
    Torre - B = Eu comprei uma cpe tplink 5210g e não sei se é homologada. Acabei colocando em repetidora universal, mas a internet ta passando muito lenta tá um horror.
    Torre - A = Eu uso um bullet 2hp e uma antena de 15 dbi homologada - net perfeita
    Eu hoje perdi meu dia inteiro tentando troca-las de lugar e acabei colocando a torre A no lugar da Torre B
    Botei a torre A em modo ap+wds bullet 2hp para pegar o link da torre B e repassar
    Botei torre B em modo AP router, mas a torre A que deveria receber o link e repasar ficava com net nula ou limitada. Estou desesperado me ajuda eu sou muito burro e noobb.... plsssssss

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Citação Postado originalmente por Chuvisco Ver Post
    Gente me ajuda pelo amor de Deus... Que configuração usa para colocar Torre B para pegar a net da Torre A e distruibuir também...
    Torre - B = Eu comprei uma cpe tplink 5210g e não sei se é homologada. Acabei colocando em repetidora universal, mas a internet ta passando muito lenta tá um horror.
    Torre - A = Eu uso um bullet 2hp e uma antena de 15 dbi homologada - net perfeita
    Eu hoje perdi meu dia inteiro tentando troca-las de lugar e acabei colocando a torre A no lugar da Torre B
    Botei a torre A em modo ap+wds bullet 2hp para pegar o link da torre B e repassar
    Botei torre B em modo AP router, mas a torre A que deveria receber o link e repasar ficava com net nula ou limitada. Estou desesperado me ajuda eu sou muito burro e noobb.... plsssssss

    Chuvisco, vc está falando de um assunto que não tem nada a ver com esse discutido nesse tópico.
    poste sua dúvida no local correto pra não destoar o assunto aqui, ok?
    abraço.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Com certeza com rocket m900 voce consegue melhor qualidade, estabilidade e throughput.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Como eu faço para fazer o alinhamento das antenas sendo que não à visada?

    Obrigado,

    Junior

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Usa o radio mobile ou outro software de calcular link, ele te dara o azimute EX: Azimute 80 graus, ai voce mede com a bulsola e mira a antena para a direção exata.

    Abraços

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Pessoal desculpa por eu estar ressuscitando mas, é que surgiu uma duvida. Eu só consegui comprar os rocket e as antenas essa semana então tenho que fazer o alinhamento das antenas, o meteushenrique sugeriu que eu utiliza-se o radio mobile, no entanto o radio mobile mostra um relevo que não é correto.

    Minha duvida seria se esse relevo errado do terreno influência nas informações que ele fornece para alinhamento das antenas.

    Obrigado,

    Junior

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Citação Postado originalmente por FINIX2010 Ver Post
    Pessoal desculpa por eu estar ressuscitando mas, é que surgiu uma duvida. Eu só consegui comprar os rocket e as antenas essa semana então tenho que fazer o alinhamento das antenas, o meteushenrique sugeriu que eu utiliza-se o radio mobile, no entanto o radio mobile mostra um relevo que não é correto.

    Minha duvida seria se esse relevo errado do terreno influência nas informações que ele fornece para alinhamento das antenas.

    Obrigado,

    Junior
    Junior,
    Alinhamento de Link é pra profissionais. tente achar na sua região alguem que conheça este tipo de serviço.
    Tem várias maneiras de voce alinhar um Link de rádio.A Melhor seria com uma bússula de precisão e Laser. Claro ,se for acima de 15km, o Laser já não é mais indicado, e o uso de bússula+binóculo+mapa terreno da região é o que eu indico.
    Pra quem está acostumado, o alinhamento primário é feito no olho mesmo e o alinhamento fino do Link é feito no ping + NÍVEL do sinal.
    Alinhamento deve ser feito nas duas pontas do Link.

    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com PTP sem visada 900 mhz

    Olá Leandro, estou pensando em utilizar um par de Rocket M9 para fechar um PTP para uso próprio, somente para trazer a internet até minha residência na zona rural. Inclusive já conversamos sobre esse PTP em outro tópico.
    A distância é de 25KM, com visada parcialmente obstruida bem no meio do enlace (13km...tem um pequeno morro, que deixa o fresnel parcialmente obstruido). A idéia de usar 900mhz é pq no momento ficaria complicado levantar duas torres de cada lado para fazer o enlace em 5.8GHz, e pq tb eu não preciso de muita banda, somente o suficiente para acessar a internet a 1 ou 2 mbps.
    Na ultima conversa que tivemos no fórum, foi sugerido o uso dos Rocket M9 e duas Yagi 17dbi de cada lado. A pergunta é se tem uma distância especifica entre cada antena no mesmo mastro, já que cada mastro teria que comportar 2 antenas, uma na polarização vertical e outra na horizontal. Aproveitando o tópico, vc tem casos de sucesso com 900mhz em longa distância? Qual a banda passante?
    Abraços.