Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Grave perda de sinal!!!

    Olá pessoal, é o seguinte tenho um provedor em minha cidade, coloquei uma torre sobre o salão do meu provedor, ela mede no 20m altura (contando com a altura do salão). Sobre ela eu coloquei 4 Antenas Hyperlink setoriais de 17 Dbi e 90° cada com espaçamento de 1metro uma da outra fechando 360°, utilizo um RouterBoard RB600 com 4 Cartão minipci EnGenius de 400mW para cada antena, a RB fica próxima uns 90cm das Antenas utilizando apenas 1,5m de cabo RGC-213 das antenas para a RB, todos os cabos são isolados com fita Auto-fusão e fita isolante. Na minha RB utilizo o software MikroTik com licença Level 4 Original o link estou utilizando um Dedicado de 1Mb da Telefónica com 128 ip's válidos. Tudo dentro dos conformes, mais ultimamente estou tendo sérios problemas com o meu sinal, todos os meus cliente estão a cerca de 500M de distancia do meu provedor e a maioria estão tendo grandes perca de pacotes o sinal, até mesmo em cliente próximo uns 200m e com visada limpa para minha torre esta enfrentando o mesmo problema, nos clientes eu uso Antena Aquário 24 Dbi e com AP Edimax na caixa hermética. No meu provedor o sinal fica oscilando em torno de -56 Dbm à -87, e no cliente fica em torno de 30 à 55 (um nivel que eu acho muito baixo para esse grau dos equipamentos), mesmo assim meus cliente tem quedas constantes quando vão fazer downloads. Para piorar minha RB fica reiniciando com muita frequência sem motivos aparente. Estou totalmente decepcionado com esses equipamentos que gastei em torno de R$7.000,00 como investimento.
    Para resolver isso estou pensando em compra 4 APs e instalar o Mikrotik em um Servidor e apartir dele fazer as configurações, gostaria de saber, será que isso irá resolver alguma coisa? Quê devo fazer para o meu sinal melhorar?
    Por favor peço ajuda de todos.

  2. #2

    Padrão

    Rapaz, RB reiniciando??? Cara deve ter algum problema ai, vc já verificou sua rede eletrica? Usa nobrack?

    No caso ai da RB 600, ainda mais com estes cartões vc teria que ter uma fonte chaveada de no minimo 18v, com 3 amp. Ja vi relatos aqui no forum, alguns resolveu usando uma fonte AT ou ATX, dizem que da uma boa estabilidade.

    Eu trabalho com umas fontes vendidas pela Linkteck www.linteck.com.br, até agora não tive problema.

    Valeu, qualquer coisa estamos ai...

  3. #3

    Padrão

    O fato de estar reiniciando a Router Board indica que pode ser um fonte fraca. Qual fonte você está usando? Os cards Engenius consomen 700mHA, 0,7 Amp, para 4 cards 2,8 Amp é o mínimo, apenas para os cards, considerando o consumo da RB recomendo uma fonte de no mínimo 3,5 Amp.

  4. #4

    Padrão

    Tente alimentar a RB com uma fonte de PC, utilizando a linha de 12v.

    Outra forma de minimizar é reduzindo a potencia dos cartoes... 400mw não polui não?

  5. #5

    Padrão

    Amigo qual a Fonte que esta utilizando?
    Eu tenho quase certeza que é a fonte.
    E qual a potencisa que esta utilizando nos cartões?
    Se for 400MW abaixe para 100MW.

  6. #6

    Padrão

    Como meus amigos ja falaram, provavelmente sua fonte nao esta aguentado o consumo. Quando o pessoal faz download o consumo aumenta inda mais, por isso sempre cai! troque sua fonte que provavelmente ira resolver.

  7. #7

    Padrão

    Galera agradeço a ajuda!, tenho um aterramento ótimo ligado (foi o suficiente para ligar uma furadeira Hobby da Bosch em alta velocidade) a dois No-Break de 1600, um da APS e outro da MAG somente para a RB, e mais um da APS de 800 ligado no link. Achava que estava tudo certo, mais após vocês citar a fonte resolvi dah uma olhada e me deparei com essa especificação elétrica dela: Entrada:100/240Vac-50/60Hz _ Saída: 48Vdc - "1A".
    Será que a dona de toda essa dor de cabeça é a fonte??? o pior é que essa fonte esta ligada a um PoE e com uma cabo de aproximadamente 35m até a torre , ouvi falar que isso faz ter uma perda enorme na carga elétrica! os 4 cartões estão ligados na potência de 250mW cada.
    Será que devo mudar essa fonte? alguém conhece uma fonte eficiente nesse sentido? Não corro o risco de queimar a minha RB se aumentar a amperagem?

    Agradeço a todos que estão me ajudando!!!! vlw galera...


  8. #8

    Padrão

    É isso aí!
    Com certeza é fonte!
    Ponha fonte de PC ou de notebook.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    É isso aí!
    Com certeza é fonte!
    Ponha fonte de PC ou de notebook.
    Como assim, colocar fonte de pc? existe alguma especifica? de que forma devo fazer?

    Muito Obrigado pela ajuda!!

  10. #10

    Padrão

    Avigo, toda vonte tem 2 pontos principais...

    1 - Voltagem

    2- Corrente


    Voltagem é a constante necessaria pra excitar os circuitos eletricos para que o aparelho funcione, vamos comparar a um cano de 1 polegada.
    Corrente é a quantidade de eletrons que circula pelo cano.

    No seu caso voce tem 48V (cano grosso) mas apenas 1A (cano grosso passando pouca agua).

    Essas RBs em pleno funcionamento consomem uma corrente danada, quando comeca o horario de pico o consumo de corrente aumenta e ela nao dá conta, voce precisa suprir isso... Qualquer fonte de PC por mais vagabunda que seja vai te suprir melhor que essa fonte que voce tem, pois no mínimo vais ter 12v 5A suficiente pra trabalhar bem.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Avigo, toda vonte tem 2 pontos principais...

    1 - Voltagem

    2- Corrente


    Voltagem é a constante necessaria pra excitar os circuitos eletricos para que o aparelho funcione, vamos comparar a um cano de 1 polegada.
    Corrente é a quantidade de eletrons que circula pelo cano.

    No seu caso voce tem 48V (cano grosso) mas apenas 1A (cano grosso passando pouca agua).

    Essas RBs em pleno funcionamento consomem uma corrente danada, quando comeca o horario de pico o consumo de corrente aumenta e ela nao dá conta, voce precisa suprir isso... Qualquer fonte de PC por mais vagabunda que seja vai te suprir melhor que essa fonte que voce tem, pois no mínimo vais ter 12v 5A suficiente pra trabalhar bem.
    Pedro, muito obrigado pela informação, ela será de grande utilidade na minha vida profissional, tenho outra pergunta, que se você me respondesse ficaria muito grato!
    Olha é o seguinte, eu encontrei uma fonte 300ATX, com saída de 12V por 10A, séra que ela é suficiente para a minha RB?
    Ou corro o risco dela queimar?

    vlw a todos pela a ajuda!!!

  12. #12

    Padrão Que Sustooo!!!!!

    Galera por pouco não tive um infarto!!!!! Fui tentar fazer akele esquema com a Fonte ATX de 12V por 16A reais, o problema foi que meu PoE pifou!!!!, isso mesmo ele queimou, isso em plena 18H00 da noite, eu fique desordenado deixando 187 clientes fora do ar, eo pior eu não tinha nenhum Poe aki de reserva!!! voltei a fonte padrão dele e Nada! por muita sorte o PoE voltou a funcionar depois de uma meia hora "não sei explicar como", sei que kse morri do coração!!!
    Graças a Deus, ele voltou a funcionar, se não uma hora dessa eu jah tava sendo processado pelos meus clientes!!!

    O quê será que deu errado?? será q a amperagem da fonte era muito alta? ou será q ocorreu algum curto?

    Muito Obrigado pela ajuda de todos...

  13. #13

    Padrão

    Voce tem que fazer uma linha de alimentacao propria prara fonte de PC... os POE vem projetados para fontes de pequenas correntes, por isso o susto.

    Leve a alimentação direto pra a RB e cuidado com os polos positivo e negativo, fontes de pc vem com +12v 0v e -12v

    Voce tem que ligar entre o +12v e o 0v (amarelo e preto)

  14. #14

    Padrão

    A ampere alto nao tenada haver, vc deve ter dado um curto na fonte. Vc chegou a medir a tensao de saida da fonte! tem q cuidar com isso! A amperagem tem a haver com a capacidade da fonte em fornecer energia assim dizemos!

  15. #15

    Arrow Opá

    Amigo Tem um teste tambem a Ser Feito

    Retire todos os cartões eh vá colocando Cartão por Cartão na RB eh testando um por um pra ve se ela Reinicia
    pq pode ser um dos Cartões com Problema Que esta reiniciando a RB eu Já Passei Por isso aqui no Provedor onde Trabalho

    e a Fonte Tambem Procure Colocar uma Fonte Que Alimente Bem a Sua RB600 já que ela esta com 4 cartões o Consumo dela e bem mas alto

    Até Mas Galera Espero Ter Ajudado



    Viver e Arte Aprender Faz Parte

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Voce tem que fazer uma linha de alimentacao propria prara fonte de PC... os POE vem projetados para fontes de pequenas correntes, por isso o susto.

    Leve a alimentação direto pra a RB e cuidado com os polos positivo e negativo, fontes de pc vem com +12v 0v e -12v

    Voce tem que ligar entre o +12v e o 0v (amarelo e preto)
    Bom Dia a todos! Pedro eu liguei o Amarelo com o Preto mesmo, o PoE que num tava preparado mesmo, viu será que esses 16A em 12V não é muita coisa para a RB600? Minha fonte é de 250W Reais.

  17. #17

    Arrow

    Citação Postado originalmente por elvisleal Ver Post
    Bom Dia a todos! Pedro eu liguei o Amarelo com o Preto mesmo, o PoE que num tava preparado mesmo, viu será que esses 16A em 12V não é muita coisa para a RB600? Minha fonte é de 250W Reais.

    Pessoal, alguem poderia me dizer se a fonte acima pode danificar minha RB600! qual seria a fonte mais adequada para a mesma?

    Desde de já agradeço a ajuda de todos!!!

    vlw
    t+

  18. #18

    Padrão

    Muita corrente não queima não, sem problemas, o POE é que não aguentou, pois a RB pediu a fonte deu e POE no meio abriu o bico. Tente colocar a fonte na caixa junto com RB, apenas tome cuidado para não ligar invertido a polaridade, senão Bye, bye RB. Fio Amarelo +12 volts e preto terra. Solde um plugue P4 com o Amarelo no pino do meio, que é o positivo da RB, confira bem antes de ligar, se possível com multímetro. Se não quiser esquentar a cabeça com isso compre uma fonte de maior corrente. Na LinkTech tem uma fonte de 18 volts 3,5 amp, custa R$60,00 mais ou menos, acho que ela supri bem o seu caso.

  19. #19

    Padrão

    O que queima um aparelho é o excesso de tensão... se um aparelho é pra funcionar com 20v, se for alimentado com 12v nao vai queimar, so se voce por 25v.

    O excesso de amperagem nao vai queimar não.

  20. #20

    Padrão NÃo sei mais oq fazer!!!

    Eaew pessoal fiz oq nosso amigo Josue indicou e comprei a fonte na LinkTech(muito obrigado pela indicação, fui comprar a fonte e acabei comprando mais um estoque de APs jah na caixa ermética, comprei com a Fabiana, ótima atendente), pensei q meus problemas estaria acabado, mais as coisas começarão a ficar pior (não por causa da fonte) to achando que o problema esta sendo o PPPOE, tenho cliente q mora menos de 80m da torre e mesmo com o sinal de (-65Dbm), Signal To Noise (27Db) eo ACK de (30us), mesmo assim a conexão cai a cada 2 minutos, fiz o Ping na casa desse cliente e fica em média (89), Eu utilizo o PPPOE, será que ele que esta dando todo esse problema? Li alguns tópicos e percebi como ele eh problemático, mais não sei como agir agora, jah tentei de tudo, to pensando em tirar todos os meu clientes do PPPOE, e fazer apenas controle por MAC, será q existe outra forma, tão segura como o PPPOE mais com menos problemas, pois jah acho q o problema não eh mais o sinal.

    Muito Obrigado a todos!!!

    (Peço desculpa aos moderadores pois, sei que não devia falar sobre PPPOE na área de Wireless e sim do Mikrotik, mais é que já tinha esse tópico aberto e resolvi terminar aki mesmo. Muito obrigado pela compreenção)