+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quem já evoluiu de AR5212 pra cartões (decentes), pra me aconselhar

    Estou cogitando a possibilidade de instalar cartões no lugar das minhas placas pci no meu ap, mas quero ouvir de quem já o fez, quais os resultados obtidos.

    Área de alta poluição, painéis de 12,5dbi.

    35 clientes conectados em cada placa.

    Vale a pena colocar um XR2, ou algum outro com custo benefício melhor? O problema maior aqui, pra variar, é a poluição. Tem cartão que lida melhor com interferência do que outros mesmo, ou é lenda pura?

    Caso a única razão que eu tivesse para tirar os AR5212 fosse o nº de clientes simultâneos que já está no limite do cartão, então uma G530 resolveria tanto quanto um cartão top?

    Quanto estão pagando num adaptador pci-pcmcia + XR2 (ou algum outro bom, podem sugerir aí)? Têm algum lugar em São Paulo - SP pra me sugerir? Nas proximidades da 25 de março seria o ideal.

    Como é a alimentação desses pci-pcmcia + cartão via PCI? É suficiente? Tenho uma fonte de 350W reais. Fonte top mesmo no quesito qualidade.

    É isso, quanto à homologação não tem muito problema, não ando vendo fiscais da anatel subindo torres pra ver cartão nenhum.

    Valeu, abraços!

  2. #2

    Padrão

    Olha, se vc tem muita poluição ai é muito complicado falar, mas no meu caso especifico aqui, a unica solução que achei foi mudar meus ponto a ponto pra 5.8 e aumentei as repetidoras colocando em ponto estrategicos, ficando mais perto dos clientes.

    Quanto as placas pci eu to usando AG530 e uma chamada TP-LINK, que por sinal até agora se mostrou com um bom desempenho. Dizem ou nunca utilizei mini-pci com adaptador pci, que o adaptador pci não fornece a energia necessária ao cartão mini-pci pra ele funcionar bem... É o que vejo relatos aqui no forum.

    Eu to com um bom fornecedor, ele tem um suporte bom e os seus equipamentos tambem.

    www.linkteck.com.br
    Contato é a Suellyn - msn - [email protected]

  3. #3

    Padrão

    Cara não estou aqui para tentar lhe falar oq é melhor ou pior pois ñ testei todos estes equipamentos mencionados por vc !!

    Mas....

    Usava (dwl-g510) uma ótima placa pci para a tal finalidade !!

    Somente troquei ela pelo mesmo motivo que o seu, número de clientes...

    Ouvi dizer nos foeuns da vida que as ag530 são boas sim, mas é básicamente o mesmo numero de clientes suportados que a g510 só na diferença q elas são DUAL band (2.4 ghz e 5.8 ghz)

    Troquei o meu MK AP (PC) pelas RB´s em específico 433ah, cara é outra coisa, uma rb com uma fonte de alimentação é outra estabilidade, ao meu ponto de vista querendo ou não elas foram desenvolvidas para tal função, então são especificas para o uso, ja vem com mikrotik v3.10 instalado e licenciado. Não tem problemas de travar e ter q descer o pc pra resetar BIOS, trocar memória Ram, Essas coisas de manutenção que complicava demais (coisa que só acontecia no sábado cedo ou então domingo) era uma tristesa.

    Agora não tenho mais este problema, comprei uma rb reserva com cartão reserva, deu pau só subir lah tirar 6 presilia de pressão e trocar a rb e fazer o restore no backup e ja era. cliente com internet e satisfeito.

    Se vc tiver oportunidade faça o mesmo, axo que terá menas dor de cabeça se é que tem...

    Ah, quanto aos cartões..

    Cara o meu ponto de vista é o seguinte, melhor trabalhar com coisas homologadas, porque um dia eles podem pedir a NF do produto dae você esta enrrolado, cadê o certificado de homologação, vc pode receber multa ou notificações da anatel caso tenha scm...

    E eu uso aki os egenius emb-8602-s ele tem 600mw de potência (muita coisa) seto eles em 200mw e pronto, suporta uma infinidade de clientes sendo que uso 4 setoriais.

    Se eles não atender o número de clientes que vc precisa atender coloca mais de um ponto de acesso.

    Axo que é isso, somente estou te contando oq aconteceu comigo, posso estar equivocado em alguma coisa, mas isso foi oq resolveu pra mim e me trouxe paz.. rsss

  4. #4

    Padrão

    Eu nunca tive problemas de falta de confiabilidade com meus pcs-aps. E inclusive acho eles super fáceis de serem trocados caso precise. Tenho um pcap aqui embaixo montado e pronto pro caso de nessecidade. Trocar só por questão de confiabilidade em relação a dar pau no bagulho e parar de funcionar, pra mim não tem necessidade não. Agora, se vc me disser que uma routerboard trabalha melhor com os cartões do que um pc-ap com adaptador pci + cartão, aí sim seria um motivo pra avaliar uma troca. Pois como disse, aqui meus problemas são apenas relativos a sinal, a estabilidade do ap como um todo, é impecável.

  5. #5

    Padrão

    Cara dae eu ja não sei, aki melhorou bastante mas axo q era por causa das antenas q eram 2 glink e foi instaladas agora 4 hyperlink...

    Ja li muito nos foruns que essas placas adaptadoras mini-pci para pci dizem que não são muito boas, mas não sei muito bem , não posso te dar nenhuma posição pois nunca usei pra poder te falar certeza...

    Mas creio eu que se comprar uma placa dessas (adaptadoras) de um bom fornecedor (qualidade/garantia) de uma boa marca axo que deve sim funcionar, pois penso eu que eles não iriam inventar uma coisa que não funcionasse e mesmo se alguem inventou e não presta uma empresa de nome iria fazer uma coisa boa pra ganhar mercado, e ja que vc não tem nenhum problema commanutenção desses mk ap pc montados, deixa eles mesmo, porque com pc ap vc tem mais processamento e mais memória e alem da facilidade na manutenção, queimou memoria só trocar, agora nas rb vc tem q trocar ela inteira !!

    Eu troquei pq o meu pc ap tava dando mto problema qto a manutenção !!

    Mas em uma outra cidade (vizinha) que tenho aqui, vou montar um pc ap com uma placa mae, cpu e memoria nova e colocar lah, pra melhorar ja que tenho poucos clientes e vou poder usar uma omni, porque o meu antigo pc ap era placa mae usada pois precisava de 6 slots (pci) e placa mãe nova com 6 slot´s e complicadissimo de achar !!

    Abraço !! Espero ter ajudado um pokinho !!

  6. #6

    Padrão

    Boa noite,

    Em minhas torres estava trabalhando com ap zinwell 220 plus, com questão de sinal, latencia era tudo perfeito mas quando foi aumentando os clientes, o ap não aguantou. Fiz a troca desses aps por rb433ah com cartões egenius emb-8602-s e não tive uma voa experiência. Uma delas foi o caso de dar sinal baixo em algumas setoriais e omini e consequentemente não consegue uma boa conexão nos cartões, para testar peguei o cartão que estava com sinal bom na setorial um e liguei na setorial dois assim o sinal na 2 ficou bom. A conclusão que posso chegar é tive o asar de ficar com 4 cartões ou pig tail com problemas, o que acha?
    A segunda dúvida é que na onde o sinal ficou bom, ok tudo certo. Mas quando passa de 15 clientes simultâneos com um tráfego maior o cartão não aguenta, fica com alta latência, lentidão... O que pode comentar disso?

    Obrigado, aguardo uma resposta

  7. #7

    Padrão Duvidas

    Boa noite, olivionet

    Em minhas torres estava trabalhando com ap zinwell 220 plus, com questão de sinal, latencia era tudo perfeito mas quando foi aumentando os clientes, o ap não aguantou. Fiz a troca desses aps por rb433ah com cartões egenius emb-8602-s e não tive uma voa experiência. Uma delas foi o caso de dar sinal baixo em algumas setoriais e omini e consequentemente não consegue uma boa conexão nos cartões, para testar peguei o cartão que estava com sinal bom na setorial um e liguei na setorial dois assim o sinal na 2 ficou bom. A conclusão que posso chegar é tive o asar de ficar com 4 cartões ou pig tail com problemas, o que acha?
    A segunda dúvida é que na onde o sinal ficou bom, ok tudo certo. Mas quando passa de 15 clientes simultâneos com um tráfego maior o cartão não aguenta, fica com alta latência, lentidão... O que pode comentar disso?

    Obrigado, aguardo uma resposta

  8. #8

    Padrão

    Kara na boa n entendi muito bem o seu problema....

    Explique melhor qual o seu equipamente, Pq Omnis e Setoriais ??

    Setoriais qual polarização Vertical ou Horizontal ?

    Mas de cara ja falo, verifique os pigtails com multiteste e resoldagem de todos os cabos !!!

    Abraço !!