+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lentidão na rede

    bom dia ...

    Estou com um problema a 3 semanas q tah me deixando louco. Trabalho num provedor de internet via radio. Do periodo de 00:00 até mais ou menos 15:00 a internet é uma maravilha, mas quando vai dando por volta de 15:00 e 15:30 meus pings sobem mto.
    O numero de clientes nesse momento nao passa de 25 por interface. JA verifiquei os sinal dos clientes estao otimos.
    Uma coisa estranha é que quando reseto o gateway a net volta bem.

    Pensei que fosse até os cartoes q estavam bixados intaum troqueis os cartoes orinoco gold q estavam no ap com star-os e coloquei o mikrotik com duas placas ag530. mas o problema continua.

    Minha estrutura é a seguinte:

    AP - sempron 2800 1g hd 80 com duas placas ag530
    Dois paineis setoriais de 17dbi (ja substitui os paineis por outros dois q estavam funcionando em outro pop)
    Gateway - P4 - 1gb hd 80 com duas placas de rede (uma recebendo o meu link da embratel) com star-os.
    Trabalho com pppoe e no momento da lentidao tenho mais ou menos 40 clientes conectados.

    Já verifiquei cabos, conectores e pig

    Isto tah me deixando louco aki, se por acaso algum colega tenha um ideia do q pode ser me ajudem.

  2. #2

    Padrão

    E o tráfego neste momento, como está?

  3. #3

    Padrão

    o trafego no momento da lentidao chega a 45% da minha capacidade q é 6megas

  4. #4

    Padrão

    Amigo,

    Pelo que você colocou no post, não creio que seja problemas na rede wireless.
    Você tem bons equipamentos.

    Eu creio que você deva começar a observar o tráfego no seu gateway, isso é bem característico de tráfego indevido, vírus na rede, algum engraçadinho fazendo algum tipo de ataque.

    Parece que seu server é em StarOS. Utilize o sniffer desse sistema para ver tráfego nas principais portas de vírus, como a 445 por exemplo.

    Espero que te ajude.

    Att.

  5. #5

    Padrão

    Você chega a exceder os 45% em algum momento que está tudo ok? Estou fazendo essas perguntas, pois o primeiro passo é saber se realmente está tudo ok com sua rede, em seguida podemos acreditar em alguma invasão como nosso amigo falou.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Você chega a exceder os 45% em algum momento que está tudo ok? Estou fazendo essas perguntas, pois o primeiro passo é saber se realmente está tudo ok com sua rede, em seguida podemos acreditar em alguma invasão como nosso amigo falou.
    Amigos,

    Na verdade não acredito em invasão, mas sim em ataques, ou utilização indevida da sua rede.

    Abraços,

  7. #7

    Padrão

    Neste momento começou a lentidao. Hj de manha configurei o mrtg pra monitor o trafego nas duas placas de rede do meu gateway q apresenta a lentidao.

    placa de rede com ip gateway


    Max Average Current In 952.4 kb/s (9.5%) 364.2 kb/s (3.6%) 189.0 kb/s (1.9%) Out 1095.1 kb/s (11.0%) 747.6 kb/s (7.5%) 728.3 kb/s (7.3%)


    placa de rede do link com a embratel


    Max Average Current In 1129.5 kb/s (11.3%) 781.1 kb/s (7.8%) 910.4 kb/s (9.1%) Out 288.0 kb/s (2.9%) 184.4 kb/s (1.8%) 176.9 kb/s (1.8%)

  8. #8

    Padrão

    já bloquei todas as portas 137, 138, 445

    to com p2p totalmente bloqueado

  9. #9

    Padrão

    Amigo, até ia comentar sobre os P2p, mais como voce falou que ja esta bloqueado....de uma olhada em relação aos pacotes UDP.

    abraços

  10. #10

    Padrão

    Caros amigos, ontem a noite a coisa piorou

    Não conseguia acessa via ssh . logava e quando ia abrar dava erro

    Dava erro 619 (erro de conexao discada)

    Pppoe em pane

    Hj vou pra torre, com outro hd e com o sistema instalado novamente

  11. #11

    Padrão

    Meu caro, esse servidor que esta com as placas ligado a antena é Mikrotik ou StarOS? Voce bloqueou o trafego entre os clientes para que nao se enxerguem?

  12. #12

    Padrão

    caros amigos do forum, depois de mta dor de cabeça com a lentidao resolvi montar outro servidor, com maquina nova, placas novas e enfim ontem a lentidao passou. O unico jeito q encontrei foi trocar o server.

    obrigado pelas orientações

  13. #13

    Padrão

    pode ser aquecimento também...

    o silício quando aquece, perde capacidade de condução.

    Mas já que trocando o server resolveu... beleza.

    Alam Dias