+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile O Cartão CM9 é Homologado??

    Ola pessoal, sou novo aqui no forum e estou começando com provedores wireless, gostaria de saber de vcs se esse cartão CM9 é Homologado e se ele é um cartão de boa qualidade para se usar como Multiponto.

    Estou querendo usalo com uma ALIX 2C2. Se não, qual outro cartão que seja homologado vcs me indicam.

    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    Tem alguem quesabe se esse equipamento é homologado e é de boa qualidade, aguardo.

  3. #3

    Padrão

    Amigo que eu saiba não, só se ele foi homologado com outro nome, para consultas de produtos homologados clique aqui http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/Tela.asp?SISQSmodulo=10199 pelo que sei a porcaria do Engenius 8602 é homologado mas tive péssimas experiências com ele, hoje uso o R52H, não tenho nada de ruim pra dizer dele, apenas que ele é de excelente qualidade.

    Um abraço e boa sorte...

  4. #4

    Padrão

    obrigado, também não encontrei a homologação dele, mais um vendedor que me disse que era homologado.

    obrigado

  5. #5

    Padrão

    Se eu nao to enganado a Atheros ou algum fornecedor da Atheros no brasil homologou o chipset Atheros AR5212 e também o Atheros AR5412. Isso ai emgloba todos os cartoes utilizados, so preciso verificar nao sei bem ao certo se foi homologado ou foi entrado com processo de homologacao.

  6. #6

    Padrão

    Não é homologado não, uma pena, pois é bom demais, eu estou usando o EMP8602, e está indo bem.

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diegodutra Ver Post
    o negocio e
    LoL

    Josue Guedes, quantos clientes você tem nesse cartão?
    Dizem que ele não aguenta mais que uns 30... e quando chove é um desastre...

    E Bellbahia, esse negócio de confiar em vendedor não tá com nada. Ele pode ter falado isso sem saber ou só pra você comprar. Isso engana leigo (não que você seja, é claro), mas às vezes passa despercebido mesmo, quando não se conhece o produto. O melhor é dar uma pesquisada antes pra evitar acreditar em informação errada. E use CM9 ou R52, você não vai ter problemas. Esse negócio de só ter o 8602 como opção é um saco mesmo, quando você menos espera eles te deixam na mão...

    Abraço!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    LoL

    Josue Guedes, quantos clientes você tem nesse cartão?
    Dizem que ele não aguenta mais que uns 30... e quando chove é um desastre...

    E Bellbahia, esse negócio de confiar em vendedor não tá com nada. Ele pode ter falado isso sem saber ou só pra você comprar. Isso engana leigo (não que você seja, é claro), mas às vezes passa despercebido mesmo, quando não se conhece o produto. O melhor é dar uma pesquisada antes pra evitar acreditar em informação errada. E use CM9 ou R52, você não vai ter problemas. Esse negócio de só ter o 8602 como opção é um saco mesmo, quando você menos espera eles te deixam na mão...

    Abraço!
    No EMP-8602 não deixo passar de 30 simultâneos, mais acredito que até uns 40 ele deve aguentar, pois aqui 1 ou 30 a rede fica a mesma coisa. Não tenho problemas com chuva, acredito que usando setoriais, que trabalham em curto e um bom aterramento na torre não temos problemas. Notei que os cartões na Omni apresentam perda de potência rápido. Nas setoriais isso não aconteceu comigo. Aqui eu não arrisco usar sem estar homologado, tenho 2 XR5 guardado, e um CM9, quem sabe pelo menos os XR5 eles acabam homologando!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    No EMP-8602 não deixo passar de 30 simultâneos, mais acredito que até uns 40 ele deve aguentar, pois aqui 1 ou 30 a rede fica a mesma coisa. Não tenho problemas com chuva, acredito que usando setoriais, que trabalham em curto e um bom aterramento na torre não temos problemas. Notei que os cartões na Omni apresentam perda de potência rápido. Nas setoriais isso não aconteceu comigo. Aqui eu não arrisco usar sem estar homologado, tenho 2 XR5 guardado, e um CM9, quem sabe pelo menos os XR5 eles acabam homologando!
    No caso então, o problema desses cartões então é com energia estática? Tipo, quando chove e dá alguma descarga de energia que faz eles perderem rendimento ou é por causa da interferência da chuva? (PS: Não entendo nada de física xD)
    É uma pena não ter opção de cartão, parece que a tia Ana tá querendo mesmo é limitar as opções de provedor...

    Abraço!

  11. #11

    Padrão

    Para te falar verdade acho que o problema de todos os radios é antena omni, com os EMP-8602, ligado em Omni deu problema, os das setoriais nunca deram, eu tinha um SWL-3300 em uma Omni, ele travava com relâmpago, coloquei um aterramento melhorou, um outro SWL-3300 ligado em uma setorial TSM 120º, nunca travou, e nessa torre nem tem aterramento. Problemas com chuvas nunca tive, problema é descarga elétrica mesmo. Sobre homologação o negocio está feio, os Long Range perderam homologação, para longos enlaces nem sei o que tem mais.

  12. #12
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    O CM9, foi e não foi homologado!
    Leia: Certificado de Homologação - Requerimento nº 1493/08

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    O CM9, foi e não foi homologado!
    Leia: Certificado de Homologação - Requerimento nº 1493/08

    Tai um cara que temos que tirar o chapéu. Quer usar um produto bom, faz a homologação para uso próprio.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Para te falar verdade acho que o problema de todos os radios é antena omni, com os EMP-8602, ligado em Omni deu problema, os das setoriais nunca deram, eu tinha um SWL-3300 em uma Omni, ele travava com relâmpago, coloquei um aterramento melhorou, um outro SWL-3300 ligado em uma setorial TSM 120º, nunca travou, e nessa torre nem tem aterramento. Problemas com chuvas nunca tive, problema é descarga elétrica mesmo. Sobre homologação o negocio está feio, os Long Range perderam homologação, para longos enlaces nem sei o que tem mais.
    No meu caso os EMP-8602 não prestaram de nenhuma forma, tanto em omni quanto em setorial, usei uma omni hyperlink de 15dbi e um painel hyperlink 90º 20dbi, ficaram uma porcaria...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Tai um cara que temos que tirar o chapéu. Quer usar um produto bom, faz a homologação para uso próprio.
    Pois é Sergio.

    Eu não sabia desta possibilidade, mas está lá escrito no certificado, para uso próprio.
    E os custos são os mesmos que para a homologação com fins de comercializar ou é mais "amena"?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Para te falar verdade acho que o problema de todos os radios é antena omni, com os EMP-8602, ligado em Omni deu problema, os das setoriais nunca deram, eu tinha um SWL-3300 em uma Omni, ele travava com relâmpago, coloquei um aterramento melhorou, um outro SWL-3300 ligado em uma setorial TSM 120º, nunca travou, e nessa torre nem tem aterramento. Problemas com chuvas nunca tive, problema é descarga elétrica mesmo. Sobre homologação o negocio está feio, os Long Range perderam homologação, para longos enlaces nem sei o que tem mais.
    Josue, consegui uma informação aqui do nosso administrador de rede.
    Eu falei em outro tópico que com 1 RB433AH e 1 cartão a gente colocava 200 clientes em um dos POPs (o povo me linchou lá xD). Desses 200, uns 70-80 são simultâneos. São informações reais.
    Agora o que mais me impressionou: a vida inteira nesse POP usamos omni, começamos a trocar por setorial agora que chegou outro concorrente poluindo o espectro de RF. Lá não tem aterramento. Sabe que cartão tem lá? O EMP-8602!

    EMP-8602, acesso perfeito com omni e sem aterramento para 70-80 clientes simultâneos. Ficou assim uns 2 anos sem dar pau no cartão ou perder qualidade. Parece mágica né? Nem eu sabia que era esse cartão que usavam no POP. Mas agora estão substituindo por R52H porque já tá em processo de homologação e nem se compara com o EMP.

    Abraços!

  17. #17

    Padrão

    Agora colocamos EMP-8602 em outro POP. Lá tem omni. Pela 3ª vez todos os clientes perderam 15 dbi e ficaram com pings altos do nada. Trocamos os cartões por outros 8602, passou um pouco eles deram o mesmo pau. Trocamos a RB433AH de lá mas não resolveu. Vamos ter que colocar outro tipo de cartão.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Agora colocamos EMP-8602 em outro POP. Lá tem omni. Pela 3ª vez todos os clientes perderam 15 dbi e ficaram com pings altos do nada. Trocamos os cartões por outros 8602, passou um pouco eles deram o mesmo pau. Trocamos a RB433AH de lá mas não resolveu. Vamos ter que colocar outro tipo de cartão.
    Use R52H e seja feliz

    Um abraço...

  19. #19

    Padrão cartão mk

    qual o melhor cartão para ser usado em uma RB 411

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Use R52H e seja feliz

    Um abraço...
    Pois é, estamos trocando agora esses 8602. Vamos usar exatamente o R52H, daqui a pouco tempo ele já deve estar homologado, ai os EMP vão apodrecer. O mais estranho é que no outro POP nunca deu problema, e ele segura mais de 70 clientes com omni...