+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda: ajuste no CIR enqto upgrade n chega..

    Ola amigos do fórum preciso da ajuda d vcs, estou aguardando upgrade de link a um tempão e nada, então preciso fazer um ajuste enquanto não sai o upgrade, (colocar pra funcionar CIR) no meu MK, é o seguinte como faço pra o mk saber quanto tenho de link pra poder garantir a banda mínima de cada cliente, pois o q esta acontecendo é que em horários de pico alguns clientes utilizam a banda toda contratada e os outros ficam prejudicados, já olhei no fórum e n encontrei...

    No perfil de usuários do hotspot já defini banda, burst, prioridade e cir mas sei que ainda falta pro MK saber quanto é meu link total(, por que ele precisa saber, por ex. tenho 1 mega e estão conectados 10 clientes com perfis de 256k e baixando a todo vapor... já está na hora de dosar a banda dos clientes pra todos receberem um pouquinho no caso100k) não sei onde vou setar esse valor, é isso, conto com a ajuda de vcs! Obrigado, Cristiano.

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    coloca assim

    100k/100k 100k/256k 100k/256k 30

  3. #3

    Padrão

    Olá interhome, vou ver aqui, dps posto o resultado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    coloca assim

    100k/100k 100k/256k 100k/256k 30
    Olá, interhome, isso seria um burst certo? nao é bem o que estou precisando mas de qualquer forma valeu a iniciativa!

    o que quero é saber como faço pro MK "saber" o "tamanho do bolo" pra cortar em fatias iguais pra todos quando a coisa tiver feia(no horario de pico)... uso hotspot e perfil de usuários com burst e cir(o MK já sabe o tamanho da fatia, mas nao do bolo...), se alguem puder dar uma luz!!

    Obrigado a todos.
    Última edição por egservice; 27-12-2008 às 07:18.

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Quando vc usa o burst, ja esta usando um cir mais baixo. Agora quando o somatorio de fatia é maior que o "BOLO" , já era. O mais gordinho sempre é mais guloso. Como a fatia que esta na reta e o magrinho vai ficar sem. No seu caso use o cir mais baixo, e pode pensar de em certos horarios liberar banda .... Aumenta o tempo para cair na regra com o cir menor ... Melhorare a sua estrutura, aumente e melhore a perfomace do seu proxy .... Faça Qos, canabalizando certos serviços ....

    Onde falta pão, todos choram e todos têm razão.