+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão autenticação nsca no squid

    Olá, sou novo neste forum e no comvivio com o linux, gostaria de tirar uma duvida, tenho um squid funcionando normalmente, executando as regras criadas, mas tem um problema quando eu descomento a linha da autenticação simplesmente os micros para de acessar a internet.

    Se alguém humildimente poder me ajudar ficarei agradecido.

    jaurair...

  2. #2

    Padrão

    Boa tarde amigo,

    Você poderia fazer isso da seguinte forma, para organização crie dentro da pasta do squid um diretório chamado users, dentro desse diretório crie um arquivo chamado users_net. Em seguida você vai utilizar o htpasswd para criar os usuários e as senhas dentro desse arquivo:

    1° - Crie um diretório dentro da pasta do squid chamado users (mkdir /etc/squid/users)
    2° - Dentro do diretorio users crie um arquivo chamado users_net (touch /etc/squid/users/users_net)
    3° - Utilize o htpasswd para criar os usuários e as senhas (htpasswd -c /etc/squid/users/users_net USUARIO, em seguida ele ira pedir que insira uma senha, para criar os demais usuarios não coloque a opção -c, caso venha a colocar o arquivo será substituído por um novo).

    Feito isso vamos ao squid.conf, faça um backup do seu squid.conf so por segurança. A linha do squid.conf que você ira alterar é a linha auth_param basic program /usr/bin/ncsa_auth /etc/squid/users/users_net, também será preciso criar as acls.

    1° - Altere a linha para /usr/bin/ncsa_auth /etc/squid/users/users_net
    2° - Crie a seguintes acls acl password proxy_auth REQUIRED e acl users_net proxy_auth "/etc/squid/users/users_net"
    3° - http_access allow users_net e no final coloque http_access deny all
    Ao terminar de editar o squid.conf reinicie o squid com o comando squid -k reconfigure.


    Na internet existem varios tutoriais para configuração do squid, segue um dos milhares de tutoriais que usei bastante para poder configurar o squid Configurando um Squid "Ninja" | LinuxMan

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão

    Olá jpatrinicola,

    obrigado pela sua dica realmente funcionou, o que realmente estava faltando era justamante as acl´s.

    até a próxima