+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão [ARTIGO] Linux Personalizado

    LINUX SOB MEDIDA

    Personalize seu Linux indicando aplicativos e drivers para sua necessidade.


    Moab Dantas Queiroz
    Analista de Sistemas

    Sabemos hoje que uma distribuição Linux pequena pode ter grandes utilidades se o assunto é manutenção e o reaproveitamento de um computador. O Slax, derivado do Slackware Linux, é uma grande opção de pequeno porte, por contar com excelentes recursos. Irei mostrar neste tutorial como montar uma versão personalizada do Slax.


    • Download


    comece realizando o download do MySlax Creator. Depois baixe o Slax, sua versão aqui é o 5.1.8.1, pois o MySlax Creator não personaliza a versão 6 do Slax Linux. Guarde a imagem do Slax é um diretório de fácil acesso. Instale o MySlax Creator em uma máquina com Windows, com as opções padrões do processo de instalação.


    • Os pacotes


    Feito a instalação, você irá escolher as pacotes do seu Sistema Operacional. Acesse (Index of /mirrors/slax/SLAX-5-modules). Selecione os pacotes e os drivers desejados para a sua distribuição. Depois de realizar o download de todos os itens desejados, remova-os para o diretório onde se encontra a imagem ISO do Slax, facilitando assim a localização.


    • Criando a sua distribuição


    Execute o MySlax Creator e clique e next. Depois, no campo source type, clique em ISO-default. Pressione o botão com desenho de diretório à direita do campo Select na SLAX ISO Image e localize a imagem ISO do Slax que foi baixada. Clique em next para continuar. Adicione agora, os pacotes os quais você realizou o download. Para realizar, navegue na parte esquerda da janela até o diretório dos pacotes. Clique em cada e depois ADD. Depois de adicionar, pressione o botão next duas vezes.


    • Ajustes do Sistema


    O MySlax Creator permite você realizar alguns ajustes visuais e de funcionamento do Sistema Operacional, tais como, carregar todo o sistema na RAM, mudar a tela de fundo, evitar o uso do disco rígido. Cada opção possui descrições detalhadas.


    • Queimando o Disco


    Após realizar os ajustes, devemos criar a imagem ISO do seu Sistema Operacional personalizado e grava-lo em uma mídia. Para isso, clique no botão com o símbolo de reticências na seção select na ISO Name. Escolha um diretório e use o nome-padrão fornecido pelo MySlax Creator, clicando em abrir. Depois pressione o botão Create ISO e espere o final da operação. Se preferir, também poderás usar um pen-driver para gerar o sistema operacional personalizada, antes clique em next.


    • Slax no Pen Driver


    A criação no Pen Driver é bem simples. Encaixe-o na porta USB e selecione o driver apropriado na seção select USB Drive. Clique então em Create USB Stick para copiar o sistema. Depois de copiar tudo, clique em next e em finish.


    Segue em anexo, o software MySlax Creator
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por MDdantas; 28-09-2008 às 13:08.

  2. #2

    Padrão

    Bem legal a dica!!

    Você utiliza o Slax como se fosse um Desktop ou para servidor?
    Sei que linux é linux... mas nesta customização é possível não instalar o ambiente gráfico?

    Caso alguém queria testar, assim como eu, o link para download do Slax da versão sugerida
    é este aqui: http://merlin.fit.vutbr.cz/mirrors/s...ll-5.1.8.1.iso

    Abraço,

    André

  3. #3

    Padrão

    Eu até agora quando queria fazer minha distro usava o deboostrap!
    Mas tinha bem mais trabalho para fazer... pois nada é grafico! Hehehe
    Fica muito bom também, porém uso isso mais para montar "servidores" com disco reduzido...

    Uma ferramenta que utilizei durante um tempo até conseguir customizar bem meus linux foi o ImediaLinux!
    O link é este --> Welcome Imedia Embedded Linux | iMedia Embedded Linux <-- para quem quiser dar uma espiada!

  4. #4
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Bem legal a dica!!

    Você utiliza o Slax como se fosse um Desktop ou para servidor?
    Sei que linux é linux... mas nesta customização é possível não instalar o ambiente gráfico?

    Caso alguém queria testar, assim como eu, o link para download do Slax da versão sugerida
    é este aqui: http://merlin.fit.vutbr.cz/mirrors/s...ll-5.1.8.1.iso

    Abraço,

    André
    André,

    Boa noite. Utilizo o Slax como um ferramenta de recuperação, um liveCD. Agora é possível sim utilizá-lo como servidor e como desktop, aí vai depender de sua personalização.

    Fica com Deus.

    Atenciosamente,

  5. #5

    Thumbs up Dica no wiki

    Olá.

    Moab, coloquei tu dica no wiki e esta também foi noticiada em nosso portal
    Parabéns pela dica e se quiser colocar mais algum material seu em nosso wiki, basta entrar em contato comigo: [email protected].

    Ab, Duca.

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Duca Ver Post
    Olá.

    Moab, coloquei tu dica no wiki e esta também foi noticiada em nosso portal
    Parabéns pela dica e se quiser colocar mais algum material seu em nosso wiki, basta entrar em contato comigo: [email protected].

    Ab, Duca.
    Olá Duca, boa noite. Agradeço. Estarei sim colocando alguns artigos meus por experiência que espero que ajudem todos aqui do fórum, pois este fórum tem me ajudado muito em meu trabalho também.

    Abraços e fiquem com Deus.

    Atenciosamente,

  7. #7