+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Posso montar a rede antes de ter o link definido ?

    Prezados Senhores, detentores do conhecimento "Mikrokitiano", como todo iniciante tenho muitas dúvidas mas preferí começar a perguntar algo que possa ser de interesse geral e que não tenha sido muito ou nenhuma vez explicado aqui!
    - Eu quero montar uma rede com dois AP'S MIKROTIK intercalados numa distância de 1 Km com visada direta. Já comprei duas rb 133, duas omni 2,4, quatro mini pci's engenius, duas zirok 5 g, enfim... o material está a mão, porém...: "ainda não instalaram o link dedicado ... ! Daí a dúvida: Posso começar a configurar a rede mesmo antes de ter a definição do link??? E se posso, é possível configurá-la de maneira que seja administrada de um local que não o da entrada do link???
    Tô doido pra sair "desembalando" tudo isso aqui... mas preciso de uma orientação desta tão conceituada comunidade solidária. Grato!

  2. #2

    Padrão

    Sim vc pode ter sua extrutura montada, mesmo antes de ter o link, porem uma grande duvida, pq duas ominis em um distancia tao pequena, de 1km ja que a area de cobertura da mesma pode chegar 5km???

    Abraços

    Clecio

  3. #3

    Red face Nobre Orientador....

    Obrigado pela resposta! Quanto a sua dúvida, informo que optei pela compra das duas omni's por dois motivos:
    1°: Pensei que daria mais estabilidade de conexão a minha rede, pois ampliaria a área coberta!!!????
    2°: Se uma só me der a garantia de cobertura que preciso, meu investimento estará garantido para uma futura ampliação, já que o material foi adquirido em uma tacada só... e eu não podia perder a viagem eh eh eh eh!
    Agora... se não for abusar demais de sua gentileza: "Se eu for montar a rede agora... posso colocar um ap funcionando e depois fazer o enlace para a outra torre ou preciso primeiro fazer esse enlace para depois configurar os ap's?

  4. #4

    Padrão

    cara amigo voce pode sim montar o ap e depois fazer enlace para outra torre com certeza.

  5. #5

    Padrão

    Amigo aproveita que vc esta com todo o material na bancada e monta toda a sua configuração de IPs nos rádios que vc vai usar na sua rede.
    Faça todos os testes na bancada, assim fica mais fácil de vc descobrir algum problema caso venha acontecer de um dos rádios estar com problemas.

  6. #6

    Padrão "É ai que o negócio começo a complicar....."

    Marcelo e os demais "socorristas"...
    - Todos os manuais que encontrei aqui só me dizem como montar um AP, como vocês perceberam eu tenho que montar 2 AP'S e fazer com que um esteja sincronizado com o outro... Se alguma alma caridosa puder me "guiar" nesta árdua tarefa ficarei muito agradecido... diga-se de passagem que já tentei fazê-lo mas é realmente complicado...
    Se alguém puder me fornecer um "script", seguirei e colocarei aqui os resultados em tempo real.... prometo!

  7. #7

    Padrão

    Amigo,

    RB133 é muito fraquinha para AP. Só tem 16MB de RAM. Só a uso em ponto a ponto leve.

  8. #8

    Padrão

    Olá desculpa entrar no topico assim,

    Mas Marcelo, o que seria um ponto a ponto leve? ela rb133 aquenta um ptp para repetidor 5.8 5km? passando 10mb?

    Abraço,

  9. #9

    Padrão

    Olha,

    usando bons cartões e boas antenas passam até mais. Ocorre que como o processamento e memória dessa RB são pequenos não é recomendada em um rede com milhares ou mesmo centenas de clientes. Mesmo em ponto a ponto dependendo do tráfego você perceberá latência alta e alguns travamentos. Para redes com poucos clientes você não perceberá muita diferença.

  10. #10

    Padrão

    Era essa minha preocupação.

    É que eu estou pensando em pegar um link da Unotel a uns 5km daki, mas precisaria de um enlace bom pois ele seria meu blackbone, então nun futuro upgrade nao me traria problemas.

    Estou montando uma estrutura para segurar 300 clientes on, em 3 pops. para esse trafego a rb133 seria fraca neh?

    Você conhece algum ap que aquenta isso ai, e ainda da uma marjem?

    Ideal seria a rb433 certo? melhor ainda a 433ah?


    Abraço.

  11. #11

    Padrão

    Sim,

    para sistemas mais robustos use RB333, RB433 ou RB600. Aconselho RB433AH (680mhz e 128MB de RAM).

  12. #12

    Padrão "Ei.. não se esqueçam de mim... "

    Eh,eh,eh....
    Fico feliz que apartir de minha dúvida/necessidade, dois já entendidos no assunto possam trocar informações e acertar detalhes e pendências técnicas. Mas se não for muito atrevimento da minha parte, os senhores poderiam por gentileza, me tirar deste sufoco?????? grato!
    Obs.: Lembro que as antenas de ponto a ponto são zirok 5ghz 24 dbi e as omni hipertec 15,5dbi! E preciso para no máximo 80 clientes em cada AP.
    - É fraquinho....!???????

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por h0mendalight Ver Post
    Prezados Senhores, detentores do conhecimento "Mikrokitiano", como todo iniciante tenho muitas dúvidas mas preferí começar a perguntar algo que possa ser de interesse geral e que não tenha sido muito ou nenhuma vez explicado aqui!
    - Eu quero montar uma rede com dois AP'S MIKROTIK intercalados numa distância de 1 Km com visada direta. Já comprei duas rb 133, duas omni 2,4, quatro mini pci's engenius, duas zirok 5 g, enfim... o material está a mão, porém...: "ainda não instalaram o link dedicado ... ! Daí a dúvida: Posso começar a configurar a rede mesmo antes de ter a definição do link??? E se posso, é possível configurá-la de maneira que seja administrada de um local que não o da entrada do link???
    Tô doido pra sair "desembalando" tudo isso aqui... mas preciso de uma orientação desta tão conceituada comunidade solidária. Grato!
    Vamos lá:

    Você tá fazendo dois pop's, cada rb com dois cartoes, uma zirok para ptp, e a omni para a distribuição. certo?

    Como já foi disse no topico, a rb133 da pro gasto mais é fraca e pode ficar lenta dependento do numero de clientes conectados.

    Na minha concepção já você poderia usar rb's separadas para o ptp.

    Antena omni é uma boa opção para iniciar, mas assim que possivel troque por paineis. (agora use as duas omnis é coloque seus cartões operando na potencia mais baixa possivel).

    Qual o raio que você precisa alcançar com cada omni? se for so os 1km de distancia entre elas verifique a necessidade de usar as duas omni (as vezes nen vai ser necessario.

    Você pode sim montar toda estrutura antes de instalarem o link, assim da pra fazer um ajuste fino.
    O ideal e você montar os equipamentos em bancada (sua casa terreiro), a fim de fazer testes e realizar a configuração dos mesmos.

    Eu faço as configurações na bancada, e chego no lugar e ajusto tudo, acho mais facil.

    Ideal e configurar um como ap, e outro como cliente alinhas as antenas, e depois fazer as configurações definitivas. wds ou outra forma que for utilizar.

    sobre as configurações infelismente nao posso ajudar nao conheco quase nada de MK.

    Sobre equipamentos acompanhe esse topico: https://under-linux.org/forums/wirel...ipamentos.html

    Link com varios materiais sobre Mikrotik: 4shared - free file sharing and storage - share folder - MikroTik

    Espero ter ajudado,

    Abraço

    Rogério