+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SUPER AP GTS como cliente de outro AP

    Pessoal,

    No meu bairro tem um cara que é “provedor” de acesso internet via rádio.

    Sou cliente deste provedor, e acesso a internet do meu note, via cabo UTP. (SITUAÇÃO 1).

    Estou compartilhando o radio existente (RADIO CLIENTE), com o vizinho da casa de baixo que também é cliente do provedor.

    Comprei um AP GTS pata poder acessar a internet do meu note através da rede wireless, (SITUAÇÃO 3)

    O que eu quero fazer, é conectar o rádio existente (RADIO CLIENTE) no meu AP GTS 780454ARB, via cabo UTP e distribuir via Wireless este sinal (SITUAÇÃO 3).

    O provedor faz controle de acesso a rede por MAC e fornece um IP fixo para cada cliente.

    Neste caso, li que eu tenho que fazer um tal de clone de MAC no AP GTS para poder acessar a rede.

    Como eu devo configurar o AP GTS 780454ARB? Já tentei diversas configurações no AP GTS e não sei mais o que fazer.

    A SITUAÇÃO 1, é a que esta funcionando hoje.

    As SITUAÇÕES 2 e 3 não funcionam de maneira nenhuma, já fiz de tudo e nada, acho que estou configurando o AP GTS 780454ARB errado.

    Segue anexo um desenho com a topologia da rede.

    Alguém sabe como posso resolver este problema?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede 01.jpg
Visualizações:	631
Tamanho: 	56,2 KB
ID:      	2781   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede 02.jpg
Visualizações:	371
Tamanho: 	83,8 KB
ID:      	2782  

    Última edição por gustavohorta; 29-09-2008 às 22:11.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavohorta Ver Post
    Prezados,


    No meu bairro tem um cara que é “provedor” de acesso internet via rádio.

    O que eu quero fazer, é conectar o rádio existente (RADIO CLIENTE) no meu AP GTS 780454ARB, via cabo UTP e distribuir via Wireless este sinal (SITUAÇÃO 3 do desenho anexo).

    Ele faz controle de acesso a rede por MAC e fornece um IP fixo para cada cliente.

    Tenho 3 notebooks para acessar a internet, e o “provedor” só aceita acesso de 1 máquina (se quiser mais máquinas tem que pagar mais).

    Neste caso, li que com o clone do MAC do micro que acessa a rede da para todas as três máquinas acessarem a rede.

    Como eu devo configurar o AP GTS 780454ARB? Já tentei diversas configurações no AP GTS e não sei mais o que fazer.

    Segue anexo um desenho com a topologia da rede.

    Alguém sabe como posso resolver este problema?
    Gustavo, se ele colocou proteção na rede dele é porque ele precisa de segurança não só no investimento dele mas também para os usuários.
    Então, neste forum ninguém vai te ajudar, porque no forum basicamente todos somos provedores, pequenos ou grandes.
    É a mesma coisa que pedir para um mágico ensinar o truque.

  3. #3

    Padrão

    Olá amigo, vc está usando ip, fixo no seu not e no micro cliente ?
    Se for o caso, na foto 1 situação 2, você terá que colocar ip fixo no seu AP super gts.

  4. #4

    Padrão

    Na porta WAN do seu AP GTS, coloque o ip que esta na maquina que voce usa, mude o AP pra modo Router e coloque um ip na rede LAN e defina ips automaticos (dhcp) e pronto... O AP fara as vezes do seu pc, e seu notebook e o pc vc ligara nas portas LAN do AP.

  5. #5

    Padrão

    Amigo, o meu note pegas as configurações automáticas, quem define o IP para o mei note é o provedor.

  6. #6

    Padrão

    Pedro0278,


    Obrigado pela dica, mas já fiz isso, peguei o IP, mascara, gatway e DNS que estava configurado no notebook, e coloquei na interface WAN do GTS, mas não deu.

    O curioso é que faço estas configrações no GTS e parece que ele não "segura" as configurações, pois quando vou no tela de status do GTS aparece na porta WAN o modo IP FIXO, mas o IP, gatway e DNS esta tudo 0.0.0.0.

    Também fiz o CLONE do MAC da placa do note que acessa a internet, mas não deu certo.

    Obrigado pela ajuda.

  7. #7

    Padrão

    Voce tem que configurar pelo cabo de um pra o outro e nao pela interface wireless.

  8. #8

    Padrão

    Ok Pedro,


    Configuro pelo cabo normalmente, só que não funciona.

    O provedor tem cadastrado o MAC da minha placa ethernet do meu note, ai tudo bem, funciona blz.

    Mas quando coloco o GTS na rede não funciona. Eu teria que clonar o MAC da minha placa de rede ethernet que esta cadastrada no provedor na interface WAN do GTS? E deixar a interface WAN do GTS pegar as configurações automáticas (IP, gateway, DNS, etc) ou deixo em IP FIXO????

    O GTS eu deixo em qual modo?

    - roteador
    - ponte
    - provedor de internet

    Valeu.

  9. #9

    Padrão

    O GTS tem que ser um router.

    A wan tem que ter ip diferente da lan.

  10. #10

    Padrão

    amigo comoo vc disse o negocio e o mac..
    da uma olhada no seu router.. ele tem como clonar mac..
    vc abilita ele como cliente isp.. na wan deixa automatico..
    e clona wm wilress.. o mac do seu notbok..

    testa ai.

  11. #11

    Padrão

    Sei,
    pirateando sinal de um pirata? rs

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sei,
    pirateando sinal de um pirata? rs
    Eu também entendi assim, e achava que ninguém ia se oferecer para ajudar.
    Se fosse algo tranquilo, o próprio "provedor" iria fazer isso para ele.
    Mas como ele disse antes de editar o post, o provedor quer cobrar mais uma assinatura.

  13. #13

    Padrão

    Muitos provedores se quebram com a chegada de outro na região por esses e outros motivos.

    O cara tem um pc ligado a internet o provedor dá 128k e poe em um ponto e diz: se colocar outro ponto vamos cobrar a mais... a pergunta é: se for cobrar a mais por 2 pontos o cliente tera 256k?

    Cobrar por 128k o valor de 2 equipamentos ligado a um link é exploração comercial, a operadora nao cobra ao provedor pelo numero de clientes que ele tem e sim por um link fixo.

    Quando o autor falou, entao supoe-se que ele queira expandir a rede baseado na velocidade que ele tem, nao importa a quantidade de maquinas, a nao ser que o provedor cobre pra configurar e instalar o equipamento.

    Vem um velox da vida numa localidade dessas e diz "te dou 300k de velocidade e ligue em quantas maquinas quiser"

  14. #14

    Padrão

    tomara que pinta um cliente do pedro aqui no forum fazendo este tipo de pergunta.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    tomara que pinta um cliente do pedro aqui no forum fazendo este tipo de pergunta.
    Nossos clientes tem liberdade pra colocar o que quiser depois do pigtail ou do conector de rede, 1 ou 30 maquinas que ele quiser, o que ele nao pode é sublocar o sinal e nem fazer gato de uma casa pra outra.

    Muitos de nossos clientes tem mais de um pc em casa e compartilham a net entre notebooks e desktops sem problema algum, ele so paga a mais se a velocidade dele for aumentada.

    Se ele compra um equipamento desses por conta propria e tem dificuldades pra configurar a gente configura e nao cobra amais por isso. Se nao houver esse tipo de negociação com o cliente ele muda pra um dos 2 provedores existentes ou salta pra ADSL.

    Flexibilidade é a palavra...

    Abraços!

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Muitos provedores se quebram com a chegada de outro na região por esses e outros motivos.

    O cara tem um pc ligado a internet o provedor dá 128k e poe em um ponto e diz: se colocar outro ponto vamos cobrar a mais... a pergunta é: se for cobrar a mais por 2 pontos o cliente tera 256k?

    Cobrar por 128k o valor de 2 equipamentos ligado a um link é exploração comercial, a operadora nao cobra ao provedor pelo numero de clientes que ele tem e sim por um link fixo.

    Quando o autor falou, entao supoe-se que ele queira expandir a rede baseado na velocidade que ele tem, nao importa a quantidade de maquinas, a nao ser que o provedor cobre pra configurar e instalar o equipamento.

    Vem um velox da vida numa localidade dessas e diz "te dou 300k de velocidade e ligue em quantas maquinas quiser"
    Concordo Pedro.
    Mas acho que não era este o caso do autor do tópico. Ele editou o texto inicial, mas o que eu entendi é que ele queria pegar o sinal de um vizinho que é assinante do "provedor". No texto inicial ele não dizia que era assinante. Só o vizinho que assinava.

  17. #17

    Padrão

    Editou o texto inicial?

    Putz.
    Esse detalhe é novo pra mim. Então li o texto bem depois dele ter editado...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Editou o texto inicial?

    Putz.
    Esse detalhe é novo pra mim. Então li o texto bem depois dele ter editado...
    Sim, dá uma olhada no 2º post do tópico, onde eu respondi para ele com "Quote". E ali está a mensagem original.

  19. #19

    Padrão

    Prezados,


    Eu também SOU CLIENTE DO PROVEDOR, pago todo mês a mensalidade.

    O que ocorre, é que eu utilizo a infraestrutura de um outro cliente (RADIO CLIENTE) deste mesmo provedor, pois na minha casa não tem visada nem como instalar uma antena de ganho maior para o (RADIO DO PROVEDOR).

    No entanto, acesso a internet no meu notebook através do cabo UTP que vem do RADIO CLIENTE.

    Só que esta comlicado, pois quero ter a facilidade de acessar a internet através do wifi do meu notebook, por isso comprei um SUPER AP GTS, e quero colocar ele em "cascata" com o RADIO CLIENTE.

    Mais uma vez eu repito, eu SOU CLIENTE DO PROVEDOR, e pago a mensalidade como todos os outros clientes deste mesmo provedor.

    O que eu quero fazer é acessar a internet através do wifi do meu notebook.

    E é isso que eu não consigo fazer, não consigo configurar o SUPER AP GTS.

    Alguém pode me ajudar?

    obrigado.

  20. #20

    Padrão

    Então está mais fácil Gustavo. O seu provedor deveria prestar este serviço, configurando para você, já que você tem esta dificuldade de visada.
    É nestas horas que um provedor pode ganhar um cliente, quando resolve o problema dele.