+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Carregar aplicativo na inicialização do linux

    Preciso carregar o servidor de cs sozinho quando iniciar o servidor linux, pq quando der alguma coisa q o servidor restartar ele executa sozinho o servidor de cs.

    a linha vai ser essa: # ./hlds_run -game cstrike +sv_lan 1 +ip 10.1.1.50 -nomaster +maxplayers 12 +map de_dust2 -debug &

    Pls Help....

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhoux Ver Post
    Preciso carregar o servidor de cs sozinho quando iniciar o servidor linux, pq quando der alguma coisa q o servidor restartar ele executa sozinho o servidor de cs.

    a linha vai ser essa: # ./hlds_run -game cstrike +sv_lan 1 +ip 10.1.1.50 -nomaster +maxplayers 12 +map de_dust2 -debug &

    Pls Help....
    Qual o seu Linux?
    Geralmente é só você colocar no arquivo /ect/init.d/rc.local. Mas algumas distros tem nomes e/ou caminhos diferentes pro rc.local

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhoux Ver Post
    uso o ubuntu server 8.04.
    Acho que no ubuntu server o rc.local fica em /etc/rc.local.

    Verifica ai...

  5. #5

    Padrão

    Blz achei ele /etc/rc.local mas como eu coloco a linha pra ele executar ja q o arquivo esta em /usr/cs/hlds.run

    Outra coisa, dentro do rc.local so tem uma linha sem ser comentada exit=0 oq isso faz?



    Vlw pelas dicas por enquanto...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhoux Ver Post
    Blz achei ele /etc/rc.local mas como eu coloco a linha pra ele executar ja q o arquivo esta em /usr/cs/hlds.run

    Outra coisa, dentro do rc.local so tem uma linha sem ser comentada exit=0 oq isso faz?



    Vlw pelas dicas por enquanto...
    Olá amigo...
    Como o Magnun disse você pode usar o /etc/rc.local!
    Esta linha do "exit 0" só esta ali para indicar o final do script!
    Porém no ubuntu, assim como nas distros baseadas em debian, os scripts de inicialização ficam em /etc/init.d/script!
    Mas seu script tem que aceitar parametros como "start" e "stop":

    Código :
    #!/bin/bash
     
    case $1 in
         start) comandos
         ;;
         stop) comandos
         ;;
    esac

    Qualquer coisa da um tok aee!

  7. #7

    Padrão

    Mandei a mensagem e me veio algo em mente!
    Você pode usar a variável $! que tem referencia ao ultimo comando executado em background (ou seja, o do seu servidor de CS)!

    Assim você pode controlar com facilidade seu processo! Ou seja, poderia redirecionar a saida de "echo $!"
    para um arquivo onde você poderia estar verificando o processo e se necessário executar um "kill" nele!

    Espero que ajude!

  8. #8

    Padrão

    Zenun, estou aprendendo linux futucando e perguntando aq no forum...e começei essa semana entao estou bem perdido.

    Procurei no caminho q vc me disse /etc/init.d/script! e nao tem nenhum diretorio ou arquivo então devo cria-lo? como q extensão?

    So entendi que posso fazer das 2 formas tanto colocando o script em /etc/rc.local quanto em /etc/init.d/script! mas nao to sabendo carregar o script tentei de diversas formas (erradas é claro) mas nao abre como por exemplo /usr/cs \.hlds_run... oq eu nao to sabendo´agora é indicar do linux que é pra ele carregar o seguinte arquivo /usr/cs/hlds_run . Manualmente eu sei rodal-lo´, é so entrar na em /usr/cs e executar o script ./hlds_run.... .

    Depois dele aberto eu tb nao sei como executar comando no console do jogo (servidor de cs) tipo mudar o mapa ou até dar um quit pra finalizar ele, sei que tem como fazer.

    Gostaria que vc me desse um exemplo de como ficaria o script tanto em rc.local quanto em /etc/init.d/scrpt

    E se vc sabe como eu faço para aparecer na tela o console do servidor de cs pois ele so aparece q carregou mas nao posso executar nenhum comando nele, os comando q esta dando pra executar é do console do linux.


    Desculpe o livro mas assim vc enteria melhor meu caso.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhoux Ver Post
    Zenun, estou aprendendo linux futucando e perguntando aq no forum...e começei essa semana entao estou bem perdido.

    Procurei no caminho q vc me disse /etc/init.d/script! e nao tem nenhum diretorio ou arquivo então devo cria-lo? como q extensão?

    So entendi que posso fazer das 2 formas tanto colocando o script em /etc/rc.local quanto em /etc/init.d/script! mas nao to sabendo carregar o script tentei de diversas formas (erradas é claro) mas nao abre como por exemplo /usr/cs \.hlds_run... oq eu nao to sabendo´agora é indicar do linux que é pra ele carregar o seguinte arquivo /usr/cs/hlds_run . Manualmente eu sei rodal-lo´, é so entrar na em /usr/cs e executar o script ./hlds_run.... .

    Depois dele aberto eu tb nao sei como executar comando no console do jogo (servidor de cs) tipo mudar o mapa ou até dar um quit pra finalizar ele, sei que tem como fazer.

    Gostaria que vc me desse um exemplo de como ficaria o script tanto em rc.local quanto em /etc/init.d/scrpt

    E se vc sabe como eu faço para aparecer na tela o console do servidor de cs pois ele so aparece q carregou mas nao posso executar nenhum comando nele, os comando q esta dando pra executar é do console do linux.


    Desculpe o livro mas assim vc enteria melhor meu caso.
    Então meu amigo /etc/init.d/script não é um diretório... o script ali foi um exemplo de nome do seu script! Hehehe
    Basicamente você não vê nenhuma mensagem deste programa no console porque você coloca ele em background (&)!

    Acho que no seu caso a melhor forma de se fazer é colocando uma linha dentro do /etc/rc.local!
    A linha tem que ser exatamente igual ao comando... porém ali será necessário que você coloque o caminho completo até o script, exemplo:

    Código :
    [B][I]/usr/cs/hlds.run bla bla bla bla &
    [/I][/B]

    Dessa forma ele não deveria ter nenhum problema ao ser executado!
    E quando a maquina for reiniciada, este script sempre será executado, sendo assim, o seu servidor de CS deveria entrar no ar automaticamente!

    Tenta ai kra! Eu tambem aprendi "futucando" muito e lendo livros!

  10. #10

    Padrão

    Ae Andre...consegui botar pra rodar mas nao sei se tem algum problema, editei o rc.local e fiz assim:

    cd /usr/cs
    ./hlds_run....

    Pq do jeito que vc disse eu ja tinha feito e ele da erro #/usr/cs/hlds_run.... entao pensei, se ele nao consegue achar o caminho fiz um cd /usr/cs na frente do script e ele abriu.

    Estou estudando tb em livros, comprei alguns mas ainda nao chegou do Carlos e Morimoto e entao estou lendo um dele q ele disponibilizou no site mas esta desatualizado.

    Vc indicaria algum livro bom pra gerenciamento de servidor?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhoux Ver Post
    Ae Andre...consegui botar pra rodar mas nao sei se tem algum problema, editei o rc.local e fiz assim:

    cd /usr/cs
    ./hlds_run....

    Pq do jeito que vc disse eu ja tinha feito e ele da erro #/usr/cs/hlds_run.... entao pensei, se ele nao consegue achar o caminho fiz um cd /usr/cs na frente do script e ele abriu.

    Estou estudando tb em livros, comprei alguns mas ainda nao chegou do Carlos e Morimoto e entao estou lendo um dele q ele disponibilizou no site mas esta desatualizado.

    Vc indicaria algum livro bom pra gerenciamento de servidor?
    Que bom que esta funcionando!
    Então sobre livro de administração eu tenho um em inglês que comprei na Amazon, não sei se tem no Brasil!
    É muito bom, o nome dele é "Linux Administration Handbook Second Edition"!
    Os do Carlos Morimoto sempre ouvi bons comentários!

  12. #12

    Padrão

    Nessa semana estará chegando o do Morimoto então então vou ler eles.

    Vou dar uma pesquisada sobre esse q vc me disse e desde ja agradeço e muito a atenção de vcs prestada.


    Um abraço