+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida com raid

    Bom dia.

    Tenho uma duvida em relaçao a raid.

    Tenho o seguinte cenário. Tenho um cliente que possue um servidor com raid 1 via software com 2 hds scsi de 20 gb. Porém, um hd queimou, e eu preciso trocar por outro. O cliente comprou um hd scsi de 80 gb para colocar no lugar do hd que queimou. O sistema operacional é um Suse Enterprise 9. Aqui começa minhas dúvidas:

    1 - Tem problema de eu instalar um hd scsi de 80 gb no lugar do hd scsi de 20gb que queimou ?

    2 - Eu colocando o novo HD no servidor, ele ira detectar automaticamente o novo hd ?

    3 - Há necessidade de formatar o novo HD ?

    4 - Existe alguma receita de bolo para ser feita nesse caso ?

    []'s,

  2. #2

    Smile Duvida com raid

    Fala Dedao...
    Tudo Tranquilo Brother!

    Seguinte,

    Vou descrever oque aconteceu comigo ok, espero que possa te ajudar.

    1º Nenhum problema em instalar o HD SCSI de 80, "porem nunca fiz raid através de software", mais no RAID fisico, você não consiguirá usar o espaço restante.

    2º Bem acredito que esse servidor não seja "HOT SWAP" está certo, então assim que colocar o HD no servidor e reiniciar a maquina é pra reconhecer normalmente.

    3º Sim, será necessário formatar o HD.

    Agora, como disse acima, minha experiencia não foi exatamente igual a sua, e esse pouco de conhecimento que estou te passando aprendi na raça, então desde já peço desculpa por alguma informção que não se "molde" ao seu ambiente.

    Depois de realizado o procedimento, posta ai pra nois oque vc fez ok.

    Boa Sorte
    Abraço.

  3. #3

    Padrão

    Sem estress chenriquem.

    Pelo menos voce tentou ajudar

    vlw..

  4. #4

    Padrão

    Cara, tenho o mesmo problema aqui.
    A diferença é que uso o Fedora 5.
    Se alguem mais puder dar alguma dica...

  5. #5

    Padrão

    teoricamente vc deve criar na sua hd de 80 uma partiartição do mesmo tamanho da que será "espelhada" (sabe usar fdisk e mkfs, né?)
    procure deixá-la na mesma /dev/sdXY que a anterior, pra "doer" menos...
    "clone" o segundo disco com o primeiro:
    # sfdisk -d /dev/sda1 | sfdisk /dev/sdb1
    e readicione ao raid
    #mdadm --manage /dev/md0 --add /dev/sda1

    neste momento vai levar um "tempinho", aguarde e acho que é isso ai

  6. #6